segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

15ª J: Penafiel 0 S.L. Benfica 3

Ano Novo mas muito para melhorar... A coisa boa nisto tudo é que há muita margem de manobra na estrada da evolução positiva para a equipa/plantel do Sport Lisboa e Benfica. Ontem consegui ver isso, e espero que não seja por ser do Benfica.

Vi isso aquando do começo da segunda parte. Vi um Benfica pragmático,a gerir a vantagem no marcador. Não o fez como nos habituou durante alguns períodos das épocas anteriores, mas conseguiu-o fazer o que é um começo e que para uma equipa de onze jogadores dos quais somente três (Maxi, Gaitan e Lima) eram titulares da equipa campeã nacionais...
Sempre... Fantástico!

No entanto, e as evidências não enganam, há muito trabalho para fazer. Qualquer que seja a equipa escalada, não irá certamente tornar-se numa laranja mecânica no final de Janeiro. Vai levar o tempo que JJ demorar a impor as suas ideias. Até lá, resta-nos apoiar a equipa, eles sentem o apoio e as coisas poderão ser mais fáceis de executar.

Ontem o jogo não foi fácil contra mais uma das equipas amigas do clube já condenado por corrupção. Autocarro bem oleado à frente da baliza e pontapé para a frente e fé no que quer que possa acontecer... Para um meio campo que pouco mais de vinte anos tem de média (riscando Gaitan), as coisas foram complicadas. No entanto, o penafiel não beliscou a baliza de Júlio César, Lisandro (fiquei surpreendido com a escolha de JJ) e Jardel não perderam um corte de cabeça aos charutos do penafiel, Maxi e André estiveram atentos ao que se passava nos flancos e Lima e Jonas lá trabalham na pressão alta ao adversário mas a coisa estava a ficar muito estática...
Mais eis que Gaitan, que outro poderia ser, desequilibra totalmente o rumo da partida. O argentino fez um passe de muitos metros. Lima teve uma recepção, um drible e uma visão de jogo absolutamente fantásticos... Tudo no espaço de poucos segundos. Como Jonas "levou" dois defesas consigo para fora da grande área, Talisca viu a oportunidade de calar que o chamava de "montero" do Benfica e não a desperdiçou.

Depois deste golo, não houve tranquilidade mas mais pragmatismo por parte da equipa. Os ataques eram feitos (ou tentava-se que fossem) sempre pelo seguro. Houve muita troca de bola activo-passiva de modo a cansar o adversário (o tal tic-tac a jogar com o relógio e com os nervos do adversário). Houve também as burrices habituais de fazer faltas em terrenos já algo perto da grande área, o que levava a que o penafiel lá tivesse as suas oportunidades.
Nada acabou por acontecer de mal e o penafiel acaba por dar o berro... Fruto, de uma expulsão que até meteu dó: Com um amarelo, tony decidiu agarrar Jonas que já partia para um contra ataque... O jogo acabou ali. O Benfica nem correu mais ou menos do que estava a correr desde o início da segunda parte e conseguiu marcar mais dois golos (Jonas e Jardel) e não sofrer nenhum... Muito bom! Melhor só os três pontos que vieram e agora que está para terminar a primeira volta iremos começar a segunda em primeiro... Nada mau para um plantel tão mau como pintam por aí.

Louvo o esforço dos atletas que jogaram sob condições nada boas: Deve ter estado um frio... Correram, fizeram o que lhes tinha sido dito e estreitaram laços entre todos. Foi um bom teste para todos crescerem mais um pouco porque... Ainda só passaram quinze jornadas.

O que deixou um pouco aborrecido foram as substituições de JJ.
Talvez pudessem ter entrado mais cedo e deu para ouvir o apoio dos adeptos aos substitutos que pouco tempo tiveram para mostrar o que valem. Certamente terão mais oportunidades.

E... Faz um ano que Eusébio Da Silva Ferreira nos deixou.
Tudo mereceu Eusébio
Gostava de ter tido mais tempo para publicar aqui uma entrevista que data do início dos anos noventa... E que demonstra que o Benfica de Jorge de Brito, assim como o Benfica de João Santos, já tinham colocado Eusébio onde ele merecia estar... O que contraria o que o actual presidente do Benfica afirma: "Foi como se Eusébio finalmente recebesse do clube o reconhecimento e o apoio que já não esperava receber". Se o "King" estava ou não recibos verdes, isso é o que ele diz. o que me entristece é a tentativa de apagar o que os dois presidentes que atrás mencionei fizeram por ele... Qualquer dia muda o nome de quem esculpiu e de quem ofereceu a Taça de Eusébio ao Benfica...
Reparem na viagem do tempo na fotografia anterior. O presente e um passado de grandes figuras. Optei por colocar Manuel Fernandes e Octávio Machado (reparem que coloquei as primeiras letras dos seus nomes em maiúsculas). A presença deles só demonstra o quanto Eusébio era considerado. Assim se ganha respeito apesar da diferença de cores clubísticas!

Disse o meu pai uma vez que Eusébio foi o melhor de sempre mas que também sorte em ter outros grandes jogadores a jogar a seu lado... Quero com isto dizer que nada tiro a Eusébio mas um solista, por mais estratosférico que seja, necessita sempre de uma boa orquestra certo? Olhem para a participação de Portugal no mundial...

PS1: Também gostava de deixar a minha opinião às múltiplas entrevistas com que JJ e LFV nos brindaram nos últimos tempos. Mas o dia já vai tarde e o tempo não é muito.

PS2: Aproveito mais uma vez para desejar a todos um 2015 fantástico. Para que ainda quiser votar na sondagem que elaborei, venham aqui e votem lá em cima à direita.
E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. Isto começa a aquecer, na próxima jornada é uma prova de fogo, intercala-se o Arouca e depois mais uns jogos de risco. Acredito na equipa para o resto da temporada.
    Ontem os Bs ganharam ao zbordem... JJ que meta os olhos nalguns jogadores, JJ e LFV.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo