segunda-feira, 22 de setembro de 2014

5ª J: S.L. Benfica 3 Moreirense 1

Eu apanhei um susto ontem à tarde! Aos 65 minutos de jogo, depois de Jardel e Luisão não terem conseguido marcar golo, quando parecia ser tão fácil e a linha de baliza estava ali a dois metros... Sim assustei-me. Muito bom que isto tenha acontecido ainda tão cedo na prova! Os jogadores saberão tirar as ilações porque deveu-se a eles a produção mediana que a equipa fez durante a maior parte da partida.

Não me esqueço que na passada terça-feira o Benfica jogou setenta minutos em alta rotação com dez jogadores! Não me esqueço que o moreirense colocou nove jogadores à frente da baliza. São as vicissitudes de o Benfica ser uma equipa de alta competição. É a minha convicção que JJ poderia pensar seriamente em rodar alguns jogadores... Mas falarei sobre isso mais lá para a frente!
Sempre no apoio e no reconhecimento
Apetece-me começar a avaliação da partida pela parte, e que parte esta... Eliseu! Capaz do melhor e do pior. Ambas as partes em grande destaque nos jogos oficiais. Se por um lado ele já nos valeu quase seis pontos (sejamos honestos - se Eliseu não marca ontem daquela maneira, iríamos sofrer até ao fim), por outro denota tamanha fragilidade posicional durante os primeiros quinze a vinte minutos da partida.
Dependendo da qualidade do adversário, as doses de sofrimento colectivo também variam. Ontem, estava completamente despardalado e o joão pedro fez um golo fácil. Depois concentrou-se e foi mais um a empurrar o adversário para a toca. Acaba por desbloquear mentalmente a equipa do Benfica com um golo daqueles... Bem JJ, na flash interview, a enviar-lhe o recado: Tens de melhorar porque és capaz disso! Sim, por causa de Eliseu, o Benfica ganhou dois jogos. Ele foi o herói principal do jogo de ontem.

Continuando a análise pela parte, escrevo sobre JJ. Muito bem ao tirar Samaris e a colocar Derley (bem e bem cedo sem paneleirices). De facto, o brasileiro não tem medo de ir a despiques quer seja no relvado ou pelo ar. Ele vai a todas e acaba por moer defesas. Lima já não é gajo para isso! Com esta alteração, JJ colocou o cérebro da equipa a terceiro central. Com toda esta inteligência e agilidade, os laterais subiram mais e comprovou-se (MAIS UMA VEZ) que Talisca também sabe jogar a meio campo... Estilo box-to-box!

JJ já não surpreendeu com as restantes alterações... Eram aquelas que era necessário fazer! O que me surpreendeu foi Ola John! O "bunda mole" parece estar a querer desaparecer para deixar entrar aquela gazela que tão boas indicações nos deixou há duas épocas atrás... Gaitan passou para onde deve estar: No meio ou meio vagabundo. André Almeida veio dar descanso a Enzo! Mas qual descanso? Enzo anda com vontade... Quase no final da partida ainda decidiu brindar a malta com um sprint até à área do moreirense... Não é para todos.

Também gostei de Maxi, especialmente quando reparei que ele ficou chateado pela vantagem que Eliseu já lhe leva em bombas que resultam em golo e decidiu encurtar distâncias com uma da sua autoria! Na generalidade (de opiniões), Maxi é de tudo um pouco. Os factos é que não enganam: Joga com o que tem; joga até já não dar mais; Joga o jogo todo sem dar descanso a si próprio e aos adversários quer faça sol ou chuva!
Não gostei de Lima! Ontem não gostei da sua actuação... Parece-me que o brasileiro se estava a deixar levar pela passividade. Estava a embelezar excessivamente a sua actuação e só assim consigo entender como foi possível não concretizar aquele golo quase feito aos catorze minutos! Em sua defesa está o facto de não ser jogador para andar ali sozinho na frente... E os factos comprovam esta minha opinião: Quer com Cardozo quer com Rodrigo, foi sempre um goleador!
Parece-me, repito, parece-me que lhe faria bem sentar o rabo no banco. O facto é que acabou por marcar de penálti. Espero que isso tenha desbloqueado a sua veia goleadora! Ele é goleador!

Para finalizar a análise das partes, falta falar do árbitro Luís Ferreira. Quando vejo um garoto (de braga) para apitar o Benfica, fico sempre nervoso! Mas confesso que gostei do seu trabalho! Certo que houve uma mão na bola dentro da área do moreirense (após um remate meio froxo de Jardel)... Mas a jogada seguiu e Luisão não conseguiu finalizar. Certo que houve um encosto no Maxi dentro da área do moreirense, que a mim não me pareceu grande falta. O penálti sobre Lima? Bem, houve ali um toque em Lima que já ía todo doido para mais uma tentativa de marcar...

Sim, talvez tenha esta opinião porque até se ganhou o jogo! Porque não doeu! O único lapso importante deste árbitro terá sido o cartão amarelo não mostrado a Enzo Perez (para ser vermelho, o árbitro deveria também ter mostrado vermelho directo a marcelo - mais adiante, vejam a entrada de queresma no jogo do porto...). Houve também aqueles casos estranhos das lesões do guarda-redes do moreirense! Penso que o árbitro nada poderia fazer pelo que... Bom trabalho deste árbitro de braga...

Parece que os árbitros de Braga estiveram bem na jornada de ontem. Escreverei sobre isso mais lá para baixo!

Em relação ao geral, foi aquilo que todos viram, no estádio ou no sofá: Uma equipa meio amorfa e lenta nos processos ofensivos e defensivos. Uma equipa que andou meio a dormir até ao golo de Eliseu (já depois da expulsão do jogador do moreirense). Quando assim é, as coisas complicam-se. O Benfica foi feliz só no momento em que seu o defesa-esquerdo se decidiu a mandar aquele torpedo. Depois acordou e com a ajuda de toda aquela massa adepta, foi malhar até dar a volta completa ao marcador. Este quadro é esclarecedor no que diz respeito à produção ofensiva do moreirense:
Isto é que é eficácia... Um tiro um melro... Golo!
Ganhou quem fez mais por ganhar na baliza adversária. Mas fica o aviso de que as coisas vão ser assim durante mais uns oito meses!

Finalizo com mais um facto: Gostei de JJ ter sido taxativo na seguinte declaração: O Benfica entra para ganhar em todos os jogos. Mas a prioridade será o campeonato... Ser bi-campeão é o objectivo! JJ não se está já a desculpar porque esse objectivo já tinha sido delineado pelo presidente!
Três pontos e a liderança com dois de vantagem sobre o principal candidato ao título... Não festejo de sorriso largo! Festejo com orgulho durante alguns minutos mas a cara séria volta de imediato. Há que continuar o trabalho! Nada, REPITO, nada está ganho! Há muito ainda para trabalhar de modo a chegar pelo menos perto dos níveis evidenciados a época passada! Isso é possível!

PS: Parece que o pessoal do apito que vem de braga, participou nos dois jogos cujos resultados ditaram o afastamento do Benfica na tabela classificativa em relação ao tal clube da cidade do Porto. E pela positiva! Já falei do Ferreira que arbitrou o Benfica, vale a pena mostrar uma comparação com o outro ferreira que arbitro o jogo do porto... Esperem! Primeiro, a opinião do treinador lopetegui:
Este treinador deve ter ficado mal habituado após o jogo contra o paços! E é perigoso porque bate sempre na mesma tecla: Nunca é nada do que foi assinalado!
Mas...
Porque tem dois empates consecutivos que estão ligados à arbitragem. O problema é que a arbitragem não esteve tendenciosa para o lado dos adversários dele. Esteve sim a cumprir e em guimarães, onde houve casos para todos os gostos, também houve este pouco discutido:
Agora, a opinião dos comentadeiros:
O que retenho é que este pessoal parece querer dar a ideia de que houve excesso de zelo no porto-boavista! Deve ser deve, porque e segundo o record, quaresma também deveria ter ido para a rua... Ainda com dez minutos para jogar! Já sobre o jogo da Luz, parece que até houve um fora-de-jogo mal assinalado a Lima! Mas é muito em cima, tal como na semana passada!

Ou seja, há uma pressão tremenda por parte do treinador do porto e um silêncio, para já, de quem paga mas que sempre falou! Mudança de estratégia ou quem manda já são outros?

Isto deixa-me apreensivo! É que o Benfica ganhou, caso contrário estava, provavelmente, a cascar no árbitro... Caso não tivesse havido o lance da expulsão e o da grande penalidade... Mas os jogadores do Benfica colocaram por três vezes a bola dentro da baliza adversária e falharam outras tantas oportunidades; os jogadores do porto (em 13 remates contra 2 do boavista)...
Neste momento, a falta de pontaria está a ser propositadamente posta de lado. Eles, ou ele, preferem apontar o dedo ao árbitro.

Isto não é fácil mas a arbitragem portuguesa colocou-se à mão de semear e "educou" desta forma o espectador! Agora, aguentem-se à bronca!

E PLURIBUS UNUM

1 comentário:

  1. Boa... agora venha o Estoril... e podia vir também o Lisandro e o Jonas e se calhar o puto Teixeira (que fazia melhor figura que o Samaris (cá para nós).
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo