sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Que Dérbie Será Este?

Temos dérbi na Catedral. Será no próximo Domingo. É O jogo de Portugal!

Seja no Estádio da Luz ou lá ao lado, esta é a partida de milhões e de paixões; do coração e da razão; da evidência e da cegueira! Entre os milhões há que espere e desespere... Antes, durante e no após!

Seja onde for, há muito tipo de gente entre os milhões. Domingo assim voltará a ser! Entre esses milhões, irão estar quatro pessoas: O árbitro, os seus assistentes e o palito (quarto árbitro). Eles, os árbitros em geral, que sabem o que têm de fazer para continuarem a ser inquilinos sem pagarem no edifício em que habitam. Depois há promoções para um t3 (escalão principal em Portugal) e depois a ascensão à penthouse (o panteão internacional)! Volto a frisar, eles sabem o que têm de fazer!


Domingo, vamos ter o regresso de proença à catedral para arbitrar o sporting!
Ele inventou ser Benfiquista, mas sabemos que é sportinguista! Tal como o pereira da fpf, foram dois dos expoentes máximos do plano roquete: tentar destruir o Benfica, meter o sporting a comer sobras e conduzir o porto aos títulos. À conta disso, proença foi a sítios pouco navegados pela arbitragem portuguesa. Agora, já no ocaso da sua carreira, eu pergunto: O que há mais para tu fazeres Pedro?

Na passada época, na segunda mão da meia-final da TdP na Luz, ainda fizeste trabalho para o patrão! Não foi suficiente até porque tiveste vislumbres de alguma coerência, mas e Domingo? o que poderemos nós esperar de ti?
Vais trazer o teu amigo santos, daqueles que faz milgares?
Não sei! Ou sei... Porque Pedro, é do pior que arbitragem pode ter! Se tivesses escolhido outro caminho, porventura não terias apitado finais disto e daquilo e a consciência não estaria tão pesada! Consciência? Lá estou eu a pensar que podes ser como eu...

Mas não és! És como aqueles que carregam as bandeiras nas campanhas eleitorais para se sentarem no poof, à sombra, e beberem um drink enquanto os flashes das câmaras enaltecem os contornos elegantes da maquilhagem que oculta uma podridão profunda.

Estes trabalham, tu cortas por atalhos porque sempre é mais fácil. Contas com quem manda (dirigentes) e com mostra (imprensa) para passares incólume e te perpetuares... Mas eu não deixo! E deixo aqui aquilo que tu é para os meus olhos: Um como muitos! E já há muitos atrás dos teus ossos pedro...

E eles sabem o que tem de ser e o que não pode ser:
Este é sempre... Quando quem defende veste de vermelho! O mínimo toque deve acusar o máximo no intensómetro.

Dentro da área defensiva do Benfica (ou dos adversários do sistema), a coisa tem que ser imaginativa tal como foram estes: O primeiro que até foi fora, o segundo até caiu para a frente... Mas a manutenção no grupo de elite dos árbitros... Tinha de ser alcançada e/ou mantida:
Ou este que foi assinalado depois de o beneficiado já ter metido muito água...
Ou também estes:
Que perder em casa contra o Benfica é coisa de vida ou de morte...

Mas se quem ataca vestir de vermelho,
... o intensómetro jamais deverá acusar alguma coisa, mesmo que pareça... 
Ou mesmo que o seja..

Já a defender, o discernimento deverá estar atento ao máximo de modo a que isto
passe muito de repente... Infelizmente, no Domingo o jogo vai ser na Benfica TV! Talvez não valha a pena arriscar! É que aquele canal até é do Benfica e até agora não deixou nada em branco. E poderia tê-lo feito se fosse como a sporttv...

E muito deve haver por mostrar... O Benfica vai ter de ser hiper forte...
E eu acredito pois há qualidade... Se bem que vamos estar um pouco mais pobres sem o terror do sporting: Óscar Cardozo:
Mas quero acreditar que vai mais um jogo espetacular entre duas equipas que ali vão jogar 11 X 11 para ganhar os três pontos.

PS1: Rico grupo de equipas que nos calhou para a champions desta época! O bayer e o zenit já sabem o que custa jogar contra o Benfica mas têm um mealheiro maior, assim como o mónaco! Se o avançado colombiano falcão vai para madrid, jamais o Benfica poderá perder o contributo de Enzo, Gaitan ou Sálvio! Deste modo, se uns ficam mais fracos, outros mantêm um bom nível qualitativo.

Mas neste sorteio, parece que foi tudo escolhido a dedo para o campeão. Enquanto para o clube basco do norte foi... Escolhido a dedo pois claro! É o que dá andar aqui há mais de trinta anos. Mas este é o sorteio da desculpabilização, do ilibado. Vai, no entanto ser bom para o plantel, lá isso vai! E quem sabe se o JJ e os seus rapazes não limpam o sebo aos jumentadeiros... Porque ali há muita qualidade em potência!

PS2: Por falar em qualidade... Qualidade, algo que o santo não têm... Ele que foi ninguém durante o seu tempo de futebolista... Tem um buraco de grande profundidade bem no meio dos seus princípios...
Ele que mantenha o espírito aberto que vai longe...

E Pluribus UNUM

4 comentários:

  1. So discordo do paragrafo inicial. Esta nao é a partida de milhoes; todas as partidas que o Benfica disputa o sao. De resto concordo plenamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá isso é verdade mas os adeptos do sporting e porto... Juntos, também fazem para ai um milhãozito...

      Eliminar
  2. Como seria de esperar,o desdentado mental já tem o serviçinho encomendado,procurando repetir a façanha de 2003-2004,onde roubou á descarada o Benfica.É nisto ke o Benfica poderia ser mais agressivo,relembrando-se do mal ke este charolez já nos fez.Uma coisa vai acontecer de certeza,o Benfica não vai acabar o jogo com 11.E o curioso é ke esta nomeação vem na sekuencia de uma armadilha ke vai tentando ser montáda contra nós,pois já tivemos ke gramar com o corporativismo sabujo do palhaço sportinguista vitor pereira ke já nos presenteou com os amestrádos duarte gomes,corno machado e covarde ferreira.E o burrinho carvalho também já soltou a lingua,na tentativa de coagir kem vai dirigir a partida.Nada disto é inocente,mas o ke já poderia ter sido feito pela nossa parte,era vetar definitivamente este velhaco de merda nos nossos jogos.Mais do ke comprar ou vender jogadores,a suposta estrutura serve fundamentalmente para proteger o grupo de situações como esta,e já está na hora do Sr. Vieira agir de vez contra este palhaço.Em relação ao jogo,continua a campanha concertáda de jornaleiros e paineleiros na tentativa de desestabilizarem o Benfica com a já irritante novela do Enzo.Claro ke o episódio do penalti falhado pelo nani,ke o marcou segundo consta a mando do burrinho,se tivesse passado com o Glorioso seria uma autentica novela.E amanhã só á uma receita,é concentração para lá do limite,humildade e sobretudo uma vontade de ganhar maior ke a propria alma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Mais do ke comprar ou vender jogadores,a suposta estrutura serve fundamentalmente para proteger o grupo de situações como esta" MAIS NADA! Já o digo há tanto tempo que me esqueço...

      Uma correcção Alexandre. Em vez de "duarte gomes, corno machado e covarde ferreira", eu diria... "duarte Gamo,corno machado e covarde ferreira"

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo