sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

LE 2013 2014: PAOK 0 SL Benfica 1

Foi preciso muita ginástica... Aquele esforço de Hércules... Mas consegui ver o jogo! O Benfica é assim. O Benfiquismo consegue que os caminhos intransponíveis se tornem em planícies... Antes isso.

E começo por enaltecer o treinador do Benfica. JJ fez uma efectiva rodagem de plantel. 

Só há uma maneira de saber a qualidade que o plantel tem, e essa maneira tem muito a ver com o conhecimento que se vai acomulando ao longo dos dias e dos jogos. Ontem, o Benfica, se é que se pode dizer a coisa desta maneira, jogou só com quatro supostos titulares: Luisão, Maxi, Perez e Lima. A resposta foi taxativa por parte do conjunto: Demonstraram a superioridade teorica de uma forma cabal!

A organização táctica foi também a esperada, JJ colocou três jogadores a meio-campo, outros dois nas faixas e Lima lá na frente a fazer o frete. Aqueles cinco a meio campo (Amorim, Perez, Djuric + Gomes e Sulejmani) estiveram muito unidos e compactos nas suas tarefas, o que proporcionou muitas subidas (sempre em segurança) dos laterais Maxi e Sílvio.

Duas palavras para André gomes que esteve muito sóbrio no lado direito, quase sempre exímio nas compensações, no desarme e no passe...Fiquei um pouco expectante quando vi a colocação dele mas... Muito bom! Três palavras para Djuricic, ele também esteve bem! Ainda não mostrou cabalmente o que é ou que pode fazer mas ontem foi um excelente operário. Era o apoio de lima mas sabia que tinha de estar mais a meio-campo...  Primeiro a equipa! Sulejmani já não é surpresa, a sua habituação ao Benfica está muito adiantada e gajo para ter menos minutos de jogo do que Djuricic. Mas ele é inteligente e o seu corpo não se tem vindo a recentir dos minutos de jogo, o que obviamenteo torna numa mais valia e quem sabe... Perez e Amorim... Não há muito a dizer! Quer a selecção Portuguesa como a da Argentina têm neles excelentes valias para o meio-campo... A de Portugal então!
Maxi teve algumas dificuldades mas superou o desafio com a garra que lhe conhecemos. Sílvio continua a demonstrar que com a cabeça fria é um titular da equipa, mas tem o Siqueira que se fizer o mesmo também o é... Isto é qualidade! Os centrais estiveram sóbrios (isto não é uma piado sobre o maurício) como sempre. Jardel não me enche as medidas mas nunca escrevi que não se esforçasse quando enverga o manto... Ele cumpre mas tem de evoluir e só o tempo o dirá mas continuo na minha: O Steven deveria ter mais oportunidades. Artur... O Artur ainda anda a expurgar fantasmas. Não é um caminho fácila mas também não é como escalar os Himalaias. Falta Lima, o gajo do frete. Ele apanha sempre dos centrais que enfrente, passa jogos em branco mas ontem lá acabopu por ser o heroi do jogo: Uma oportunidade e um golo.

E foi um golo em fora de jogo tal como este, pena que o Benfica não tenha marcado mais dois para disfarçar...
Como é uma coisa que me está nos genes, detesto que seja assim. Por outro lado, se bem que por linhas tortas, acabou por ser o que detrminou que o resultado fosse o mais justo!

É que o Benfica voltou a fazer o jogo do relógio. JJ tinha afirmado que era uma eliminatória a duas mãos e a equipa tratou de fazer o seu jogo: Circulação de bola segura e precisa de modo a não ser apanhada em contrapé e de modo a cria espaço para a entrada dos seus jogadores mais rápidos. Foi um jogo muito paciente e muito bem interpretado pelas dez peças de campo. Certo que não jogámos contra o barcelona mas também não jogámos frente ao setúbal de 2009-10 (8-1). O Benfica tratou de diminuir o adversário e consegui-o. tal como acontece muito cá em Portugal, ainda não é capaz de exponenciar mais essa virtude, oui seja marcar mais uns golitos... Tudo a seu tempo com certeza.

O importante é que se rodou o plantel, deu-se mais minutos a outros jogadores: Sálvio até teve tempo para tirar o bolor das articulações e esticar as canetas... Também, por outro lado, foi importante fazer descansar outros jogodores: Gaitan, Garay, Cardozo, Rodrigo que vão ser muito necessários no próximo jogo frente a um dos velhos amigos daquela outra equipa...
Sendo assim, JJ tem toda a razão quando afirma que o Benfica não tem apenas onze titulares, a época é grande, a prioridade é o campeonato mas é mais do que certo que se quer repetir a façanha de chegar muito longe em todas as provas. JJ não pode é abrir as portas e deslumbrar-se (final do post) tal como no final de Março do passado ano...

E venham as 20:15 da próxima Segunda-feira... Que o Estádio da Luz seja o ponto de união dos Benfiquistas no apoio a mais noventa minutos de muito dificuldade, em mais uma batalha pela conquista dos três pontos! Vamos ser os últimos a jogar. Vamos já saber o resultado do sporting em Vila-do-conde (O rio ave é décimo mas está nas meis finais da TP e na final da TdL) e o outro clube frente ao estoril... O estoril que agora se amigou com eles (a nível directivo) mas que se lá ganhar (e é capaz de o fazer se assim o quiser), fica a apenas seis pontos do segundo lugar!

Fica o resumo do jogo de ontem:

PS1: Parabéns ao Luísão, parece que o rapaz fez ontem o centésimo... 100º! Cem jogos... Pelo Benfica na Europa. Deve ser um mau jogador certamente...

PS2: Isto é de ser postado! Não há outra maneira... Tem de ser visto o desnorte emocional que paira na cabeça de um dos artífices do titulo de campeão que o porto lá conquistou a época passada: O paulo fonseca, ora vejam:
É surreal... Dasse! Ele não consegue concentrar-se. Aquela cabeça anda de pantanas, quer dizer... Borussia, Bayern e Bayer... Dortmund, Munique e Leverkusen... Se os gajos do Eintracht (um peido?) souberem disto são capazes de infernizar a vida ao porto na segunda mão... E não sei se isso é bom... Não sei não!

O que espero é que o tratamento seja o mesmo que dão ao JJ, como tão bem escreve o glorioso blogue CdAG aqui.

Entretanto... Continua a valer a pena prevaricar, obstruir a justiça e fazer jogo sujo... Viva Portugal! O que interessa é fazer jogo ilegal!

PS3: Para finalizar o post e ainda no norte, fica aqui a apresentação de um grupo de Benfiquistas no facebook daquela belíssima zona:
Este é o link.
Este é um grupo que se destina a juntar os Benfiquistas apenas do NORTE, foi criado para toda a gente ver a força que O Benfica e os Benfiquistas possuem no norte. Para os leitores interessados é só fazer login na vossa conta do FB, clicar no link ali em cima e fazer o pedido de adesão.

E Pluribus UNUM

2 comentários:

  1. Gosto da sua escrita, com isenção e sarcasmo qb, um grande benfiquista.
    Acho que Amorim está a fazer uma grande época sem ser titular, pode estar motivado com o mundial mas todos sabemos que PBento não o vai chamar, ganha o Benfica perde a seleção/Portugal. Sobre Jardel, apesar de sempre cumprir, nunca vai evoluir, minha opinião pois o acho mediano, é bom para o banco é mau para ele. O fora de jogo? lá calha não pode ser sempre ao contrário...
    Esta foi a primeira vez, desde há muito, que aplaudi a tática e "escalonamento" da equipa, bom mister assim já gosto mais. Sobre a LE, tb partilho da opinião, já desde o ano passado antes da desgraça, que não a "gramo" mas todos também sabemos que é uma montra e os jogadores motivam-se mais. o clube da fruta não vai bem, espero que seja a mudança que desejamos... e o PFonseca realmente..., pode ser que "des"larguem o JJ por uns tempos.
    Ressalva para 2 tugas a titular, espero que seja bom augúrio!
    FOrça SLB 2ª mais uma jornada com concentração e humildade!
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ps: ontem depois do jogo deixei-me estar à espera para ver o sporting, terá dado em que canal?
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isenção não é fácil no mundo da bola que é tudo menos isento. Vamos trilhando caminho que a minha consciência é... MINHA.

      Amorim é titular em qualquer esquema de JJ. Assim, é mais um operário para ajudar. Espero que ele não tenha nenhuma lesão visto que tem tido essa tendência.

      O Sporting está a fazer pela vida e vai dar a luta que lhe for possível no campeonato.

      Se tudo correr bem, o estoril vai começar a incomodar o 2º e 3ºs classificados no final desta jornada mas...

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo