quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

18ªJ: SL Benfica 2 Sporting 0

Nada como começar uma avaliação de um grande dérbie com um pouco de enorme Benfiquismo:
E o dérbie teve lugar na Catedral após o adiamento que impediu cerca de dez mil pessoas de o verem ao vivo.

E o Benfica fez uma partida de elevada qualidade! JJ manteve o mesmo alinhamento que tinha em mente no passado Domingo, mesmo sabendo que jardim iria fazer o mesmo.
Como escrevi anteriormente, o interesse estava em ver o que Gaitan, Markovic e Rodrigo iriam ser capazes de fazer face ao esquema do sporting. É que o velhor rival apresentou mesmo dois avançados. Desprotegeu o meio campo e colocou um médio criativo à direita. O sporting foi à Luz para ganhar! Mas...

Mas o Benfica foi total! Poucas vezes tremeu ou se deixou manietar pelo seu adversário. Os milhões foram superiores aos tostões, e se juntarmos a isso a vontade de jogar futebol para ganhar (de ambas as partes), o estado bem razoável do relvado e uma arbitragem serena que praticamente passou despercebida temos que... Naturalmente o Benfica acabou por ganhar.

Qual a diferença entre esta partida e a outra em que empatámos frente ao gil vicente? Ontem houve um pouco mais vontade; O gil vicente foi para não perder; O relvado era aquilo onde podem co-habitar galinhas, patos pavões e quiçá porcos; A arbitragem acabou por ter implicações no resultado final.

Em termos líquidos, o Benfica ganhou dois pontos ao segundo classificado. Nada mais do que isso! Não há margem para euforias desmedidas porque em Portugal, só o porto é que pode encomendar faixas quando tem quatro pontos de vantagem (às vezes já estão encomendadas desde o início do campeonato). O caminho é longo e difícil e ontem à noite o clube virou com sucesso mais uma página difícil.
Há jogos em que se remata uma vez e se faz golo, outros em que batemos e voltamos a bater mas a coisa não resulta. Ontem foi assim que o jogo se foi desenrolando. Até ao primeiro golo, já Gaitan, Markovic, Rodrigo e Luisão tinham desperdiçado excelentes situações de golo.

Era muito fluída e precisa a circulação de bola que toda a equipa fazia. O meio campo, em pressão fortíssima, recuperava bolas facilmente e chegava às imediações da área adversária muito rapidamente. Mas a bola não entrava e eu lá era assaltado por aquela velha máxima: "quem não marca"...

Passavam 27 minutos e, numa jogada recorrente, o Benfica recupera a bola, faz a transição para o ataque muito rápida e Maxi (inteligente) opta por fazer um cruzamento longo em vez de ir a correr até à linha e... voltar para trás!
Gaitan, finalmente, abria a contagem! Tudo simples, tudo muito bem executado e o resultado, se bem que por números escassos, estava finalmente a traduzir toda a superioridade do Benfica.
E a primeira parte acabou com o tal sabor a pouco. Senti-me desconfiado! São já quatro épocas a ver coisas boas e... ficar a ver outros a gabarem-se. De facto fomos muito superiores ao sporting e a segunda parte pouco mudou.

O sporting entrou com mais vontade pois estava a perder, o extremo direito do sporting heldon, continuou a preocupar Maxi, os avançados picaram mais os calcanhares aos centrais do Benfica mas... O andré martins entalou a equipa. Ele é o criativo do sporting mas foi colocado à direita pelo que nada de assinalável por ali fez. Andou muito pelo meio de forma a conseguir organizar mais a sua equipa mas acabou por deixar o cédric um pouco desamparado e sem muita vontade de incomodar Siqueira.

O Benfica aguentou firme essa pressão inicial do sporting. palavra que o que mais me preocupava eram as bolas paradas do sporting. O adrien envia a bola muito cortada ao segundo poste... Mas ontem tudo estava muito seguro e lá continuou o desperdício, desta feita por parte de Rodrigo e de Lima. Mas notou-se que a equipa começou a ficar pesada...

Finalmente, aos 76 minutos e tal como no lance do primeiro golo, mais uma recuperação de bola e desta vez tudo foi feito pelo mesmo jogador... Perez, Enzo Perez foi artisticamente letal:
O Argentino recuperou a bola, arquitectou a jogada e concluiu-a sozinho e com requintes de malvadez sobre o dier... ora vejam:
Uma obra de arte sem dúvida. penso que o Argentino é mesmo sem sombra de dúvida um dos melhores jogadores naquela posição... Ali no meio campo a toda a largura... A defender e a atacar... Inteligente... Um box-to-box, digo eu com os nervos!

Nervos que desapareceram com este segundo golo. É que o Benfica atrai aquele tipo de azar: Um remate sofrido = Um golo sofrido... Tudo ficou resolvido.

JJ lá fez as suas alterações habituais e que nada trazem de novo à história do jogo. Amorim e Cardozo apenas foram render a guarda. É a minha convicção que Rúben Amorim é um jogador válido para ser titular, ele ataca e defende com boa precisão. Neste esquema de dois avançados, alguém tem de ficar de fora mas pelo menos o plantel tem alternativas variadas para continuar nas várias frentes... Ainda falta o Sálvio...
Toda a equipa esteve bem e é injusto elogiar poucos de entre tantos que tão bem estiveram. No entanto eles não ganham mais com esta selecção por isso...

Oblak muitíssimo seguro. Ele que praticamente ia passando ao lado do jogo... Tudo que fez fê-lo sempre da melhor forma. Luísão, o tal que só é alto... Pois, mas não se esqueçam que aqueles centímetros a mais nos valeram pontos em jogo cruciais; Uma excelente exibição. Fejsa e Perez estiveram muito bem no meio campo, o Sérvio ainda anda a conhecer os cantos à casa e demora uns segundos a perceber onde deve estar... No entanto os minutos que passa a jogar irão acelerar esse processo; O Argentino... Tudo dito lá em cima. Gaitan e Markovic forma absolutamente importantes nesta vitória: Nenhum é extremo mas é lá que têm vindo a jogar (quando Sálvio regressar e se Sulejmani ou Cavaleiro se agigantarem...), ontem foram altruista e estiveram no ataque, na ajuda a meio campo e nas compensações aos laterais... Certo que falharam golos (o Gaitan...) mas foram importantes na conquista do meio campo e na velocidade das transições.

Quanto ao árbitro, marco ferreira, nada a assinalar. Não houve um único caso durante a partida! Nem aquela bola na mão dentro da área do sporting. Para dar um exemplo de como o conterrâneo do jardim esteve bem, quando a coisa parecia que ía descanbar após aquela troca de mimos entre Gaitan e aquele gajo que joga a central do sporting... Eis que o árbitro tira o cartãozito e mostra um amarelo aos dois. Tudo certo!

Fica o resumo para que possam ver como o Benfica foi superior ao sporting:
Grande vitória mas foram só mais noventa minutos e mais três pontos conquistados com toda a justiça.No próximo Domingo há mais noventa minutos e mais três pontos para conquistar frente ao porto pf, por isso nada de saltos.

Saltos só com golos do Benfica tal como aconteceu com este pessoal:
E Pluribus UNUM 
PS1: Entretanto a palhaçada continua lá pelos andrades e companhia... Só para a semana diz-se! Se as coisas não correrem bem ao porto na uefa aposto que... Não aposto nada fónix!

PS2: Tive de lá ir ver porque não acreditava:
E se não acreditam, é clicar aqui... Se ainda lá estiver!

PS3: Após um dérbie bem jogado, uma noite bem dormida... É chato acordar e saber destas coisas. Belo este país que premeia os criminosos!

3 comentários:

  1. O Gabriel nunca enganou ninguém só a ele próprio - TENDENCIOSOSO ALDRABÃO.
    Vamos Benfica, jornada a jornada com humildade. Em Paços vai ser difícil, muito difícil, porque aqueles bobis vão comer a relva, há que saber motivar o plantel.
    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar
  2. Sou dos 5 rapazes que dormiu a porta do estadio num carro, tenho a historia feita e escrita, como posso contactar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MarQuez, qual o seu email. Já o tentei contactar mas nada...

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo