domingo, 24 de novembro de 2013

10ªJ: SL Benfica 1 Sp Braga 0

Vivemos uma época de crise, e quando o que conseguimos ter ou ganhar é pouco mais vale a pena esfregar as mão e seguir com a vida. No final do jogo de ontem na Luz, foi assim que me senti. Foi pouco mas garantiu mais três pontos que poderão ser (ou não) importantes na corrida para o título da presente época. E, no jogo seguinte, houve quem quisesse o mesmo desfecho após um jogo com idiossincrasias bem semelhantes ao do Benfica - braga.
Há factores que podem ajudar, ou não, a compreender a baixa qualidade do jogo. Por um lado temos a paragem do campeonato, temos a champions já a seguir, também temos a estratégia traçada e finalmente o adversário.

Na primeira parte, o braga pareceu um clube recém promovido que visita o Estádio da Luz pela primeira vez. Defendeu de forma muito compacta com os dez jogadores de campo, não quis jogar de igual para igual talvez por estar queimado com quatro derrotas consecutivas. Procurou o contra ataque de forma precisa e até ao meio da segunda parte conseguiu ser a equipa a criar mais perigo. Bolas no ferro muitas transições parcialmente bem conseguidas que deixaram o espectro de... Empate. Empate ou mesmo vitória!
É que a equipa do Benfica não conseguia produzir uma jogada de perigo. Os jogadores falharam muito o último passe na primeira parte. Recordo-me de três situações em que Markovic, nas suas escapadas em diagonal, passou pelas linhas defensivas do braga mas a bola ia sempre para o lado para onde o Sérvio não se dirigia. Depois temos a estratégia traçada para este jogo ou, se preferirem, os jogadores escalados. Djuricic parece ainda em fase de aprendizagem, parece que não encaixa em qualquer que seja o esquema idealizado por JJ. Lima como o único actor na área adversária também me parece uma má escolha. Markovic a extremo... Enfim, JJ lá saberá o que vê em apostar no sérvio nessa posição. Falta Siqueira, a colocação do brasileiro foi um erro crasso, visto que a recuperar de uma lesão acabou por queimar uma substituição. 

Quanto aos restantes jogadores, houve um acabrunhamento geral. Talvez por causa da exibição do braga, talvez porque Quarta-feira há euromilhões. Eles queriam ganhar mas a coisa não estava fácil. Até que Matic, de raiva, faz uma pressão feroz sobre um adversário. Rouba-lhe a bola e progride para a área adversária e após uma breve flexão para a esquerda, desfere um remate extremamente bem colocado e coloca o Benfica em vantagem. Foi o golo certo no momento certo.
Antes, já eduardo tinha feito a única e enorme defesa de relevo durante toda a partida. Depois foi o que normalmente acontece com a equipa nestas situações (excepto em Coimbra). Não ganha a posse de bola, é desastrada nos passes e há jogadores que fazem faltas escusadas. Assim, foi engolir em seco quase até ao fim da partida. 

Depois ouviram-se os assobios. Eu compreendo a frustração. Fartei-me de invectivar mas quem olhasse para mim não ouvia um único decibel a sair em forma de assobio... Era tudo mental! É a minha convicção que os jogadores também perceberam que as coisas não estavam a correr bem. Concordo com quem vier dizer que Matic acusou o toque, dos assobios, e mandou quem o fazia às favas com aquela jogada. Não é fácil apoiar a equipa perante o nervoso miudinho. Não é fácil mas tem de se tentar fazer por isso.

JJ não esteve no banco e não sei se as coisas seriam diferentes se ele lá estivesse. Cardozo não foi ao jogo! Se tivesse ido... Mas não dá para ter a certeza pois não?
Quanto à equipa de arbitragem, houve aquela placagem a Garay dentro da área mas acredito que não tenha sido visível aos olhos do dito trio. Depois, na primeira parte, houve dois lances de fora-de-jogo. Um que não foi assinalado mas que era e que Lima felizmente não deu seguimento e outro que não era mas foi assinalado e que certamente daria em golo de Markovic. Muito em cima e só visível através das repetições... Sim pode dizer-se isso.

"Três pontos após uma exibição que terá sido salva pelo resultado"... No problem! Já jogámos muitíssimo melhor e nem um golo marcámos. E ainda recuperámos dois pontos a quem vai falsamente em primeiro lugar. Melhor seria difícil ontem pouco antes da meia-noite, isto é o que dá ser muito melhor do que quase todas as equipas que militam no futebol português... Por vezes há noites assim.

Seguem-se os belgas num jogo em que os três pontos são mais necessários do que a nota artística! Esperem... Não é sempre assim?

E Pluribus UNUM

2 comentários:

  1. Bom resumo e belas imagens. Safámo-nos desta mas teremos que fazer melhor. Apostava no Markovic no meio Gaitan na esquerda e Cavaleiro na direita. Djuricic a 10?

    ResponderEliminar
  2. Valeu pela raça de Matic. Mereceu o golo depois de tanto "roer"... e nós também.
    Venham os tin tins.
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo