segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Um Ano De Brandos Hábitos Que Finda

Ora bom dia, ou boa noite, caros Benfiquistas e afins. Mais um Natal que lá percorreu os seus trâmites legais e ilegais, a tal época de união, comunhão e de espírito humanista que todos acabamos por pensar que deveria ser todos os dias.

Todos excepto o sistema que teima em continuar a apodrecer de forma vil e traiçoeira, tão nobre instituição que é o desporto. Desporto que não é só futebol, mas sim qualquer outra modalidade: A liga de futebol cá do burgo, aprovou a criação de algo em que o sistema, já a roçar a penúria (diz-se), pouco ou nada está interessado. Numa vã tentativa de criar laços de solidariedade, académica, nacional e setúbal terão acatado as ordens do patrão e ficado em casa. Patrão que deu ordens expressas a dois dos seus empregados da primeira liga, braga e olhanense, para irem fazer o frete. Lindo este momento de reciprocidade clubística, que quer promover um conjunto de iniciativas que visam aumentar a qualidade de vida dos seus públicos-alvo.

Mais um ano de aldrabices que passou, e que mais uma vez tentou abater um dos últimos baluartes de um mundo livre que é o Sport Lisboa e Benfica. Tantos foram os acontecimentos que me foi difícil encontrá-los todos de modo a os colocar aqui. Ficam os possíveis:
Organograma parcial do sistema
Aqui temos o tal do sistema que várias vezes se reuniu que nem uma matilha ao longo de 2012. Dinheiro, imprensa, empresários e aliados; peças essenciais para que uma estrutura deste calibre possa funcionar de forma correcta.

No entanto, o Benfica ainda não mordeu o isco de renovar com um dos tentáculos desta organização pelo que o seu chefe levou um puxão de orelhas:
O Págem e o avozinho (diz-me tu).
Olibeira está a fazer tudo o que é possível para não ganhar uma cabeça de cavalo como travesseiro na próxima Páscoa. Vendeu quase tudo o que tinha, rescindiu o pacote de transmissões televisivas da taça da liga e agora ganha uns dias de vida extra a segurar no guarda-chuva. 

Sim, de vida extra! Ninguém gosta de ir à casa de banho e... Pum!
Portugal está a ponderar chamar as equipas do CSI e BAU para avançar nem que seja um milímetro na investigação deste caso.
Em Braga as coisas também foram terríveis, como são no porto em certos locais, em certas ocasiões por concretos motivos:
Crónica de uma fuga imprevista
Mas o sistema diversificou-se ao longo dos anos em que a lei levantou a venda. Uma das actividades, tinha umas certas valências com o ciclismo:
Os camisolas amarelas de uma corrida desigual
Outra secção está ocupada com os árbitros. Ressalvando que em todos os lados há pessoas e biltres, os árbitros também foram sendo amestrados no ano que passou:
Os galácticos do futebol Português (cortesia do Benfica Lovers)
De tal forma que o maior deles até se fez passar por árbitro em dois dos maiores certames do futebol mundial. No entanto teve muito beiço e cuecas para limpar ao longo do ano que passou:
Pedro, sabias o que tinhas de fazer para chegares às finaizitas... (É muito Whole lotta love para um amestrado).
Com é certo e sabido é incorrecto falar de árbitros em qualquer circunstância. Excepto quando quem fala já sofre de uma certa senilidade, ou controla a lei.... Claro:
Fala a razão com muita falta dela (foto gentilmente fanada do OVNEDL)
Outro que se limpou muito foi o adjunto bitó. Só ele sabe como é que estava vivo no final da época transacta.
Bitó Porreiro: crucifixos, cachecóis, barretes, beijinhos e abracinhos são o seu negócio
2012 foi também o ano do leão. O nobre animal já tinha pedido emprestada aquela característica adragonada de cuspir labaredas, daí ter sido promovido cândidamente a botafogo do lumiar, mas não se ficou por aí. Quis dar uma de bigbrother, uma de corrupto e acabou com mastros despidos e macacos na varanda... 
le zoo de alBalade
Mas lá se vão ouvindo uns miares desgarrados amiúde, o que me leva a ficar preocupado com a côr que vejo associada ao clube desde há muitos anos... Não sei há quantos mas devem ser muitos desde que se livraram da rocha...
Lapidar a nossa Leonor Pinhão
Diz-se que a justiça está em cima deles... a maior pUtência desportiva de Portugal. Diz-se tanto em Portugal, mas tudo o que a malta vê é:
Quadro de honra de Portugal... Com tendência a aumentar que nem o défice.
Quanto ao nosso Benfica... Foi muito bom este ano de 2012. Vejo o meu clube num prisma mais vasto, é-me impossível ver de outra maneira.
CAMPEÕES
As amadoras deram um exemplo de capacidade ganhadora de um modo quase voraz. Foram campeonatos e taças que me fizeram sentir ainda mais amor por este clube. O meu humilde mas gigante obrigado aos atletas, técnicos e corpo médico que andaram longos meses a batalhar de forma incansável para que o Benfica ficasse um pouco maior.
Mais conquistas das amadoras para o Benfica
No futebol foi o que se viu. Com as culpas muito repartidas como escrevi ao longo do passar dos acontecimentos. O Benfica acabou por ganhar uma prova que, por ainda não ter sido ganha pelo clube do sistema, ainda não tem relevância para... Esperem... Claro que tem relevância, são cinco jogos a dar no duro:
Mais Uma Conquista
Foi ano de eleições. Como sócio, fiz uso dos meus direitos e votei em branco. Não vislumbrei nada na lista do Juiz e a promessa do presidente à última da hora foi muito em cima do acontecimento.
Promessa final de LFV (não me lembra de onde fanei esta... Sorry)
Votar em branco foi uma forma de expressar o meu descontentamento face ao que se passou na época anterior. Houve silêncios e conivências que, em conjunto com coisas que já ilustrei neste post, levaram a que o Benfica não chegasse a onde tinha valor para chegar.

Votar em branco demonstrou, por outro lado e na minha perspectiva, a falta de conteúdo total da lista de rangel. O juiz não me demonstrou que fosse capaz de fazer melhor que LFV. Perdoem-me a frontalidade mas a lista dele, se bem que possa ter tido pessoas competentes com intenções nobres, foi uma quase palhaçada... Quase.

Ganhou quem quis e trabalhou mais para isso. Até agora o sistema tem estado activo e prepara já o assalto a mais uma época cheia de títulos cheios de engano, mentira e vergonha. O Benfica regressará com Aimar e Martins (espero), uma massa adepta impossível de contabilizar, um treinador com os pés (e a língua) mais assentes na terra e um presidente a cumprir o que prometeu: Lutar sem perdão contra o sistema, avançar com a BTV para as transmissões dos jogos da liga 2013-2014 em casa. Assim espero que seja o ano de 2013... Desportivamente que a vida ainda não é só futebol.


P.S:1: Vou ser sincero, a tal tirada de LFV em chamar rainha isabel ao peido capo dos frutas, foi um pouco estranha... Ambivalente suponho eu! O tratado de windsor veio-me á memória. O tratado e tudo o que se passou a seguir onde os ingleses sempre nos comeram: mapa côr-de-rosa, participação no mundial de futebol de 1966...

Enfim, espero que não haja nada tipo windsor entre LFV e a rainha isabel porque dali não virá mapa côr-de-rosa mas sim azul. Aliás, o que se passou na época passada foi quase como um ultimato; LFV disse não, a matilha foi ao gambrinus e enviou um ultimato, que LFV respondeu com outro não... Querem guerra a malta dá-lhes guerra. Jamais quero que o Benfica seja uma Madre de Deus para ser alvo de saque, como tem sido nos últimos 30 anos em que só à custa de sangue suor e lágrimas lá foi conseguindo ser campeão.

No entanto, não me esqueço que a rainha isabel é pouco mais que uma figurita de cabeçalho. Manda pouco e é notícia quando se bufa ou arrota, penso eu de que! Esta rainha isabel de Portugal só usa cordel para atar e aumentar volume, que já não deve ser muito face ao pouco zumbido que se tem ouvido.



P.S.2: O cenário exposto pelo reco-reco aqui, leva-me a crer que vão ocorrer transformações no sporting muito brevemente e que, segundo me foi confidenciado, vão de igual modo afectar, ou não, o Benfica. Um cenário de eleições e um certo candidato vitorioso (dependendo da vontade dos bancos - BPI e BES, e do correia que são aquilo que vai mandando no clube)... A ver vamos, mas isto é o que acontece quando há muitos verdes a trabalhar no Benfica. Fica aqui este pequeno exemplo de futurologia.

Pronto! Desejo a todos um ano de 2013 em que as pessoas vejam definitivamente 
a pequenez das coisas do mundo diante da eternidade.

Tudo de bom para vocês que por aqui passam os olhos. Que os horizontes se limpem, para isso há que continuar a forçar.


E PLURIBUS UNUM

3 comentários:

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo