domingo, 16 de dezembro de 2012

SL Benfica 4 Marítimo 1

Bom dia caros Benfiquistas, a preguiça de uma manhã de Domingo chuvosa leva-me a ser preguiçoso na escrita. Assim, aqui vai o possível sobre a passeata de ontem à noite na catedral, vulgo Estádio da Luz.
O onze escalado para o frete
A mesma equipa do dérbie dava, à partida, a segurança de que pelo menos os serviços mínimos iriam ser cumpridos. No entanto foi mau, muito mau mesmo o que aconteceu na primeira parte! é que houve uma organização de ataque com regra e esquadro (que quase foi ao milímetro) e estes tipos do marítimo fizeram um dois remates à baliza para irem para o intervalo com 1-1?!!??

Há jogos assim, em que a criatividade não combina com a preguiça na hora da finalização. Todo aquele lume brando a cozinhar pacatamente um futebol de grande classe organizativa, não queimou mas sim chamuscou os insulares. Pouco para um adversário que já estava algo resignado. Admito que senti um pouco de receio para a segunda parte, porque foi necessário ter muitíssima sorte para não estar a levar 3 ou 4 na bucha...

Para a segunda parte, JJ troca André Gomes por Enzo Perez. Mantém um elemento de meio campo fresco e a cadência de ataque continua aprimorada. Faltava a finalização pois claro. Mas disso tratou o tal que falha que se farta.
Oscar, não foi um! Foram seis em menos de uma semana pá!
Cardozo... Pelo que a liga diz, esta semana foram 6, o que é um gesto de amizade para com o sporting pois houve Benfiquístas que gozaram o rojo de muitas maneiras. Sejam então 6 do artola que vai ter o seu nome cravado na história de um dos maiores clubes do mundo. Oscar, my friend, por vezes ainda me consegues irritar! Não há mesmo! Eu que já estava na segunda sequência de nomes que não me atrevo a escrever aqui e pimba o tipo a aviar os insulares... Que desplante este Paraguaio: Poderias ter marcado uns 6 ontem... Curioso como só exigimos mais e criticamos os melhores...

Mas pronto, houve penalti, expulsão e quatro golos foram marcados. O Benfica ganhou mais três pontos de forma justa e venha o próximo jogo.

Pessoalmente gostei do lance completo em que resultou o quarto golo. 
Rodrigo está de volta
Fez-me lembrar o tal relógio da catalunha: A bola estava na esquerda e veio à direita para voltar ali á esquerda e depois... surge Rodrigo que ainda agora não estava ali e pimba... vai lá dentro buscar a redondinha. Não foram 4 ou 5 toques de bola, foram uma data deles onde os jogadores só se mexiam depois de endossar a bola. Grande golo e grande jogada.

Também gostei de ver as linhas bem abertas o que possibilitou que Matic uma vez mais confirmasse aquilo que eu já digo há uma época e meia: é grande jogador e nada deve a Javi... até pelo contrário, mas isso o futuro dirá.

A defesa esteve mais do que segura, Jardel esteve ao nível dos três companheiros de sector.
A defesa do glorioso
Certo que Maxi ainda apanha por tabela pela falta de compensação que Sálvio por vezes lhe dispensa. no entanto não há nada a apontar.

Ao meio está tudo dito porque as apostas de JJ estão a funcionar e bem.
O Miolo do glorioso
Quer se jogue só com um ou com um duplo pivot, há já a certeza de que a máquina começa a estar muito afinada. Faltam ainda o André almeida, Carlos Martins e Pablo Aimar o que confere o conforto à ideia de estarmos seguros. Javi e Witsel qualquer dia serão gratas recordações.

Nas alas estão outros grandes diamantes que ainda poderão desbobinar muito mais.
As asas da águia
Certo que há sempre um destes dois que começa com uma preguiça. Ontem foi Sálvio. Mas que há aqui um potêncial tremendo, ai isso há. Que ambos encontrem as suas rotinas que para a próxima época há de novo champions onde vamos ter equipa forte e mais combativa e experiente... Caso não seja necessário vender.

Bem esteve JJ, certo que não era assim tão difícil mas o timoneiro lá vai pé ante pé, conduzindo a nau.

Quanto à arbitragem... Foi muito mazinha: 
Foto gentimente cedida pelo grande BenficaPower
Golo irregular do marítimo. é muito em cima eu sei e pode ser que o fiscal tenha estado distraído... A época passada as distrações pagaram-se caro... Quanto ao penalti... a intenção... a mão e o braço... talvez não seja porque mesmo sendo é complicado... que confusão mas ainda bem que o árbitro assinalou. 

Há ainda o lance do Maxi que dá ao chinelo em esforço para ganhar posição ao keeper que acaba por o derrubar... Este é mais do que o outro dirão alguns. Os avençados até se vão esquecer deste lance para dar razão à avença... Ficou ela por ela...
Grande capitão sofre penalti
E Pluribus Unum

1 comentário:

  1. mais uma excelente crónica...

    no entanto, gostava de dar a minha opinião quanto ao lance da grande penalidade. É subjectivo, mas em primeiro lugar é preciso invocar um facto evidente: ha contacto da mão com a bola na grande área! Não esquecer isso!

    Segundo, para mim, apesar de toda a comunicação social invocar que não é penalidade ou que é forçada, para mim é um " penalty" evidente! E porquê? Porque existe uma imagem que demonstra que o jogador mantém os braços abertos antes da bola chegar até ele! E quando o jogador vê a bola chegar, ele desce o braço ao encontro da bola. O braço dele nunca esteve colado ao corpo, antes da bola lhe tocar! E nesse aspecto para mim não cola o argumento de que o jogador estava a movimentar o braço para fugir ao contacto com a bola!

    Estando de frente para o lance, ele via para onde a bola se deslocava! Se quisesse evitar o contacto, bastava subir os braços, e não descê-lo em direcção ao local por onde ia passar a bola!

    Um abraço e continua a " postar"!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo