quinta-feira, 8 de março de 2012

JJ e o que ele fez/faz pelo Benfica

Bom dia, Jorge Jesus (JJ) não tem o meu consenso. JJ, por vezes, desperta uma raiva que há em mim. Sim, por vezes porque já conquistou 3 títulos, e isso já foi homolgado.

Permitam-me explorar a tal raiva, que já tem um estado de latência (pós-dormência) e está prontíssima a ser activada.

Planeamento inicial

Os planteis do Benfica na era de JJ, nunca foram muito equilibrados. Eram melhores do que em anos anteriores mas no entanto tinha lacunas.

Ok, ninguém é perfeito mas...

2009-2010

Sempre preferi o Moreira mas o Quim fez uma boa época.

Ramirez
não era extremo, mas tinha um pulmão e intelegência posicional fora do vulgar. Compensava os colegas de uma forma fantástica. Tinha em Amorim um substituto de boa qualidade e o apoio de Maxi. Por vezes era Carlos Martins que flanqueava o ataque naquela zona, mas não era a mesma coisa, ficávamos amputados nos últimos 20 metros.

Maxi... enfim ainda há duas noites provou o que é. Amorim também o substituia com qualidade. Luís Filipe só em último caso, Patric bem aqueceu.
Nesta faixa, as coisas estavam relativamente equilibradas. Não havia um extremo como no lado oposto mas sim uma qualidade pendular excelente.

Di Maria, extremo puro que explodiu em grande potência. Era rápido em sprint, em decisão de finalização e em drible. Era mais produtivo na direita do que aqueles que cá estão este ano. Foi para Madrid... pois claro. Vai demorar mais uma época sem lesões e o céu será o seu único limite. Não tinha substituto... Peixoto? Errr... Não!

Lá atrás Shaffer não agradou, Peixoto não tinha power para a coisa. Teve de se inventar e apareceu Coentrão. Coentrão tinha acabado de ter uma revelação, e soube que era agora ou nunca; vai daí aproveitou a brecha e toma lá um dos melhores laterais esquerdos do mundo.
Havia um tal de Urreta, que eu vi ser jogado às feras conta o porco e posteriormente descartado! Porquê?

No meio da defesa, tivemos 2 centrais que fizeram uma grande época: Luísão e David Luís foram enormes. Sidney felizmente não jogou muito e Miguel Vitor deveria ter jogado mais.

No miolo veio um espanhol sem espaço no Real de Madrid, Javi. Pegou de estaca, até marcava golos. Yebda foi de frosques, veio Airton que até me paraceu um bom substituto, mas JJ só queria castellhano.
Aimar, foi tratado e fez uma grande época; Carlos Martins, era o seu substituto natural e de qualidade.

Lá na frente apareceu um Saviola renascido, um Cardozo goleador, um Weldon salvador. Foi o equinócio de Mantorras, o princípio do equinócio para Nuno Gomes, e a morte prematura de Kardec, Éder Luís e Keirrison.

Por volta desta mesma altura notei um abaixamento de frescura notável na equipa. A coisa era demais, sempre os mesmos na liga e na UEFA? Era a expremer os mesmos, daí termos sido aviados em Liverpool e frente à naval termos acordado a levar um 2-0.

Com algum sofrimento chegámos à última jornada com 3 pontos de vantagem e fomos campeões... OK JJ, conseguiste o tal título... Confesso que fiquei renitente mas a alegria do título tudo apagou naquele momento.

2010-2011

Sem palavras para esta época, um começo com uma sucessão de resultados iguais a esta não dá para mais: D-D-V-D...

Foram campeões e pensavam que as coisas íam ser favas contadas...

Ficámos sem guarda-redes, sem Di Maria (porque Gaitan é de outros andamentos). Sem Ramirez mas com um Di Maria para o flanco direito Sálvio (mas lesionou-se a meio da época). Sem David Luís a meio (Em vez de apostar em Roderick, vieram Sidney e Jardel). Sem Amorim a meio da época (lesionado). 

Saviola e Cardozo a meio gás. Aimar cada vez mais gigante, Carlos Martins intermitente... tudo sempre muito espremido nã dava para ver grande sumo.
2011-2012
E agora? Artur, Garay, Matic, Nolito e Witsel foram grandes aquisições... sem dúvidas.

A manutenção de Nélson Oliveira e Rodrigo foi excelente decisão.

Não entendo a saída e o destino de Amorim, a não permanência de David Simão e Urreta (Djaló?)

Esta época, por mais que se tape os olhos com uma sucessão de vitórias, estão a ser cometidos erros do passado. E mais uma vez pela mesma altura a equipa dá o BERRO. Certo que os àrbitros estão contratados por outros. No entanto há opções e metodologias que podem também ser responsáveis por aquilo que se passa.

JJ data log

Belenenses
Belenenses
Braga
Benfica



Pode não ser explícito mas sempre há uma quebra em Março e Abril, e ainda nem chegámos a Abril...
E depois à escolhas e uma planificação táctica que não percebo. Aqui, já o tinha dito. Ficar deslumbrado por estar no Benfica e ter jogadores de alta craveira tudo bem se for por uns instantes. Falhar nas opções contra uns e acertar contra ouutros é que eu não entendo.

Cardozo é o típico avançado que é bom a comer. É verdade! O homem tem de ser servido e bem. E isso não acontece este ano. Ele tem dois excelentes backups (Rodrigo e Nélson), mas a redondinha não lhe chega como em anos anteriores. Nolito, Gaitan, Bruno C e Djaló/Enzo Pérez não são flanqueadores com eram Sálvio e Di Maria

Não temos flanqueadores para Cardozo, para jogadores como Nélson e Rodrigo a equipa até se equilibra bem, mas para Cardozo não. Por isso a escolha deveria ter sido mais criteriosa. Sálvio não ficou porquê? O que se gastou em Perez e com Djáló devia ter dado para comprar Sálvio...
Não entendo JJ!


Gaitan não dá para a direita! Bruno César também não! Djaló.... Ok ainda não jogou mas..... Amorim aposto que fazia mais à direita do que aqueles todos! David Simão tinha lugar no plantel! Urreta também. Há neste momento 8 jogadores de campo bem espremidos. Ainda não estão secos mas para lá caminham: Luísão, Garay, Maxi, Emerson, Javi, Aimar, Witsel e Cardozo. Garay até se lesionou mas... É altura de fazer valer o plantel. Saviola e Nélson Oliveira já. Matic, Rúben Pinto, Luís Martins e André almeida estão a fazer o quê? E o Capdevilla?


Bem isto de gritar a teclar é um must, experimentem.
  • Temos agora 3 pontos + 1 de desvantagem.
  • Temos Braga e Sporting à espera para nos esfolarem.
  • Uma imprensa avençada que nos classifica.
  • Liga e Federação azul e branca.
  • Àrbitros contratados com fruta e chocolate.
  • Um canal de tv a sentir o cu a arder.

O que eu tenho? Tenho um grupo de jogadores que ainda me faz acreditar que é possível fazer algo esta época.

Qual será  o rumo a dar? Vamos ainda lutar pelo título, ou centramos mais as atenções em 3 jogos que não fazem parte desse pacote?

A taça da Liga vai ser mais uma roubalheira acreditem, não vão haver tréguas.

A Champions... a ver vamos o que o sorteio nos reserva...

O que eu quero:




1 comentário:

  1. Bem... Sálvio ontem fez crescer água na minha boca...

    O falconito... puco fez mas o Sálvio:

    http://videos.sapo.pt/8dhFhuD2cmyozpH1JgDG

    Este gajo na direita da nossa equipa... Tanto dinheiro gasto com o Perez, mais oque se vai gastar com o Djaló...

    Não era ter trazido este miúdo?

    JJ, tás em brasa mate.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo