sábado, 11 de agosto de 2018

SL Benfica 3 V Guimarães 2 (CN 18-19 - 01J)

3 pontos no bornal, era o que interessava ontem à noite na Catedral! Era o que interessava? Não só mas também com toda a certeza...
Segunda lição à segunda partida oficial... Com o mesmo alinhamento: Do 8 ao 80 na passada 3ª feira versus do 80 ao 8 na noite de ontem e viva o futebol que é isto.

E que primeira parte ofereceu o Benfica aos adeptos... Alta pressão, rapidez e assertividade de passe e muita harmonia posicional. A equipa só abanou um pouco após marcar o primeiro golo (por incompetência de um jogador) mas acordou para uns 25 minutos quase de gala onde ganhou em todos os vectores imagináveis (passes, desarmes, cantos, posse de bola e remates).

Confesso que fiquei admirado mas como já escrevi lá mais para cima, o futebol é isto... Um dado interessante e que pode explicar a bem sucedida primeira parte do Benfica: Pizzi nem tocou na bola nos movimentos de construção ofensiva que antecederam os 3 golos, somente se posicionou (qual avançado) na posição correta para os finalizar... Digamos que Pizzi foi Jonas, ou seja nada de maestro mas sim de matador.

Depois, e como consequência, quem assumiu mais a construção foi aquele grupo de quatro centro campistas: Fejsa, Gedson, Salvio e Cervi! Enquanto Pizzi andava mais perto de Ferreyra obrigando os Vimaranenses a defender mais perto da sua baliza.

Muito interessante esta nuance de Pizzi fazer de Jonas. Não sei se premeditada mas muito interessante. E sabemos que Pizzi não se compara a Jonas...
Mas segunda parte trouxe os fantasmas da época passada... Claro que concordo que não havia necessidade de continuar a carregar no acelerador pois há uma partida importante já a seguir na Turquia, mas há coisas que... Os factos são reveladores...

Na segunda parte, Luís Castro, treinador do Vitória, optou por acalmar a sua equipa ao minuto 61 (após ter colocado mais um avançado em detrimento de um extremo ao intervalo) e RV optou por refrescar/poupar ao minuto 65. O Vitória começou a estancar o futebol ofensivo do Benfica com mais facilidade ganhando mais espaço para a frente de modo a fazer transições ofensivas. RV não se terá apercebido de que Gedson e Pizzi já estavam a ficar sem pilhas e continuou a refrescar o miolo de forma directa e sem sustentação (sai Fejsa entra Alfa ao minuto 71).

Nesta altura, a equipa do Benfica partiu-se... Pizzi, Gedson e Salvio estavam cansados e Rafa e Alfa ainda não tinham entrado no ritmo da partida... Resultado: O Benfica sofre 2 golos e a euforia quase que se transforma em aflição! Má leitura de RV no meu ponto de vista claro.

Felizmente, o que se fez na primeira parte foi suficiente para garantir os 3 pontos.

Notas aos jogadores. A partir de hoje, as notas serão de 0 a 5...

Odisseas 4: Sem culpa nos golos, o Guarda redes alemão foi no entanto fulcral para a equipa ter chegado a vencer por 3-0 ao intervalo e pelo Guimarães ter conseguido marcar o mais tarde possível.
Parece que está a correr bem a sua integração no Benfica.
Almeida 3: Importante na obtenção do segundo golo mas imprudente a defender especialmente na segunda metade com algumas falhas de posicionamento e a conceder faltas inadmissíveis perto da grande área.
Jardel 3: Pendular mas incapaz de suster as penetrações do adversário pelo miolo. Cometeu um erro gravíssimo na primeira parte. Odisseas e o poste, safaram-no.
Rúben 3: Não fica atrás do colega de sector se bem que pareceu mais sólido que o colega.
Grimaldo 3: Importante na obtenção do terceiro golo mas, e estava desprotegido por Rafa, muito mais apagado na segunda metade.
Fejsa 4: Fejsa é Fejsa... Saiu e...
Gedson 4: Até ter pernas foi um dos motores ofensivos. Muito forte fisicamente, muito rápido e tecnicista. Falta-lhe estaleca... Que a adquira ao longo dos jogos pois este, para já, não engana.
Pizzi 5: É o homem do jogo. Não foi um primor na construção ofensiva... Mas, como um rato de área foi letal e a ele se deve muito da vitória de ontem.
Para analisar este posicionamento... Será que foi uma coincidência?
Salvio 3: Gostei... Eu gosto do Salvio. Ele só pensa na baliza adversária! Isso é muitas vezes bom e outras nem por isso. Foi um dos principais quebra cabeças para a defesa do Vitória! Se Salvio tivesse uma média de aproveitamento superior a 50% nas suas incursões... Ainda apresenta défices a defender o que se viu na segunda parte...
Cervi 3: Muito activo quer a atacar quer a defender. Desgastou-se na segunda metade e desapareceu da partida. 
Ferreyra 2: É ainda estranho a tudo isto pois acabou de chegar. O que fica na retina é a entrega dela na primeira fase de pressão e aquele túnel que permitiu a Pizzi marcar o terceiro golo. Falhou a marcação de um penálti mas não é o fim do mundo. Tem de continuar focado no trabalho e se for um bom avançado, os golos acabaram por chegar.

Tudo isto dá uma média de 3,09 valores... Digamos que suficiente o que resume de forma cabal a exibição da equipa nos 90 minutos.

Alterações... Falharam todas... Onde já vi isto?

Rafa e Zivkovic entraram para os flancos opostos aqueles onde mais rendem... RV saberá porquê! Alfa, que gostei de ver na pré época, entrou a frio num período escaldante e não contou com muito apoio de Pizzi e Gedson (já cansados).

Isto é como tudo: Falar agora é fácil mas já o escrevi várias vezes na época passada: Fazer alterações sustentadas é sempre o indicado na maioria das vezes mas é claro que a minha leitura de jogo é minha! Foi evidente a perda de força de tracção no miolo da equipa a partir da hora de jogo. Fejsa era para poupar mas Alfa deveria ter entrado ainda com o sérvio em campo... Cervi saia e Pizzi ou Gedson poderiam muito bem fazer esse flanco até à entra de Rafa ou de Zivkovic. Falar é fácil eu sei.

Pode-se argumentar que os jogadores já estavam com a cabeça na Turquia? Pode. Que o Guimarães esteve melhor? Sem dúvida mas esteve melhor também porque o Benfica piorou.

Arbitragem... No artigo anterior, apresentei as alterações preconizadas para a presente época e elas já se fizeram sentir na partida de ontem: Muitas quedas já não valem faltas. Até concordo mas... João Pinheiro teve uma actuação muito positiva.

Agora é descansar. Na Turquia vai ser complicado.

Fiquem com um resumo da partida de ontem:
A caça aos vídeos está no auge. Por enquanto vai ter de ser assim...

Mais fotos da partida de ontem:
Onde está o Wally?
O Futebol Feminino do Benfica do qual irei escrever na próxima semana
Birçok kişiden biri!

1 comentário:

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo