segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Começou O Fandango (1ª Jornada)

Já é assim há muito tempo... Esta época, para não destoar, a coisa volta nos mesmos moldes se bem que para já, o Benfica não possa apontar o dedo a ninguém nos seus jogos.

Não pode apontar o dedo a ninguém nos seus jogos (para já um) mas já pode começar a recolher dados interessantes sobre os jogos dos restantes candidatos ao título...

O Porto-clube começou como sempre: Venceu de forma quase esmagadora (o que pretende transmitir a ideia de que não há nada a apontar) mas o modo em como vence é o mesmo - mesmo sendo mais forte do que o Chaves, conta com a ajuda do árbitro, do VAR e com uma certa passividade do adversário, que neste caso foi o Chaves!

O árbitro nomeado foi Nuno Almeida (NA)...
NA está etiquetado como Ferrari Vermelho, a época passada sofreu um ataque nas redes sociais sem precedentes por parte da santa aliança (repararam que os textos são muito parecidos 😉). É um árbitro manipulado e no Sábado demonstrou isso.

Um pequeno resumo da sua actuação. Claro que pontos de vista são pontos de vista.

Expulsou e bem, Teixeira aos 80 minutos:
Foi ao VAR para ter a certeza.

Mas já não fez o mesmo com Maxi (aos 28 minutos) e Brahimi (aos 90 minutos):
Dois pesos duas medidas, até porque o lance de Maxi é igualzinho ao de Teixeira...

No caso de Brahimi, sabemos como o proteccionismo aos jogadores do Porto-clube se faz cá em Portugal (o medo de serem agredidos pela claque do porto e/ou de não serem nomeados para jogos - porque perdem muito dinheiro - obriga os árbitros a seguir certas directrizes):
Marega
Brahimi
Maxi
Tico Tico
Samaris apanhou 3 jogos de suspensão na sequência de um auto de flagrante delito que foi aberto pela Comissão de Instrutores da Liga... Um lance idêntico a todos estes que vos acabei de mostrar...

O atleta do Benfica é suspenso os outros levam só uma repreensão porque, e citando, "A Comissão de Instrutores da Liga analisou um lance entre (...), e chegou à conclusão que houve efectivamente "comportamento incorreto" por parte do avançado brasileiro portista. No entanto,  a Comissão de Instrutores da Liga entendeu que não há elementos suficientes para que o Conselho de Disciplina da FPF castigasse Tiquinho Soares com uma suspensão.". Elementos suficientes? No caso de Samaris, o árbitro diz que não viu e a dita comissão utilizou as imagens. No caso dos Jogadores do Porto-clube, o árbitro viu e não referiu nada? É assim?
É só rir.
Regressando à partida do Porto-clube. Ao minuto 40, nem NA nem fiscais, nem VAR repararam num certo cotovelo de, se não me engano, Diogo Leite:
Uma questão de critérios... Manipulados! NA tem medo e não cumpre... E no Sábado, os jogadores do Porto-clube utilizaram os pitons, as mãos e os cotovelos a seu belo prazer sem serem punidos... Zero cartões.

Critérios...

Faltas à entrada da grande área do Porto-clube jamais:
Não fosse o diabo tecê-las...

Este lance seguinte deixou-me perplexo:
Duas faltas seguidas cometidas por jogadores azuis e brancos (a de Filipe é quase uma agressão como tantas que tem cometido ao longo dos tempos desde que para lá foi) e NA assinala falta contra o Chaves...

Outra curiosidade:
Os foras de jogo ao ataque do Porto-clube, começaram a ser assinalados após o 2-0... Este não foi e a Sportv engoliu em seco e... 

Em relação à prestação do Chaves... O primeiro golo do Porto-clube...
Muita passividade não? Quase dá a ideia de que alguns jogadores do Chaves assistiram o adversário na obtenção do golo. A tabelinha num primeiro momento, o mau alívio seguido de um desarme esquisito (parece que se arrependeu de tentar o desarme) e...

Bem, não é liquido afirmar que o Porto-clube não venceria com uma arbitragem mais isenta, por isso é que eles tentam marcar sempre mais golos para que a diferença no marcador desarme qualquer contestação. Mas fica a ideia de que 5-0 é um pequeno embuste criado com uma certa colaboração do adversário e a parcialidade de um conjunto de árbitros.
Digamos que a Liga 2018/2019 se pode apelidar de Liga Blue Velvet (Grato ao Estado de Sítio pelo logo).

O Sporting foi a Moreira de Cónegos vencer a equipa local por 1-3. Muitas dúvidas no golo do empate do Sporting...

Vejamos... Não vi a partida e quando fui aos canais que a Sportv tem nas redes socias (Youtube, V Sports e Facebook), estranhei que a repetição da desmarcação de Ristovsky só começasse aqui:
Não é o momento do passe... Felizmente, um leitor da página (André Ribeiro a quem agradeço) estava a ver a partida com atenção e notou a minha dúvida fornecendo-me esta imagem:
Muitas dúvidas mesmo... Parece-me que o defesa direito do Sporting está em fora-de-jogo. Contava com os canais abertos na televisão para dissipar as dúvidas mas nada. Apenas falaram de um lance de Dost em que há dúvida em se uma bola por ele rematada passou a linha de golo na totalidade... Dúvidas que interessam só a uns por certo.

O Sporting consumou a reviravolta através da marcação de uma grande penalidade cometida por Heriberto (jogador do Benfica emprestado ao Moreirense - marcou o golo deles). Nada a dizer, Heriberto foi muito imprudente e Tiago Martins (sportinguista) assinalou e bem.

Para já, está tudo empatado na classificação mas algumas evidências (azuis) de como vai ser esta época.

Segue-se o desafio do Benfica na Turquia. A contar para a fase de acesso à LdC. Em 1962, o France Football publicou esta preciosidade (imagem: Profeta do Benfica)...

Nota: sc lisbonne...
E Pluribus UNUM!

1 comentário:

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo