sexta-feira, 23 de março de 2018

Jogos Imortais: SL Benfica 3 Porto 0 (TdL 2009-2010)

Vamos Benficar? Mas é necessário terem tempo livre, é que têm para uma hora se assim o entenderem... Conhecer ou relembrar o Benfica é como o melhor dos jantares na melhor das companhias.

Prontos? Vamos então regressar à época de 2009-2010 para recordar duas partidas imortais do Sport Lisboa e Benfica, inseridas na disputa da Taça da Liga. São as partidas referentes à Meia Final e à Final.

Eram tempos de mudança no clube que nessa época elevou a qualidade do plantel de modo a tornar-se definitivamente mais competitivo. Como se sabe, tornou-se Campeão Nacional pela 32ª vez mas também venceu de forma categórica a Taça da Liga impondo-se aos rivais Sporting e Porto.

Convém, em primeiro lugar, relembrar o percurso do clube até às meias finais:

O Benfica, como os restantes 2 rivais, entrou na prova numa segunda fase (a de grupos) a 3 de Janeiro de 2010. Na primeira jornada, defrontou e derrotou o Nacional da madeira por 1-0, com um golo de Javier Saviola aos 79 minutos de jogo:
Algumas imagens da partida:
Na segunda jornada, foi a Guimarães empatar com o Vitória local a uma bola, tendo Fábio Coentrão empatado a partida aos 75 minutos.

Foi uma partida jogada numa piscina...
Algumas imagens da partida:
Na terceira jornada, o Benfica deslocou-se a Vila do Conde e bateu o Rio Ave por 1-2, com golos de Carlos Martins (aos 50 minutos) e de Di Maria (aos 76). Interessante o golo do Rio Ave...

Altura de ver o vídeo:
Fiquem também com estas imagens:
A 9 de Fevereiro, disputou-se em Alvalade, a Meia Final entre Sporting e Benfica. Jogo complicado uma vez que o Benfica estava a disputar o campeonato de forma cerrada com o Sp. de Braga. A verdade é que 6 dias antes (a 3 de Fevereiro), o clube tinha defrontado e vencido o União de Leiria por 3-0; 3 dias antes (6 de Fevereiro) defrontou o Setúbal numa partida que acabou com um empate...

Para essa partida, foi feita uma gestão por parte de JJ: Maxi, Coentrão, Aimar, Cardozo e Saviola não alinharam de início. Mas nem assim o Benfica se mostrou diminuído, apesar de a expulsão madrugadora de João Pereira (que deveria estar à espera de um Olegário Benquerença conivente), ter sido um factor importante mas não crucial na vitória do Benfica por 4 bolas contra uma.

Fica aqui um resumo da partida:
Fica a crónica d'A Bola:
Fiquem com algumas imagens do encontro:
Para a final, o Benfica defrontou o Porto. E que jogo foi... Num momento em que o Benfica estava na luta pelo Campeonato, pela Taça da Liga e a fazer uma Liga Europa de muita boa qualidade!

A final, disputou-se a 21 de Março de 2010, e convém lembrar que esse seria o 3 jogo no espaço de uma semana: O Nacional na Ilha da Madeira a 14/03, O Marselha em França a 18/03 e... O Porto a 21 no Estádio do Algarve, muita quilometragem por sinal.

O Certo é que JJ voltou a apresentar uma equipa com mexidas e ainda bem até porque o adversário fez o mesmo e as coisas não correram lá muito bem.

Foi uma partida de tremenda tensão com o Benfica a tentar jogar futebol, o Porto a tentar estragar o Futebol e um árbitro a arbitrar com os olhos mais vezes fechados do que abertos. Como a partida foi sempre correndo mal ao Porto por via da qualidade superior do Benfica, o caldo foi-se entornando cada vez mais, estragando a beleza da partida.

O certo é que o Benfica venceu a partida de forma categórica, com uma exibição de garra, sacrifício e muita inteligência. Os jogadores sabiam ao que iam e não tiveram receio de se entregarem à luta nunca descurando as suas próprias capacidades técnicas.

Se na primeira parte, a falta de qualidade do guarda-redes adversário e a falta de vontade em acertar na bola e sim nas pernas dos jogadores do Benfica foi um factor desequilibrador e que permitiu que o Benfica marcasse 2 golos, na segunda foi o Benfica a conseguir conter o ímpeto ofensivo do Porto. A equipa foi forte e não vacilou, fazendo pressão o mais longe possível da sua grande área e aguardando pelo momento certo para infligir o golpe final que só aconteceu nos momentos finais da partida.

Bem o treinador do Benfica em fazer as alterações que fez. Numa altura em que um certo equilíbrio que se fazia sentir, poderia ser prejudicial para o Benfica, JJ foi colocando jogadores como Saviola, Ramires e Cardozo de modo a refrescar toda a frente de ataque. Durante esse período, o Benfica abafou por completo o seu adversário que não mais conseguiu criar um situação perigosa junto à baliza de Quim.

Um facto curioso: Airton e Kardec, reforços de Inverno, fizeram exibições imaculadas. Lembro-me de na altura ter pensado que o Benfica tinha acertado nas suas contratações, especialmente na do centro campista. Infelizmente, nem um nem outro acabaram por singrar no Benfica... Mas foi algo misterioso face à qualidade de ambos.

Fiquem com o resumo da partida:
Fiquem com a crónica d'A Bola:
 
 
 
Fiquem com algumas imagens da partida:
Uma caminhada, especialmente a parte final, memorável.

Duas notas: O meu agradecimento ao Bakero do Memória Gloriosa (visitem); este artigo deverá provavelmente ser aumentado.

E Pluribus UNUM!

2 comentários:

  1. É por ter presenciado estes momentos que estarei sempre mais agradecido a JJ do que aborrecido por ter ido parar ao SCP.

    Eu ao contrário de muitos aceitava de braços abertos para mim o anlfabeto de Portugla que mais percebe de táctica e motivações dos atletas por muito casmurro e mal educado que o mesmo sejá!!

    Apenas e só porque como os grandes mestres ele não desiste está sempre a tentar aperfeicoar o atleta como se fosse um filho seu nem que para isso só lhe dê pancadas na nuca, quem trata os seus filhos só com carinho acaba por ficar com putos e homens mimados.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo a tua opinião.

      A minha: não era bom a gerir o plantel ao longo da época. Era lobista. Revelou-se ingrato. 3 motivos para olhar para ele com total indiferença nunca esquecendo que o Benfica tem títulos com ele inserido no grupo de trabalho... Por isso, claro que terei de lhe ficar grato.

      Saudações TETRAGloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo