domingo, 4 de março de 2018

2017/2018 - 25ªJ: SL Benfica 5 Marítimo 0

... Bem, desde já vos aviso que não vou escrever sobre a segunda parte. Entendo o que poderá estar na génese desse período, mas será uma pequena falta de respeito face ao que se passou na 1ª parte.
Juntos: 52460...
É fácil falar agora mas garanto-vos que estive relativamente tranquilo naqueles primeiros 10-15 minutos da 1ª parte. Já vejo futebol há muito tempo... Quando vi o Marítimo muito em cima dos jogadores do Benfica, a cortar linhas de passe, a recuperar a bola no nosso meio-campo, a cercar a equipa perto da grande área mas... Sistematicamente a não conseguir uma única oportunidade de golo, pensei: Ok, se a equipa não cometer erros, eles vão cair que nem tordos porque estão a correr que nem aluados a tentar tapar todos os caminhos de saída de bola. Assim dito, assim feito, pimba!

Muita cagança mostrou este Marítimo, apostou as fichas todas numa pressão alta sem, talvez, pensar nas consequências: O pessoal do Funchal não tem estaleca para esta opção de jogo. Fazem-no duas vezes por época (contra o Benfica) e se no Funchal, contam com ajudas externas, na Luz a cantiga já é outra. Poderão os adeptos da santa aliança dizer agora que o Marítimo deveria ter jogado de bloco híper baixo - que nem uma rolha à frente da sua baliza - mas é tudo conversa... Se bem que tenham sido corajosos... Sim! Foram corajosos até porque durante esse período, manietaram um pouco a construção de jogo ofensivo do Benfica mas...

É que, e pode-se agora dizer, parece que o Benfica poderá também ter deixado que os insulares pensassem que estavam a controlar mas a equipa não cometeu erros e à primeira oportunidade, enfiou o primeiro prego no caixão deles, à segunda idem e... Bem, 4-0 ao intervalo era um resultado mais do que justo e talvez tivessem ficado mais alguns por marcar! Sim, mais jogo de ataque houve que por uma má opção de passe, morreu de forma precoce.

Toda a equipa esteve relativamente bem. Fortes na pressão, precisos no passe, solidários com o colega mais próximo e, muito importante: Começaram a deixar o futebol que é bonito fluir! Resultado? 4 golos belíssimos! Até o penálti o foi... Parabéns Benfica!

Em relação à segunda parte, fica somente a beleza do golo de Zivkovic. De resto foi um treino de descompressão num relvado cada vez mais pesado e propício a prender chuteiras... Mais uma vez, como sempre, penso que RV poderia ter estado melhor no timing e nas opções das alterações. Compreendo a vontade de ver Jonas a marcar o maior número de golos possível mas com o resultado feito, e o jogo ganho... Ver Jonas ali sujeito às contingências de uma partida de futebol com o relvado tão pesado, e os adversários muito afoitos a ir às canelas.... O seguro morreu de velho e ainda bem que Jonas saiu ileso.

Notas a doer, assim tem de ser:

Varela 5: Continua a dar a ideia de que anda aos pardais. Se existiram momentos de frissom na primeira parte junto da baliza do Benfica, isso deveu-se à falta de confiança da dupla de centrais no seu próprio guarda-redes. Caro Varela, assim não pode ser. Foi um mero espectador nos últimos 45 minutos.
Almeida 7: Boa partida. Acumula, se não me engano, 7 assistências para golo, tendo já marcado 2... A sua saída foi uma espécie de protecção espero eu. Neste momento, Douglas não confere confiança, se é que alguma vez conferiu, pelo que o André é o único Lateral Direito e tem vindo a estabilizar as suas exibições.
Rúben 6: Nada de importante mas sempre seguro.
Jardel 6: idem, tal como o parceiro do centro da defesa.
Grimaldo 7: Partida ela-por-ela coroada com um belíssimo golo. Deu a sensação que os insulares estavam mais do que avisados e não lhe deram muito espaço.
Fejsa 7: Pacífico. Assim que o Benfica assumiu os custos da partida, foi um passeio para o sérvio, que também saiu por precaução... Nem deveria ter entrado na 2ª parte, o que é excelente deve ser estimado.
Pizzi 6: Nada de mal, não muitas coisas boas.
Rafa 7: Parece estar cada vez mais habituado a jogar. Isso por vezes é o suficiente. Resta-lhe soltar-se cada vez mais, o que tem vindo a acontecer.
Cervi 6: Mais intermitente do que o habitual, pareceu-me, pois ele já é conhecido e os adversários não poupam. A entrega habitual de um grande guerreiro.
Zivkovic 7: Também um pouco intermitente, tal como Cervi, o que me leva a pensar que o terreno mais pesado não o terá favorecido. Marcou um golaço!
Safou-se de uma lesão gravíssima...
Jonas 8: Ai se o Benfica tem levado a partida mais a sério a 2ª parte... Ai... 3 belíssimos remates certeiros... Que maravilha. Eu que sou pragmático - vivi o Vietname - há muito que me rendo ao nosso Pistolas... É verdade que não lhe perdoo momentos menos conseguidos 😇😉 (a ele e a ninguém) mas ele é o maior. RV deve pensar, e tem tempo para isso, na melhor maneira de o utilizar nas partidas contra a santa aliança! É uma dor ver Jonas a passar muito ao lado dessas partidas.
Que golos marcou Jonas, todos com nota artística, até aquele penálti que nem Águia Vitória teria sido capaz de apanhar 😉.

As alterações... Nada a assinalar!

A arbitragem? Bem, o árbitro, Hélder Malheiro, não viu aquela ceifadela de cima a baixo na canela do Zahovic... Teve de ir ao VAR. Viu e sancionou correctamente. Mas houve mais ceifadelas deixadas por sancionar...
Será que ouvi/vi um fod@-se?
Também penso que esteve mal no lance do penálti. Era vermelho e não amarelo para o jogador do Marítimo!

Descansar. Pensar. Nunca desistir.

Resta ao Benfica prosseguir o seu caminho e aos adeptos apoiar e defender o clube.

PS1: O INEM veio a terreno afirmar que não teve nenhum elemento do seu corpo de intervenção presente no porto-sporting... Bem, eu vi o que se passou lá... Quem eram os indivíduos que lá estavam bem perto do banco de suplente do Sporting? Membros dos sd (sim estava lá uma senhora e?)? Não sei qual o protocolo mas não seria obrigatório ter pessoas com conhecimento do que estão ali para fazer? Qual a função daqueles elementos... São maqueiros, socorristas ou pessoas que foram ver o jogo à pala estilo tribuna VIP?

PS2: Frases soltas... O treinador do Estoril após a derrota frente ao Braga:
Penso que arruinaram a carreira a Ivo Vieira. Ele parece que conseguiu colocar a equipa a jogar relativamente bem (3 vitórias em Janeiro - uma frente ao Sporting) mas depois aconteceu aquela palhaçada com o porto-clube e ele deu por si prostrado no chão... É, parece que lhe puxaram o tapete e neste momento, o Estoril parece que vai para a 2ª Liga... Se assim for, ele que no fim agradeça a quem de direito, mas com frontalidade.

Não sei o que ele sente e é difícil colocar-me no lugar dele mas... 1º Ter visto o golpe da bancada; 2º Ver a sua equipa ter aquele comportamento na segunda parte; 3º A história do pagamento...
Pois...
O treinador do Braga após a vitória frente ao Estoril:
PS3: João Félix... São muitas notícias dele nos últimos tempos. O porto-clube 1 Benfica 2 - 2 golos dele; Benfica 2 Guimarães 1 - 2 golos dele... Onde há fumo há fogo? Haja cabeça puto!
Dado que a partida foi na BTV, fica o resumo:
Ficam também a melhores imagens da partida segundo este meu critério:
Foto: Red Pass
 🙌
Ricardinho esteve na Catedral para assistir à partida frente ao Marítimo:
Transcrevo este momento:
Repórter BTV: Como é que se consegue ser o melhor do mundo aos 32 anos?
Ricardinho: Sendo Benfiquista!

E Pluribus UNUM!

5 comentários:

  1. Bem, como sempre mais uma análise perfeita e bem elaborada, concordo perfeitamente.
    Pena o mau início de época e estaríamos muito mais confiantes, apesar disso continuo a acreditar no penta, uma escorregadela do FCP e só dependemos de nós mas para isso não podemos ser nós a escorregar.
    É crer, acreditar e nunca esquecer, que somos:
    "Demasiado fiéis para desistir"

    Carrega Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito a ter ser impossível.

      De facto, houve um início titubeante (a nível de performance dos jogadores e do treinador) que aliado a outros acontecimentos, permitiu que o Benfica estivesse a 5 pontos do 1º lugar. Resta aguardar mas o trabalho tem de ser intenso...

      Eliminar
  2. Minha Chama, infelizmente só vi a partir dos 30 minutos aos soluços, e vi a segunda parte sossegado. Compreendo a segunda parte. Campo muito molhado, risco de lesões, resultado feito. Não é agradável para quem vê, mas aceito. Único "defeito" que vejo actualmente na equipa: dificuldade em sair com a bola da pressão dos adversários. Claro que quando consegue sair, depois é um ver se te avias a instalar o pânico na defesa adversária... 😉 Faltam os testes difíceis com fcp e scp. Serão jogos para verdadeiros campeões. Até lá é manter a seriedade e o empenho. Não repetir a primeira parte de Paços de Ferreira, por exemplo. De resto, talvez o verdadeiro Estoril Gate seja este de 2018... Aquilo cheira tudo muito mal.

    ResponderEliminar
  3. O amarelo no penalty parece-me bem mostrado, porque ele tenta chegar à bola.

    Em relação ao Jonas, é mais do que óbvio que Vitória está a tentar ajudá-lo a ir ao Mundial, e talvez só o consiga se vencer a bota de ouro, à qual é candidato diga-se - mais 2 golinhos e empata com o Messi e companhia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez... Mas se fosse vermelho era justificado, certo?

      Sim, Esses são os factores que impulsionam a contínua utilização de Jonas: Melhor marcador nacional, melhor marcador europeu e convocado para o mundial.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo