quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Qualquer Semelhança Com...

... Algo que possa estar a acontecer na realidade pode - ou não - ser coincidência. A verdade é que tenho recebido algumas mensagens em privado a questionar-me sobre o meu aparente silêncio sobre o que se passa com o clube de quem o Benfica é vizinho em Lisboa.

Bem caros leitores, aqui vos confesso que o que me interessa é o Benfica e o desporto. O que lá se passa é puro lixo... Estou ao corrente da situação mas nada me move para molhar a colher.

Como a vida é mais do que futebol, e o futebol Português está a ser moldado para levar os adeptos a reagirem em vez de pensarem bem e sim depois a reagirem, eis que dou comigo a ver um programa do National Geographic e de repente algo faz sinal...
Em primeiro lugar... O Benfica! Em segundo, todos poderão saber o que se passou a seguir no Iraque - quem não souber é só investigar. Em terceiro, para já, está tudo dito sobre este assunto.

Em quarto, ontem publiquei um artigo sobre Ricardo Gomes. Eu sabia que iria ter pouca rotação. Estou curioso com a comparação que certamente irei fazer amanhã.

PS1: With love:
PS2: Nunca mais joga o Benfica...
E Pluribus UNUM

6 comentários:

  1. Está boa, mas tenho uma melhor.


    O Fuhrer de Alvalade:
    Abril de 1918 - A Alemanha completa a sua conquista dos territórios Russos após assinada a Paz de Brest-Litovsk, e aproxima-se a passos largos de Paris. É um apogeu do poderio Alemão, daí em diante, uma série de derrotas e humilhações levariam o país a mergulhar num período negro, que levaria à ascensão de um ditador sanguinário de seu nome Adolf Hitler.
    Abril de 2002 - O Sporting sagra-se campeão nacional pela 18ª vez na sua História, a 2ª vez em 3 anos. Nesses mesmos 3 anos venceu 2 campeonatos nacionais, 1 Taça de Portugal (e outras 2 finais) e foi o vencedor de 2 Supertaças. Era o apogeu do clube de Alvalade, depois de quase 2 décadas sem títulos da liga. Daí em diante, uma série de derrotas e humilhações levariam o clube a mergulhar num período negro, que levaria à ascensão de um ditador lunático de seu nome, Bruno de Carvalho.
    As semelhanças entre estes dois líderes não acabam aqui, senão vejamos:
    Anos antes de chegar ao poder, Hitler teve uma tentativa falhada. O famoso Putsch da Cervejaria. Em 1923, Hitler (que já possuía uma base de apoio relevante dentro do partido e em várias zonas da Alemanha) decide tomar o poder. No entanto o seu golpe, sendo as razões principais, a falta de apoio dos membros mais velhos e experientes dos partidos da direita (apesar de ter o apoio dos jovens mais fanáticos e mais violentos) que não acreditavam na sua retórica de luta contra tudo e contra todos. Outra razão importante foi que, na altura a Alemanha estava mal, mas ainda mantinha um nível mínimo de sustentabilidade, e havia um sentimento que as coisas estavam a melhorar aos poucos.
    Anos antes de chegar ao poder, Bruno teve uma tentativa falhada. As famosas eleições de 2011. Bruno (que já possuía uma base de apoio relevante junto aos adeptos) decide tomar o poder. No entanto a sua candidatura falha, sendo as razões principais, a falta de apoio dos sócios mais velhos e experientes (apesar de ter o apoio dos jovens mais fanáticos e mais violentos) que não acreditavam na sua retórica de luta contra tudo e contra todos. Outra razão importante foi que, na altura o Sporting estava mal, mas ainda mantinha um nível mínimo de sustentabilidade, e havia um sentimento que as coisas estavam a melhorar aos poucos.


    ResponderEliminar
  2. Mas tudo mudou anos mais tarde:
    No caso de Hitler foi a crise de 1929 que destruiu o que restava da economia alemã e do orgulho (já ferido dos alemães), e obrigou a população a enveredar por uma opção nada convencional, com um discurso absolutamente diferente dos políticos até então, e com esperança num futuro melhor.
    No caso de Bruno, foi a crise de 2012-2013, que colocou o Sporting num, nunca antes visto, 7º lugar, que destruiu o orgulho (já ferido dos sportinguistas), e obrigou os sócios a enveredar por uma opção nada convencional, com um discurso absolutamente diferente dos dirigentes até então, e com esperança num futuro melhor.
    A partir daí deu-se uma grande mudança graças a esses líderes:
    A Alemanha, recusou-se a pagar as dividas que tinha para com os aliados no seguimento da Primeira Guerra Mundial. Além disso passou a ter uma politica isolacionista, saindo de várias Organizações Internacionais, declarando que o resto do mundo estava contra eles, e que era preciso destruir os oponentes externos (liberais e comunistas) bem como os oponentes internos (judeus, intelectuais e dissidentes). Para isto, Hitler utilizou a sua imagem como salvador da Pátria germânica, tornando-se a personificação do ideal ariano, o chefe supremo a quem todos os alemães deveriam venerar. Todos os que pensassem diferente tinham de ser identificados, capturados e eliminados rapidamente. O contraditório não poderia existir, era preciso calar a qualquer custo, quem pensasse por si próprio e fosse contra o líder. Para alcançar isto, Hitler criou uma vasta rede de bufos e informadores, bem como promoveu uma série de fanáticos para espalhar mentiras que o fizessem parecer um herói nacional.
    O Sporting, recusou-se a pagar as dividas que tinha para com os seus credores. Além disso passou a ter uma politica isolacionista, declarando que o resto do mundo futebolístico estava contra eles, e que era preciso destruir os oponentes externos (Benfica e FC Porto) bem como os oponentes internos (apoiantes de outros candidatos à presidência, dissidentes dentro do clube, e até simples adeptos que discordavam do modus operandi de BdC). Para isto, Bruno utilizou a sua imagem como salvador da Nação Sportinguista, tornando-se a personificação do ideal leonino, o chefe supremo a quem todos os sportinguistas deveriam venerar. Todos os que pensassem diferente tinham de ser identificados, localizados e calados rapidamente. O contraditório não poderia existir, era preciso calar a qualquer custo, quem pensasse por si próprio e fosse contra o líder. Para alcançar isto, Bruno criou uma vasta rede de bufos e informadores, bem como promoveu uma série de fanáticos para espalhar mentiras que o fizessem parecer um herói dentro do clube.
    Ora daqui para a frente, todos sabemos o que aconteceu com a Alemanha, graças à insanidade de Hitler:
    2ª Guerra Mundial, de onde saiu derrotado, e a economia alemã foi destruída. Após esse terrível acontecimento muitos alemães estavam incrédulos com as atrocidades cometidas pelo seu líder. Enquanto outros, absolutamente cientes do que tinham feito, fugiram ou foram mortos.
    No entanto ninguém sabe até onde a loucura de BdC levará o Sporting. Aqui na boca do Bruno todos desejamos que os sportinguistas sejam capaz de parar o seu próprio fim e aprendam que os meios não justificam os fins.

    ResponderEliminar
  3. foste criativo na exposição da tua opinião acerca deste circo ;)
    qual é o nome do documentário, já agora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Nome é "The Real Saddam Hussein".

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  4. Excelente.
    "Deixa arder" hahahaha
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo