quarta-feira, 2 de novembro de 2016

LC 2016/2017 - FG 4ªJ: SL Benfica 1 D. Kiev 0

Pareceu-me um jogo já um pouco habitual entre equipas que tinham de fazer pontos já para terem algumas esperanças amanhã...
Desse modo, foi  compreensível ver o Benfica mais cauteloso no seu jogo atacante. Era imperativo não sofrer golos e para isso, a construção de jogo ofensivo foi feita com muita cautela de modo a nunca haver a possibilidade de a defesa ser apanhada em contra-pé. Foi das poucas vezes que vi o Gonçalo Guedes tão recuado a defender em ambos os flancos, isso permitiu o 4-4-2 transformar-se em 4-5-1 a defender de modo a também dar a possibilidade à equipa de atacar mais em profundidade... Mas ontem, não houve muita espontaneidade a atacar - só nos primeiros minutos da segunda parte quando o Benfica teve hipóteses de matar a partida mas...

Há  uma certa dose de felicidade na vitória de ontem... Naquele período final da primeira parte, com o jogo tão estacionado, o cérebro do jogador do D Kiev meteu folga... Talvez estes lances passem despercebidos mais vezes do que o oposto mas Luisão é alto... E não pediu ao Vida para o fazer...  Sálvio marcou e o Benfica foi para o intervalo a ganhar.

Também houve uma dose de eficácia... Na única defesa difícil que teve, Ederson emendou de forma magistral um erro dele (e do Nelson).

Claro que houve doses de infelicidade... Aquele chapéu infeliz de Mitroglou que falha as redes interiores e a bomba do Gonçalo que quase partiu o ferro da baliza do D. Kiev.

Muita coisa, pouca coisa que resultaram na conquista de três pontos cruciais para a ambição do Benfica na presente edição da LC.

Umas notas para RV: O Benfica teve ontem um adversário mais astuto que explorou algumas deficiências do modo em como a equipa defende. Parece-me que os laterais ficam demasiado junto dos centrais dando muito flanco aos adversários:
De fora como estou, parece-me que o trabalho de correcção envolve não só os laterais mas também os extremos e o nº10...

Pareceram-me correctas as alterações. O Benfica refrescou o miolo (por lesão infelizmente) e o ataque e mesmo a entrada de Almeida foi compensada com a subida de Pizzi de modo a manter a equipa o mais esticada possível para pressionar de imediato a saída de bola do D Kiev.

Notas aos jogadores:
Ederson 7: Penso que deveria ter tido outra atitude na abordagem do lance que resultou na grande penalidade... Derlis estava muito afastado da zona de remate directo! Mas redimiu-se com uma defesa gigante.
Nélson 6: Começou a todo o gás mas depois acalmou porque estava a deixar o seu flanco muito aberto.
Luisão 7: Continua a saga... Mais um jogo do Benfica sem sofrer golos...
Lindelof 7: Infeliz a escorregar, gigante a recuperar e a tirar a colher da boca a Derlis.
Grimaldo 7: Quase marcava de cabeça. Com ele na equipa, as coisas são um pouco melhores.
Fejsa 6: Os últimos minutos do jogo com ele em campo teriam sido mais pacíficos...
Pizzi 6: Pizzi vai aprendendo nestes jogos mais difíceis a ser ainda melhor.
Sálvio 7: Marcou o golo da vitória - não é fácil marcar da mesma maneira um penálti à mesma equipa em dois jogos seguidos...
Defendeu bem enquanto foi capaz... Outro que estava morto mas que vai paulatinamente regressando ao patamar que todos queremos.
Cervi 7: Jogo interessante do argentino. Esta nota vem da sua entrega ao esforço de defender o acesso à baliza do Benfica na segunda parte.
Gonçalo 7: A entrega habitual... A capacidade de explosão habitual... Que grande golo seria aquele, um milímetro mais abaixo do ferro...
Mitroglou 6: Disponível para andar perdido entre os centrais e pressiona-los na saída de bola. Pena não ter marcado naquele chapéu aos 65 minutos.
Samaris 5: Não tem ritmo mas tem personalidade. Entregou-se totalmente à luta tendo inclusivamente visto o único cartão amarelo mostrado a jogadores do Benfica.
Jiménez 4: Entrou para abrir ainda mais a defesa dos ucranianos. Assim que entrou no ritmo, saiu disparado para o golo tendo sido agarrado...
André Almeida 1: Nada a assinalar.

Jogo muito cerebral sem dúvida e pouco espontâneo com toda a certeza. O primordial era voar com segurança para conquistar os três pontos:
E tal foi conseguido. Mais uma lição importante para esta juventude que teima em aprender e aprender e aprender...

E o árbitro? O penálti sobre Luisão é límpido, já o outro supostamente cometido por Ederson... Mas o brasileiro do Benfica colocou-se a jeito para tal e o teatro do brasileiro do D. Kiev fez o resto. O jogador ucraniano que deixou Fejsa lesionado, jamais mereceu ter acabado a partida...
E isto, até posso estar enganado mas, vai acontecer muito no próximo Domingo...

Falta ainda este lance:
Fazendo fé no penálti assinalado contra o Benfica, este também deveria ter sido assinalado... É só rir.

Tempo de recuperar as forças e focar toda a atenção no próximo embate que vai ser tremendo. Espero que Fejsa não tenha nada de muito complicado... Que possa até estar apto a jogar uns quinze a vinte minutos no Domingo :-))).
PS: Cosme Damião faria hoje 131 anos de idade...
Parabéns Cosme (clicar), eternamente grato.

E Pluribus UNUM!

4 comentários:

  1. Cumprimentos ao Antunes e ao Miguel Veloso. Tomem Kompensam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Veloso está em Itália no Génova.

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  2. Não há pênalti mas admito ser um lance difícil para o árbitro não assinalar contra o Benfica.
    O mais importante são os três pontos.
    Que o fejsa recupere realmente que domingo vai ser a doer.
    Somos superiores mas temos de provar em campo, sempre,seja com quem for.
    Saudações gloriosas
    Vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Fiquei indeciso mas a repetição tirou as dúvidas, pena que a CS veja as coisas com muito verde e azul no pano de fundo. No entanto, quando um guarda-redes e/ou defesa se colocam a jeito...

      O Fejsa não vai ao jogo mas este Benfica de RV vai continuar o seu caminho... Contra 14?

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo