quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Jornada 10: Numerologia, Disciplina, Ética e Xistra

Agora que a cabeça está mais fresca, vale a pena dar uma olhada com mais calma sobre o jogo que marcou a última jornada (podem recordar aqui). E foi uma partida com as suas incidências peculiares, como são quase sempre os jogos naquele estádio frente ao clube nortenho, mas que felizmente acabou com um empateo que aparentemente favoreceu mais o Benfica do que o seu adversário... Fruto deste momento:
Parafraseando o que escrevi no artigo sobre o jogo, e não vale a pena tornear os acontecimentos, o Benfica foi feliz onde tem sido infeliz e aproveitando um alerta do Glorioso Miguéns, reparei nisto:
E fui revistar isto:
Passados estes anos todos, nunca me tinha lembrado de ir verificar... Pronto, continuem a mentir pois é algo tão habitual:
Casa quase cheia... O 19 foi ali colocado por ser o número da camisola do marcador do golo do porto clube. 49.919 não poderia ser pois não?

O árbitro arturzinho... Mais uma vez volto a afirmar que teve uma boa actuação ao nível técnico em lances para penálti dentro da grande área do Benfica. Ele poderia ter tramado o Benfica ao assinalar um dos inúmeros mergulhos dos jogadores do porto mas não o fez pelo que merece parcialmente o benefício da dúvida. No entanto, quer no plano das faltas mais ríspidas quer no correspondente plano disciplinar, pareceu-me, foi mais um adepto do clube visitado (quase um décimo segundo jogador?). Uma questão de critérios? construam a vossa opinião:
Minuto 48: É assinalado um fora de jogo a otávio. Ederson corre para a bola para marcar o respectivo livre indirecto. 18 segundos depois vê o cartão amarelo por demorar a repor a bola em jogo. O nulo que se verificava no marcador mais a demora (18 segundos) terão levado o árbitro a amarelar Ederson...
Minuto 73 com 48 segundos: Já com o porto a vencer por 1-0, é assinalado um pontapé de baliza que é marcado 28 segundos depois... Qual amarelo! Grande critério não?

Faltas, faltinhas e faltonas... Pizzi e Samaris foram amarelados por causa disto:
Concordo absolutamente com este amarelo porque Pizzi foi imprudente não tendo grande intenção de jogar a bola. Pena que tenha atingido o danilo no peito e ele se tenha agarrado à cara....
Já este amarelo... Dá toda a sensação que Samaris toca na bola e que o jogador do porto se atira para o relvado! Se o arturzinho teve outra interpretação...

A verdade é que os jogadores do porto gozaram de um proteccionismo com grande latitude. Só o jogador corona viu amarelo e por protestos por que de resto... Vejam:
Maxi dá o flanco a Eliseu que arranca e... O arturzinho deixa o jogo seguir - a bola ficou em Cervi - aponta para Maxi mas assim que a jogada se perdeu... Nada! Aliás, A coisa entre Eliseu e Maxi esteve bem ardente:
Benditas caneleiras...

O Gonçalo também sentiu o peso da dualidade de critérios por parte de arturzinho:
Se o Pizzi mereceu o amarelo pela aquela entrada sobre o danilo e foi uma entrada lateral... Esta do neves sobre o Gonçalo é frontal e com intenção de magoar. Cartão? Qual cartão...
E esta? Já debati este lance com várias pessoas que sempre disseram que era para amarelo. Quando lhes disse que nem falta foi assinalada (foi assinalado lançamento lateral para o Benfica) e que vissem com mais atenção (pé direito a trinchar o calcanhar do André e a perna esquerda a varrer o André já em queda)... Pois... Nessa altura disseram-me que realmente se o árbitro tivesse expulso o brasileiro, não seria assim tão descabido mas que aqueles eram os momentos finais da partida e os árbitros fecham muito os olhos porque não querem ficar queimados - ainda mais sendo este jogo onde era!

Para mim era vermelho na hora... Pouco tempo depois, estava o Benfica a intensificar o cerco a grande área portista:
Passa a bola, não passa o jogador e nada... Nem falta! Comparem com a suposta falta que valeu um amarelo ao Samaris.

Por fim o novo josué do porto:
Podemos aguardar eternamente por uma sanção federativa ao otávio que iremos envelhecer na paz do senhor...

E os adeptos? Bem, a época passada passou-se isto:
Uma tarja e três mil e tal mocas? No passado Domingo, passou-se isto:
Ora bem, aqui conto cinco e arredondando para 3.500€ cada, a coisa fica por volta dos 17.500€... Se juntarmos isto:
E isto:
Objectos pirotécnicos e afins que caíram na pequena área de Ederson, a soma deve ser interessante não? Veremos o que acontecerá... Sentados à espera.

Para terminar em beleza, falta falar da justiça na transmissão da sport tv. Os adeptos do Benfica estiveram lá mas a transmissão não os mostrou... Foram a força motriz que ajudou os nossos jogadores a continuarem a tentar, mas vê-los népia. Nem aquando do minuto 92... A sport tv escolheu mostrar o desalento dos adeptos e treinador do clube visitado.

Mas eles estiveram lá (desde já agradeço ao Valter Gouveia pelas lindíssimas fotografias - Visitem o seu atelier na Internet por favor):
Aí estão os adeptos do Benfica! Que força, mesmo impedidos de entrar a horas tudo por causa do medo que os outros tinham... Sinto-me envaidecido!

Foi difícil, muito difícil, mas o Benfica conseguiu trazer um ponto da cidade do Porto. Soube muito bem mas mesmo muito bem.

PS1: Entretanto, perto da Catedral
A contar para esta mesma jornada, o sporting venceu a sua partida. O primeiro golo, teve origem neste movimento:
E beneficiaram de uma daquelas expulsões à xistra no início da segunda parte (primeiro amarelo nem falta parece ter sido + segundo amarelo correcto por impedir um lançamento da linha lateral)...

Férias então. Tenho previsto um artigo sobre o Ricardo Gomes nesta paragem.

E Pluribus UNUM

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Saudações a todos os benfiquistas. Ao ver estas imagens faltas cometidas pelo, porto. Sem duvidas que o árbitro podia ter melhor desempenho mas e sempre assim no dragão. Conseguimos empatar porque temos melhor futebol que o, porto sem duvidas.

      Eliminar
  2. Olá :)

    Chegou o Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais onde consegues escrever e publicar os teus posts do Blog com análise de SEO e partilhar ou agendar em várias redes sociais em segundos. Consegues ainda ter as estatísticas das tuas publicações e acesso à nossa comunidade de Bloggers.

    Gostaríamos de te convidar a usar o Swonkie com o teu Blog.

    O Swonkie é o melhor amigo dos Bloggers, e desenhamos isto a pensar em Blogs como o A Minha Chama.

    A nossa equipa estará em Swonkie.com para te conhecer. Contamos então contigo :) ?

    P.S - Tivemos de entrar em contacto contigo porque não encontramos o teu email no blog.

    Até Já

    Equipa Swonkie

    ResponderEliminar
  3. Avante Benfica, contra tudo e todos.
    Orgulho até morrer.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
  4. Faltou mostrar a entrada duríssima do Danilo sobre o Cervi ao 10 minutos, quando este se isolava!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Humm... Para ser sincero, fiquei com a ideia de que o Cervi deveria ter seguido em frente em vez de ficar com a falta (que foi assinalada). Mas alvez tenha ficado um belo cartão amarelo por mostrar...

      Amanhã irei rever o lance Flic Flac Açores.

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  5. Obviamente que a arbitragem do Arturzinho foi muito hábil. Não teve influência directa no resultado, mas em dúvida, era sempre a favor dos corruptos. A sarrafada do Filipe, comprova tudo.Correram como loucos aditivados, só pode, e deram o berro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge, essa é uma imagem que fica e que já tem décadas: Contra o Benfica correm a 200 Km/H...

      Saudações TRIGloriosas.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo