segunda-feira, 7 de novembro de 2016

2016-2017 10ªJ: fc porto 1 SL Benfica 1

Ficou quase tudo na mesma após o final da partida de ontem no Porto... O Benfica mantém a vantagem sobre o porto vê no entanto o sporting aproximar-se. O que também mudou foi o facto de RV já não perder sempre frente ao porto.
Nem apareceram nas imagens da sporttv... Mas deu para os ouvir...
Mesmo já com a cabeça mais calma, fiquei com um sabor agridoce no palato... E é para RV que direcciono as minhas palavras sobre a partida. Parece-me que a mensagem - qualquer que tenha sido - não passou para a cabeça dos jogadores. O Benfica jogou de forma demasiadamente fixa sem arriscar um milímetro até sofrer o golo no início da segunda parte...

É verdade que trazia uma vantagem pontual importante e que tal vantagem lhe conferia poder jogar de uma forma mais cerebral mas não foi isso que aconteceu. A equipa recolheu-se muito, esteve mal a tentar construir transições e ofereceu muitos espaços ao adversário quando era o oposto que deveria acontecer. Sentia-se a falta de uma liderança mais forte até porque os piores momentos começaram a acontecer assim que Luisão começou a jogar inferiorizado. Ver um colega - Ederson - a vomitar também não ajuda um jogador a manter o foco... Deste modo, houve momentos de algum sufoco até o porto perder o gás - por volta dos 35 minutos - altura em que o Benfica se libertou ligeiramente e até enviou uma bola ao poste. Ao intervalo, no entanto, o empate era lisonjeiro pelo que eu esperava que RV acordasse os jogadores para uma segunda parte mais enérgica.

Tal não aconteceu. E o porto, de forma justa, acabou por se colocar na frente do marcador. Continuava mais expedito a atacar e os seus jogadores demonstravam ter mais vontade de ganhar a partida do que os do Benfica (não quero acreditar que fomos jogar para o empate mas...). Naquele momento, só um pensamento me ocorreu, enquanto já era audível o apoio formidável vindo dos nossos adeptos: A coisa só poderia melhorar porque sabendo o que esta equipa é capaz - mesmo com tantas ausências - a história que se estava a escrever não poderia acabar assim...

E RV começa a construir a recuperação ao minuto 59: Coloca Horta no miolo e retira Cervi... Aumenta o volume do Benfica no miolo de modo a tomar conta do jogo. Gonçalo cai para a esquerda a defender mas mantém-se como avançado a atacar. Pizzi flecte mais para a esquerda para vigiar o flanco. O porto responde, inexplicavelmente, com a retirada de um avançado para a colocação de um trinco!! Auto retirou profundidade ao seu jogo para atulhar o meio campo.

Ao minuto 73, RV coloca Jiménez e tira Sálvio. Tecnicamente, o Benfica jogava num 4-3-3 muito volátil: Samaris recuava para central a defender, Horta e Pizzi esgrimiam  forças com o meio-campo adversário; Gonçalo (esquerda), Mitroglou (centro) e Jiménez (direita) tentavam abrir a defesa adversária; Os laterais... Uma pena que Eliseu não tenha sido mais participativo a atacar... O porto responde com a retirada de mais extremos ofensivos para a entrada de jogadores de mais contenção... O inimigo era o tempo mas o treinador do porto foi neste ponto derrotado por RV que ardilosamente teceu uma teia de ataque sem descurar muito a sua defesa.
Como podem observar, não há nenhum domínio avassalador do porto sobre o Benfica (50-50 na posse de bola)... Agradecimentos ao maestro NES(TLÉ) que se encolheu tanto que acabou por se borrar todo. Mais cantos... Mas menos remates (e foram 3: Samaris, Lindelof e Lisandro).

O tempo que atraiçoou tantas vezes o Benfica foi desta vez o seu aliado: O tal minuto 92 só não acontece a quem não está lá. considero fantástico o trabalho de André Horta no lance que ditou o empate final:
Minuto 92 e não 93 como já andam a mentir por aí...
Pizzi bem ao não colocar a bola directamente ao barulho; O André tem ali uma fracção de segundo genial... Em vez de devolver, tira um adversário da frente; Aquele compasso de espera acabou por partir a organização defensiva do porto que até se esqueceu de colocar dois jogadores ao pé de Pizzi e do próprio André; O cruzamento vai teleguiado para Lisandro... Parabéns a todos!

Notas aos jogadores? Bem, foi um jogo de muita intensidade mas com pouca clarividência em quase toda a partida.
Ederson 7: Nada a fazer no golo... Remate fortíssimo e colocado. Duas grandes defesas em cada uma das partes do jogo... Após vomitar (aqui)!
Nélson 5: Até fez uma boa partida mas a sua reacção ao golo sofrido diz tudo: Atacou a jogada com muita sobranceria tendo ficado a ideia de que se tivesse sido mais afoito, teria interceptado o remate do avançado do porto.
Luisão 3: Recuperação rápida capitão... O Benfica voltou a sofrer um golo e o Luisão não estava lá! Coincidências pois...
Lindelof 6: Muito seguro, vai ser difícil tirarem-lhe a titularidade...
Eliseu 5: Esta nota é um pequeno castigo por se ter fechado muito atrás no seu flanco... Ao contrário do Nélson! Eliseu esteve quase sempre bem a defender mas a sua pouca vontade em apoiar Cervi amputou o flanco esquerdo.
Samaris 6: Corre mais do que deve este Grego... Por isso é que Fejsa fez falta... Mas fez uma grande partida proporcionando a Casillas a defesa da noite.
Pizzi 7: Boa partida. Leva esta nota porque gostei dos últimos minutos quando em vez de mostrar cansaço, arranjou forças para comandar a equipa para a frente. Muito importante a sua decisão em colocar a bola no André na marcação do canto que deu o golo do empate.
Sálvio 5: Muito preso a tarefas defensivas... Atacar era quase uma miragem.
Cervi 5: O mesmo que Sálvio.
Gonçalo 5: O mesmo que Sálvio e Cervi.
Mitroglou 5: A nota é a recompensa por ter sobrevivido a mais de noventa minutos ali sozinho na frente.

Lisandro 7: Boa actuação, excelente no cabeceamento! E já conta com três golos...
André Horta 6: Demorou a entrar no jogo mas assim que o fez, contagiou Pizzi que também entrou no jogo. excelente a sua visão no lance que ditou o empate final.
Jiménez 5: Com ele em campo, acabaram-se as férias para a defesa e meio campo do porto. Muito importante em criar o medo no adversário.

Melhor em campo? Pizzi merece a distinção aqui no AMC. Lisandro também certo? Mas fica para o Pizzi que vai agora tirar uns dias de férias na selecção (para mim, poderia jogar de caras a titular).

O árbitro? Ele é portista e quase nunca é capaz de se separar desse sentimento. A verdade é que poderia ter lixado o Benfica, com todo o teatro que os avançados do porto faziam dentro da nossa grande área, mas não o fez... Quando assim é, ficou mesmo satisfeito. Talvez um pequeno reparo: Faltou um amarelo avermelhado por mostrar ao sucessor do bicho - alves - maicon...
Falta ainda uma suposta cuspidela do otávio no Ederson assim como imagens claras de tal coisa pelo que... O certo é que os Benfiquistas irão ouvir/ler que ficaram uns quatro ou cinco penáltis por assinalar contra o Benfica mas se viram o jogo, sabem que tudo isso é FALSO!

Foi um jogo em que tudo tivemos para perder mas em que o querer de uma equipa levada ao colo pelos seus adeptos, acreditou até ao fim. Agora é tempo de... Talvez rezar que os jogadores que foram às selecções regressem intactos. Pizzi e Nélson certamente irão regressar incólumes... Rápidas melhoras para o capitão.

PS1: Petardos... Também se ouviram e não foram poucos... Especialmente no minuto:
PS2: Parabéns atrasados Pablo e como sempre, muito grato por tudo:
Contra grandes e pequenos... Cinco, quatro...
PS3 (14:05): Desculpa andré, quase que me ía esquecendo... Parabéns puto, muitos anos de águia ao peito é o que te desejo. E um grande dia para ti e para os teus claro!
Férias...
PS4 (14:25): Afinal estavam lá adeptos do Benfica...
E Pluribus UNUM

11 comentários:

  1. Bom post.
    Na última foto não é a única feliz naquela bancada( não se aguentou kkkk), existem ao pé dela mais rostos felizes e sorridentes!!! No lado oposto está um de pé também muito sorridente e logo atrás um puto (roupa da tropa) que parece gozar com o outro ao lado tipo...minuto 92 kkkkkkkk

    ResponderEliminar
  2. A última imagem é deliciosa... é impressão minha ou há ali "encarnados" disfarçados na bancada?

    ResponderEliminar
  3. Foi um grande resultado e conseguimos manter a vantagem no campo que é, históricamente, o mais difícil para nós.

    Nada está ganho, mas foi um passo importante para continuarmos perto do objectivo pretendido jornada a jornada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estivemos melhor a época passada mas não fomos felizes. Ontem...

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  4. Acho que o Ederson esteve mal no golo. Naquele ângulo não pode a bola entrar entre o poste e o guarda-redes. Mas acontece aos melhores. E Ederson é Grande !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não... Não teve hipótese porque o remate à sua frente, é potente e certeiro!

      O Nélson é que poderia ter ido de carrinho a rasgar aquela linha toda.

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  5. Jogo sofrível mas um bom resultado. Sempre são 5 pontos para os rivais, e isto com as lesões uma atrás de outras. Ontem foi a vez do Capitão. RV quando mexeu no miolo, o Porto abanou. Penso que deveria ter feito as substituições mais cedo. Arbitragem manhosa, não na influencia do resultado, mas nas faltas e amostragem ou não de cartões amarelos.
    Fiquei com a sensação que os tripeiros tomaram as bombas pois correram todos como loucos até darem o estoiro.
    Rumo so Tetra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com os dois parágrafos.

      Em relação ao segundo, entre incitar ao ódio para elevar os índices de competitividade dos jogadores e injectar umas bombas... Há uma ténue diferença... Mas é como tudo. O Benfica deu-se mas reaveu-se!

      Saudações TRIGloriosas.

      Eliminar
  6. O porto domina a partida até ao minuto 30. A partir dai Benfica teve que reagir ,e na minha opinião fez o que podia ter feito equilibrou a partida. Empate justo. Valeu e preciso não esquecer com tantas lesões. O empate acaba por ser positivo para o Benfica.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo