terça-feira, 15 de março de 2016

2015-2016 26ªJ: SL Benfica 4 Tondela 1

Compreensível o jogo que assistimos ontem no Estádio da Luz...

Foi um jogo de arranques de parte a parte, ora o Benfica ora o Tondela em alternância. O Tondela está quase de malas aviadas para a segunda Liga e o Benfica a ressacar... Porquê uma exibição mais parcelada frente a uma equipa de qualidade inferior? Porque:
Cada moeda tem duas faces... Mas esta moeda é igual em ambas... Todos juntos, todos unidos!
  • Fez dois jogos de grande intensidade física e mental seguidos.
  • Encontrou Um Petit de onze jogadores pela frente a correr pela vida e a jogar o futebol que podem com muito critério e vontade.
Foi um jogo com alguma intensidade por parte do Benfica onde se tentou fazer andar mais a bola do que as pernas dos jogadores e esta foi uma opção correcta com frutos: Quatro golos...

Bem que o adversário (uma espécie de Petit de Tondela) mereceu o golito, muito bom jogo onde a maior qualidade individual do Benfica ditou a diferença no marcador... Porque em termos de entrega e intensidade, houve um empate justo.

Sálvio está a regressar! Ontem, com mais tempo para "treinar", o argentino espicaçou a equipa e foi um pesadelo para o lado esquerdo do Tondela... Sálvio está a regressar!
O Gonçalo não está morto! Perdeu uma janela de oportunidade e terá sentido essa perda em demasia mas ontem à noite, ofereceu velocidade e perigo constante ao flanco esquerdo do Benfica... É, o Gonçalo não está morto!

Em relação a estes dois jogadores, fosse eu o treinador, teria mantido o Talisca em campo! O brasileiro tem uma maneira de passar a bola interessante, dá amplitude à equipa. Infelizmente, executa mal algumas vezes, os colegas por vezes não entendem e são lentos a subir mas quando a coisa é bem feita, dá metros de avanço ao flanco. Com Sálvio e Gonçalo, doidos por mostrar serviço, poderia ter sido interessante ver Talisca na batuta.

Jonas... Não dá descanso ao Higuain, Suárez e ao Ronaldo. Está lá em cima e poderão os leitores questionar o porquê de ele não marcar contra os clubes grandes que eu posso tentar ajudar a descortinar as razões: equipas supostamente de melhor qualidade quer a defender quer a atacar o que obriga o brasileiro a esforço extra em prole da equipa e a estar mais longe da baliza uma vez que não é ponta de lança fixo!
De resto, toda a equipa esteve bem na partida não esticando muito o esforço que lhe era possível... Bem, excepto Gaitán e Fejsa que (longo suspiro), espero não se tenham lesionado com gravidade! O trabalho de RV tem sido meritório em grande parte devido às lesões! Sai um entra outro... Mas penso que nesta altura da época, o treinador do Benfica era capaz de viver bem sem isso.

Aproveitando este clima de condescendência crítica, aproveito para vos dizer que até me parece que o árbitro esteve bem. Houve muito encosto entre os jogadores com mais ou menos intensidade o que ocasionou muitos pedidos de falta de parte a parte. Talvez possa ter existido algumas não assinaladas mas na verdade, a maior fluidez da partida deveu-se ao facto do árbitro ter fechado os olhos a muitos despiques... Assim sendo, penso que foi uma boa arbitragem!

Os amarelos a Jardel e Mitroglou foram bem mostrados, os fiscais estiveram bem, o que mais se pode pedir?
Cinquenta e mil e tal na Catedral... Fora os outros milhões de "encostados" espalhados pelo planeta... Tanto encosto dá um colão do caraças. Há quem esteja desempregado, quem saia às cinco, seis, sete da tarde e há também quem troque de turnos só para ver o Benfica no estádio ou no ecrã da televisão ou do computador. Há coisas assim fruto de uma paixão que não é física nem quantificável mas que está em nós Benfiquistas e, como Camões bem demonstrou, arde sem se ver.

Esta paixão de ontem à noite foi a energia em falta nos jogadores do Benfica. O começo impressionante a todo gás dos No Name e dos Diabos vermelhos alternando entre topos um BENFICA... BENFICA... CONFORTOU AS PERNAS E A CABEÇA DOS JOGADORES QUE MESMO NOS MINUTOS DE MAIS SILÊNCIO, SABIAM QUE ESTAVAM AMPARADOS PELAS BANCADAS... E o futebol flui com tudo isto criando a oportunidade de acontecerem coisas fantásticas como esta:
Dez segundos, oito toques! Classe... Outra vez por favor:
PS1: É... Há coisas que não mudam mesmo:
Interessante a quem o pdac atribui as culpas do desacerto portista... Não é a ele que terá tido uma palavra a dizer nas contratações de jogadores e treinador! Depois, temos os cães de fila que pediram calma aos sócios e após o final da assembleia foram agredir jornalistas... Do canal do clube! Sim, a sportv é do porto.
PS2: O tempo é assim, quanto mais velhos mais vemos pessoas a partir... A vida também é isto! No sporting - Benfica, contaram-me que um médico renomado da zona da Mealhada, faleceu após o golo de Mitroglou. Era Benfiquista de alma gigante e coração já fraco com o passar da idade... Não aguentou a emoção... Tal como o senhor Ernesto e o senhor Nicolau.

PS3: Para terminar em tons mais alegres:
Alguém tem pernas de identificar? Espero não estar muito tempo encostado à espera...
E Pluribus UNUM!

5 comentários:

  1. Bento, Chalana, Humberto Coelho, Sheu, arrico dizer q o loiro é o famoso Maniche? Infelizmente não conheço o suficiente para mais

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde! Saudações para todos os benfiquistas ,assim o espero que o Benfica mantenha está postura ,não mostrando euforia.
    Para alcançar o tri .

    ResponderEliminar
  3. Carlos Manuel ,Alves que andava sempre com uma luva preta.
    Shéu, chalana, salvo erro
    Pietra , chalana, .Bento (carismático) grande guarda redes ,dos melhores do mundo. Nenê, o Toni mas já não jogava. Os outros não me lembro.

    ResponderEliminar
  4. De pé: Toni (Treinador Adjunto), Júlio Borges (Dirigente), Ericksson (Treinador), Filipovic, Nené, Delgado, Álvaro, Fernando Martins (Presidente), Humberto, António Bastos Lopes, Alberto Bastos Lopes, Carlos Pereira, Fernando Caiado (Treinador Adjunto), Palhinha (Massagista).
    Ajoelhados: José Luís, Alves, Veloso, Shéu, Diamantino, Chalana, Carlos Manuel, Bento.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo