quinta-feira, 22 de outubro de 2015

CL 15/16 - 3ªJ: Galatasaray 2 SL Benfica 1

Nada a fazer ou a dizer e até mesmo escrever sobre a derrota de ontem. Quando assim é, tenho por hábito fazer uso do bom senso, pelo menos assim o penso: Mais uma lição para os jogadores e RV aprenderem!
Esta foi a equipa que previ pois havia a possibilidade de Mitroglou ser o titular mas apostei que seria o Jiménez e assim foi.

O conjunto entrou bem vivo em jogo mas a partir dos dez minutos adormeceu por entre erros e mais erros só acordando quando o árbitro apitou para o intervalo. É verdade que há jogadores que geram simpatia nos adeptos por causa da sua entrega ao jogo, mas quando falamos em qualidade... Por mais garra e querer que um jogador tenha, isso não vale muito quando há pela frente jogadores tecnicamente superiores.
O segundo golo dos turcos é da responsabilidade de Jardel e Eliseu (mais de Eliseu). Este foi um dos erros gritantes: O mau cálculo do espaço entre os dois. Aconteceu uma, duas e à terceira foi de vez.
Parece-me difícil já na segunda época que estas coisas aconteçam a dois jogadores... Contra equipa mas fortes...

Depois há a colocação de Almeida e Samaris, dois médios de características mais defensiva, no miolo. Ontem, na fase negra da partida, o Benfica ficou sem transportador de jogo. Os Turcos faziam uma excelente pressão sobre os defesas do Benfica não deixando que a construção de ataque pudesse ser planeada com a bola no chão. Depois, Almeida e Samaris fechava o ferrolho muito perto da grande área criando um vácuo entre o ataque e a defesa/meio-campo.

Talvez RV tivesse incumbido Jonas de baixar de posição para ser ele o pivot mas nada disso aconteceu e aquela dádiva de ver o Galatasaray em atacar com seis elementos, fazendo com que a sua defesa ficasse completamente à mercê da contra ofensiva...

A sugestão, que não me parece descabida, pode vir a passar por sentar Jonas no banco até porque o Brasileiro não pode ser o único avançado, e colocar um elemento extra no vértice do triângulo do meio-campo. Mas quem?
Noite de fogachos para duas estrelas.
Gaitan? Sim, porque não. Partindo da minha opinião de que Eliseu não é defesa lateral, o Português poderia subir para o meio-campo mas infelizmente Nelson Semedo está lesionado! A questão é que em jogos desta tipologia, e ainda para mais jogando fora, jogar com dois avançados é um risco. Correu bem em Madrid mas isso pode não acontecer sempre por mais entrega que os jogadores imprimam.

Com estas questões tão visíveis, é também a minha opinião que RV poderia ter feito a primeira alteração ao intervalo.
Certamente que terá conversado com os jogadores ao intervalo e houve melhoras bem visíveis na segunda parte.

Primeiro porque Jonas entrou no jogo, se bem que o ataque continuou sem um fornecedor uma vez que Gaitan estava preso na esquerda (os turcos viram o jogo de Madrid e depois do lance do golo do Argentino... Nada mais). Segundo porque toda a energia que os turcos gastaram na primeira parte lhes valeu uma baixa de entrega nos primeiros quase vinte minutos da segunda parte. Se esta leitura tivesse sido percebida ao intervalo, a tal primeira alteração poderia ter surtido efeito de forma mais... Concretizadora! Infelizmente, Pizzi anda a leste foi uma alteração que não resultou por manifesta incapacidade do jogador!

A segunda alteração que só pode estar relacionada com alguma falta de frescura de que não me apercebi, também não resultou. O Gonçalo estava a ser o melhor do Benfica. O Vitor não foi incisivo mas sim redundante! Mitroglou entrou na fase do tudo ou nada, teve uma oportunidade que não concretizou.
Certo que tivemos uma bola no poste e que o Imperador fez um duas grandes defesas mas a quantidade de remates, uns perto de acertar na baliza e outros fracos ou em direcção ao guarda-redes, foi de tal maneira superior ao adversário que o desacerto na hora do remate é também culpado pelo resultado final!

Na parte final, a última alteração de RV partiu toda a equipa e mesmo assim, Luisão, não fosse o corte fantástico de um defesa adversário, teria feito o empate! Empate que talvez fosse o resultado mais justo mas não posso mesmo assim deixar de afirmar que esta derrota - caso quem comanda a equipa tenha olhos - terá sido uma lição preciosa para o futuro!
O Melhor em campo.
Uma questão: Aquelas escorregadelas... Fez-me ir atrás até 1988, quando na final em Estugarda os jogadores ficavam sem chuteiras. Ontem nem era isso mas sim escorregadelas sistemáticas! O que se terá passado com aqueles pitons?
Em frente: Caro RV, face à inoperância do meio campo em gerar/criar ataques em transições, penso que há dois jogadores que poderia testar um dia destes na posição oito: Talisca (que já ali esteve e sempre produziu mais do que a segundo ponta de lança) e Cristante. Certamente que não será Domingo, quem sabe se não muito mas mesmo muito brevemente.

Outra coisa, e é uma infelicidade que a lesão do Nelson tenha aparecido nesta altura, fico com a ideia de que o lateral esquerdo do Benfica tem de ser o Sílvio... Certo que isso irá obrigar à ida de Almeida para o flanco oposto! Isso ou à chamada do lateral direito campeão europeu de sub 21... Uma vez que o caro tem vindo a apostar nos jovens que têm dado muito boa conta de si!

Fica o golo de Gaitan
Uma pena que ele e a própria equipa não lhe tenham permitido fazer mais desta coisas.

Agora, descansar! E ver o jogo do sporting mais logo. Penso que o sporting se está a borrifar para a liga europa, porque já se enterrou e prefere atacar as provas caseiras. O Benfica fez isso a época passada e no final ninguém ficou assim tão triste!

Agora é dar uma olhada no que se passou ontem à noite num dos pavilhões da catedral:
Não se pede um nove-zero até porque tal é pouco possível que possa acontecer. Já o que espero, é apoio assim:
E assim:
E Pluribus UNUM

5 comentários:

  1. Não concordo minimamente com essa persiguição a Eliseu...mas sempre ouvi dizer, quem feio ama, bonito lha parece....
    O 2º golo do Gala acontece, não pelo espaço entre Jardel e Eliseu, mas por a colocação do Podolski em fora de jogo não ter funcionado precisamente por Jardel ter, antes de tempo, dado dois passos atrás e ter desfeito "a linha" que colocou o outro moço em jogo e depois não teve pernas para o acompanhar (ora revê lá o lance). A juntar a isso lá o Podolski inventa um pontapé daqueles, que o JC ainda agora está afechar as pernas...

    E do penalti infantil eestupidamente oferecido pelo André A., foda-se não lembra ao diabo, e foi aí que perdemos o Jogo e a confiança...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opiniões são opiniões António, e disso é impossível fugir.

      O lance desse golo não foi a primeira nem a segunda vez que aconteceu. Supondo que Jardel não tinha recuado era fora de jogo. Supondo que Jardel estivesse mantido a posição e o podolsky não estivesse em fora de jogo... Este alerta sobre as dificuldades de Eliseu em posicionar-se correctamente já vem de algum tempo, peço-lhe que considere que não é uma perseguição mas sim uma constatação.

      O lance do penálti advém, na minha óptica com o facto de termos dois médios defensivos. Ambos baixam para perto dos centrais o que torna difícil o ataque imediato às segunda bolas, uma vez que não há compensação por parte de um ou mesmo os dos dois avançados.

      A evolução do trabalho semanal pode ajudar a limar estas pequenas arestas. Mas como escrevi, em termo do lateral e do central já será um caso difícil de acontecer. É nesta altura que a cabeça se põe a recordar Garays, David Luiz, Coentrão, Siqueira... E até melgarejo.

      Nada de mal nisso, até porque, e mais vez, Eliseu não é defesa esquerdo mas sim médio interior esquerdo.

      Mas é só a minha opinião claro.

      Em relação ao André e ao penálti que cometeu de forma não intencional, ele fez o mesmo em Madrid e aí teve sorte em o/os árbitro/os não ter/em visto.

      Eliminar
  2. O que fica claro na champions é que temos mais equipa que nos anos transactos, os resultados estão aí e mais virão, confio.
    Uma palavra para os juniores, que massacre!!!
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
  3. Uma equipa briosa, o Gala, mas acessível. Era um jogo para pontuar e sacamos zero pontos. Isto de tentar fazer do Pizzi um centro campista, é anedótico, mesmo que de vez em quando marque uns golos. O Benfic anão tem um distribuidor capaza de abrir espaços e fazer lnaçmentos de 20/30 metros. São caros, mas são indispensáveis. Pelas oportunidades que o Pizzi já teve, nem assim melhora os passes. Complica sempre. O Eliseu é brioso, mas não é um fora de série. O Gaitan é a nossa estrela, mas não pode nem deve fazer tudo. O Durijic não seria bem aproveitado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo.

      Quanto ao Djuricic... Talvez seja um problema dele. Não funcionou com o jj e não está a funcionar com RV.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo