terça-feira, 20 de outubro de 2015

A Catedral

"Foi um milagre! Um milagre da nossa fé inquebrantável; milagre do nosso querer irresistível; milagre do nosso amor a esta colectividade que se chama Sport Lisboa e Benfica. Eu profetizara este acontecimento em 29 de Maio de 1952, no Porto, no banquete comemorativo da inauguração do Estádio do F. C. Porto e consideraram-me um lunático, um sonhador, ou simplesmente um louco...

Sinto todo este extraordinário acontecimento, mas não posso definir por palavras o que me vai na alma. A emoção perturba-me e é mais forte do que o meu ânimo. assisto, como vê, a tudo e, francamente, não posso articular frase que possa definir a grande alegria que tanto me emociona.

Aqui instalámos, enfim, o nosso lar, aqui queremos viver para todo o sempre, porque o Benfica será eterno."

Palavras de Joaquim Ferreira Bogalho (vigésimo presidente do Benfica) na inauguração do estádio da Luz a 1 de Dezembro de 1954... proferidas momentos antes de desfalecer!

Estádio da Luz interdito? Ainda não!
Fiquei aliviado pelo castigo aplicado ao Benfica em consequência doas actos de uma minoria. A reacção do clube à dita sanção, foi a mais acertada. Urge em acabar com isto!

O apoio ao clube nas bancadas é essencial. Chamuscar o nome das claques através do acto isolado de quatro ou cinco indivíduos, também não é o mais correcto. Nas alturas menos boas das equipas do Benfica, são as claques que no estádio ou nos pavilhões as fazem acordar... Que as revitalizam! Já ganhámos jogos assim...
Não só a direcção do Benfica deve intervir. As claques também o devem fazer. É uma decisão em conjunto para que o lema do clube faça ainda mais sentido: De todos UM!

Estando satisfeito com a dita decisão, decidi fazer este artigo não sobre o actual Estádio da Luz mas sim sobre aquele que ganhou o epíteto de Catedral, e do qual já escrevi anteriormente aqui e aqui. Encontrei um vídeo d'a bolatv (penso eu), narrado pelo jornalista Vítor Cândido (que se diz que até é sportinguista).
À chuva...
Com nuvens e...
Com o céu aberto ao sol.
Nunca às moscas...
Deu-me arrepios ouvir as histórias que poderão ver/ouvir lá mais para baixo. Nesta época de selfies e redes sociais em que vivemos, julgo ser importante que as novas gerações de adeptos do Benfica conheçam o clube de forma correcta. Como nasceu, como alicerçou o seu crescimento e como se tornou um gigante...
Ainda com cerca de 1/3 do mítico Terceiro anel
Já com o Terceiro anel fechado
Gigante que poderia ter caído, como a primeira Catedral, mas que continua forte e potente.

Antes que o Benfiquismo se transforme em likes, vale a pena ouvir a história de como o clube construiu o seu primeiro estádio. Chamava-se por definição e intenção, Estádio do Sport Lisboa e Benfica e era já de si gigante. Mas, na altura, ficou conhecido por Estádio de Carnide por estar situado nos limites das freguesias de Benfica e Carnide.
Como aquela zona pertencia à paróquia da Luz, cuja sede era a vizinha Igreja de Nossa Senhora da Luz, também ficou conhecido por Estádio da Luz, epíteto que ganhou forma real a partir de 9 de Junho de 1958 (cerca de quatro anos depois da inauguração) quando estas majestosas colunas de iluminação foram inauguradas:
As grandiosas colunas de Luz
Mas o Benfica tinha, e tem, outra alcunha: O clube do POVO!
Povo que sempre seguiu o clube em casa e...
Fora (alvalade 1994)
Amesterdão 1969
Uns são viscondes, outros são andrades - tudo por acontecimento muito peculiares - mas o Benfica é do povo! Porquê? se ainda não perceberam pelas fotos acima publicadas, percam cerca de onze minutos do vosso tempo com este vídeo. Certamente que irão perceber que não perderam tempo mas sim ganharam mais gosto pelo vosso/nosso clube!
Histórias de arrepiar sobre o Benfiquismo não é verdade?

PS: Por falar em viscondes... Afinal...
E Pluribus UNUM

6 comentários:

  1. Grande Minha Chama, parabéns por esta bela homenagem à nossa casa!

    Só um pequeno reparo: Estádio da Luz não é alcunha e não teve a ver com a iluminação. Chamou-se assim porque fica junto à Luz (lugar na freguesia de Carnide) que compreende a Estrada da Luz, mesmo por detrás do estádio, o Largo da Luz e a Igreja de Nossa Senhora da Luz.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... Esqueci-me!

      A palavra alcunha já saiu e fiz umas alterações... Nem me lembrei de explorar essa informação e tinha-a aqui à mão. Mea culpa! E obrigado pela chamada de atenção.

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  2. Errado: nunca se chamou Estádio da Luz. E luz foi instalada muito mais tarde. O nome oficial é Estádio do Sport Lisboa e Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, depende do que quer dizer com nunca se chamou Estádio da Luz. O nome de baptismo foi Estádio do Sport Lisboa e Benfica.

      Eliminar
  3. o vídeo sobre a construção e inauguração do estádio da luz emocionou-me. O jornalista que o fez é o Vítor Cândido que toda a vida trabalhou para o jornal A Bola. É um grande sportinguista e um homem bom que tem muitos amigos benfiquistas, nos quais me incluo. No próximo fim de semana lá estarei na Catedral com a minha mãe ( 72 anos ) que irá levar a sua camisola autografada pelo Rei Eusébio, precisamente uma prenda do meu amigo Vítor Cândido que era também grande amigo do Eusébio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pena que tenha assinado este comentário como anónimo.

      Deve ter muitas histórias para contar, você e a sua mãe. Que tudo corra bem Domingo.

      Eu me confesso, este é um vídeo bom mas poderia ter sido melhor! Enfrento sempre um problema: À medida que vou construindo um vídeo, novas ideias surgem. para não descambar em anulações/reposições etc., Chego a uma altura em que digo "basta, vai assim".

      Mas outras histórias houve...

      Fiquei surpreendido com o facto de o jornalista ser sportinguista. Dá um valor imenso à reportagem porque ele fala com paixão pelo desporto em si, pelos acontecimentos em si. Ajuda a perceber como um grupo de xicos-espertos se apoderou dos clubes nos últimos anos a reboque de um certo núcleo de pessoas e a paixão foi desaparecendo dando lugar a atracção e fanatismos.

      Saudações Benfiquistas e agradeço o seu contributo!

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo