segunda-feira, 26 de outubro de 2015

2015-2016 8ªJ: SL Benfica 0 sporting 3

Nada a fazer caros leitores sem água não há rio. Sem um leito, a água não flui até ao seu destino. Falta de concentração no passe, na marcação directa e no reposicionamento dá em três golos sofridos (harmonias de equipa...). Falta de alma e querer na hora do remate dá em zero golos marcados.
Vamos a ver se me faço entender: RV escalou uma equipa em Madrid que tremeu mas não caiu, escalou quase a mesma na Turquia que cometeu erros de palmatória e acabou por perder. Ontem escalou o mesmo alinhamento, cometeram-se ainda mais erros e perdemos a partida. Há aqui um padrão ou não?

Querem outro padrão? Após a primeira alteração nos dois últimos jogos, o Benfica não sofreu mais golos. Outra: As duas seguintes opções, nada vieram acrescentar acrescentaram ao futebol da equipa.

Como é que os Benfiquistas discutem o futebol? Talvez mais com o coração do que com outra coisa. Já eu, gosto de ir, pelo menos tento, ao detalhe. Gosto disso porque também gosto de futebol. Neste momento, a minha percepção afirma que é chegado o momento em que RV arrisca ou nem por isso e abre a sua porta de saída.

Na defesa. Eliseu não funciona, penso que renderá mais a médio esquerdo. Jardel é um bom central mas muito menino. Luisão está a ter um início de época muito difícil e... O que fez de mal o Lisandro? Fez pior que o Gonçalo Guedes, O Nelson e/ou o Victor? Temos o Sílvio que antes de o demitir, tenho de ter a certeza que não dá para ocupar os lugares de lateral - seja na esquerda ou na direita. Temos o Lindelof que foi campeão europeu... E foi titular!
No meio-campo. Almeida e Samaris juntos não dá para muito. São dois trincos. Nenhum deles tem as características essenciais para uma equipa que se quer de ataque: Transporte de bola, visão periférica e imaginação. A força de ataque da equipa ressente-se disso, os dois extremos e os dois avançados não são municiados e ou ficam ali a desaparecer ou procuram vir atrás buscar jogo. Se vêm atrás já não estão no lugar deles...
Há que encontrar um jogador no plantel que consiga transportar a equipa. Desde que LFV investiu no futebol, 2009/10, já tivemos Aimar, Carlos Martins, Amorim, Witsel e Perez. RV tem de se despachar na sua busca e, talvez, possa analisar as características de Cristante, Djuricic e Talisca. E se mesmo assim não encontrar correspondências, talvez Renato Sanches e João Teixeira possam ser considerados. Face ao que Fejsa chegou a render, ele é a escolha para o lugar de trinco. Infelizmente, temo que não mais irá recuperar a forma física.

Gonçalo Guedes não me parece ser extremo. Gaitan está a chegar ao ponto em que não pode ficar flanqueado, é magia a mais para ficar agrilhoada a um flanco. Falta Victor explodir e Sálvio regressar.

No ataque. Contra equipas fortes, o esquema de RV que consiste em continuar a jogar com dois pontas de lança, não dá. Numa altura de transição de treinadores e em que há a necessidade de criar harmonias entre todos os blocos, uma equipa de futebol com aspirações como o Benfica, não pode ficar dependente de um grande guarda-redes para ganhar jogos.

Repetir esquemas que falham contra uma equipa treinada por um treinador que conhece a maior parte dos jogadores adversários... Pode dar no que deu!
Vermelho e branco = Benfica
Há que reinventar o ataque do Benfica, para que tenhamos Jonas de volta. É muito triste ver um jogador do valor de Jonas praticamente morto durante partidas quase inteiras. Jonas funcionou muito bem com Lima e teria funcionado com Saviola e Rodrigo. Actualmente, com dois avançados com um estilo mais próximo de Cardozo, torna-se obsoleto daí se importante descobrir um playmaker no plantel...

Se for para manter o esquema, caro RV é melhor sentar Jonas porque é um desperdício. Isso ou fazer subir o Gonçalo Guedes... Pensam que é rebuscado? Não o façam, pois é a dupla mais próxima ao que já tivemos no passado. E dou-vos o exemplo de Nené: Era extremo, um bom extremo mas era um jogador hábil e rapidíssimo e muito agrilhoado ao flanco. Quando subiu para o ataque...

Reinventar o ataque, também engloba o meio campo... Gaitan no vértice do triângulo do meio-campo! Dê-se espaço ao melhor dos melhores. Porque não? Até chegar o extremo em Janeiro (contratação e Sálvio), Eliseu faria um dos flancos. Rebuscado de novo? Talvez, por isso é que esta página só tem um dono ;)

Parece que este é o momento ideal para partir a mesa e construir outra de raiz. Este é o momento de ruptura. Numa época em que não se investiu no plantel, em que se disse aos Benfiquistas que iria ser uma época difícil e ainda se teve tempo de salvar a liga, ou se corta e se constrói ou então Kaput! É a terceira época a descer na qualidade de plantel... Atenção que me refiro à qualidade activa e não à qualidade em potencial por que dessa temos aos montes para dar e distribuir

Este é o momento de ruptura. Tal como ontem, em 1986/87, 1990/91, 1993/94 e 2004/05, o Benfica teve 4 jogos parecidos com este. Erros atrás de erros que levaram que o Benfica perdesse com equipas menores.
Querem dar palpites em como este grupo de grande jogadores ficou organizado numa grande equipa?
Mas depois, Mortimore, Eriksson, Toni e Trapattoni romperam com o trajecto até então seguido, reconstruiram a equipa e...

Até porque com mais dois dias de descanso mas sem o chá dos 45 minutos, o principal candidato ao título não foi além dum empate frente aos amigos do braga. Sim, só há um candidato ao título em Portugal! Supondo que o Sport Lisboa e Benfica ganha o jogo em atraso, a derrota de hoje não compromete muito a candidatura do Benfica ao 35º Título.

A derrota não compromete mas há quem o possa fazer... Momento de ruptura com o passado já! É que ainda há bom caminho para avançar e ninguém ainda me convence do contrário. Mas é evidente que eu estou a seguir as minhas ideias.

Quanto a xistra... Bem caros leitores, sou apologista da ideia de que tal como as más arbitragens não devem ser ignoradas quando o Benfica, quando prejudicado, as consegue ultrapassar, também as más exibições do Benfica não podem esconder a existência de más arbitragens!

Se na grande área de Júlio César não houve ocorrências na outra houve um enorme agarrão a Luisão na primeira parte e uma espécie de placagem a Gaitan na segunda... Critério para nada assinalar? Claro, pois não estava à espera de outra coisa de quem chora quando o sporting perde e depois de umas semanas a levar com poluição vinda de alvalade acerca de kits Eusébio. Depois, aqueles períodos de dez minutos no início de cada parte em que o meio campo do sporting fez faltas e nada foi assinalado quando ao Benfica tudo era sancionado... já nem escrevo sobre Slimani...

Foi uma arbitragem à proença e por isso um dos motivos porque perdemos a partida de ontem!

PS1: Caro RV, é melhor fechar a boca quando te sentes tentado a enviar alguma boca aos adversários. Com todas as incidências, o sporting acabou por ser mais equipa...

PS2: De arrepiar o apoio na hora em que o silêncio não seria de criticar... Caros NN, e que tal queimarem tudo o que tenha a cor preta do vosso material? Vermelho e Branco como sempre foi a principal cor do Benfica.
Agora, a meias com a razão mas já com algum coração:
Sempre acreditei, porquê mudar agora?
E Pluribus UNUM

12 comentários:

  1. Mau de mais. O Sporting mereceu ganhar e ponto final.
    Nada está perdido ou ganho, mas a continuar assim, nesta indefinição, não chegaremos ao Natal.
    Querer-se ganhar jogos com rivais, com um meio campo ultra defensivo, André Almeida, Samaris e Feijza, é brincar com o fogo.
    Continuar a apostar nesse jogador de topo, Pizzi, é de bradar aos céus.
    O Pablito em meia hora, explicava como se fazia.
    A juntar, a total desinspiração de Gaitan, Jonas e até o Luisão, e a ausência do Nelson semedo e do Sálvio.
    Também verifiquei a apatia do Rui, em vez de mexer na equipa, reforçando o meio campo, preferiu mais uma vez, colocar mais um avançado.
    Será que o Rui não tem mãos para este Ferrari.
    De salientar também, a pouca frescura física.
    De positivo, e não é inédito, o apoio incontestável dos adeptos do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não iria para a falta de frescura física. Não houve equipa e houve pouco timoneiro.

      Eliminar
  2. Eu não vi o jogo, mas a coisa não me surpreendeu de todo. Frescura física? Que raio de argumento é esse? O Porto jogou na Rússia a meio da semana, num jogo muito disputado e o Benfica foi superior na 1a parte, depois, na 2a, quando então se poderia pensar que o Porto estaria mais cansado, foi aí que dominaram o jogo perante um Benfica apático, que se mostrava satisfeito com o empate, e quem joga para empatar acaba por merecer a derrota e foi o que acabou por acontecer à beira do fim.
    Neste Benfica pouco ou nada faz sentido. As épocas continuam a ser muito mal preparadas. Compram-se carradas de jogadores, vários nem vestem a camisola e são logo desviados para o Braga. Alguém entendeu? Eu não. E depois não se acautelam as várias lacunas que a equipa tem, e temos um treinador, defensor do 4-3-3 que joga num 4-4-2 a imitar as invenções que Jesus fazia, como Eliseu a defesa esquerdo e Pizzi no meio. O Benfica não tem laterais nem tem meio campo ( e se calhar já não tem desde a saída de Enzo que limpava o meio campo todo). É uma equipa partida.
    E no ano passado deu para ser campeão, porque a concorrência foi muito fraquinha, e porque só o nome do Jesus assustava muito tanto o Porto, como o Sporting. Os próprios jogadores do Porto (que aliás já deram várias entrevistas nesse sentido) tinham um enorme respeito pelo Jesus. Agora o que se passa é o oposto. Os jogadores do Benfica não estão com cabeça, e pelo que fui ouvindo, a equipa desabou logo após o primeiro logo. Por outro lado, os jogadores (banais) do Sporting, com Jesus, já acham que são os melhores jogadores do mundo, e a mente, faz toda a diferença. Lembram-se do Leiria que com Mourinho e Mozer até foram à Europa? Pois é, o "timoneiro" faz toda a diferença.
    Esta equipa do Benfica vive do génio de Gaitan, Jonas e da segurança de Júlio César e de pouco mais. E isso é muito curto. Não se vê ali dedo do treinador. Esta é ainda a equipa de Jesus mas já sem as transições que fazia, completamente moribunda... E eu por exemplo, pegava no Gaitan e punha-o a jogar a 10, qual Aimar.
    É esperar para ver, mas na minha opinião, tirem o cavalinho da chuva, este campeonato vai ser discutido entre os azuis e os verdes. Nós com sorte voltamos às Taças da Liga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poucos pontos que compreendo mas tenho uma opinião diferente.

      De resto, tudo em consonância com a minha maneira de ver as coisas.

      Eliminar
  3. RV de certeza que leste esta análise.
    Mais realista é difícil.
    Esta análise reflecte o que a nação Benfiquista acha.
    Saudações benfiquistas e obrigado minha chama por este momento de pensar para dentro do nosso glorioso clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RV não deve ler muito o que se passa na blogosfera/redes sociais. Quando muito, deve saber que se passa isto ou aquilo.

      Você tem razão, pensar para dentro e muito. As questões e opções que são aqui lançadas, reflectem uma opinião sobre o "material humano" que o Benfica tem.

      Se reflecte o que a Nação Benfiquista acha já duvido. Um clube gigante, na sociedade de hoje, não tem tempo! São muitos adeptos, os meios de difusão de comunicação estão mais rápidos e talvez o pior de tudo seja abrilhantar excessivamente uma vitória e NÃO A ANALISAR!

      Por exemplo, claro que fiquei contente com a vitória em Madrid mas vi o que aconteceu durante os 90 minutos.

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  4. Com três derrotas no campeonato é muito difícil ser campeão possível ainda é, mas a jogarmos assim mais derrotas virão. Estou plenamente de acordo com o texto . o Benfica ainda não teem um padrão de jogo. Rui vitória ainda precisa de mais, tempo.
    Dar tempo na minha opinião numa equipa de grande, dimensão como o Benfica não existe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo que nunca existe porque somos muitos!

      Tudo irá basicamente demonstrar a aptidão(ou não) de RV. Não sei se O Rui e os restantes leitores se lembram/sabem os jogos a que me referi no artigo (jogos que encetaram uma mudança táctica e de jogadores). Essas mudanças revelaram o carácter interventivo de quem comandava os planteis.

      Tenho uma ideia acerca desse carácter de RV.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  5. O que mais custou a engolir foi a maneira como os calimeros venceram sem terem feito um jogo por ai além.Mas isto tudo o que se está a passar não é mais do que o colmatar de uma politica suicida de desinvestimento que a direcção tem feito desde a venda de Matic.Dai para cá lembrem-se do numero verdadeiramente ridiculo de grandes jogadores que abandonaram o Benfica.Na minha opinião Rui Vitória já deveria ter questionado o presidente se as condições que lhe prometeu e que seriam iguais ás do anterior treinador passavam por ter que trabalhar com aquilo que estivesse mais á mão e não com uma verdadeira politica de aquisições que reforçasse as lacunas evidentes que o plantel possui .O resultado deste fim de semana foi das coisas mais humilhantes a que assisti desde que acompanho o Benfica.Mas como disse a minha mulher ganhar ou perder somos Benfica até morrer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que RV sabe as linhas com que as coisas fora e são cozinhadas no Benfica.

      O plantel é o que é e mesmo assim, penso que há muito mais para dar que só uma questão de empresários impede que aconteça

      Caso contrário, RV é incompetente e...

      Eliminar
  6. Foi um desastre.
    Acredito que serão tiradas as devidas ilações para lutarmos até ao fim, assim o espero ou então temos o "caldo entornado".
    Lembro que jj levou 5 do porto na luz portanto não embandeiremos em desgraças.
    "demasiado fiéis para desistir" e "sempre presentes"
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para os adeptos tem de ser isso tudo vito g

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo