sexta-feira, 14 de março de 2014

LE 2013 2014: Tottenham 1 SL Benfica 3

Muita personalidade aquela com a qual o Benfica defrontou o tottenham de Londres ontem à noite. 
JJ, conforme prometeu, não efectuou tantas alterações na equipa mas ficou-se com a ideia de que até o poderia ter feito... Talvez André Gomes em vez de Fejsa ou outro jogador no lugar de Markovic... Talvez Jardel/Vitória em vez de Garay! Afirmo isto porque foi muito visível a superioridade do Benfica em relação ao seu adversário durante todo o jogo.

Certo que houve momentos em que os "spurs" se acercaram mais da área do Benfica mas os espaços foram sempre reduzidos pelos nossos jogadores de forma eficaz e inteligente. Durante a primeira parte isso foi tão visível que se não fosse a falta de acerto no último passe ou na transição a meio campo, o resultado poderia ser outro ao intervalo... A única situação que deu para os adeptos ingleses aquecerem as gargantas geladas terá sido aquela em que Oblak analisou a situação muito em cima do acontecimento após um atraso. O "nosso" keeper foi para pontapear a bola, mediu a distância, decidiu bem a tempo que não seria necessário, recuou e agarrou a bola em segurança.
Esta superioridade ficou marcada com o golo do Benfica. A equipa apresentou-se em Londres com a missão de estar vigilante e atacar com segurança. Escreveu-se por aí que iria fazer um jogo equilibrado de modo a tratar de trazer a decisão da eliminatória para Lisboa... Quem o escreveu não conhece ainda bem o Benfica. Com todos os pequenos defeitos que a equipa pode ter, muita coisa gira, no entanto, à volta do que o adversário pode fazer. Cedo se viu que a defesa do tottenham não era um muro sólido quando a bola era jogada no relvado: Amorim viu, executou um passe a rasgar de extrema qualidade e inteligência e Rodrigo fez o resto com igual elevado sentido de qualidade. Um a zero ponto final parágrafo.
 
Na segunda parte o tottenham apareceu com vontade para dar a volta à situação. Vontade que os tais milhões de euros que os jogadores custaram não foram suficientes para fazer mais do que uns arranhões... O Benfica lá continuou na sua verticalidade de processos e acabou por num canto chegar ao dois a zero.
Depois o episódio! Confesso-vos que vi logo que iria dar golo. Os ingleses lá se acercaram das imediações da área, tiveram um lance de perigo através de adebayor mas não estavam a fazer nada de iminente mas aquele desleixo momentâneo em que os jogadores do Benfica permitiram ao tottenham ganhar aquela falta naquele lugar... Era como se fosse para  Simão Sabrosa marcar, lembram-se? Daquela posição a malta sabia que era quase como um penalti... E assim dito assim feito.: Uma bomba bem direccionada e um-dois!

E nada mais o tottenham foi capaz porque o Benfica cerrou fileiras de forma imperial.

Até ao final foi um desfilar de oportunidades não concretizadas o que mais uma vez deixou aquele trago amargo que é o saber a pouco. Luísão bisou e elevou a contagem para um-três e Gaitan, Rodrigo e Siqueira não foram suficientemente frios para matar a eliminatória...
 
Nada de novo neste Benfica mais pragmático, o tottenham tem uma tarefa difícil mas nada está cabalmente decidido... Mas face à elevadíssima exibição de toda a "nossa" equipa... Vamos aguardar pela segunda mão!

Toda a equipa esteve muito bem e quando assim é torna-se difícil destacar. Nestas ocasiões, quem marca salta e Luisão foi o que mais saltou e fuzilou na noite de ontem: Dois golos são muito para um central que tem feito história no Benfica.
Muito escrevem ou falam que ele não é nada de especial mas... Ontem defendeu, atacou e com dois golos inclinou (e muito) a eliminatória para os lados do Benfica. Também Rodrigo ia fazendo um bis não fosse aquela última sapatada de Lloris... Rodrigo que já está vendido... Amorim... Enorme! Sim senhor, levem o fernando, o meirreles e o josué ao mundial! Pfsssssssssss...

Ainda deu para Gaitan e Perez esticarem as pernas e para Lima ver o estado do relvado.

O trio de arbitragem teve uma noite tranquila sem casos que tenham posto em causa o resultado da partida. Talvez um cartão por mostrar a Luisão mas nada demais a assinalar.

Agora é recuperar o físico e não o sobrecarregar. Colocar na cabeça que o jogo contra o nacional vai ser muitíssimo mais problemático que este em Londres. O contexto e a arbitragem são tremendamente outros e o pessoal da madeira deve ter cheque à porta para receber se... Quase que aposto que esse cheque vai ser maior caso o proença continue com o seu nível de trabalho idêntico àquele que patenteia cada vez que arbitra o clube do Porto... Esse outro clube que ontem teve azar, sorte e ganhou.

Fica o resumo:

PS1: Alguém tem mesmo de voltar a educar JJ ou fazer-lhe um crash-course. Aquela coisas dos três dedos... Já nem falo da dança... Ainda por cima destrata o seu treinador adjunto em frente às câmaras... Really?
Caro JJ, para um Benfiquista como eu, daqueles com muita quilometragem pelo clube e que aperta a mão ao adversário quer ganhe ou perca, aquilo foi coisa de campónio... Certo que tivemos outros treinadores mais correctos no trato mas sem a qualidade de JJ, ou sem os jogadores de JJ... Mas mesmo depois de um momento de futebol de excelência, não havia nexexidade eZ eZ...

PS2: Os comentadores sic... Não fosse o prazer de ouvir os adeptos do Benfica a golearem os do tottenham, teria cortado o som da televisão...
 PS3: Alguma malta esverdeada continua no seu processo de aprendizagem. Primeiro a escrita depois a visão... Talvez seja melhor ao contrário... Não sei!
 
E Pluribus UNUM

12 comentários:

  1. Têm piada este último vídeo... mas...
    O JJ tem estado, esta temporada, bastante lúcidio e contido no discurso e de repente... vomita-me estes comportamentos que não se identificam com o Benfica, pá este gajo merecia mesmo aquela lambada do Cardozo, pelo amor de...
    Sobre o jogo, fomos superiores mas deviamos ter poupado jogadores (siqueira, marko e até os centrais - vá a equipa toda ;) é que na Madeira vão ser precisas muitas pernas.
    Parabéns a Luisão e Rubén. Oblack não ficou bem no golo, podia nem lá chegar mas tentava.
    Saudações Gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que dá a sensação que Oblak se podeia ter esticado mais... Mas a bola foi com a direcção bem orientada e foi um petardo! Ele não tinha a mínima hipótese. O Oblak ainda está a crescer e vai ser, caso não desapareça, o guarda-redes do Benfica!

      Eliminar
    2. Quanto ao JJ... Enfim, há que o recauchutar porque ele está no Benfica e tem de aprender a estar no Benfica. Estar no Benfica não é calçar os chinelos, encher o copo com cerveja e comer tremoços...

      Eliminar
  2. Sim, eu acredito muito em Oblak e até fui e sou defensor da sua titularidade, não manchou em nada a fé que lhe depositamos mas como não houve grandes coisas para apontar à noite de ontem "foi para não ficar calado". Quanto a JJ a coisa já não vai lá com recauchutagem, é uma atitude imatura que nunca lhe tinha visto, uma coisa é proteger os seus jogadores outra é gozar daquela forma com colega de profissão, para quem anda em seminários e se encontra entre os melhores treinadores da europa... não se faz favor.
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além de que devia ter mais respeito pela instituição empregadora, que representa, e os seus históricos - Pietra, Shéu e Rui Costa - é que o homem de educação não tem nada e ponho um ponto final.
      abraço
      vito g.

      Eliminar
    2. Correcto vito g. Essa é a grande falha de JJ. Esteve bem na partida, escalou o onze ideal, fez as alterações ideias e o resultado final pecou por escasso. Mas depois... O défice de Benfiquismo ou de cultura de Benfica e o que lhe falta em classe, fizeram com que tudo se desmoronasse.

      Agora fala-se e escreve-se sobre o episódio em vez de se falar do jogo em si... Agora recorda-se o episódio na alemanha, o episódio de Cardozo e o de guimarães... A factura está já muito grande.

      Numa análise generalista, podemos dizer que em cada ano acontece uma irresponsabilidade que faz trepidar o caminho do Benfica. Algo que desajusta o equilíbrio do Benfica. Esta época é a aparente instabilidade emocional de JJ.

      Eliminar
    3. Aliás, no record de hoje vem já uma pequena desculpa por parte de alguém do Benfica. A coisa é mais ou menos assim:

      “One, two, three... my name is André!” que é como quem diz, “um, dois, três... o meu nome é André!”. Esta foi a frase que esteve na origem do “bate-boca” entre Jorge Jesus e Tim Sherwood. Para que o destinatário da mensagem a entendesse bem, o treinador do Benfica pronunciou-a em inglês, alto e bom som (e com três dedos esticados), segundos depois de Luisão ter marcado o terceiro golo ao Tottenham. Com este gesto, o técnico dos encarnados quis “acertar contas” publicamente com homem que no mês de dezembro terá tido papel determinante no despedimento de André Villas-Boas, de quem JJ se aproximou bastante devido aos momentos de saudável convívio nos fóruns da UEFA.

      Aproximou-se de um gajo que pouco sabe e que tudo o que ganhou como treinador foi por encomenda? Tá lindo. É cada desculpa...

      Eliminar
  3. No golo o Oblak fez-me lembrar o Nené. Quando via que não chegava à bola não se mandava tipo maluco.
    O vídeo está demais, excelente! Eheh
    Deixai lá o Jesus. Para arrear nele já bastam os cumentadeiros avençados.
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação a Oblak eu já escrevi tudo. A posição dele não sai beliscada. Ele é o número um do Benfica e mais nada.

      Em relação a JJ... Bem, já escrevi muito no comentários anteriores. Perfeito Correia, se tens acompanhado o blogue, sabes que tanto arreio como elogio. Isso é apenas um analisar caso a caso, a césar o que é de césar!

      Gostava imenso de o poder elogiar sempre, mas JJ coloca-se sempre à frente da mira por razões transversais ao futebol do Benfica e depois...

      Eliminar
    2. O special one foi expulso por desejar uma boa tarde ao árbitro. O J.J. nunca será um Mourinho, mais matreiro, mas nada se perdoa: se defende um adepto perante a policia, Guimarães, AI Jesus, QUE É UM CRIMINOSO, se defende o SLB como poucos o defendem , vide Londres, Não devia ter estas atitudes. Deixemos-nos de ser politicamente correctos: O J.J. é um bom piloto, ás vezes excelente, conduzindo uma bela máquina, na maior parte das vezes, excelente, que é o SLB.

      Eliminar
  4. JJ é um bom piloto... E gestor?

    O que falta a JJ é o hábito de treinar este tipo de máquina! Não coloco em causa o know-how dele mas sim os tiques.

    A época passada foi a da "carne toda no assadouro" e... Depois de se ver que o porto estava sempre a quatro pontos (sabemos porquê) a gestão de JJ falho completamente...

    Esta época tem existido uma gestão melhor e até ficámos sem Matic, mas é necessário que JJ se deixe de fleumas e trabalhe unicamente para os triunfos.

    Se em final de Maio tivermos resultados, vou assinalar a evolução e JJ vai ter a sua razão quando pegar nesses resultados e os esfregar na cara dos seus detratores...

    Mas ele tem de ter tino na língua! Agora foi dizer que é amiguinho do vira-broas e que ele vai para o zenit mas não tem certeza! É pá... Alguém que lhe coloque uma bússula porque ele por vezes parece...

    ResponderEliminar
  5. Simples... ele julga-se dos melhores do mundo, ele acredita que todos estão a olhar para ele.
    Eu acredito que este ano vamos ser campeões sem mais problemas. O que seria um feito é ser-mos bicampeões, aí sim, e só nessa altura darei a mão à palmatória a esse casmurro e à direção que o defende.
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo