Muita personalidade aquela com a qual o Benfica defrontou o tottenham de Londres ontem à noite.
JJ, conforme prometeu, não efectuou tantas alterações na equipa mas ficou-se com a ideia de que até o poderia ter feito... Talvez André Gomes em vez de Fejsa ou outro jogador no lugar de Markovic... Talvez Jardel/Vitória em vez de Garay! Afirmo isto porque foi muito visível a superioridade do Benfica em relação ao seu adversário durante todo o jogo.
Certo que houve momentos em que os "spurs" se acercaram mais da área do Benfica mas os espaços foram sempre reduzidos pelos nossos jogadores de forma eficaz e inteligente. Durante a primeira parte isso foi tão visível que se não fosse a falta de acerto no último passe ou na transição a meio campo, o resultado poderia ser outro ao intervalo... A única situação que deu para os adeptos ingleses aquecerem as gargantas geladas terá sido aquela em que Oblak analisou a situação muito em cima do acontecimento após um atraso. O "nosso" keeper foi para pontapear a bola, mediu a distância, decidiu bem a tempo que não seria necessário, recuou e agarrou a bola em segurança.
Esta superioridade ficou marcada com o golo do Benfica. A equipa apresentou-se em Londres com a missão de estar vigilante e atacar com segurança. Escreveu-se por aí que iria fazer um jogo equilibrado de modo a tratar de trazer a decisão da eliminatória para Lisboa... Quem o escreveu não conhece ainda bem o Benfica. Com todos os pequenos defeitos que a equipa pode ter, muita coisa gira, no entanto, à volta do que o adversário pode fazer. Cedo se viu que a defesa do tottenham não era um muro sólido quando a bola era jogada no relvado: Amorim viu, executou um passe a rasgar de extrema qualidade e inteligência e Rodrigo fez o resto com igual elevado sentido de qualidade. Um a zero ponto final parágrafo.
Na segunda parte o tottenham apareceu com vontade para dar a volta à situação. Vontade que os tais milhões de euros que os jogadores custaram não foram suficientes para fazer mais do que uns arranhões... O Benfica lá continuou na sua verticalidade de processos e acabou por num canto chegar ao dois a zero.
E nada mais o tottenham foi capaz porque o Benfica cerrou fileiras de forma imperial.
Até ao final foi um desfilar de oportunidades não concretizadas o que mais uma vez deixou aquele trago amargo que é o saber a pouco. Luísão bisou e elevou a contagem para um-três e Gaitan, Rodrigo e Siqueira não foram suficientemente frios para matar a eliminatória...
Nada de novo neste Benfica mais pragmático, o tottenham tem uma tarefa difícil mas nada está cabalmente decidido... Mas face à elevadíssima exibição de toda a "nossa" equipa... Vamos aguardar pela segunda mão!
Toda a equipa esteve muito bem e quando assim é torna-se difícil destacar. Nestas ocasiões, quem marca salta e Luisão foi o que mais saltou e fuzilou na noite de ontem: Dois golos são muito para um central que tem feito história no Benfica.
Muito escrevem ou falam que ele não é nada de especial mas... Ontem defendeu, atacou e com dois golos inclinou (e muito) a eliminatória para os lados do Benfica. Também Rodrigo ia fazendo um bis não fosse aquela última sapatada de Lloris... Rodrigo que já está vendido... Amorim... Enorme! Sim senhor, levem o fernando, o meirreles e o josué ao mundial! Pfsssssssssss...
Ainda deu para Gaitan e Perez esticarem as pernas e para Lima ver o estado do relvado.
O trio de arbitragem teve uma noite tranquila sem casos que tenham posto em causa o resultado da partida. Talvez um cartão por mostrar a Luisão mas nada demais a assinalar.
Agora é recuperar o físico e não o sobrecarregar. Colocar na cabeça que o jogo contra o nacional vai ser muitíssimo mais problemático que este em Londres. O contexto e a arbitragem são tremendamente outros e o pessoal da madeira deve ter cheque à porta para receber se... Quase que aposto que esse cheque vai ser maior caso o proença continue com o seu nível de trabalho idêntico àquele que patenteia cada vez que arbitra o clube do Porto... Esse outro clube que ontem teve azar, sorte e ganhou.
Fica o resumo:
PS1: Alguém tem mesmo de voltar a educar JJ ou fazer-lhe um crash-course. Aquela coisas dos três dedos... Já nem falo da dança... Ainda por cima destrata o seu treinador adjunto em frente às câmaras... Really?
Caro JJ, para um Benfiquista como eu, daqueles com muita quilometragem pelo clube e que aperta a mão ao adversário quer ganhe ou perca, aquilo foi coisa de campónio... Certo que tivemos outros treinadores mais correctos no trato mas sem a qualidade de JJ, ou sem os jogadores de JJ... Mas mesmo depois de um momento de futebol de excelência, não havia nexexidade eZ eZ...
PS2: Os comentadores sic... Não fosse o prazer de ouvir os adeptos do Benfica a golearem os do tottenham, teria cortado o som da televisão...
PS3: Alguma malta esverdeada continua no seu processo de aprendizagem. Primeiro a escrita depois a visão... Talvez seja melhor ao contrário... Não sei!
E Pluribus UNUM
Têm piada este último vídeo... mas...
ResponderEliminarO JJ tem estado, esta temporada, bastante lúcidio e contido no discurso e de repente... vomita-me estes comportamentos que não se identificam com o Benfica, pá este gajo merecia mesmo aquela lambada do Cardozo, pelo amor de...
Sobre o jogo, fomos superiores mas deviamos ter poupado jogadores (siqueira, marko e até os centrais - vá a equipa toda ;) é que na Madeira vão ser precisas muitas pernas.
Parabéns a Luisão e Rubén. Oblack não ficou bem no golo, podia nem lá chegar mas tentava.
Saudações Gloriosas
vito g.
É verdade que dá a sensação que Oblak se podeia ter esticado mais... Mas a bola foi com a direcção bem orientada e foi um petardo! Ele não tinha a mínima hipótese. O Oblak ainda está a crescer e vai ser, caso não desapareça, o guarda-redes do Benfica!
EliminarQuanto ao JJ... Enfim, há que o recauchutar porque ele está no Benfica e tem de aprender a estar no Benfica. Estar no Benfica não é calçar os chinelos, encher o copo com cerveja e comer tremoços...
EliminarSim, eu acredito muito em Oblak e até fui e sou defensor da sua titularidade, não manchou em nada a fé que lhe depositamos mas como não houve grandes coisas para apontar à noite de ontem "foi para não ficar calado". Quanto a JJ a coisa já não vai lá com recauchutagem, é uma atitude imatura que nunca lhe tinha visto, uma coisa é proteger os seus jogadores outra é gozar daquela forma com colega de profissão, para quem anda em seminários e se encontra entre os melhores treinadores da europa... não se faz favor.
ResponderEliminarvito g.
Além de que devia ter mais respeito pela instituição empregadora, que representa, e os seus históricos - Pietra, Shéu e Rui Costa - é que o homem de educação não tem nada e ponho um ponto final.
Eliminarabraço
vito g.
Correcto vito g. Essa é a grande falha de JJ. Esteve bem na partida, escalou o onze ideal, fez as alterações ideias e o resultado final pecou por escasso. Mas depois... O défice de Benfiquismo ou de cultura de Benfica e o que lhe falta em classe, fizeram com que tudo se desmoronasse.
EliminarAgora fala-se e escreve-se sobre o episódio em vez de se falar do jogo em si... Agora recorda-se o episódio na alemanha, o episódio de Cardozo e o de guimarães... A factura está já muito grande.
Numa análise generalista, podemos dizer que em cada ano acontece uma irresponsabilidade que faz trepidar o caminho do Benfica. Algo que desajusta o equilíbrio do Benfica. Esta época é a aparente instabilidade emocional de JJ.
Aliás, no record de hoje vem já uma pequena desculpa por parte de alguém do Benfica. A coisa é mais ou menos assim:
Eliminar“One, two, three... my name is André!” que é como quem diz, “um, dois, três... o meu nome é André!”. Esta foi a frase que esteve na origem do “bate-boca” entre Jorge Jesus e Tim Sherwood. Para que o destinatário da mensagem a entendesse bem, o treinador do Benfica pronunciou-a em inglês, alto e bom som (e com três dedos esticados), segundos depois de Luisão ter marcado o terceiro golo ao Tottenham. Com este gesto, o técnico dos encarnados quis “acertar contas” publicamente com homem que no mês de dezembro terá tido papel determinante no despedimento de André Villas-Boas, de quem JJ se aproximou bastante devido aos momentos de saudável convívio nos fóruns da UEFA.
Aproximou-se de um gajo que pouco sabe e que tudo o que ganhou como treinador foi por encomenda? Tá lindo. É cada desculpa...
No golo o Oblak fez-me lembrar o Nené. Quando via que não chegava à bola não se mandava tipo maluco.
ResponderEliminarO vídeo está demais, excelente! Eheh
Deixai lá o Jesus. Para arrear nele já bastam os cumentadeiros avençados.
Viva o Benfica!
Em relação a Oblak eu já escrevi tudo. A posição dele não sai beliscada. Ele é o número um do Benfica e mais nada.
EliminarEm relação a JJ... Bem, já escrevi muito no comentários anteriores. Perfeito Correia, se tens acompanhado o blogue, sabes que tanto arreio como elogio. Isso é apenas um analisar caso a caso, a césar o que é de césar!
Gostava imenso de o poder elogiar sempre, mas JJ coloca-se sempre à frente da mira por razões transversais ao futebol do Benfica e depois...
O special one foi expulso por desejar uma boa tarde ao árbitro. O J.J. nunca será um Mourinho, mais matreiro, mas nada se perdoa: se defende um adepto perante a policia, Guimarães, AI Jesus, QUE É UM CRIMINOSO, se defende o SLB como poucos o defendem , vide Londres, Não devia ter estas atitudes. Deixemos-nos de ser politicamente correctos: O J.J. é um bom piloto, ás vezes excelente, conduzindo uma bela máquina, na maior parte das vezes, excelente, que é o SLB.
EliminarJJ é um bom piloto... E gestor?
ResponderEliminarO que falta a JJ é o hábito de treinar este tipo de máquina! Não coloco em causa o know-how dele mas sim os tiques.
A época passada foi a da "carne toda no assadouro" e... Depois de se ver que o porto estava sempre a quatro pontos (sabemos porquê) a gestão de JJ falho completamente...
Esta época tem existido uma gestão melhor e até ficámos sem Matic, mas é necessário que JJ se deixe de fleumas e trabalhe unicamente para os triunfos.
Se em final de Maio tivermos resultados, vou assinalar a evolução e JJ vai ter a sua razão quando pegar nesses resultados e os esfregar na cara dos seus detratores...
Mas ele tem de ter tino na língua! Agora foi dizer que é amiguinho do vira-broas e que ele vai para o zenit mas não tem certeza! É pá... Alguém que lhe coloque uma bússula porque ele por vezes parece...
Simples... ele julga-se dos melhores do mundo, ele acredita que todos estão a olhar para ele.
ResponderEliminarEu acredito que este ano vamos ser campeões sem mais problemas. O que seria um feito é ser-mos bicampeões, aí sim, e só nessa altura darei a mão à palmatória a esse casmurro e à direção que o defende.
vito g.