segunda-feira, 17 de março de 2014

E Agora? Jogo de Vida Ou De Morte?

Antes de mais, convém dar os parabéns a quem os merece ela fantástica vitória de ontem à tarde.
O basquetebol profissional do Benfica conquistou mais um título para o clube. Tem sido das modalidades que mais tem trazido alegrias aos adeptos, neste periodo em que o desporto rei se tem apresentado de uma forma meio letárgica onde parece que mas no final...

Os parabéns e merecidos agradecimentos pela conquista da XIX taça de Portugal em basquetebol. Os adeptos cada vez mais têm de olhar as modalidades amadoras como um parente rico do clube. Venha o título de campeão já a seguir!
Ontem à noite, o sporting venceu o clube do Porto por uma bola a zero! Confesso que o empate teria sido o resultado ideal visto que o Benfica é o último a jogar e ainda por cima vai á madeira defrontar um dos grandes amigos do clube derrotado na noite de ontem. Assim para qualquer eventualidade, esse empate...

Ganhou o sporting após uns dias de trabalho intenso por parte dos seus dirigente e adeptos naquele fervor de quem detesta mais o Benfica do que gosta do sporting... Deve ser uma questão de adn! A verdade é que os sportinguistas mobilizaram-se com o tal grupo "basta" e com o comício no autocarro bem vermelho, até criaram uma nova nota:
Mas foram traídos pelo trio de arbitragem. Ou talvez não, porque a época passada o presidente lopes também se tinha ido queixar à fpf que depois lhe ofereceu proença para apitar o jogo seguinte frente ao braga... Jogo que terminou com queixas dos do norte!

Ontem à noite ganharam mas também houve casos:
Se o primeiro já depende do ponto de vista, cada um tem o seu e na minha opinião tanto se aceita a decisão de proença (nada assinalado) como se deveria entender o contrário... O árbitro decidiu como decidiu e o sporting safou-se.

Já o caso do golo é diferente mas tem tem tudo a ver com o que levou a que o sporting não tivesse sido derrotado no mesmo estádio na primeira volta frente ao Benfica! O fiscal não marca, o jogo segue e o sporting marca. O proença nada podia fazer e mesmo se...

No terceiro acontecimento, o montero armou-se em anjinho e levou um amarelo, já fernando armou-se em esperto e foi para a rua. Nada a dizer na decisão de proença! O pdac é que é gajo para não ter gostado mas com tanta prova de afecto já demonstrada...
Penso eu de que nada monstruoso está para chegar...

Também se esperava que verdes e azuis entrassem em confronto verbal agudo. Que os leões soltassem graus do tamanho do Evereste e que os dragões incendiassem alvalade mas... A montanha pariu uns ratitos! Tudo com calma, ponderação e equilíbrio como manda a ainda tradição vigente.
O que me deixou admirado mas por breves momentos que atrás da cortina muita coisa se pode mexer... Até parece que nada de relativo aconteceu, que foram só três pontos ganhos/perdidos normalmente. Já os jornais foram uma mistura de emoções:
Um dos tentáculos da controlinveste (imprensa) veio logo a terreiro defender a sua dama. o record lá assinalou o facto mas a bola nada escreve. Parece que a importância do assunto foi relativizada e deve haver um bom motivo para tal. O facto é que a intenção do tal clube do Porto é conseguir ultrapassar o Benfica no que diz respeito ao número de títulos conquistados. Se o campeonato parece estar difícil para aqueles lados, é normal que se imponha o silêncio no que se refere ao que se passou ontem, uma vez que o sporting está bem mais perto do líder do campeonato (4 pontos) e falta o líder jogar... certo?

Por outro lado, algumas vozes clamam que o sistema está a ruir, ou que pdac está a pagar pela afronta a soares dias. Eu até acrescento que caso JJ tivesse feito uma gestão mais hábil do plantel que teve nas últimas três épocas, e se a direcção tivesse actuado com mais genica o Benfica já era tetra-campeão, o sistema já estava praticamente inanimado e a BenficaTV teria já representado uma espécie extrema-unção para os lados de contumil.

No entanto ainda estamos à procura da oportunidade perdida e este ano parece que vamos ter mais do mesmo que aconteceu na época passada. O clube do porto vai ter a seguinte sequência de jogos: Nápoles (20/3)-belenenses (23/3)-Benfica (26/3). O Benfica por sua vez vai ter a seguinte sequência. o nacional (17/3)- tottenham (20/3), académica (23/3)- porto (26/3). Ou seja, daqui a nove dias vamos ter uma noção mais aprimorada sobre o que vai ser a parte final da época. Estaremos no final do mês de Março, quem sabe nos quartos de final da Liga Europa e talvez com a final do jamor mais perto.

Já o dito clube do Porto está com a vida complicada pois o belenenses do amigo/sócio dragão está aflito e a traffic é capaz de não querer deixar escapar a oportunidade de ir à champions e amealhar mais uns euros... Tudo leituras teóricas mas com alguma razão de ser.

Para logo à noite já sabemos que o árbitro vem com os nervos em franja. Nada como fazer jogo sujo para tentar desestabilizar mas mota também tem as suas culpas e os macacos têm memória curta. Manipula-se para obter resultados. O treinador do nacional também anda a navegar caminhos mais calmos com JJ, é troca de elogios blá blá blá mas o nacional está em quinto e quer aproveitar que tem o mota a arbitrar, ou que o Benfica pode ter uma noite má... O que quer que seja.

Então é necessário ganhar a partida. Mas não como o jardim de alvalade caracteriza o modo em como o sporting se apresentou ontem à noite. De que forma seja. O Benfica tem de ganhar com qualidade, entrega, sacrifício. Ganhar com a honestidade do esforço. Ganhar à Benfica!
Se eu não acreditasse na qualidade do plantel do Benfica e no trabalho que JJ pode fazer eu não estaria a exigir tanto dele certo?

E Pluribus UNUM

PS1: O presidente da liga anda com a testosterona em alta rotação. Não sei se é por a cadeira em que se senta ser mais confortável ou por sentir aquilo que atira cá para fora. Diz-se que o Benfica e o sporting são o único amparo dele no momento actual. O que é estranho é que o seu slogan de campanha fosse tirar ao Benfica o direito de transmitir os jogos da sua equipa em casa na BenficaTV (centralização dos direitos de transmissão televisiva)...

PS3:
Só este pedaço da entrevista diz muita coisa... Imaginem o resto e o que ficou por dizer que cá em Portugal tem-se muito medo... Depois isto... Viva Portugal!

3 comentários:

  1. Carrega Benfica, contra chorões e aldrabões, espírito de equipa, sacrifício e concentração, com a qualidade que temos seremos imparáveis na Madeira.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
  2. a intenção do tal clube do Porto é conseguir ultrapassar o Benfica no que diz respeito ao número de títulos conquistados


    isso já foi conseguido, certo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo e errado... O que é um título e o que é um troféu caro cincoAzero?

      Se eu quisesse escrever o somatório de títulos e troféus... Eu tinha escrito o somatório de títulos e troféus!

      Certo? Concordamos ou nem por isso?

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo