segunda-feira, 3 de março de 2014

21ªJ: Belenenses 0 SL Benfica 1

Inadmissível! Sim, estou a usar palavras do treinador do clube do Porto para tentar analisar o jogo de ontem do Benfica frente ao belenenses. De tudo o que eu poderia dizer, é esta a palavra que salta para a frente... Mesmo agora mais a frio, é-me difícil entender como é que um jogo tão fácil acabou por se tornar o "penalti do karadas" desta época de 2013 2014!
Sempre a apoiar
Tenho tido calma na apreciação ao trabalho dos jogadores, do técnico e direcção (estrutura) do Sport Lisboa e Benfica mas hoje não dá para calar. Sim porque ontem deu a ideia, por mais rebuscada que possa parecer, que JJ não queria ganhar o jogo ou que 1-0 era bastante e toca a não arriscar uma substituição e deixar a coisa ir até ao apito final. Deve o Benfica algum favor ao Belenenses? Por causa do jogo da taça da liga deveríamos ter empatado ou quê? Na minha opinião, foi essa a ideia com a qual fiquei... Houve uma má leitura táctica do treinador do Benfica, e a malta lá se sujeitou mais uma vez a repetir o embaraço de barcelos...


Deixar Fejsa em campo após a primeira falta que o sérvio cometeu depois de ter visto o amarelo (aos 65 minutos) e só tirá-lo de campo quase vinte minutos depois (82 minutos)... É pá não entendo! Um árbitro tipo... O que o Benfica encontrou na passada 5ªf e teria sido o Benfica a ficar com 10 jogadores em campo. com quase meia hora para jogar visto que Fejsa ainda acertou nas canelas dos adversários mais três vezes...

Sálvio por Rodrigo pouco ou nada trouxe de novo Cardozo por Gaitan já foi tarde e a más horas! O jogo meio frouxo do Benfica ia sendo a sua própria sepultura no final da tarde de ontem! E JJ ainda afirma que "Depois do golo do Nico (Gaitan) houve um pouco de excesso de confiança. Como não sofremos golos depois jogamos de forma confiante e não tão objectiva. Isso pode custar-nos caro"... Se assim foi, quem é que deveria ter continuamente alertado os jogadores e caso isso não resultasse, ter feito alterações mais incisivas e mais cedo na partida?
Mais um hino ao futebol
Esta tipologia de jogo que o Benfica apresenta teve ontem o seu lado mais negativo. A equipa é sempre composta por jogadores tecnicamente evoluídos (em alguns casos chegam mesmo a ser jogadores a roçar o fora-de-série) que sabem conduzir o jogo, aumentar e diminuir ritmos e arranjar soluções completamente imprevisíveis. Mas ontem, este "adormecer o jogo" acabou por "adormecer" a equipa que acabou por ter dificuldades em acordar face ao esforço empregue pelos jogadores adversários.

Poder-se-á dizer que o relvado estava pesado! A mim pareceu-me que a relva não foi cortada e mesmo sendo um relvado excelente, o mesmo ficou bem pesado. No entanto, o meio campo do Benfica estava tão fresco como o do belenenses já que Fejsa e Perez não jogaram na quinta-feira. Também se pode observar que por vezes marcar tão cedo tolda a produtividade de uma equipa que sabe que é superior ao seu adversário. O que me apetece dizer é que quer os jogadores, quer a equipa técnica têm de meter na cabeça que ontem apanharam um susto valente e que tal não poderá voltar a acontecer.

Há que diversificar! Quando uma pessoa como eu (treinador de sofá) adivinha as substituições...

Depois tivemos alguns episódios relacionados com a arbitragem. Já falei de Fejsa que encontra parecenças com bruno china! O jogador do belenenses conseguiu também acabar a partida! Levou um amarelo aos 53 minutos e continuou a fazer faltas, tal como Fejsa, até ser substituído. Depois há fredy que em dez segundos foi expulso por palavras! Aparentemente sofreu uma falta e depois Perez cavou-lhe outra a seguir e fredy desatou a falar, a criticar tal e qual como se estivesse na esquina de um bairro à noite no meio dos amigos... Acabou por ver dois amarelos e deixou a sua equipa amputada de uma arma...
As faltas e os cartões
Para terminar este assunto do árbitro, falta falar da segunda expulsão consecutiva de um jogador do porto: O rui pedro soares! Realmente, não é habitual expulsarem tanta malta do clube do Porto desta forma mas...

Passemos ao fiscal, um tal de paulo vieira, que felizmente viu um jogador adversário em fora-de-jogo e assinalou essa deslocação. Infelizmente esse jogador do belenenses não teve parte activa na jogada que daria o golo do empate (entretanto já o árbitro tinha apitado). Poder-se-a dizer que esse jogador do belenenses dificultou a acção de Oblak, mas confesso que tenho dificuldade em desculpar o que quer que seja com esse argumento:
Há ângulos para todos os gostos. Opiniões para todos os gostos. Há a lei do jogo que é esta:
Não é bem a mesma coisa... Mas!
Anulado ou não, bem ou mal, a conversa iria sempre acabar nesta última fotografia. A lei diz que... O certo é que o Benfica acabou por beneficiar com essa decisão, até porque dava a ideia de que a equipa era capaz de ter dificuldades em voltar a acelerar o jogo para desbloquear de novo o empate! "Mas na primeira volta aconteceu isto". Pois aconteceu mas ontem aquilo jamais deveria ter acontecido porque o Benfica é vastissimamente superior ao beleneses e deixou-se ficar encantado com a obra prima de Gaitan.
Ia correndo mal... O Benfica jogou com muita malta nova frente ao gil vicente para a TdL e viu-se mais... Força e vitalidade! O gil é mais forte que o belenenses...

Assim, e é a minha opinião, penso que foi mau este excesso de pragmatismo após a relativa seriedade com a qual se aviou o paok... Agora eles vão falar e com razão e eu fico f... Porque detesto esta porcaria de ganhar com ajudas exteriores...

O que conta então é que os três pontos ficaram em posse do Benfica e venha agora o grande estoril. Eles que tanto nos ajudaram a época passada...

PS1: Entretanto em guimarães, e segundo o record:
Tentei ver mais imagens disto mas nada foi disponibilizado... Ficam as reticências empregues pelo autor dos comentários que levam a que quem não viu o jogo fique intrigado. No que deu para ver, o guimarães fez prova do bom jogo que tinha feito no Estádio da Luz.

O clube do Porto sofreu do mesmo que o Benfica, e até pior: Marcou cedo e cedo ampliou a vantagem mas deixou-se ficar e pagou por isso. Como já escrevi lá em cima, o jogo de ontem deve ser encarado como um valente susto. Agora há nove pontos de diferença mas até a matemática extinguir possibilidades, o tal clube do Porto ainda é candidato.

Parabens ao ricardo quaresma. Ontem demonstrou que está em forma e vai formar com nani e ronaldo um trio de luxo na frente do ataque da selecção.

PS2: E o sporting teve um caminho inverso! Deu vantagem ao braga e trabalhou para a ter de volta. caminhos difíceis tem tido este sporting que está a cinco pontos do primeiro lugar e que é candidato ao título. Pode não existir neste clube a qualidade que existe a rodos no Benfica, mas ultimamente nota-se que eles não dormem tanto...

Entretanto convém separar as águas. Uma coisa é lutar pela verdade desportiva de forma a que os erros de arbitragem se tornem assuntos merecidamente periféricos ao jogo da bola; Outra coisa é lutar para ser campeão! O Benfica e o sporting parecem estar lado a lado e o porto, coincidência ou não, já está a nove pontos.

PS3: Li esta notícia e fiquei admirado. O hugo em 2011/2012 (lembram-se do académica-Benfica da época seguinte?) ganhou cerca de 33.338 euros! Dá cerca de 2.800 euros por mês! O gajo ainda por cima é bancário de profissão... Será que trabalha no BES do ricciardi? Profissionalizar árbitros... Parece-me bem assim como o regresso da toupeira relvas e do coelhone(sportinguistas...)... Os Portugueses devem andar radiantes.

2 comentários:

  1. É precisar disparar dessa forma para não adormecerem, lá veio a época passada à cabeça.
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
  2. Fico doente a ver esta sobranceria!!! se é para gerir o jogo é com 3 golos a ZERO, menos que isso é para acelerar até marcar.

    Não percebo esta ideia estúpida. Nos dois últimos anos, pôs-se a gerir jogos com 1-0 e 2-0 e resultou no que vimos... Oelo contrário, há 3 anos atrás era sempre à procura da goleada e fomos campeões. Qual é a dúvida?

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo