quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Para Luís Filipe Vieira V

E Pluribus Unum - De todos Um. Quem é o UM?

Esta é a questão que coloco cada vez que dou comigo a pensar sobre o actual presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira (LFV).

A chegada ao Benfica de LFV está encoberta de mistério. Como presidente do Alverca, fez negócio com Vilarinho mas também com PdaC. Vilarinho sai de cena e LFV assume o comando dos destinos do clube a 31 de Outubro de 2003. Diz-se que já era ele quem mandava no clube, e diz-se muitas outras coisas que aqui, se bem que relevantes, não serão de interesse maior.

Passados dez anos, por entre os cerca de 86 títulos/troféus ganhos e que estão distribuídos por entre as principais modalidades praticadas no clube, qual o resumo que deve ser feito da sua actuação?
"O conhecimento leva à unidade, assim como a ignorância à diversidade." É o conhecimento que me leva a comentar, mais uma vez, a referida estadia de LFV à frente do Benfica. Hoje dá a ideia de que LFV se tornou no Um do lema e despojou o clube de O ser.  LFV é um presidente gasto mas a dita apropriação do UM, evidente através da estratégia de aquisição de pessoas icónicas do clube, a modificação de estatutos e a falta de opções credíveis, tornaram-no um pouco inatingível à crítica (por vezes construtiva). Tão inatingível que ele se desliga. Hoje, os verdadeiros defensores do clube estão espalhados pelos meios de comunicação. Sejam canais de televisão, jornais ou na blogosfera/redes sociais.

LFV tem a sua equipa de direcção montada à imagem daquela que teria na sua garagem. Contratou pessoal, não poucas vezes, a avulso, colocou alguns vírus no clube pensando que poderia retirar algum dividendo, não quis aprender a falar para a tv e não acautelou o vidro que trazia no seu telhado. Depois deu guia de marcha (despedimento ou armazenamento de  pessoas na sala do fundo) a quem o ameaçava ou a quem lhe pediam para despachar. Toda esta falta de know-how que rodeia o presidente e todo o seu staff, redundou nos 8 títulos e/ou troféus que o futebol conquistou em dez anos, se o total do clube são 86... E pelo que a massa adepta vê, poderiam ser e/ou deveriam ter sido muitos mais.

Mas não são só factos negativas que a presidência de LFV ostenta no seu reportório!

 *   O clube estava refém da olivedesportos. LFV teve de esperar até o clube ter condições minimamente estáveis para chamar ao clube os seus próprios direitos de transmissão televisiva. Foi difícil, pensava-se que era inatingível mas o feito foi conseguido.
 *   Foi o presidente que ajudou a terminar a construção do novo estádio, mas mais importante, foi ele que "construiu" o centro de estágios.
 *   LFV também "construiu" o Museu Benfica Cosme Damião, uma obra ímpar e de valor inimaginável para o clube e para a sua massa adepta.
 *   As modalidades amadoras, exemplo do ecletismo de um clube, começaram a furar a ditadura de costumes e já vão em 78 títulos e/ou troféus (cerca de 90,5% dos títulos "conquistados" por LFV").
 *   Este período de governação de LFV, marca também o regresso do futebol com muita qualidade ao Benfica. Se Camacho, Ronald Koeman, Fernando Santos e Quique Flores conseguiram dar algum perfume às suas equipas, eles também não tiveram a sorte de ter a maior qualidade em termos de matéria prima que Jorge Jesus tem tido. Mas o facto é que se joga mais à bola e sabemos que houve quase uma década de escuridão nesse aspecto. No entanto o futebol tem somente 9,5% das conquistas do clube nos últimos dez anos...

Leio com atenção o currículo vitae de LFV apresentado pelo site do clube. Para na seguinte frase: "Credibilidade, inovação, querer, vontade de crescer diariamente e respeito pela história são alguns dos baluartes.", parar para reflectir.

Credibilidade... O Benfica sempre teve credibilidade. Foram algumas pessoas que por lá passaram que não tinham. Os Benfiquistas, como os adeptos de qualquer clube, sempre estiveram com o clube. Mais tristes, mais chorosos mas sempre no estádio, frente à tv ou com os ouvidos colocados no rádio. Passivo, o que é um passivo? Parece que aumenta... Mas terá feito bem LFV em não vender anéis no início da época! O apoio ao gomes das facturas... É cá de uma credibilidade.

Inovação... Red Pass, Kit Sócio. O tempo obriga a que se inove consoante as tecnologias e modos de viver.

Querer... Se as modalidades, nestes dez anos conquistaram 78 vitórias, que o futebol e as ditas modalidades amadoras conquistem mais 78 (cada uma dá 156), nos próximos dez anos! Isto é querer e nem sei se LFV vai ficar esse tempo todo.

A vontade e o respeito não se compram, constroem-se com o trabalho. Ambos são merecidos!

O conhecimento leva à unidade, escrevi eu anteriormente. Unidade que é bem visível quando começa um jogo (seja ele de futebol, basquetebol ou de outra modalidade). O Benfica une os seus adeptos. Não é o presidente mas sim o clube. O presidente faz parte do todo, não é um apêndice pois esses cortam-se facilmente.

Neste novo mandato, porventura o último se as coisas continuarem como estão, LFV tem mais uma oportunidade de fazer o Benfica um clube vencedor em toda a linha. Mas nestes dez anos que passaram, as coisas não têm sido muito famosas. Poderiam ser piores mas... o mandato que antecedeu este terá sido um pré-desastre. 

Repito Luís Filipe Vieira tem tudo para dar a volta. Eu apoio o Benfica, não fecho os olhos mas apoio sempre o Benfica (amanha lá estarei em Coimbra)... Unidade que também vem da diversidade... 

O futuro irá dar-me razão se bem que uma enorme parte de mim espere que não... Não é fácil ser do Benfica porque só quero honestidade e humanismo.

Em relação à imprensa: O tema é o mesmo mas o vento mudou por causa do Cristiano:
PS1: Amanhã: Coimbra!

E Pluribus UNUM

5 comentários:

  1. Muito bem dito.
    Apesar de me encontrar numa fase de bastante contestação à direção, sobretudo pela equipa técnica que apoia no futebol, também estarei a apoiar em Coimbra.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
  2. mas o nosso coração o nosso ADN e ser BENFICA SEMPRE temos de apoiar sempre o BENFICA ..
    obrigada ao glorioso Benfica por nos ter no seu meio ...

    forçaaaaaaaaaaaaaaaaacampeõessssssssssssssss

    forçaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Benficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  3. Pena que nesses mesmos 10 anos os nossos rivais Porto e Sporting tenham muito mais que 86 títulos e no que diz respeito ao futebol foi uma desgraça!!! É só ver os títulos do Porto e até o Sporting entre taças e super taças bate-nos! Só o passivo aumentou mais que os outros!! Baza Vieira, só quem não gosta do Benfica, gosta de te ver na presidência...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a sua opinião.

      LFV ganhou e foi legitimado pelos sócios e pela falta de uma alternativa credível. Agora...

      Eliminar
  4. Bem redigido, boa apreciação da realidade SLB ...86 Titulos em 10 anos .... mto fraco :/

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo