terça-feira, 2 de julho de 2013

Estas Mudanças...

Nova época, novas mudanças no universo do Sport Lisboa e Benfica.
links preços: meo e zon
Escreve o presidente eleito do Sport Lisboa e Benfica:


"Estimado(a) SÓCIO(A),

Podem copiar-nos muitas das nossas soluções, mas há algo que ninguém consegue copiar: a nossa persistência e a nossa capacidade de inovar. Foi este espírito e esta vontade que nos trouxeram até aqui.

Já em 2008, quando a Benfica TV iniciou as suas emissões, foi um momento único. Tínhamos conseguido ultrapassar muitos obstáculos, muita desconfiança e muito pessimismo. A verdade é que nunca desistimos do nosso objectivo.

Depois disso, dissemos o que queríamos pelos nossos direitos televisivos. Houve quem não tivesse acreditado que iríamos até ao fim na defesa dos nossos interesses.

Quando finalmente começámos a preparar-nos para gerir os nossos direitos, novas barreiras se colocaram, e novamente fomos pacientes, superando cada novo obstáculo, porque a defesa dos interesses do Benfica está sempre no centro de tudo o que fazemos.

É algo que me enche de orgulho, termos conseguido chegar aqui, mas o futuro deste projeto, que é único a nível mundial, depende daquilo que os benfiquistas quiserem que ele seja. Temos de apoiar de forma inequívoca a Benfica TV. O dia de hoje servirá para nos recordar a capacidade e a força deste Clube. É um dia extraordinário para o Benfica.

Aos benfiquistas que estão fora do país, vou pedir mais alguma paciência. Há problemas de direitos internacionais que vamos ter de resolver para poder voltar a emitir no estrangeiro, mas já estamos a estudar essas soluções, e estou certo de que em breve vamos conseguir implementá-las.

Hoje é o primeiro dia, mas as novidades não acabam aqui. Vamos continuar a trabalhar no reforço da oferta a nível da qualidade da emissão e dos seus conteúdos.

Hoje é o dia 1 da nova Benfica TV. Conto com todos vocês, o mais difícil começa agora.

Saudações Benfiquistas,"

Ora bem, chegados a este patamar há quem tenha a sua opinião e a defenda e há quem se esteja a marimbar e siga em frente para o caminho que deseja. O que me leva a escrever sobre a Benfica TV é o facto de a mesma ter passado a ser propriedade da sad do nosso clube.

Se é verdade que o Sport Lisboa e Benfica, como entidade desportiva, é por assim dizer dos sócios; a sad nem por isso. Pelas informações reunidas, é possível apurar quem são os accionistas de relevo da sad:
Aqui estão cerca de 87% dos accionistas uma vez que as restantes percentagens se encontram diluídas por mais alguns accionistas (joe berardo p.e.) e não devem ser tidas em conta quando se fala em decisões de peso... Digo eu.

Se o clube é uma espécie de galinha dos ovos de ouro, a televisão do clube tornou-se automaticamente numa galinha dos ovos de ouro bordados com diamantes do mais fino quilate. É sabido que foram colocados entraves ao logo dos anos à sobrevivência deste canal. Mas de repente, e com um acréscimo repentino de qualidade, o canal entrou em alta rodagem. Era só para o meo, ficou impossibilitado de ser transmitido em qualquer plataforma e eis que está disponível para quem quiser.

Falta a vodafone, cabovisão e optimus, mas isso deve ser solucionado brevemente. Faltam aqueles que não têm serviços destas operadoras mas o governo e os lobbies corporativistas, trataram de criar um tal de tdt de tão fraca qualidade, de modo a levar toda a gente a aderir a alguma das tais empresas.

Como é óbvio que a coisa é capaz de dar muito dinheiro, eis que o clube que é de todos os Benfiquistas deixa de ser dono deste preciso bem e o cede a uma entidade que detém o mesmo nome mas... Não é dos Benfiquistas, é puro negócio.

A Benfica TV até foi debatida na AR, devido às falcatruas habituais relacionadas com a especulação, dinheiro rápido e chico-espertismo de alguns (link). Mas na hora de contar os ganhos, e com muita chantagem e negociatas á mistura, a sad do Benfica fez uma excelente aquisição. Não é um lateral esquerdo para o clube  mas sim um Eusébio para a sad... O que é que resta aos sócios e adeptos?

Acreditar! Acreditar no seu clube. Como é que eu, sócio, posso acreditar na sad que tem oliveiras, bancos, e empresas - uma coisa corporativizada -? Esta é a questão que me fica a latejar na cabeça.

Sem cinismo algum, vale a pena questionar o porquê de tanta movimentação subterrânea, de tanto secretismo à volta de um clube que, enquanto as coisas que fazia ainda eram claras, ganhava títulos? Um clube que quando queria algo, dava aos chinelos... E que agora parece que deixa outros fazerem algo por... Porque quem sr. presidente? O que se tem vindo a fazer em nome do clube é feito por quem e para quem?

Questionar vale sempre a pena. Sempre! Antes que as vozes se calem, a vontade esmoreça, o corpo se renda e um salazar qualquer ressuscite (sabe bem o que aconteceu no porto há mais de trinta anos).

Sr. Presidente, se o Benfica o enche de orgulho deixe de passar atestados, deixe de pedir paciência, não deixe que mais Benfiquistas deixem de acreditar. Se a defesa dos interesses do Benfica está no seu centro, não deixe que mais Benfiquistas comecem a pensar que tem outro objectivo, não se torne obstáculo, alvo de desconfiança ou motivo do pessimismo.

"Shame my tongue, Fat with promise all along
But when I woke up from that sleep, I was happier than I'd ever been
Renew and revive"
Billy Corgan

O mais difícil começa agora... O que é o mais difícil? Para mim o mais difícil foi colocar o meu clube em stand by desde a tomada de posse de damásio até à saída de azevedo. E nem reparei que isso estava a acontecer. A coisa foi definhando como doce passar do tempo e há razões para desconfiar que em termos de futebol, o mesmo definhar possa estar a acontecer de há três anos para cá.

Por isso dou comigo próprio afundado em dúvidas e em auto-comiseração pelo clube. Desconfio  que me sinta assim porque o amo de forma impossível de descrever mas sinto uma pena abissal pelo estado em que já esteve e no estado em que se pode estar a tornar. E por isso, e antes que se perca a paixão.

"It's better to burn out (bright) than to fade away (decay off into infinity)"
Neil Young

É que esta nova época que se iniciou, sinto que deve ser o ponto de viragem total. Como escreve o Carlos Alberto, algo de épico... Todos a remar para o mesmo lado ao milímetro. Eu tenho o meu remo prontinho sr. presidente! Como é que é, vamos a isso?
Can you feel it?

E Pluribus UNUM  

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Já não há paciência para as vossas teorias, escreveu um anónimo que depois insultou o escriba...

    Caro anónimo, estamos num país do tacho, corrupção e serventilismo.

    Teorias... pode ser difícil de as comprovar mas ninguém apresenta provas de como essas teorias são falsas.

    Mas uma coisa lhe digo, quando em xeque olibeira preveniu o xeque mate por ter acções na sad. Como bom mamão que ele é, sabe bem que as suas costas já não estão tão largas e que uma comissão de ética na fuça o iria enterrar mais... Acha isto uma teoria?

    A diferença entre oliveira e paulo portas, é que portas cansou-se de ser palhaço e apanhar onde a outros convém. Olibeira prefere manter umas marionetas e oferecer a cara de que trabalha para ele ás estaladas da vida...

    Quem quer que seja presidente do Benfica sabe que tem uma parede enorme de adeptos que aguentam muita coisa. Quanto é que você aguenta?

    ResponderEliminar
  3. Força "Minha Chama" cá estamos para A apoiar e ao Benfica também.
    O sucesso deste canal dependerá, na minha opinião, exclusivamente do rendimento da equipa de futebol - se as conquistas não aparecerem não há bolso que aguente. A ver vamos, como dizia o cego.
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo