domingo, 7 de junho de 2020

S.L. Benfica - Tondela... A Continuação...

... De um marasmo que penso todos tínhamos esperança que o vácuo do Cr19 tivesse apagado. Não e para piorar as coisas temos ainda a dificuldade que é arrancar de novo a competição sem ter tido férias, um ataque ao grupo de trabalho e um presidente que vai escapando miraculosamente a quase tudo...
Vi a partida na esplanada de um café mas assim me senti: Só perante a imensidão que é o Benfica. Sem a minha tertúlia... Sem a tal chama Imensa!

Sei que é fácil jogar futebol sentado mas este grupo habituou os meus olhos, em grande parte da época passada, a algo melhor do que isto. O que se passa agora é difícil de digerir.

Bem Lage, há pouco mais de um ano, a dizer que os jogadores o estavam a tornar treinador. Por outro lado, como Lage acabou por dizer na mesmíssima conferência de imprensa após a inequívoca vitória sobre o CJCPC, "esta caminhada de dois meses só tem sido feita pelo trabalho deles", dou comigo a pensar que afinal - neste momento tão árido de qualidade futebolística - ou Lage não é treinador ou os jogadores não trabalham assim tanto ou tão bem.
Desde que Eusébio partiu, o Benfica "deixou de ter memórias". O passado existe mas apenas para estar afixado nalguma prateleira de modo a ser utilizado quando for conveniente. E isso é uma espécie de ferida sempre aberta que deixa sair o Benfiquismo a conta gotas... E o sangue acaba por acabar!

Aqui no blogue tudo é uma opinião
.
Penso que o espírito democrático do Sport Lisboa e Benfica exige mais do que um candidato nas próximas eleições, esse espírito exige debate cara a cara. Exige abnegação desprovida de umbigo por quem é eleito! É a minha opinião que Rui Gomes da Silva (RGS), bem como outros que tenham estômago, é bem vindo e não deve desistir da candidatura assim como Luís Filipe Vieira (LFV) o deve enfrentar ao vivo sem teleponto ou conversa fiada. Cara a cara num canal aberto qualquer com alguém a moderar que não tenha cartel com os candidatos.

Para mim, o tempo de LFV está esgotado no Benfica há já algum tempo. Para mim, RGS ainda tem muito a dizer para me convencer. É assim que vejo neste momento as coisas. As últimas investidas de RGS deixam muita coisa a planar nos céus que necessitam de ser explicadas quer por ele, quer por LFV. Deste modo é essencial ao Benfica que haja debate.

Com um novo presidente, só há 3 caminhos possíveis: Ficar no marasmo comercial, ficar pior ou ficar melhor. O Benfica necessita de um abanão porque é mais do que uma máquina de debitar produtos, é uma chama imensa que leva almas e corações a distâncias e feitos inimagináveis.
Ainda sobre a partida frente ao Tondela... Clube simpático que acabou por se safar de ser derrotado por 3 ou 4 golos sem resposta. Mas isso não significa que a equipa do Benfica não tenha estado longe de outros momentos ou do seu suposto potencial.

Rui Águas não marcava sempre. Mas tinha colegas como César Brito, Magnusson, Manniche, Iuran ou Aílton que o faziam.

Ricardo não era inultrapassável. Mas tinha colegas como Silvino, Neno, Veloso, Mozer, Aldaír, William ou José Carlos que o compensavam.
Valdo, Isaías, Rui Costa, Vítor Paneira e João Pinto... Cinco imortais da História do Benfica. Cada um no seu lugar, com outros nomes como Thern, Pacheco, Sousa, Schwarz, Kulkov ou Hernâni, trabalhavam sempre no máximo e por isso, acertavam sempre mais do que falhavam...

Todos eles estiveram muito tempo no Benfica e por isso engrandeceram o clube. Engrandeceram o clube não só com títulos mas com paixão, com mística de grandes imagens e sensações.

E essa mística está a ser ultrapassada pelos dígitos o que é muito perigoso.

Estamos numa altura em que treinadores e jogadores não sabem bem ao que vêm... Numa altura em que começam a ver que parecem apenas fazer parte de um circo ambulante...
E que como peças, podem ser vendidos sem assentar e "batidos" quando o espectáculo não agrada ao dono ou ao público... Ou talvez nem tenham a entrega que outros, noutros tempos, tinham... Tudo tão confuso nestes dias!

Tudo parece pedir mudanças. E terão de ser os sócios a executar essas mudanças e os "sentadinhos" a irem ao relvado jogar, suar e tal. Mudanças? Sim, e pode ficar tudo na mesma... Mas há que seguir em frente e seguir em frente é, pela História do Benfica, evoluir porque o Benfica disso necessita e não estando tudo bem e/ou tudo mal, não é uma casa senhorial.

E Pluribus UNUM!

12 comentários:

  1. Obrigado por voltares a escrever pós jogo

    ResponderEliminar
  2. O meu grande bem haja por tão saudoso regresso, num registo ponderado e assertivo.
    Estamos na nau em alto mar e dobramos o cabo da boa esperança ou naufragamos no cabo das tormentas, o Benfica apenas precisa de um líder que o defenda de calúnias e injustiças fora e dentro do campo, é apenas isso que sócios e simpatizantes assim o exigem.
    Se Vieira não quer ou não pode por algum motivo que desconhecemos que de lugar a quem possa e queira, como estamos é que não pode ser

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há ainda as correntes de dinheiro em órbita do clube que me parecem carecer de melhor explicação...

      Um grande abraço.

      Eliminar
  3. Bom post, com Alma, algo que vem faltando ao nosso Clube.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  4. O n /Glorioso,precisa não só de um lider que defenda o Clube,este actual não tem condições para isso,como precisa de um Treinador,um Olheiro e de uma equipa de Futebol há altura dos pergaminhos do n/Glorioso.

    ResponderEliminar
  5. Há algumas coisas que eu não percebo.
    De que é que o "presidente que vai escapando miraculosamente a quase tudo…"?

    "o tempo de LFV está esgotado no Benfica há já algum tempo. Para mim, RGS ainda tem muito a dizer para me convencer. Elejamos então uma "Junta de Salvação Nacional" para o Benfica. Assim é que está bem.

    Eu sei que não é fácil envelhecer. Mas há limites para a depressão. Eu sempre tive muitas dificuldades em lidar com "deprimidos".

    Não é o Benfica que está doente, são alguns adeptos e sócios que não conseguem sair do espartilho das "saudades do antigamente", cheios de teias de aranha que vão crescendo com a idade. Eu chamo-lhes "os órfãos do Eusébio".

    E depois culpam o Benfiquismo, ou a falta dele, sem saberem muito bem o que é. Assim como falam na "mística", toda a gente fala nela mas também ninguém sabe muito bem o que é. Sentimentos agradáveis que tiveram ou sentiram em tempos idos, sem saberem muito bem na altura como aconteceram nem de onde surgiram.

    O problema do Benfica, que periodicamente aflora à superfície, estará mais no estado de espírito de alguns adeptos que se deixam enredar na depressão colectiva atraindo energia negativa para o clube, parcialmente influenciados pelas condições precárias existentes na sociedade e pela pressão e guerra psicológica criada pelos rivais.

    Numa coisa eu estou de acordo, "O Benfica necessita de um abanão", mas ele terá de ser dado pelos próprios adeptos e sócios que possuem energia positiva, que colocam os olhos e o seu optimismo no futuro e não por deprimidos saudosos dos Eusébios que não irão voltar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nhaga.

      Eu não sou órfão de Eusébio. Não estou deprimido mas sim algo temeroso em relação ao clube. O meu antigamente vai até ao inicio dos anos 80, o resto é TV e muitas horas à conversa com Benfiquistas.

      O Benfica está doente e tu próprio o declaras quando escreves que o Benfica necessita de um abanão.

      Um grande abraço.

      Eliminar
  6. Nos últimos 6 anos fomos campeões 5 vezes, é mérito de quem? Estamos numa posição económica muito melhor que há uns anos atrás? É mérito de quem? Uma época má não pode apagar o que de bom tem sido feito, se existir alguém melhor estou ai para apoiar, mas quem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é mérito da direcção, do presidente, dos jogadores e treinadores.
      Mas isso impede que se questione e se discuta o nosso Clube?

      Viva o Benfica

      Eliminar
    2. Fomos muita coisa.

      Existir alguém melhor só se for eleito. Palavras há muitas.

      Um grande abraço.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo