segunda-feira, 5 de agosto de 2019

SL Benfica 5 Sporting 0 (Supertaça 2019)

Um excelente jogo de treino que nos proporcionaram quer o Benfica quer o Sporting ontem à noite...

Especialmente o Benfica que terá dado muitas indicações ao seu treinador...
Como o tempo é pouco... Primeira parte algo complicado por motivos bem justificáveis: O Nuno Tavares é lateral esquerdo e teve inúmeras dificuldades em dar fluidez a qualquer tipo de jogo. A máquina emperrava quando tinha de começar por ali. De Tomás é novo na equipa e ainda não assimilou bem o seu papel nas movimentações da equipa. Toda a defesa da equipa mais o trinco são ainda no global, algo verdes.

Tudo bons motivos para que a equipa não conseguisse superiorizar-se plenamente ao Sporting. Eles que carregaram na defesa (3 centrais + 2 laterais + 1 trinco = 6) de modo a atrapalhar as movimentações ofensivas do Benfica. E lá iam conseguindo tentando depois através de pontapés para a frente, surpreender-nos. Seja dita a verdade, o Benfica poderia ter sofrido um ou mais golos na primeira meia hora mas oportunidades o Sporting só teve uma criada por si (o Fernandes), a do Ferro não conta porque...

No tempo de descanso, Lage terá alinhado os posicionamentos, limado arestas e a coisa foi quase um passeio... De Tomás começou a ajudar mais o flanco direito (ao mesmo tempo que libertava o Tavares de alguma pressão, dava mais liberdade a Pizzi). Florentino começou a ter mais espaço de manobra devido Às movimentações dos colegas e a partir daí, partiu para uma grande exibição (má primeira parte). Rafa libertou-se mais do seu flanco esquerdo e com isso criou desequilíbrios tremendos na defesa do Sporting que começou a meter água por todos os lados face a tamanha pressão.

Se a tudo isto aliarmos a inegável qualidade de alguns jogadores e o valor do conjunto, o resultado pode parecer muita coisa menos injusto. Quem viu a partida, certamente que poderá dizer que foi uma sorte aquilo só ter tido 90 minutos.

É a oitava Supertaça. Os números, que são bem gordos, só são isso e mais nada. Lage terá de ver a situação da lateral direita e continuar o seu trabalho com afinco porque a caminhada até Maio é longa e turtuosa..

Notas a doer:

Odysseas 5: É, sem ele não havia a oitava supertaça.
Tavares 2: Melhor na segunda parte mas acusou muita inexperiência e uma tremenda falta de rotina para aquela posição. Já o vi no flanco oposto e fiquei com a ideia de que o Grimaldo iria ter um concorrente à altura para disputar o lugar.
Rúben 3: Equilibrado.
Ferro 2: Ia marcando um autogolo... Tremeu um pouco algumas vezes manifestando algum excesso de confiança. Segunda parte mais segura
Grimaldo 3: Exibição segura. Marcou ainda mais um golo de livre sem dar hipóteses.
Florentino 4: Má primeira parte. Fantástica segunda parte. Ouvir faz bem.
Gabriel 3: Não muito em forma ainda. Dele espero grandes jogos.
Rafa 5: Grande exibição. Um golo e duas assistências que mais se pode pedir...
Pizzi 5: Dois golos e uma assistência que mais se pode pedir...
De Tomás 3: Tentou muito e já se viu qualquer coisa de bom na segunda parte quando Lage lhe terá explicado como não fazer o que tinha estado a fazer na primeira parte. Veremos. Parece que sim...
Seferovic 3: Perdulário como já nos habituou. O Sporting deve-lhe uns jantares...

Dá 3,4.

As alterações não trouxeram nada de novo excepto o Chiquinho que ainda foi molhar a broa.

Arbitragem... Bem, o Sporting acabou com 10... No final da partida. Vendo de novo, deveria ter ficado com 10 bem mais cedo. Mas o árbitro é Benfiquista... O que é que se pode fazer... De resto, nada a assinalar.

Muito bom ver este Benfica, tal como o foi em Coimbra. Independentemente do resultado final, que poderia ter sido mais dilatado, eu não entro em euforias. Mas celebro o facto de termos um treinador que pensa de uma maneira interessante, na minha opinião, e extremamente positiva em relação ao que é o futebol. Claro que neste momento, as expectativas sobem a um patamar relativamente alto porque se nesta altura e com muitas arestas ainda a limar, cortes a fazer etc., o Benfica joga o quanto baste e avia o Sporting por 5-0...

Nota: Aquilo da agressão ao anão ignóbil Albuquerque. Se eu vos disser que é forjado acreditam? Talvez seja melhor acreditarem.

As melhores fotos da partida:
And The Winner Is...
Estou a terminar o meu tipo de resumo. Pode ser que chegue aqui.

Preparados para aquele apoio total à equipa (total mas nunca cego)?
E Pluribus UNUM!

2 comentários:

  1. o benfica tem equipa pa fazer uma epoca historica e quem sabe na champions mesmo no pote tres nao podera dar um ar de sua graça as fotos tao mesmo baris ta melhor que no instagram lol

    ResponderEliminar
  2. Concordo na generalidade com as notas, embora subisse a do Grimaldo para 4, Ferro para 3, Seferovic para 4, e Pizzi e Rafa para 6, ahahahahahahahahaah...

    Temos trabalho pela frente, mas isso é mais ou menos evidente, estamos no 1º jogo oficial, e com ideias.

    O De Tomas, pode vir a ser um extraordinário avançado, e ainda não jogaram Caio e Vinicius, que vão dar muito que fazer às defesas.

    O Benfica tem de arranjar um bom suplente para o Odisseas, e uma boa alternativa ao André, que será o titular.

    O Nuno na esquerda pode ser uma boa hipótese para substituir o Grimaldo, mas no geral o plantel é bom, muito melhor que o do Sporting, e melhor que o do FCPorto.

    O Gabriel deve ter feito companhia ao Phillipe do Sporting, estavam os 2 bem inchados, ehehehehe

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo