domingo, 18 de fevereiro de 2018

2017/2018 - 23ªJ: SL Benfica 4 Boavista 0

O importante era vencer e conquistar os 3 pontos! O resto era conversa! O objectivo foi conseguido com a diferença de 4 golos que no entanto não espelham muito bem o que se passou...
Vamos lá ver se me faço entender.

A equipa expectável se bem que tenha pairado a ideia de que Jonas poderia ficar no banco de início (nem teria sido mal pensado)...

A partida de ontem foi, em termos de qualidade futebolística, mais ondulante! Apetece-me quase ofender o grupo de trabalho do Boavista mas ainda há modos de expressão que tento a todo o custo evitar... Essa qualidade de jogo (que se ligava e desligava) não se deveu somente ao facto de o Boavista defender com todos os seus jogadores dentro do seu meio campo, mas também à forte disponibilidade física que os jogadores do Tetra Campeão empregaram ao longo de toda a partida.

Foi de facto uma pequena batalha física aquilo que pudemos assistir na Catedral. O Benfica foi bastante rijo na sua maleabilidade técnica e táctica (forte pressão ao portador de bola - posicionamento exímio no relvado de forma a cortar linhas de passe), e muito preciso e rápido no ataque organizado e/ou na contra ofensiva. Daí que o Boavista, nada - mesmo nada - tenha feito na 1ª parte (a não ser aviar). Menos bom foi o aspecto da finalização, a equipa só conseguiu marcar em lances de bola parada dai que os nortenhos tenham ido para o intervalo com um resultado simpático.

Senti um pequeno alívio quando Jardel fez o 2º golo... É conhecida a táctica das pequenas equipas: Retardar ao máximo o 1º golo do Benfica e se isso acontecer, cerrar fileiras e impedir que marque mais até perto do final da partida de forma a tentar, através de algum golpe de asa, marcar. O golo de Jardel foi uma facada nas aspirações adversárias mas mesmo assim, não trouxe certezas absolutas para o desfecho final.

É que na segunda parte, o Benfica baixou o ritmo de jogo (é impossível manter aquelas ondas de ataque durante 90 minutos) mas não se deixou enlear nesse ritmo mais pasmacento (tal como há 17 jogos atrás). Foi atacando de forma coordenada mas sem a chama da primeira parte... Falhando algumas oportunidades... Marcando quando os do bessa deram o berro físico por completo... E o futebol também é isto e que bom era que este grupo de trabalho tivesse sido capaz de o fazer  há 17 jornadas atrás...

Há quem afirme que o Benfica tem um calendário mais favorável. Discordo! O Benfica é quem tem de fazer com que esse calendário seja mais favorável. Ontem, a equipa trabalhou relativamente bem e passou mais um teste muito difícil. 3 Pontos muitos importantes foram conquistados...
Gostava de, e é o meu ponto de vista, teorizar sobre este esquema de RV... Ele teve de encontrar um equilíbrio na equipa até Krovinovic estabilizar. Depois teve de encontrar um substituto. Agora, é esperar que ninguém mais se aleije e afinar a máquina... A coisa bem oleada, é capaz de elevar o nível de qualidade de jogo para níveis interessantes! Sigam o meu raciocínio: Fejsa (de costas quentes com Rúben e Jardel) fica com todo aquele espaço central. Pizzi e Zivkovic estão mais adiantados, o português pisca sempre mais o olho à direita e o sérvio mais à esquerda (mas não se esquecem das compensações). Com laterais tão voláteis (pelo menos mais o esquerdo), quer Cervi quer Rafa, terão possibilidades para flectir para outras zonas de ataque trocando os pés às defesas adversárias formando um tridente ofensivo (nunca se esquecendo das compensações). Resta a Jonas, estar bem fisicamente e ser o pivot/finalizador de toda esta artilharia! Será mais ou menos isto?

Sabendo que o campo de acção de um jogador tem de ser global e não restrito a uma posíção específica, todos os componentes individuais deste esquema terão de estar comprometidos a manter as harmonias do conjunto bem equilibradas mas também deverão saber quando e como exponenciar as suas qualidades individuais. Sonhar é lindo! Mas quem sabe...

Notas... Sempre a doer que aqui não há conhaques...

Varela 4: O que se terá passado na cabeça de Varela? Muito tempo sem fazer nada, baixou-lhe os níveis de concentração? Jogo mauzinho.
Almeida 6: Já tem 2 golos e 6 assistências para golo. Não é lateral mas sim um bombeiro que tudo dá em campo. Ontem correu bem tendo assistido Raul na obtenção do golo final.
Jardel 6: Tem um falhanço defensivo ainda com 2-0... Ai ai capitão! Marcou um golo muito importante.
Rúben 8: Marcou o 1º golo e não me lembro de o ter visto a falhar em qualquer momento da partida. Revela uma maturidade muito interessante para quem só tem 20 aninhos.
Será que devemos já começar a pedir para que ele fique? 😉
Grimaldo 7: O lado esquerdo está cada vez mais afinado...
Fejsa 7: Sempre que os colegas não lhe ocupam o seu espaço, a coisa corre muito bem.
Pizzi 5: Não... Há dias assim!
Zivkovic 8: Que velocidade... Que precisão... Que raça... Que entrega... Acho que já tinha avisado.
Será que devemos já começar a pedir para que ele fique? 😉
Rafa 6: Mais um jogo num percurso em ascensão. É assim que vejo Rafa que se integrou ainda mais neste esquema. Agora é só explodir e não o retirar do alinhamento.
Cervi 8: Outro a quem augurei... Poderá ser ainda mais do que temos vindo a ver. Cada vez mais forte fisicamente, o argentino vai estar cada vez mais à vontade para explanar o seu futebol vertiginoso... Aguardemos e... Será que devemos já começar a pedir para que ele fique? 😉
Jonas 4: Não! Ontem, depois de uma semana difícil, penso que Jonas até poderia ter ficado no banco. O mágico participou na organização do jogo da equipa mas andou menos afoito e mais distante do jogo em si. Falhou a marcação da grande penalidade e... Dou-lhe um conselho (aos colegas também): Para a próxima vez, não deixem que o guarda-redes adversário vá falar com ele nos momentos que antecedem a marcação do dito. Aconteceu no Restelo e... Aconteceu ontem e...

Confesso que não entendo o tardio das alterações caro RV. Deve existir um motivo que me está a escapar e confesso aqui a minha curiosidade. Será que é necessário o resultado estar seguro para?

Raul 6: A seleção mexicana vai estar no mundial de 2018. Raul quer lá ir. É contagiante ver Raul entrar nas partes finais das partidas e correr como se fosse o seu último dia. Ele varre toda a zona de ataque na pressão ao portador de bola. Ontem, foi premiado com mais um golo pleno de oportunidade. Raul não é Jonas mas será que RV não se sente minimamente tentado a dar um descanso a Jonas?
Gonçalves/Carvalho SN: Nada de relevo trouxeram estes 2 miúdos, se bem que o João até poderia ter marcado. Quando tarde se entra, por vezes acaba por não se entrar.

... Podem pensar o contrário mas é para mim preocupante ter de escrever sobre a actuação dos árbitros...

Este Tiago Martins (TM) veio à Catedral com uma missão... E é uma das razões pelo qual escrevi no 1º paragrafo que "O objectivo foi conseguido com a diferença de 4 golos que no entanto não espelham muito bem o que se passou..." TM fez parte da equipa do Boavista, o Benfica jogou pelo menos contra 12! Mas ele até assinalou uma grande penalidade! Nem eu consigo encontrar uma explicação para isso caros leitores! Foi uma actuação parcial, mas felizmente, o Benfica foi mais forte do que isso e nem quero adivinhar o que se vai passar na capital do Móvel... Quer a santa aliança vença ou não as suas próximas partidas...

Aos 30 minutos, Jardel viu um cartão amarelo por fazer um desarme (acertar na bola):
Vejam onde o jogador do Boavista chega a colocar os pitons... Jardel até salta!

Do outro lado, e cito só 2 exemplos:
... A liberdade dada aos boavisteiros... Podiam ir ao osso...

Depois:
Ilusionista este TM: Transforma uma falta em pontapé de canto quando o defesa do Boavista não toca na bola... Aliás, existiram pontapés de canto para o Benfica transformados em pontapés de baliza para o Boavista e pontapés de baliza para o Benfica transformados em pontapés de canto para o Boavista...

Gostava ainda de vos deixar com estes 2 lances:
Certo que foi este pontapé de canto que originou o 1º golo do Benfica, mas para chegar à bola, o defesa do Boavista teve de arrancar Jonas do relvado. Ou estarei eu a ver mal?
As mãos... TM foi o VAR do último Benfica-Sporting. Isso explica muita coisa... O jogador do Boavista era capaz de querer ir lá com a cabeça... É só rir!

Os jogadores do Boavista não viram nem um cartão amarelo!

Este vai ter uma grande carreira na arbitragem. É mais um dos filhos dos Enças (Proeça/Benquerença), primo do Dias e do Miguel, tu-cá-tu-lá com Fontelas e Luciano.

Uma delícia ver/ouvir o Estádio da Luz a aplaudir o fiscal do lado do banco de suplentes do Benfica, cada vez que este assinalava um fora de jogo... Depois de 1, talvez 2, lhe terem escapado... É tudo tão à descarada!

Descansar e trabalhar. O jogo frente ao Paços vai ser um bico de obra...

Como não há GIFs dos golos, e porque a partida foi na BTV, fiquem com um resumo (subscrevam o canal por favor):
Que grande dia para o Benfica foi este Sábado:
NOTA: A página do Facebook deste blogue anda a ser perseguida. Estranho para um blogue tão pequeno. Os artigos do roubo de Chaves e outro sobre os políticos devem estar a fazer mossa. Denunciar sem motivo (sei as regras do Facebook) e contar com a decisão de alguém do mesmo Facebook, que dever ter mais olhos do que barriga é uma pequena injustiça. Estou impedido de publicar em grupos, ou seja, estou impedido de passar a palavra!

As melhores imagens possíveis da partida de ontem:
E Pluribus UNUM!

2 comentários:

  1. Habilidoso, este Tiaguinho! Mas foscanhou-se, porque ontem não demos hipóteses à boiada coligada, não demos confiança a porcos - apesar de gostarmos de coiratos.
    Duas perguntas: o Varela não é capaz de estar concentrado durante os 90 minutos ? E quanto tempo por semana treinará as «saídas»?
    Mais uma: o Jonas ainda não percebeu que a paradinha e remate para a esquerda (ainda por cima com pouca força) já está mais que estudada, vista e revista pelos guarda-redes? Ó Jonas, assim, nunca mais marcas um! Acorda, pá!

    ResponderEliminar
  2. Bravo! Adoro sempre vir ler estes posts pós-jogo (além dos "trabalhos de investigação" que se vão publicando).
    Esta arbitragem foi das mais inacreditáveis, inenarráveis, que já vi na Luz. Tão mau talvez só a do último derby e contra...o Boavista o ano passado.

    Vai ser muito duro este ano, mas parece que a cada ano que passa (e vamos ganhando) é cada vez mais saboroso ser campeão!

    Continua com o bom trabalho que nós (adeptos) agradecemos que isto fique registado :)

    Um abraço
    João

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo