domingo, 4 de fevereiro de 2018

2017/2018 - 21ªJ: SL Benfica 5 Rio Ave 1

Pareceu fácil? Pode ter parecido mas não foi... O Benfica é que fez com que parecesse ter sido fácil e mais 3 pontos ficam na Luz... Que atitude a de ontem que se estivesse estado presente no Restelo...
Por vezes, fico com a ideia de que a equipa entra em campo com dupla intenção: Não perder a partida e ganhar a partida. Ontem, isso viu-se um pouco na 1ª parte mas após aquele balde de água fria, a equipa só teve uma ideia... Era a única: Vencer... E é assim que terá de entrar em campo até ao final do campeonato!

Esta ideia que tenho é visível naquela forma de jogar tipo rotunda: Muita posse de bola sem grande progressão! Uma forma mais segura de atacar pela certa mas que nem sempre resulta nem causa grande mossa física no adversário.

Talvez se possa dizer que foi de certa forma bom ter sofrido aquele golo... A verdade é que o Benfica perdeu o medo de atacar de forma mais massiva e foi para cima do adversário. Assim que Rafa entrou no espírito da partida, o conjunto começou a atacar por vagas onde os posicionamentos, a rapidez e eficácia de passe começaram a moer o Rio Ave... Rio Ave que foi para o intervalo a vencer por 0-1 com alguma felicidade mas disso eles não tinham culpa.

Pudemos ver jogadas de ataque com alguma desenvoltura, precisão e beleza estética que no entanto morriam num mau último passe, num mau remate ou mesmo numa grande defesa do guardião adversário... Foi uma 1ª parte algo agradável onde, especialmente a partir dos 20-25 minutos, o Benfica fez os jogadores do Rio Ave correrem muito mais do que poderiam estar à espera

De tal forma que a 2ª metade começou com 6 minutos de atraso!!!

A 2ª parte, e coloquem isto na cabeça, foi o que foi como consequência básica da 1ª! A equipa do Benfica não afrouxou! Continuou a fazer vagas de ataque de forma concisa, fazendo-o a toda a largura do relvado que nem água mole em...

Com tanto desgaste a acumular mas mesmo assim a não ser suficiente para permitir ao Benfica marcar, as bolas paradas entraram em acção! O Benfica tinha sofrido o golo de bola parada, e tratou de pagar na mesma moeda multiplicada por 3! E a cada golo que ia marcando, a equipa não baixou o ritmo... Devo dizer que houve momentos muito bons. Os jogadores, permitam-me a expressão, deixaram-se de paneleirices e começaram a deixar o seu futebol fluir em toda a extensão do relvado: Trocas de posicionamento, passes ao 1º toque, passes de ruptura, espírito de entreajuda e mega pressão alta ao portador da bola e ao colega mais próximo de modo a cortar linhas de passe.

O Rio Ave não é uma equipa como o Belenenses. É melhor do que o Belenenses! Pressionaram as saídas de bola do Benfica muitas vezes com 3 jogadores à frente da defesa! Saíram para o ataque sem pontapé para a frente! Não se fiem no resultado mas... Como foi possível ao Benfica empatar (quase perder) no Restelo, depois do que pudemos assistir ontem à noite na Catedral?

Um pequeno reparo: Ainda é a minha opinião de que a frente de ataque é pouco forte fisicamente para os embates físicos. No entanto, parece-me que RV privilegia a componente técnica... 3 golos de bola parada, 2 marcados pelos 2 centrais e o 3º por Jonas após assistência de Jardel (robustez física)! 2 golos de bola corrida (robustez técnica)... Isto resumido, dá a ideia de que a equipa do Benfica atacou com todos os recursos possíveis o que é agradável e deixa mais uma vez boas perspectivas... Mas o seguro morreu de velho e estas boas sensações já cá vieram muitas vezes ao longo dos últimos meses para se eclipsarem repentinamente tal como aconteceu no Restelo na passada 2ª feira. Para mim é melhor aguardar antes de embandeirar... Mas que ontem foi muito agradável, lá isso foi e:
Zivkovic... Funcionou ontem. O sérvio deu tudo o que tinha em campo quer a atacar quer a defender... Esgalhou-se todo! Aproveitou a oportunidade. Tal como Rafa. Temos então Pizzi, Rafa, Cervi, Zivkovic e Jonas... Malta mais técnica (os panzers ficaram no banco!) que rebentou fisicamente com os vilacondenses ao longo de quase toda a partida. Aguardo pela próxima jornada para ver se o sérvio convenceu RV. Aparentemente, convenceu os adeptos que terão ficado muito satisfeitos com a sua prestação (com a de Rafa também) o que me leva a vos dizer que se Krovinovic... O que significa que o plantel... Mas que tem sido muito inconstante ao longo da época...

Notas. Sempre a moer... Doer!

Varela 5: Palavra... Foi quase um espectador. Mas, não tendo culpa do golo sofrido, pareceu-me nervoso em todas as vezes que teve de intervir...
Almeida 5: Depois do que fez no Restelo (ou não fez), apresentou-se mais atento e interventivo.
Jardel 8: Não me lembro de o ter visto falhar... Sem lesões há algum tempo, a sua forma física vai aparecendo e...
Seguro a defender, e a atacar: 1 golo e uma assistência.
Rúben 7: Alguns passes falhados (tem de aprender e é assim que se aprende) mas escreveu mais um capítulo muito positivo na sua época de estreia.
Marcou um golo à Ricardo (tens muito que aprender para ser como o Ricardo mas... Sonhar é bom).
Grimaldo 8: Espero que não tenha saído por lesão e sim por exaustão. O espanhol correu Km ontem à noite, dinamitou o flanco direito do Rio Ave (com a ajuda de Cervi) e quase que marcava...
Talvez lhe falte um pouco mais de músculo mas se ele o tivesse será que manteria a velocidade de ponta que possui?
Fejsa 7: Ele só apareceu depois de a equipa ter sofrido o golo. Pizzi teve de se adiantar e Zivkovic idem, deixando mais espaço para o sérvio abrir as asas e controlar a zona como ele bem gosta.
Pizzi 6: Não! Não estou a implicar. Pizzi emperra o jogo da equipa muitas vezes. Ontem, assim que o deixou de fazer, a coisa começou a funcionar que nem um relógio e...
Salvio 3: Gosto de ti Salvio, gosto mesmo... Espero que estejas bem e que te recomponhas o mais rápido mas... Espero que Rafa, ou outro jogador, tenham a oportunidade de se mostrarem de águia ao peito.
Cervi 7: Volátil... Está cada vez mais forte. O lado direito do Rio Ave foi tão martelado que...
Zivkovic 8: Muito bem. Conhece a equipa e as suas movimentações. É um pequeno prodígio mas isso pouco vale se... E ele ontem meteu naquela cabeça que tinha de jogar. Jogou. Aposta ganha! Fez belíssimos passes em profundidade, pena que Jonas já não tenha aquele motor de arranque.
Jonas 6: Marcou o golo da praxe. Mas esteve um pouco soft de mais. Talvez com a cabeça triste pela partida do Restelo.
Ainda assistiu Pizzi para o 2º golo da equipa.

As alterações? Quando elas resultam... Para elas resultarem, têm de ser bem pensadas e os jogadores têm de as entender e dar tudo em campo. Mas... Caro RV, manter Jonas tanto tempo em campo... Um crime. O mago brasileiro, depois de marcar o 3º golo, deveria ter saído de imediato.

Rafa 7: Demorou a entrar em jogo. Assim que entrou no ritmo, teve de se ambientar ao esquema coisa que... Só verdadeiramente aconteceu na 2ª parte onde o avançado foi peça importante a atacar e a defender. Há muito Rafa ainda para ver certo caro RV?
Assistiu Jiménez para o 5º golo.
Jiménez 5: Corre que até me cansa os olhos. Por vezes um pouco atabalhoado mas uma carraça para os adversários. Golo mais do que merecido.
Deveria ter entrado mais cedo.
Carvalho: Nada a assinalar. Mas sempre pode ver o que Zivkovic fez ontem... Não é uma questão de o copiar mas sim de ver o funcionamento do conjunto e fazer o mesmo à sua maneira.

A arbitragem... Olhem... Foi um trabalho miserável! Não esperava outra coisa deste árbitro. Uma arbitragem à Proença. Uma nomeação cirúrgica. Este árbitro é daqueles que se sente confortável com o VAR, ele sabe que nos lances capitais pode agora culpar os fiscais e o VAR. A sua influência nota-se nos detalhes: As faltas que não assinala, os benefícios ao infractor que permite, o critério disciplinar, cantos transformados em pontapés de baliza... Ontem, o Benfica não lhe deu hipóteses mas ele bem que tentou:
Depois desta falta não assinalada, o Rio Ave enviou uma bola ao poste.
Admito que a cor do cartão possa ser a base para uma discussão sobre critérios disciplinares. Não houve cartão. Se tivesse existido e se fosse vermelho... É uma entrada de sola ao pé do Almeida...
Ele aqui para o jogo... Cartão? Está bem... Beneficiou o infractor e não o puniu...
Inacreditável... Rafa não é fiteiro e quis jogar à bola mas é ceifado de tal maneira que depois não foi capaz de fazer golo. O árbitro? Mandou seguir... Inacreditável!

Há ainda estes dois lances que acabaram por redundar em golos do Benfica mas que demonstram a forma como o Rio Ave sabia que poderia jogar:
Eu gritei penálti! Verdade. Mas a bola acabou por entrar... Será que o Oliveira iria assinalar o respectivo penálti se a bola não entrasse? O defesa do Rio Ave entra às pernas de Pizzi...

Vejam esta:
Inacreditável! O guarda redes do Rio Ave vai de forma deliberada com os pitons à canela e ao joelho de Jonas. Que sorte teve o mágico brasileiro, o Benfica e o futebol...

Por falar em Jonas:
Há um ano atrás, este Oliveira viu isto:
O de vermelho, levou o toque e caiu. O listado joga-se para o relvado antes da chegada do guarda-redes... É claro que este árbitro Oliveira, pode ir descansado para as bancadas do estádio do seu clube, tem a carreira bem protegida porque é um ombro amigo para os listados. Interessante... Cada vez que o porto enfrenta o Estoril no Coimbra da Mota, aquela bancada ou vai ou racha, lembram-se?

Agora vem o Portimonese, clube amigo do porto. Que a partida de ontem sirva mais uma vez de exemplo. Revejam os golos aqui:
PS: Até se saber em concreto o que se passa nas investigações que decorrem, não me apetece tecer grandes comentários a não ser este: Os sócios maioritários (mais de 2% de acções) da SAD do Benfica, deveriam ser mais limpos do que são.

As melhores fotos da partida de ontem que teve 53828 espectadores:
E Pluribus UNUM!

12 comentários:

  1. Mais um excelente post no pós jogo!

    Fantástico!

    Quanto ao árbitro... como é possível ele ter deixado passar aquilo? É quase tão inacreditável como a não vitória frente ao Belenenses.

    Já agora... para quando o castigo ao Marega, ao Fábio Coentrão e ao Brahimi?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pelas palavras Troza.

      Qto ao castigo... Para quando? Para nunca claro.

      Saudações TETRAGloriosas

      Eliminar
  2. Como sempre, a melhor crónica ao jogo. Assim fossem os jornalistas desportivos deste país!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos não querem perder o salário... Caro anónimo, agradeço as palavras, não quer assinar o comentário?

      Saudações TETRAGloriosas

      Eliminar
  3. Deveriam ser mais limpos do que são!!! Os tais dos tais 2%...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os tais que têm mais do que 2% de acções na SAD do Benfica. Assim é que se contabiliza - Accionistas maoritários.

      Fiz a minha investigação, aliás vou fazendo a minha investigação. Não publico porque é uma faca de 2 gumes. Um desses accionistas é o oliveira da sportv... Diga lá caro João, se não é um sujo?

      Eliminar
  4. O jeitoso do Porto vinha com ela estudada. Mas cagou-lhe o cão no caminho. Contra 5 batatadas não há habilidades de árbitros que cheguem para nos parar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vinha sim sr. Já vejo futebol há muito tempo e este é disciplo do Proença/Benquerença e outros.

      Que o grupo trabalhe cada vez mais.

      Saudações TETRAGloriosas

      Eliminar
  5. Desculpem mas vou corrigir a ortografia.

    Muito bem, temi que com o golo do rio Ave na primeira parte a equipa perdesse o "tino" mas não, felizmente RV no intervalo puxou-lhes as orelhas e a rapaziada percebeu qual era o rumo, excelente 2.ª parte, muita positiva e moralizadora para os embates que se seguem.
    Quanto às arbitragens, vcs já escreveram tudo e bem, concordo em absoluto, de qualquer maneira se jogarmos sempre como jogámos na 2.ª parte, nem com os árbitros eles se safam.
    Carrega Benfica.

    ResponderEliminar
  6. Parece que cliquei precipitadamente e, como não ficou completo, repito o comentário.
    Citando a sua passagem: "Os tais que têm mais do que 2% de acções na SAD do Benfica. Assim é que se contabiliza - Accionistas maoritários.
    Fiz a minha investigação, aliás vou fazendo a minha investigação. Não publico porque é uma faca de 2 gumes. Um desses accionistas é o oliveira da sportv..."

    Não é preciso fazer segredo dos acionistas maioritários da SAD. É público o relatório das SAD`s desportivas. A SAD tem 66,93% do capital, José António dos Santos tem 12,71% das ações, José da Conceição Guilherme tem 3,73% e a Olivedesportos 2,66%.
    Felizmente que nem todos são "sujos", como o que referiu. Há honrosas e "doces" exceções e a mais recente é a Quinta de Jugais (uma empresa de doces) que passou a deter 2,004% do capital do SLB. Assim, a SAD deixa-nos a boca doce! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcto.

      Não coloco as mãos no fogo por ninguém e ainda não tive paciência para investigar a fundo a Quinta de Jugais. Mas lá irei.

      Em relação aos outros... Pelo que me dá a entender, o anónimo sabe procurar certo?

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo