terça-feira, 9 de maio de 2017

2016-2017 32ªJ: Rio Ave 0 SL Benfica 1

Muito bom jogo do Benfica contra um também grande Rio Ave (RA doravante). Num jogo mais limpo de tremenda intensidade física e táctica.
Gostei. Foi um jogo muito bom, especialmente na segunda parte.

RV mexeu e bem na equipa que iniciou a partida: As entradas de Rafa e Jiménez, trouxeram mais mobilidade e repentismo ao ataque da equipa, baralhando a organização defensiva do RA.

Vi um Benfica mais pragmático a defender sendo um conjunto coerente: Queremos ganhar mas não às custas de abrir espaços na retaguarda! Deste modo, ofensivamente, não houve RA na primeira metade... Muito bem aquele 3 (Luisão/Lindelof/Fejsa)-3 (Nelson/Pizzi/Grimaldo)-4 (Cervi/Jonas/Jiménez/Rafa) em constante movimento, Jonas, Rafa e Grimaldo cheiraram o golo mas...
Com um nulo ao intervalo, na segunda metade o Benfica deixou o pragmatismo em standby! Empurrou o RA para a sua grande área durante cerca de 15 minutos, os de Vila do Conde ficaram alarmados mas tiveram a sua sorte uma vez que a eficácia dos avançados do Benfica tinha ficado com o pragmatismo.

O RA aguentou e quando o Benfica perdeu compreensivelmente o gás, acercou-se mais da baliza de Ederson, tornando a partida mais interessante.

Meio da segunda parte... Rafa já estava desgastado... Aos 70 minutos RV coloca Salvio que aqueceu durante 5 minutos... Jogada perigosa do RA e anulada e transformada numa brilhante transição ofensiva: Cervi - Jonas (de avançado a médio distribuidor) - Salvio (de extremo direito a extremo esquerdo) - Jiménez! Golo...
De seguida, RV troca Jonas por Samaris fazendo Pizzi subir. Mais amplitude defensiva para o Benfica de modo a estancar as tentativas de ataque do RA... Até foi bem conseguido a não ser num ocasional azar de Lindelof que ao aliviar a bola a enviou contra as costas de Luisão... Paciência acertou no ferro, a onda Benfiquista em suspenso majestoso respirou de profundo alívio... O Benfica tinha acabado de conquistar um 32: Os 3 pontos referentes à sua partida que lhe deu mais 2 de avanço para o segundo classificado.

Bom jogo de ambas as equipas o que engrandeceu a qualidade da partida. Mas o Benfica foi melhor.

Notas a doer - A zona das injustiças 😆

Ederson 7: Não foi muito colocado à prova mas esteve sempre bem.
Nelson 7: Mais em jogo, temos o regresso do velho Nelson à vista para o que falta da época?
Luisão 7: Autoritário. Puxou sempre os galões, deixou tudo em campo.
Lindelof 7: Idem... Mero azar aquele mau alívio.
Grimaldo 7: Outro que está com a corrente ligada! Um mau domínio de bola, impediu-o de marcar o primeiro golo ainda na primeira parte.
Fejsa 7: Mais um regresso ao nível habitual! Quando assim é...
Pizzi 6: Muito cerimonioso. Perde muito tempo a decidir o que fazer o que torna o ataque da equipa descodificável à distância. Raçudo o que é excelente.
Rafa 6: Deu muita profundidade à equipa, a sua mobilidade foi importante para desorganizar a defesa contrária. Saiu porque já estava gasto.
Cervi 7: Boa exibição! Muita raça e técnica deu tudo o que tinha para a equipa e assim o seu futuro é risonho. Poderia ter visto o segundo cartão vermelho pois andava fud#d@ do juizo com as entradas do adversário, atenção puto!
Jonas 7: Foi o primeiro a tentar abrir o marcador e de que maneira.
Sempre em movimento perto e longe da baliza, foi ele que sacou um coelho gigante da cartola que permitiu à equipa marcar o golo solitário da partida.
Jiménez 9: Man of the Match... Proporcionou uma grande defesa a Cássio e no segundo remate não perdoou...
Grato Raul. Não vales nada mas também não me interessa que pensem isso, o que interessa é que estás aqui connosco.
Salvio 6: Assim sim. Fresco e objectivo no momento certo, um terço do golo é todo seu.
Samaris 5: Entrou para estancar e assim o fez.
Filipe -: Nada a registar.

Não são muitas as vezes em que vejo tanta alteração de RV resultar. Mais vale tarde do que nunca ;). Nota final: Os jogadores do Benfica - e é engraçado - já deixaram de protestar com as decisões dos árbitros... Deverão ser ordens superiores mas também a experiência 😊😊😊

O árbitro Pinheiro (JP doravante). Lances mais importantes que aconteceram - cronologicamente:

1 Grande penalidade cometida por Rafa: Sem repetições, pareceu-me que Rafa tinha cortado/pontapeado a bola... Após repetição por trás da baliza de Ederson, vi que Rafa falhou a bola e acertou no adversário.

2 Grande penalidade cometida sobre Nelson:
Sem necessidade de recorrer a repetições. Ai se o árbitro quisesse beneficiar o Benfica... Em termos de penáltis não assinalados em jogos do Benfica, o resultado cifra-se em a favor 4 contra 1.

3 Lance complicado com Cervi. Depois de um pormenor genial, ver aquele braço abafar Cervi,
ai se o árbitro quisesse beneficiar o Benfica! As mãos logo ao alto... Cervi não desiste da jogada, fez bem.

Lances curiosos que demonstram ainda melhor o quanto este árbitro quis beneficiar o Benfica:

1 Falta sobre Cervi e respectivo cartão amarelo: Nada resultaria a não ser um livre perigoso em posição frontal à baliza de Cássio.
2 JP pára o jogo beneficiando o infractor numa jogada em que Rafa já estava isolado à frente de Cássio. Incompreensível...
Ai se o árbitro quisesse beneficiar o Benfica...Aquilo podia ter dado golo...

Bola no braço do barbudo:
3 Bem, o braço do defesa do RA, não está junto ao corpo mas sim arqueado criando volume...
Ai se o árbitro quisesse beneficiar o Benfica... Era só marcar grande penalidade e... Não sei não mas siga!

4 leon ou lá como o idiota de chama, encosta com força em Cervi! Sem bola... Não há imagens... Ai se o árbitro quisesse beneficiar o Benfica...

Depois houve habituais faltas e respectivas sanções disciplinares não assinaladas por JP.
Se a actuação de JP teve influência no resultado? Talvez mas não sei de que maneira. Se o Benfica foi beneficiado? Cronologicamente sim... Uma vez?

Agora, a vida retoma o seu curso habitual: Vergar a mola durante a semana até sábado! A 13 de Maio na Cova... Na Catedral claro! Portugal vai ter um daqueles dias para serem relembrados/guardados religiosamente se o Benfica vencer o  Vit. de Guimarães! O Papa Francisco em Fátima e o Benfica campeão!!!!

Imagens...
Agora descansa querida Catedral, vais ter muito que fazer a 13 de Maio...
E Pluribus UNUM!

3 comentários:

  1. Mais 3 pontos que pertencem ao passado. Venha o Guimarães.
    Se formos campeões, agradeço mas não estava á espera, sobretudo com a quantidade enorme de lesionados. Será, a confirma-se um grande feito.
    Não me importo de catalogações, pois a história, contem exemplos concretos, seremos vencedores da Liga Salazar.
    O lance do Rio Ave ao poste, é precedido de mão do Domingos Paciência.
    Saudações Gloriosas.

    ResponderEliminar
  2. Como sempre, uma análise brilhante! O Pizzi não estará a tentar fugir ao 5º amarelo?

    Essa de chamar jotapê ao árbitro é muito engraçada.

    "No próximo dia 13 de maio, as celebrações em Fátima serão religiosamente interrompidas entre as 18 e as 20 horas para o Papa Francisco assistir ao TETRACAMPEONATO do SPORT LISBOA E BENFICA", avançou fonte do Vaticano.

    ResponderEliminar
  3. Gostei da entrega e da clarividência, há muito que não via um jogo assim, sábado é preciso ainda mais para ser uma grande festa, carrega Benfica
    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo