domingo, 23 de abril de 2017

2016-2017 30ªJ: Sporting 1 SL Benfica 1

Resultado... Justo!

Sim, para o jogo jogado que milhões puderam ver ontem, o resultado de 1-1 - empate - foi justo. Mas fiquei com a sensação de que poderíamos ter feito ou tentado fazer um pouco mais...
As duas entradas em jogo foram desesperantes e já são imagem de marca deste Benfica de RV: Na primeira parte, andámos a brincar e queimámo-nos; Na segunda, tivemos um pouco de sorte com a falta de dioptrias por parte dos jogadores mais avançados do sporting! Algo se passa naquele motor da equipa que tanto tempo demora a aquecer...

Depois, tivemos de correr atrás do prejuízo. O Benfica equilibrou a partida e abafou o sporting durante a maior parte da primeira metade do jogo. Montou um cerco interessante e foi atrás do prejuízo... Mas o Benfica teve azar com remates interceptados, remates para fora e as toupeiras no relvado que faziam cair os seus jogadores.

Na segunda parte, após mais uma entrada em falso, mais uma vez conseguimos abafar o sporting... Mas só até à marcação do golo porque depois... Ficámos - pareceu-me - satisfeitos! RV começou a alterar a equipa e penso que falhou rotundamente na primeira: Rafa-Jiménez! Rafa traria mais profundidade ao flanco direito uma vez que Salvio já estava nas lonas... Mas, também é verdade que foi o argentino a sofrer a falta da qual resultou o golo do empate! O futebol é assim.

Carrillo e Augusto refrescaram a equipa mas a amplitude ofensiva que se ganhou com a presença de Jiménez mais perto da área transformou-se, ficando o Benfica refém de um ponto e sempre na expectativa de utilizar o contra ataque. São decisões que são tomadas por quem lá está e é assim que as coisas são.

Em termos mais gerais, este foi um jogo de grande intensidade física e táctica. Os jogadores do Benfica foram fortes e solidários, fazendo da equipa um bloco sólido que só abriu brechas nos inícios de cada parte. Em termos tácticos, RV conseguiu manietar sempre mais o sporting, fazendo-os correr sempre mais. Infelizmente, o empate acabou por agradar cedo demais - parece-me - e acabámos por ficar só com um ponto e com o primeiro lugar garantido por mais uma jornada!
Vejam como a azia dos verdes é desmontada... Mais em tudo o que é essencial para marcar golos: Remates! Mas muitos passes falhados na tentativa de contra atacar.

As notas... Sempre a doer:

Ederson 5: Anda com paragens de concentração há já alguns jogos e ontem a equipa pagou caro. É o melhor mas até aos melhores isto acontece.
Nelson 5: Nota penalizadora por... Onde anda o Nelson explosivo que rasga defesas? Sim, é verdade que o Salvio em nada ajuda!
Luisão 7: Imperial. É velho mas imperial.
Lindelof 8: Tudo muito igual ao capitão. Acresce o golo claro, obtido após a magistral marcação de um livre directo... À Valdo!
Foda-se, agora que se sabe que também sabe marcar livres...
Grimaldo 7: Perdeu duas vezes o duelo com o Gelson mas venceu as outras todas. Teve tempo de atacar como gosta e o Gelson saiu esgotado e ele não.
Fejsa 6: Não tão assertivo como estava à espera. Alguns passes fáceis falhados mas controlou muito jogo a meio campo.
Pizzi 7: É o cérebro da equipa... Não é o mais indicado mas não há mais ninguém! Mas ontem, apesar do défice na qualidade do passe, foi um guerreiro indo a todas com força.
Tiro-lhe o chapéu.
Salvio 5: Saiu tarde de mais... Enquanto tem pernas é uma coisa mas depois...
Cervi 6: O argentino está a aprender a ter de defender. Está a aprender a ser mais esperto a decidir o que fazer numa transição ofensiva. Vamos ter um jogador bem melhor para a próxima época.
Rafa 6: Ainda não foi desta. A sua cara de desalento após ter sido substituído, mostra bem a frustração de ter falhado. A qualidade está lá e Roma e Pavia, não se fizeram num dia.
Aquela mão...
Mitroglou 5: Passou ao lado da partida, Uma injustiça mas algo que acontece neste jogos. Mas deu tudo em campo aprisionando os dois centrais.

Jiménez 4: Está um texugo... Deste modo, deu o que foi capaz o que não foi muito.
Carrillo 4: Pouca vontade de atacar e mais preocupação em fechar o meio campo. Teve uma arrancada que poderia ter gelado alvalade mas optou mal.
Augusto 4: Fechou a sete chaves o miolo.

E o árbitro (mais os assistentes? Esteve sempre bem a punir o Benfica: É penálti claríssimo e os amarelos a Jiménez, Mitroglou e Luisão são bem mostrados. RV, conferência de imprensa, até afirma que "Soares Dias é um bom árbitro. Seguramente que vai ver os lances e perceber que errou e talvez no futuro não aconteçam erros como estes." Parece-me evidente que a tentativa é colocar água na fervura face ao clima de guerra que está a ser fomentado pelo sporting clube do porto mas tanta água também não caro RV... SD foi peça fundamental na manutenção do 1-0 até ao intervalo e ponto final:

O Benfica estava bem por cima do sporting... Digamos que enjaulou o vizinho de tal maneira que entrava na sua grande área quase como queria e:

Aos 40 minutos:
Aos 41 minutos:
Aos 43 minutos:
Isto são 3 oportunidades de golo que não chegaram a ser... Quer Grimaldo quer Rafa, ficariam frente a frente com Patrício. Lindelof iria cabecear para a baliza... Nenhum dos jogadores do sporting joga na bola mas sim somente no jogadores do Benfica. SD foi lesto a assinalar a grande penalidade de Ederson mas... Ser ameaçado de morte e adepto do próprio clube que encomendou a ameaça, dá nisto: Ele viu e sabia que tinha de assinalar penálti mas...
Importante: Acabámos por ter sorte em ele ter assinalado esta falta...
... Que existiu! Mas a raiva que senti já não é a mesma... Eu já estou habituado e penso que lá no fundo, todos sabíamos que isto iria acontecer. Caro RV, gostava de acreditar que talvez no futuro não aconteçam erros como estes mas... Sabemos que enquanto nandos, craveiros, proenças, carvalhos, costas e quem sabe vieiras por aqui andarem... Quando lavamos as mãos, não deixamos nada por lavar certo?

Por outro lado, face a estes 3 lances mais a não existência de nenhum cartão amarelo para os jogadores do sporting (e acreditem que houve entradas de sola aos pés + cotoveladas; o cartão ao ruiz não conta), é evidente que o Benfica amealhou 3 preciosos pontos anímicos para o resto do campeonato. Parece-me que era para perder mas a equipa deu o que tinha para dar, correu atrás do prejuízo e venceu essa corrida!

Ficam as fotos de uma grande partida.
Esta é a essência do desporto: Há competição mas fairplay, educação e fraternidade são exigidos.

A outra força motriz que ontem este quase perfeita:
Sonhadores...
O tal fairplay:
 O Golo!
Grande emoções...
Este é o jogo do nosso país!

PS: O jornal record coloca na sua primeira página estas linhas:
Isto é jornalismo criminoso! Assassinado? Pelo que já sei, a pessoa em questão veio para Portugal horas antes para... Diz-se que era adepto da Fiorentina - que jogou ontem? Diz-se que a claque do sporting, com paus e pedras, estava a atingir os carros que passavam... Coisa combinada nas redes sociais! Que o condutor do carro que o atropelou - depois de ser atingido por pedras e de ter escapado à pressa - parou o carro para ver se o ser humano estava bem mas como viu a claque do sporting a correr para ele... Fugiu! Diz-se que a claque legalizada do sporting também fugiu a sete pés assim que viram que a coisa tinha descambado (grandes amigos)!

Não sei se o dito adepto da Fiorentina tinha família. Mas uma coisa eu sei: Ele trocava aquele bilhete de avião para ver mais um jogo da sua equipa ainda mais frente ao Inter (que jogão que a Fiorentina venceu por 5-4!!!)! Lamentável e abominável sem dúvida mas ver o presidente do Sporting usar tudo para tentar lavar a cara... Muito bem LFV a responder... De improviso o que ainda reforça a sua conduta!

Há que acabar com isto tudo de imediato e as palavras do PR são mansas... Ele e o PM que queiram verdadeiramente fazer algo pela sociedade de uma vez por todas! É que há lunáticos em todos os clubes e o estado actual do país leva as pessoas a descarregar as suas frustrações individuais nestas situações!

... Na província, parece existir mais civilização! Será?

E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. No fim de tudo, a tal maior potencia desportiva de Portugal, vulgo, Sporting Clube do Porto, ganhou 1 ponto.
    Penso que se fossemos mais ambiciosos teríamos ganho.
    Contudo com 3 penaltis perdoados é difícil.
    Devíamos chorar e confrontar na C.S. tamanha falta de vergonha do S.Dias.
    Já para não falar no campo disciplinar.
    Confirma-se que foi uma arbitragem bem encomendada.
    Mas assobiamos para o lado.
    Rumo ao 36.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo