segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

2016-2017 20ªJ: SL Benfica 3 Nacional 0

E o Benfica regressou às vitórias... Era uma espécie de sede quase suicida que se sentia na catedral!
E a coisa esteve um pouco complicada na primeira parte, o Benfica jogava nervoso com cautelas compreensíveis pois perder estava fora de questão... As tais cautelas tiveram muita influência no jogo ofensivo relativamente estéril que a equipa fez durante os primeiros vinte minutos, até se criaram situações de golo mas não havia faísca, era tudo tiros de pólvora seca e isso criou alguns fantasmas na cabeça de todos...

No entanto, não creio que o Nacional tivesse arte para aproveitar a fraca produtividade ofensiva da nossa equipa, o Benfica começou paulatinamente a encarrilar jogo ofensivo e acabou por marcar dois golos através de Jonas, dando uma justiça indelével ao marcador no final dos primeiros 45 minutos.

A segunda parte foi uma mera formalidade: Continuámos à procura do golo, fizemos um jogo meio engasgado mas pelo menos não demos veleidades ao Nacional... Que até já estava meio morto! Foi, no computo geral, o jogo ideal para o clube sair da ressaca da derrota.

Curiosidades... Interessante as movimentações que aparentemente foram testadas por RV na segunda parte. Foi perceptível ver Fejsa a jogar muito encostado à lateral direita, o que deu espaço para Nelson subir e a oportunidade para Salvio se aventurar por territórios mais centrais. Pizzi, muito curto, ficou mais no lugar de Fejsa mas todas as referidas movimentações dos seus colegas (não esquecer Zivkovic, Jonas e Mitroglou que prendiam muitos adversários), fizeram com que os jogadores do nacional se desposicionassem no miolo... Esta experiência, retirou muita profundidade ao Nacional que não soube reagrupar o seu conjunto para atacar a baliza de Ederson. Interessante sem dúvida.
Foi um bom jogo para o Benfica que o aproveitou. Vitória justa e três pontos muitíssimo importantes para a tentativa de revalidação do título de campeão nacional.

Notas aos jogadores:

Ederson 6: Não fez muito durante a partida mas esteve sempre atento.
Nelson 7: Boa exibição do lateral português que foi sempre muito seguro a defender e pródigo a atacar.
Luisão 6: Muito atento a vigiar
Lindelof 6: Idem, aspas aspas...
Eliseu 6: De regresso, o lateral português esteve bem. Atacou com mais cabeça e confiança.
Fejsa 7: O habitual... Mesmo a levar porrada, o sérvio consegue manter a bitola exibicional o que o torna único...
Pizzi 6: Continuo a pensar que merece umas mini-férias. Mas sei que não há ainda - para RV - quem o possa substituir. É muito curto! Falta-lhe, talvez, capacidade de transportar a bola quando o tem que fazer.
Salvio 6: Penso que iria ter uma excelente segunda parte mas aquela entrada a matar ao minuto 60...
Zivkovic 6: Está a crescer fisicamente. Falta encontrar o equilíbrio entre o músculo e a arte.
Jonas 8: O MEC! Começou macio e acabou com a partida em 10 minutos (participou ainda na criação do terceiro golo).
Mitroglou 6: Primeira parte para esquecer. Na segunda, aqueceu os reactores (falhou alguns golos) para fechar o marcador.
Rafa 5: Boa entrada. Integrou-se bem quer a defender quer a atacar, assistindo Mitroglou no golo que fechou as contas da partida.
Filipe Augusto 4: Ficou a ideia que sabe transportar a bola! Pelo que investiguei (no Rio Ave e no Braga) parece ter capacidade de improvisação, falta saber o que vale a sua longa distância, quer no passe quer no remate. Vamos esperar que isto seja mais do que uma promessa.
Carrillo 3: Entregou-se à partida com garra.

Falta, como sempre, falar do árbitro... Aqui vos confesso que tinha esperanças de ver uma arbitragem decente, Luís Godinho foi o árbitro que teve a coragem de expulsar danilo e brahimi a 3 de Janeiro deste ano... Depois, esteve duas semanas de castigo, terá sido aprumado conforme as regras do futebol português e... Foi à Catedral!

Mais vos confesso que admirado fui ficando quando o vi a apitar faltas e a amarelar os jogadores do Nacional... Mas não há sol que sempre dure e a coragem que demonstrou em Moreira de Cónegos foi aparentemente assassinada!

Estes são os três lances que ficaram na retina durante a partida de ontem: Perto do intervalo,
Aconteceu a primeira entrada a matar... Incompreensível como este jogador ficou em campo até o treinador do Nacional o tirar...

Com uma hora de jogo, acontece isto:
Mais uma entrada a matar, Salvio deixou de jogar depois disto... Foi perceptível a cara de rui correia que soube de imediato a sorte que teve em ter atingido um jogador do Benfica... É evidente que os árbitros portugueses estão coagidos a não mostrar cartões vermelhos a jogadores adversários do Benfica - independentemente do que aconteça! Talvez seja necessário alguém partir uma perna ou morrer em campo, como - e sei que posso estar a exagerar - poderia ter acontecido neste lance perto dos 90 minutos.
Primeiro foi com o cotovelo (que impede Rafa de seguir - penálti?)
e, como Rafa não desistiu, com um pontapé na cara...
É uma vergonha! Como Rafa não ficou lesionado, o árbitro poderia pelo menos ter assinalado jogo perigoso e o respectivo livre indirecto... Até já estava 3-0... A conduta deste jogador do Nacional, colocou Rafa em perigo... Rafa teve sorte!

O que é que vai na cabeça de um árbitro para nada fazer perante isto? Primeiro: O medo de ter uns cães de fila à porta da escola dos filhos ou à porta da própria casa... Segundo: Receio de lhes acabarem com a carreira na arbitragem... E ali ganha-se bem...

A realidade demonstra que o Benfica tem regras especiais no que diz respeito à actuação dos árbitros... Isto também aconteceu:
O Benfica, parece-me, vai ter de conseguir ser superior a todas as circunstâncias que, sabemos, têm acontecido/irão acontecer nas partidas de futebol em que vai participar até ao final da corrente época... Ontem foi-o sem a mínima dúvida!

À equipa de futebol, compete-lhe fazer isso pois é um factor eliminatório no seu currículo como candidato ao título. À direcção do clube compete... Bem, de novo confesso que iria detestar ler na imprensa que os No Name e os Diabos Vermelhos se tinham agrupado para ir ameaçar de morte todos os árbitros do primeiro escalão do futebol português... Não sei o que compete à direcção do Benfica fazer...

Ao adepto na bancada, compete-lhe apoiar a equipa até ao fim sem assobios. Ao adepto Blogger/Facebook/Imprensa, compete-lhe defender o Benfica em todas as frentes possíveis e imaginárias... Ao grupo de trabalho do futebol do Benfica e a todos os adeptos em geral, compete-lhes abstrair-se do que a imprensa irá debitar nos momentos seguintes às partidas e ver com os próprios olhos.

Deste modo, em uníssono - E Pluribus UNUM! - Os atletas sentir-se-ão mais habilitados a dar tudo em campo e a funcionar ainda mais e melhor como equipa de modo a lutar contra tudo e contra todos até Maio e, quem sabe, trazer dois títulos que irão ter um sabor extra delicioso a toda a nação Benfiquista.

Fiquem com os três golos:
PS: Houve um porto-sporting no Sábado... Para mim, o lance do segundo golo do porto parte de uma falta não assinalada sobre o novo judas do sporting: Palinha!
A imprensa, como lhe foi ordenado, fechou os olhos à falta evidente: Palinha tem a bola controlada e sofre uma carga por trás de brahimi. É falta o que significa que o segundo golo não existiria... O sporting marcou um golo e... O porto-clube ganhou mais dois pontos oferecidos pelo hugo miguel... Já começo a perder a conta do total de pontos ganhos pelo porto-clube este ano civil com ajudas externas...

Entretanto em alvalade... Ou alBalade, a vitrina parece que vai permanecer à espera...
E isso, complica a vida a certas pessoas...

Descansar... Gerir... Sexta-feira há mais.
48 638! Grato a todos
União até ao fim...
E Pluribus UNUM!

2 comentários:

  1. Positivo: resposta global da equipa.
    48.000 espectadores.
    O Pizzi não deveria jogar na sexta, pois se apanhar um amarelo não joga em Braga.
    O Filipe Augusto parece-me bom jogador e mais rápido do que o Pizzi.
    Veremos e corresponde.
    A CAMINHO DO 36.

    ResponderEliminar
  2. Correcto Jorge. Vou acrescentar a informação da lotação mais as estatísticas pois esqueci-me.

    O Pizzi joga e vai ser gerido... Se bem que concordo contigo: Deveria ser poupado porque quem quer que venha arbitrar vai...

    Quanto ao Filipe, veremos.

    Saudações TRIGloriosas

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo