quarta-feira, 14 de setembro de 2016

LC 2016/2017 - FG 1ªJ: SL Benfica 1 Besiktas JK 1

São os erros parte determinante do futebol? Sim, e ontem o Benfica pagou bem por os ter cometido...
Nada a apontar no onze que subiu ao relvado. Face às ausências mais do que conhecidas, RV pensou  no que já tinha feito em jogos anteriores e não mexeu uma muito, somente adaptando Cervi a segundo ponta de lança... Bem, talvez adaptando Cervi e Gonçalo como uma espécie de duplo volante atacante.

O Benfica acabou por fazer uma excelente primeira parte. Toda aquela juventude irreverente tutelada pelo pelo pai (Sálvio) e pelo espírito santo (Fejsa) fez pressão alta, foi solidária consigo mesma e imaginativa. O Benfica marcou cedo, trabalhou para dilatar a vantagem mas mais uma vez, ficou a dever a si mesma o facto de ir para o intervalo com uma vantagem tão magra. Vantagem magra, justa e traiçoeira!
A segunda parte acabou por demonstrar isso mesmo. A equipa entrou menos serena e mais cansada e permitiu ao Besiktas começar a chegar cada vez mais perto da baliza de Ederson. Os nervos começaram a apoderar-se da juventude e nem o pai nem o espírito santo eram capazes de reequilibrar os índices de confiança.

Aos setenta minutos, sai Cervi (mais fresco do que outros) e entra Samaris... Pessoalmente, concordei com quem entrou e vociferei quando vi quem iria sair... Isto foi uma espécie de atulhar o miolo e desguarnecer a primeira vaga de pressão, até porque o André não é segundo ponta de lança e quase não saiu da sua posição com a entrada de Samaris.

Ao minuto setenta e dois, vive-se o primeiro calafrio: Com três médios centro, o Besiktas consegue colocar um jogador sozinho à entrada da grande área - Ederson resolveu... Dois minutos depois é um tal de Tosun que aparece sozinho quase na pequena área, valeu a má pontaria! Gonçalo Guedes poderia ter resolvido a partida a cinco minutos do fim mas dois minutos depois dos noventa é Ederson que faz uma defesa fantástica para, no fim da partida, Celis cometer um erro tremendo e Talisca fazer o resultado final.
RV, tinha feito mais uma alteração fazendo entrar Celis para a saída de Fejsa. As coisas não resultaram porque nem Sálvio, o André e o Gonçalo (e muito menos Pizzi) tinham disponibilidade física para correr a fazer pressão à fase de construção do Besiktas.

O empate acaba por ser um resultado justo!  E foi o pior que poderia ter acontecido face ao que pude ver. Gostei, até porque sabia das condições ao nível de opções que o Benfica tinha disponíveis para esta partida. Mas isto não coíbe um mero adepto de tecer algumas considerações:

Ederson: Uma surpresa e só RV pode explicar o porquê de deixar o titular JC de fora. Mas o brasileiro fez uma partida quase perfeita acabando por sofrer aquele golo:
Não terá visto a bola partir e... Ou foi lento a... Pareceu-me!

Gonçalo Guedes: Outra grande partida na entrega e no posicionamento. Gostei mesmo do Gonçalo mas ele acaba por falhar uma oportunidade de ouro. Isto do instinto de matador é uma coisa que se vai construindo e apurando ao longo da carreira. Caro Gonçalo, tens de... Marcar, penso eu, de modo a não passares ao lado de uma brilhante carreira que te está destinada!

André Horta: A entrega e a garra dele já são marcas registadas. Os passes certeiros de quarenta, cinquenta metros também já começam a ficar na retina! Algo que antes não acontecia com Renato que transportava mais a bola! Falta-lhe mais poder de choque, sabedoria em gerir o esforço e isso adquire-se de forma rápida. Jogo muito bem conseguido até dar o berro.

Grimaldo: Nada a dizer, temos defesa lateral esquerdo que mesmo após aquela bolada que o fez perder os sentidos, continuou a fazer de defesa e de extremo esquerdo!

Celis: Gostei do pouco que vi dele esta época. Mas ontem cometeu uma gaffe do caraças. Não lembra a ninguém abordar uma intercepção de bola daquela maneira... Andamos a brincar ou quê?
Pizzi: Já desisti em tentar entender o porquê da utilização de Pizzi de forma contínua! Tem o meu apoio porque enverga o manto sagrado. Poder ouvir/ler os meus elogios quando os fizer. Mas... Bem, eu sou adepto e há aqui gato! Sim, cada um tem o seu ponto de vista.

Lindelof e Lisandro: Muito bem (não foi por aqui que o problema aconteceu) tal como Nelson ou Cervi (excelente no golo obtido)! Todos a crescer jogo após jogo! Faltam os velhotes Fejsa e Sálvio que também estiveram muito bem! Os desequilíbrios que a equipa começou a sentir na segunda parte, cansaram-nos de forma tremenda. Samaris até poderia ter feito um jogo melhor se Celis não tivesse entrado... é que me pareceu haver gente a mais no miolo e em falta nas alas e no ataque.
E é aqui que, na minha opinião e numa altura em que quem está de fora procura arranjar culpados, residiu a génese do problema que se abateu sobre o Benfica na partida de ontem. As substituições foram só duas e se havia intenção de jogar para manter o um-zero, o Benfica deveria ter feito outra a meio do período de descontos! Independentemente de quem entrasse ou saísse, o jogo teria sido parado, o ritmo dos turcos quebrado e...

Duas alterações para o reforço do meio campo. As alas ficaram cansadas, a pressão sobre a bola à saída da grande área turca inexistente! A rever... Na minha opinião! Porque o Benfica se encostou e quem quer que pudesse pegar na bola para organizar uma contra ofensiva... Ficava sozinho por mais boa vontade que os seus colegas tivessem.

Outra verdade é a falta de Know-how no ataque do Benfica - pudera com tanta lesão! Chutar uma bola toda a gente sabe mas há uns que o fazem melhor do que outros que ainda andam a aprender! Mas isto não é grande desculpa para o empate de ontem. É fácil crucificar o Gonçalo dizendo "se fosse o Jonas ou o Mitroglou, aquela bola teria entrado", mas provem-no, não sei como mas provem-no!

Falar de talisca? Para quê?

Um ponto! Faltam disputar quinze... Em Nápoles iremos ver se o Benfica vai passar o resto da fase de grupos a correr atrás do prejuízo. Talvez não... É a sensação que tenho face ao que vi, até porque desde há uma época para cá que vejo o Benfica a aprender mais depressa com os erros que comete do que durante seis épocas seguidas!
O árbitro? Humm... Houve ali mãos e braços na bola... Mas ele deixou sempre jogar! Enfim, talvez um pouco trapalhão? Digam vocês que eu ainda estou mais preocupado com o jogo que a equipa apresentou e o que pode vir a apresentar esta época.

NOTA (17:40): O sporting reclamou que ficou uma grande penalidade por assinalar contra o Benfica :-))))). Bem, a foto ali a verde dá a sensação de um suposto contacto de Lindelof no talisca. O engraçado é a bola que está já à frente dos dois jogadores... Foi lá parar depois de talisca a ter ajeitado com o braço!

Fica o excelente golo de Cervi:
PS: Hoje estou, confesso, curioso em ver aquela equipa cujos três dos últimos cinco golos foram marcados com a ajuda das mãos e dos braços... Já nem falo de cotovelos e de solas

E Pluribus Unum

6 comentários:

  1. CORREÇÃO: Golo do Cervi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida... Está corrigido!

      O meu agradecimento a quem quer que seja!

      Eliminar
  2. Por sugestão de um enorme leitor, sou capaz de começar a atribuir notas...

    ResponderEliminar
  3. Discordo na justiça do resultado porque demos um banho de bola e só falharam as bolas lá dentro. Isto promete com o pistolas inspirado.
    Bye The way, os nossos vizinhos não se ficaram a rir e provaram do mesmo remédio, levaram nas orelhas.
    Avante Benfica
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez vito g. Mas a segunda parte foi mais deles... O Ederson lá foi safando e eles a desperdiçar, tal como o Gonçalo!

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  4. De qualquer forma a suposta falta de Lindelof seria feita fora da grande área... De facto lembro-me de ver uma equipa a benefeciar de uma grande penalidade por uma falta feita 1 metro fora da área, mas não foi o Glorioso.
    Demos banho de bola podíamos ter matado o jogo na 1ª parte mas não aconteceu. Mesmo assim, o que importa é como acaba e não como começa e existem muitos bons sinais desta equipa.
    Rumo ao 36!!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo