terça-feira, 20 de setembro de 2016

2016-2017 05ªJ: SL Benfica 3 Sp Braga 1

Estamos no topo da classificação principalmente por duas razões: Pela maior qualidade de jogo/mais sabedoria de quem comanda o Benfica, e pela menor qualidade de jogo/falta de sabedoria de quem comanda os outros clubes candidatos ao título. Talvez haja quem considere que o facto de o Benfica ter tido mais dias de descanso do que o porto e sporting (e o Braga) tenha sido um factor importante... Pode ter sido mas o mesmo aconteceu com o porto nas últimas três épocas e...
Excelente jogo que ontem se disputou na Catedral. Frente a um Braga que veio para ganhar, o Benfica ofereceu aos mais de cinquenta mil adeptos um jogo muito interessante e RV entendeu que a coisa era para ser levada a sério pelo que escalou os jogadores nos quais mais confiança deposita no presente momento... E que foram quase todos os mesmos da passada Terça feira. Só por isso, ganhou meio jogo, tendo em comparação o que o porto e o sporting fizeram, especialmente o sporting que por causa deste tipo de opção (mudar mais de metade da equipa) foi copiosamente derrotado por uma equipa albanesa (a época passada) e no Domingo voltou a perder frente ao rio ave.

O Braga fez um grande jogo. Se formos capazes de esquecer as idiotices do guarda-redes marafona (por sinal um dos melhores em campo), é fácil entender que o Braga optou por jogar futebol a toda a largura do relvado. Durante os noventa e tal minutos do jogo, apetece-me afirmar que 40% deles foram pertença do Braga. Quando assim é, ganha o futebol espectáculo!
Mas e o Benfica? Como é apanágio das últimas duas épocas, o Benfica voltou a entrar mal em ambas as parte e a acabar mal ambas as partes. Dá a sensação que a equipa necessita de minutos a mais para entrar em jogo e ainda não tem maturidade suficiente para gerir os tempos finais das duas metades de um jogo de futebol. Penso que são factores debeláveis com o acumular de tempo de jogo para este grupo de jovens, ganhar experiência é vital para a sobrevivência e crescimento de um jogador e de uma equipa.

Foi nos períodos de jogo do meio de cada parte que vimos um Benfica sempre mais forte do que o Braga, especialmente na primeira parte. Nessa primeira parte, após o Braga ter ameaçado e aproveitado os erros defensivos do Benfica, o Benfica estabilizou e deu a mostrar o que pode fazer daqui a algum tempo: Futebol de ataque vistoso! Posicionamentos correctos! Falta de receio nos passes de ruptura! Entreajuda/harmonia entre jogadores/sectores... Durante cerca de trinta minutos, o Braga foi presenteado com uma grande exibição por parte o Benfica, tendo o auge acontecido aos 45 minutos com o golo de Mitroglou, após uma maravilhosa transição ofensiva feita do modo em que está escrita nos compêndios (com régua e esquadro). Grimaldo, Pizzi, Gonçalo e Mitroglou... Grande jogada culminada com uma finalização de excelência, à primeira!
 
Na primeira parte, para ser sincero, quer o Benfica quer o Braga, ficaram a dever golos ao marcador. O maior dos devedores foi o Benfica.
Na segunda parte, as coisas foram ligeiramente diferentes e o jogo menos espectacular. O Braga veio de corpo inteiro tentar dar a volta ao marcador, sim todos os bracarenses estavam focados em jogar à bola depois de Mitroglou ter curado a lesão de marafona. Os primeiros dez minutos foram mais do Braga e o Benfica não foi capaz de se desenvencilhar daquele 4-5-1... Quer Sálvio, quer Pizzi estavam a ajudar os seus laterais pelo que as energias para atacar começaram a escassear e o nervoso miudinho a crescer!

RV troca Sálvio por Carrillo e Peseiro mete mais um avançado e numa altura em que ninguém tinha a preponderância no jogo, o Benfica (numa altura em que se tornou expectante e quando não estava a gerir o resultado da melhor maneira) foi feliz e ao mesmo tempo eficaz: Uma assistência involuntária - um golo pleno de oportunidade. O Braga abanou - o Benfica aproveitou! Um grande jogo necessita que ambas as equipas estejam atentas às pontas soltas, Pizzi e Mitroglou estavam e o Benfica ganhou a partida a pouco mais de dez minutos do seu fim.
Deu tempo para o José Gomes entrar e para André Almeida regressar. Infelizmente, a saída de Fejsa coincidiu com mais um golo sofrido de cabeça no interior da grande área. Mas foi um golo justo, por mais que me custe afirmá-lo, o Braga bem o mereceu porque a sua postura deu muita qualidade à partida.

Nota: A juventude da defesa do Benfica! Adoro ver esta linha defensiva mas tem-se notado a falta de calo: Quando os centrais tentam sair a jogar/quando fazem passes de média distância (até Fejsa falhou ontem um que...); Quando abordam os avançados adversários em transições rápidas; Nas bolas paradas... Não sei com toda a certeza qual é o plano de RV para Luisão e parece-me que conta com Jardel para ir a jogo, mas a verdade é que a experiência traz muito valor à qualidade de jogo e os dois centrais brasileiros podem já não ter capacidade de sprint mas sabem melhor onde se colocar... Como escolher? RV é que sabe e concordo que deva ser um de cada pois a época passada assim foi.

Conforme anunciei, vou testar dar uma pontuação aos jogadores. É, claro, a minha opinião:


Júlio César 8: Que jogo, passar cerca de uma hora a ver jogar e fazer três a quatro defesas daquelas... Não é para todos! No golo sofrido hesitou... Como o Lisandro deixou escapar o central do Braga...

Nélson 6: Começa fraco e vai crescendo. Um hábito? Acredito que é uma fase e que o mau cálculo de posicionamento nas bolas que são colocadas nas suas costas vai melhorar, assim como o modo em como encara as disputas de bola e as subidas pela lateral.

Lindelof 6: Jogar com um jovem como Lisandro não é fácil... Algumas dificuldades que são normais nesta fase de crescimento. O futuro escreve-se a jogar e no futebol, um jogador tem de crescer mais rápido do que o habitual.

Lisandro 6: O mesmo que escrevi para o seu parceiro. Tem culpas no cartório no golo do Braga mas neste momento é mais forte nos embates com os adversários.

Grimaldo 7: O espanhol está cada vez melhor e, se tudo correr bem, algures na Catalunha vão haver lágrimas de arrependimento. Grimaldo tem um plano de vida: Vencer! Vai ser difícil vê-lo sair dali, só por excesso de jogos nas pernas.

Fejsa 8: Já sabem porquê, não tenho muito mais a acrescentar.

André 6: Em crescimento. Está a conhecer os terrenos e ontem sofreu com muita gente do Braga no seu campo de acção. Nada lhe aconteça e vai ser grande.

Sálvio 5: Exibição apagada do argentino. Assim que os jogadores do Braga o toparam, o argentino foi paulatinamente desaparecendo do jogo, uma pena.

Pizzi 7: Começou por não ajudar Grimaldo e RV viu. Pizzi ainda é titular por se desenvencilhar bem em qualquer posição no meio campo (por vezes não é suficiente). Quando a equipa se equilibrou, partiu para a exibição mais sólida desta época, participando, marcando e assistindo (com alguma felicidade).

Gonçalo 8: Que jogão! Talvez lhe falte não andar obcecado com o golo. Defendeu, atacou, rematou assistiu... Portugal tem pontas de lança para o futuro!

Mitroglou 8: Outro gigante... Dois golos pois... E participação fulcral no segundo golo (induzindo o jogador do braga ao erro). Grande o regresso do grego que passou noventa minutos a calcorrear terreno (pressionar a defesa contrária - ajudar os colegas do miolo) e quando tinha de estar no sítio certo... Pimba! Venham mais...

Carrillo 4: Não acrescentou muito à dinâmica da equipa. Actuação pendular de quem esteve muito tempo à espera para voltar à vida. Esteve curtinho/certinho mas raramente arriscou e por isso não houve petisco.

José Gomes 4: Ai que és novo... Tens faro mas és novo. Vê em casa os minutos em que estiveste em campo e se puderes, vê Jonas a jogar desde que cá chegou. O futuro está nos teus pés e cabeça.

André Almeida 3: Pontuação pelo regresso. Agora é readquirir ritmo para dar mais uma dor de cabeça a RV.

Melhor em campo: Fejsa?
Falta falar do árbitro. Confesso que ele passou quase despercebido se bem que por duas vezes me deixou à beira de um ataque de nervos na primeira parte: Quando Pizzi foi derrubado à entrada da grande área e ele fechou os olhos pois um livre ali... E alguns minutos depois quando André Horta é desarmado em falta e o Braga acaba por criar uma situação de golo que o Imperador anulou com mestria.

Foi contemporizador com a conduta anti jogo de marafona que se terá aleijado (entorse) mas que sempre que o Benfica estava mais incisivo no ataque, lá se deixava cair! Ainda bem que o Sr. Dr. K Mitroglou aplicou o método clínico correcto para debelar tal lesão: Chupa marafona (que foi dos melhores do jogo).

No lance do segundo golo, nem deveria ter olhado para o fiscal pois o lance desenrolou-se à sua frente e ele viu bem quem fez o passe para Pizzi facturar. Naquele embrulhar entre Pizzi e goiano ajuizou bem (se fosse na outra grande área como seria jorge?). Poderia ter expulso wilson eduardo aos noventa e três minutos por rasgar a canela de Lisandro mas... É Português e não polaco como um tal de Marcianiak que, em finais de Agosto, ao cumprir as regras, tanto ajudou o seu clube!

Dito isto, jorge sousa acabou por ter uma actuação globalmente positiva... O que me surpreendeu mas que me deixou satisfeito pois é isso que desejo em todos os jogos!

Temos um ponto de vantagem. Como escrevi no FB, agora somos um alvo mais fácil... O trabalho sério vai no início, o circo também! Esta partida foi óptima para treinar os jogos de maior dificuldade e para RV e os jogadores se aperceberam o que ainda há para melhorar.

PS: Poderia gozar com o sporting... Até tinha uma coisa preparada mas por mais que seja merecida, o resultado de Domingo em Vila do Conde é para já suficiente...
2ª feira... 52 181!!!! Muito grato Benfiquistas
E Pluribus UNUM

8 comentários:

  1. Um jogo difícil, uma grande vitória.

    Agora vão começar todos a espingardar e o JJ a calar-se... isso é que vai tornar as coisas mais difíceis.

    Curiosamente... ele fala e o Benfica ganha-lhes pontos. Já o ano passado foi a mesma coisa.

    Na defesa... precisamos tanto do Jardel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho para mim que vai ser uma época muito volátil. Eles podem espingardar o que quiserem que ao Benfica basta ser mais forte do que 11 e muitas vezes 14 elementos adversários... Isso é que pode ser complicado mas neste momento e face ao que tenho visto, está ao alcance do clube! O esforço será maior mas as conquistas serão mais saborosas.

      Saudações TRIGloriosas!

      Eliminar
  2. Excelente post, como nos tem habituado.
    Avante Benfica
    Saudações gloriosas
    Vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem medo como o Benfica!

      Grande abraço

      Saudações TRIGloriosas!

      Eliminar
  3. Ainda não percebi porque é que o Lindelof não joga como central dtº, como tão bem jogou na época passada.
    Também acho que é necessário que o processo defensivo global da Nossa Equipa consiga evita que qualquer "galgo" de qualquer equipazeca, entre pela nossa área dentro com o maior dos à vontades.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente questão. Mas parece-me fácil: Lindelof é melhor à esquerda do que Lisandro. Joga-se Jardel e o sueco derivava de imediato para a direita... Jogasse Luisão e Lindelof voltava à esquerda! Coisas do futebol e da capacidade individual de cada jogador.

      Estes golos que o Benfica tem sofrido, devem-se em muito (na minha opinião) à juventude da linha defensiva. Grande parte deles aparecem em momentos de descompressão face ao facto de a equipa estar a vencer e o fim do jogo estar próximo.

      O passar do tempo e o aumento da experiência vão acabar por dar mais estofo... Isso e a inclusão de elementos mais tarimbados como Luisão, Jardel e até André Almeida. Grimaldo, parece-me, já é intocável e ainda tem mais para dar do que já mostrou.

      Saudações TRIGloriosas!

      Eliminar
  4. Concordo com o conteúdo do texto,mas o golo sofrido é da responsabiliddae do Imperador. Na pequena area, nem se fez ao lance. També é verddae que salvou 2 golos, mas presentemente o EDerson dá mais confiança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge, com o conhecimento e experiência que JC tem, neste momento eu prefiro pensar que ele terá pensado que não chegaria à bola. É certo que não saberemos.

      Por outro lado, O Lisandro ficou nas covas. Talvez porque viu JC a fazer-se ao lance. Com a máquina bem oleado este tipo de indecisão tende a desaparecer. É um erro duplo, na minha opinião.

      Saudações TRIGloriosas!

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo