segunda-feira, 21 de março de 2016

2015-2016 27ªJ: Boavista 0 SL Benfica 1

Ora muita calma, a euforia tem de passar rapidamente porque já é segunda feira! Três pontos ganhos ao fechar da página de um jogo complicado, já com muito coração mas alguma cabeça. Podemos recordar os festejos:
A euforia deste momento teve permissão lógica para percorrer o estádio, o país e o planeta mas já deixou de ter qualquer lógica a partir da meia-noite! É altura de regressar ao trabalho, analisar o jogo de forma minuciosa, verificar as condições físicas de todos os jogadores e relembrar/estudar o braga que é o senhor que se segue.

Este jogo trouxe-me à memoria um que o Benfica fez frente à naval em 09/10: Sem muita criatividade num jogo de muito contacto físico por parte dos jogadores da figueira da Foz. Realmente, esta é uma arma a utilizar pelas equipas que sabem que só a disputar a bola com a máxima intensidade podem perturbar a criatividade do opositor que tem muito mais qualidade.

De facto, quando não se dá tempo a um jogador para receber a bola, para pensar antes de executar, a qualidade do passe perde eficácia. E foi isso que foi acontecendo no estádio do Bessa ao longo de todo o jogo:
"Faltava mais criatividade na organização de jogo, definir melhor o caminho para o golo. Com alguma falta de lucidez e o tempo a escassear torna-se mais difícil". Bem RV a reconhecer o óbvio em vez de se refugiar em subterfúgios idiotas como outros.

Tal como no tal jogo contra a naval (onde foi preciso uma insistência final para Javi Garcia desbloquear o jogo), ontem houve um assomo final de coragem numa jogada parecida com chuveirinho mas com muito discernimento:
Não creio que houve chutão neste golo de Jonas, há um cruzamento seguido de uma assistência e depois sim o paciente remate de Jonas... Que demorou segundos a entrar.

Jonas merece todos os elogios! Vejam que é ele quem inicia a jogada meus caros:
E este foi o momento do jogo que merece ser recordado de todos os ângulos possíveis
Em termos exibicionais, pode ser injusto o que vou escrever em relação ao Pizzi mas o reparo que vou fazer, tem como intuito espevitar o jogador: Ontem teve uma exibição menos conseguida! Contei três oportunidades de remate extremamente perigosas e com possibilidade de dar golo que ficaram nas pernas do autocarro axadrezado porque o médio perdeu tempo com mordomias. Há que deixar as contemplações para depois do jogo Pizzi!

Em termos gerais, não se pode apontar muito a RV. Ele tem tido as dificuldades inerentes ao facto de que semana sim semana não lhe aparecerem casos clínicos. Com tanto jogador a entrar e a sair do posto médico (mais os que são suspensos por atingirem o limite dos amarelos), RV armou a equipa que podia.
Parece que não é necessário fazer convocatórias nas redes sociais... A coisa acontece naturalmente... É espontânea!
Parece que Gaitán, Fejsa e Lisandro até poderiam ser chamados caso o adversário fosse de outro campeonato. Mas a verdade, é que um jogo frente ao adversário que faz o tipo de jogo intenso na disputa de cada lance, poderia levar a dores de cabeça maiores.

Por outro lado, a ala direita da equipa, tinha dois jogadores em busca de ritmo após lesões bem prolongadas. A ala esquerda tinha Eliseu e Pizzi... Pizzi centralizou muito o seu posicionamento obrigando Eliseu a ficar muito atrás. O miolo tinha duas caras novas que pouco se conhecem a jogar juntos naquela posição. Neste quadro, não se poderia exigir uma harmonia absoluta entre sectores. Todos fizeram o que foram capazes.

Uma coisa tenho de vos confessar: Só tinha receio de perder a partida! Não estava acomodado com o empate mas receava que o balanceamento final pudesse destapar a defesa e... Isso até poderia ter acontecido pouco antes do golo de Jonas, quando um tal de Rúben ali apareceu junto da grande área encarnada, mas por se terem preocupado em tanto correr atrás da bola e dos jogadores do Benfica, o discernimento mental já era outro e a bola foi para a bancada... Discernimento que não faltou a Jonas, Carcela e a Eliseu!
Jogasse sempre assim, o boavista não estava com a corda ao pescoço... Tivessem jogado assim, quer o arouca quer o setúbal eram capazes de não ter perdido...

O árbitro? Juro que gosto de dar o benefício da dúvida a quem apita, porque o que interessa é o futebol. Cada disputa de bola com os jogadores do boavista a teatralizarem ao máximo, era um coro de assobios e isso impressiona ou pressiona o árbitro. Também confesso que esperei o pior quando vi o proença nas bancadas... Mas não posso apontar muito ao árbitro e nem isso é importante!

Para terminar, mais umas considerações a RV: Ele distribui os louros pelos jogadores e adeptos. Mas nós sabemos bem que é ele quem decide a táctica e escolhe os intervenientes. E Pluribus Unum então. Sendo ele quem manda naquilo, foi interessante ver Sálvio a sair sem ondas mas com um abraço. O jogador argentino nem tugiu nem mugiu e no final, foi a correr abraçar os colegas e festejar... Isto é de equipa, GRANDE.

Antes finalizar, repito o segundo parágrafo: A euforia deste momento teve permissão lógica para percorrer o estádio, o país e o planeta mas já deixou de ter qualquer lógica a partir da meia-noite! É altura de regressar ao trabalho, analisar o jogo de forma minuciosa, verificar as condições físicas de todos os jogadores e relembrar/estudar o braga que é o senhor que se segue.

Acrescento que o começar a gozar com os verdes não é de todo aconselhável uma vez que só repusemos a distância de dois pontos.
PS: O Basquetebol do Benfica, conquistou ontem a sua vigésima primeira Taça de Portugal.
Parabéns e Obrigado querido Benfica!
E Pluribus UNUM!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo