segunda-feira, 24 de agosto de 2015

2015-2016 2ªJ: Arouca 1 SL Benfica 0

Pronto, eu avisei para as euforias... Espero que a lição seja bem estudada pelo RV e pelos jogadores. Pode vir a ser muito valiosa. Não nos podemos é deixar levar pela frustração de termos visto o Benfica perder com uma equipa inferior. É a minha ideia de que foi uma infelicidade e que poderá acontecer mais vezes a todos os três grandes... Perdão, poderá acontecer ao grande Benfica e aos médio-grandes restantes.
Mais uma vez o melhor.
RV estudou mal e geriu mal o jogo. A sua opção de Samaris em vez de Fejsa revela que terá considerado o arouca pouco perigoso (frente ao estoril considerou o contrário).

As suas opções durante a partida infelizmente não funcionaram. Aliás é a minha ideia de que RV se esticou cedo demais nas alterações. O Vítor Andrade não foi o extremo necessário tal como tinha sido há uma semana. Poderia ter entrado mais tarde porque Ola John estava relativamente dentro do jogo e com a saída dele, na segunda parte, o Benfica perdeu velocidade... Não só Vitor Andrade não funcionou como Nelson Semedo deixou de funcionar.

Carcela idem e a entrada dele até obrigou Gaitan a recuar para defesa esquerdo o que fez com que gastasse o resto da potência da sua genialidade. Jiménez entrou na fase em que há muito coração e pouca cabeça. Estas entradas fazem com que o adversário entulhe mais a frente da sua baliza, Jiménez até teve oportunidade de fazer o empate mas não foi eficaz.

O problema do Benfica na primeira parte:

1 - Sofrer um golo  de rajada e demorar vinte minutos a acordar. talvez devesse ter sofrido outro...

2 - A linha defensiva do passado estar a fazer faísca na cabeça dos jogadores! Samaris colocava-se entre Luisão e Lisandro (fazendo a linha dos três centrais) o que permitia aos laterais avançarem no terreno de modo a fazerem recuar os extremos adversários. Isso também abria buracos entre a defesa e o meio campo do arouca.

Samaris tinha as suas ordens e tentou posicionar-se mais à frente o que criou um problema porque era apanhado por um meio campo mais numeroso por parte do arouca. Não nos podemos esquecer que Samaris desempenhou relativamente bem a época passada o papel de Javi Garcia, Matic e Fejsa. Mas sinto que não é a posição favorita dele. Samaris ora fazia a linha de três centrais (o que dava a oportunidade aos laterais para subir) ora deixava Luisão e Lisandro sozinhos e... Os laterais queriam subir mas não subiam e a coisa empancava e a defesa era facilmente apanhada em contra pé.

Não creio que se fuzile o RV por causa disto. É para mim difícil dissociar o actual momento do contexto. Meus caros leitores, foram seis anos a fazer uma coisa e isso já só deixa as marcas e não cicatrizes... Está incrustado pelo que o que RV terá de fazer é trabalhar o entrosamento e as harmonias (houve um vislumbre disso na segunda metade da primeira parte)... Mas também é verdade que as opções não funcionaram e então? Os adeptos têm de tomar consciência que o passado já era mas é esse passado que continua a co-gerir o presente. Ou nós nos adaptamos ao que herdamos ou trabalhamos para o mudar... Perdão, trabalhamos para o aperfeiçoar pois não há outro caminho para o Benfica. E RV está cá para melhorar, esse foi o motivo da saída do seu antecessor.

O resultado? Nem cabe na minha cabeça dizer que foi um prémio para aquela equipa treinada por um verde azul. Foi sim a tal lição até porque o RV já está mais do habilitado ao anti-jogo. Ele praticou-o muitas vezes frente ao Benfica.

A exibição? Houve momentos brilhantes que encostaram o arouca às cordas nos últimos vinte minutos da primeira parte!
Muita pólvora... Seca!
A lição?

1 Atacamos melhor do que defendemos, há que harmonizar, unir as partes formar um todo.

2 Há que compreender como é que este novo Benfica entra tão perro no início de cada parte dos jogos! Colocar um médio defensivo puro (Fejsa) é imprescindível ao que me parece que RV quer fazer!

Lembro-me de 1993/1994 quando Toni teve de fazer o mesmo. O Benfica tinha perdido o sousa mas tinha um ataque temível com o Rui Costa, Paneira, João Pinto, Isaías, Rui Águas, César Brito, Aílton e Iuran. Durante alguns jogos, o Veloso, o Schwarz, o Kennedy e o Paneira jogaram a médios centro... E o Rui Costa também até que o Benfica levou uma lição em Setúbal... Até que o Kulkov atinou e começou a jogar e... Paneira foi para a direita, Schwarz para a esquerda, Rui Costa para a batuta.

Ficámos sem o Kulkov para alvalade mas Toni sabia que tínhamos de ter alguém ali que soubesse defender e quem é que ele colocou a trinco? Foi uma daquelas ideias à pressa (de quem sabe de futebol), mas funcionou: Abel Xavier - defesa e alto.

3 Lançar a malta jovem no Benfica pode não resultar como resultava em guimarães. Lá havia menos visibilidade e muito menos exigência de  intensidade. Lançar novos reforços que ainda são corpos estranhos à equipa é arriscado (a semana passada resultou).

4 A reacção rápida à adversidade (fazer substituições) é uma coisa nova para o Benfica mas o trabalho de fundo tem de estar mais mecanizado pelo que... RV tem de descobrir se é o plantel que se tem de habituar às suas ideias ou se é o RV que se tem do consciencializar de que o Benfica é outro universo.

Acabo como comecei: Novo treinador, novos métodos necessitam de tempo e nós adeptos vamos ter de ter paciência. Depois ou entramos no comboio ou saímos! Se vai funcionar? Já vi coisas boas e coisas más - ontem aconteceu um misto de ambas.

Pessoalmente, não sou admirador do RV. Mas o RV tem uma coisa que o jj não tinha: Ser Benfiquista . O RV, parece-me que só não tem os anos de actividade que o jj tem... E isso também é importante mas não é o fim! Ele foi escolhido, ele tem de trabalhar... E os jogadores também! Pode ser que RV demonstre que é... Com tempo e trabalho.

Arbitragem? Ok, houve aquele lance do Mitroglou a levar um toque por trás. Foi-me difícil de ajuizar e a sportv apresentou repetições de ângulos cegos. Assim como o lance do Luisão a semana passada que fez os milhares de verdes e azuis chorar de raiva e os milhões de encarnados suspirar de alívio, ontem/hoje seremos nós, milhões, em ebulição. Fica este registo que parece tirar... Muita coisa!
Na segunda parte já foi uma actuação mais negativa mas o jogo também perdeu fluidez. O último lance é para mim um mistério. Acho piada aos jakins da sportv que afirmam uns segundos depois que o árbitro assinalou pé em riste de Lisandro (pé em riste deve ser isto não?)... Mas será que tem acesso às comunicações dos árbitros? O Lisandro levanta o pé ao nível da canela... Enfim!

Uma pena que aquela onda vermelha não tenha festejado pelos dois dos muito golos desperdiçados... É um orgulho para mim ser do Benfica.
PS1: Há uma grande penalidade a favor do marítimo que não foi assinalada pelo HUGO MIGUEL... Disso não se falou muito. Já o sporting... É só rir (vejam esta)! Vendo os três jogos, o Benfica até jogou substancialmente melhor... O que nos valeu uma derrota, é a vida!

PS2: Posso estar errado mas tenho a sensação de que esta época poderemos vir a assistir a muitas coisas destas... Com todos os candidatos ao título... E ao sporting também claro!

PS3: Chelsea, Real, Barcelona, ManU, Juventus, Milan... Todos já se vergaram! Só o Bayern e o PSG ainda andam incólumes.

E Pluribus UNUM

4 comentários:

  1. Boa Tarde!
    concordo substancialmente com a análise ao jogo mas também acho que houve alguma falta de empenho de muitos jogadores (não todos).
    Mais para o final do jogo e com tantos avançados não houve chuveirinho porquê? Estávamos a perder e o mínimo que se admitia seria o empate (na minha opinião).
    Quanto à análise do Coroado - bem ou se esqueceu de tomar os comprimidos (o que tem desculpa) ou este programa estará mais dimensionado para a comédia incluindo a moderadora. Mas como o CM não é para levar a sério, está tudo bem.
    Um Abraço a todos os Benfiquistas e até à próxima vitória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Paulo.

      Os finais de jogos onde se está a perder são todos uma espécie de case study. penso que houve um exagero em colocar tantos avançados o que fez com que a baliza deles ficasse mais atulhada mas poderia ter resultado.

      O chuveirinho parece ser um método que não tem grande ciência mas os três avançados não têm ainda rotina de jogo pelo que o posicionamento era ao calha...

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  2. Anormal só foi realmente perdermos... parecia que a minha agonia de não conseguir celebrar os deslizes dos outros no dia anterior já previam o que foi... enfim... RV na minha modesta opinião errou exatamente no que mencionaste, Samaris de início e Ola substituído antes do tempo. Eliseu também não me deixou muito feliz, e olha que não sou daqueles que o sacrifica todos os jogos.Não era o dia de acertar... falhámos e logo, perdemos. Venha o próximo, até porque realmente depois de ver os dois jogos do SCP e FCP, nenhum dos dois me convenceu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, isto aconteceu a época passada....

      Saudações Gloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo