sexta-feira, 26 de junho de 2015

José Águas - O Cabecinha De Ouro (Um Imortal)

Pergunta:
Quantos jogadores venceram a Taça dos Campeões e ao mesmo tempo se sagraram melhores marcadores da prova?
Estava em falta neste blogue. Mais jogadores haverá com toda a certeza mas o desassossego que sentia acalmou... Bastante!

Depois do trabalho de investigação e produção deste artigo... Engulo em seco. Quando se fala em José Águas, uma pessoa até tem de pensar com muito mais cuidado no que vai dizer/escrever, não pode ser ao calha... É que José Águas pertence ao tal grupo de Imortais... Aquele grupo de jogadores que foram únicos na história de futebol do Sport Lisboa e Benfica... E do mundo!

Sim, José Águas faz parte desse grupo. Entrou no Benfica muito antes de Eusébio chegar ao clube... Foi a ponte entre o Benfica de Rogério Pipi, Arsénio, Rosário e Julinho e o Benfica de Eusébio, Coluna, Simões, Germano, Cavém, Augusto, Costa Pereira...

... Mas digo-vos que era do melhor que foi possível ver... E não houve muitos! Atenção! Poderão pensar que vão ver Van Basten, Zico, Rossi, Batistuta, Ronaldo ou Ibrahimovic... Não! Irão ler e ver sobre alguém que fez coisas fantásticas acontecerem antes deles todos. José Águas era o seu nome!

Quando nasci, já ele se tinha retirado do futebol. Tudo o que sei, aprendi nos livros, nos contos do meu pai e nas imagens que fui vendo. Como tenho a opinião baseada no que vi e/ou na opinião de outros... Eles que se expressem.

Vamos ao princípio nas palavras do próprio:
É isto mesmo. O Benfica foi fazer uma tour por África de modo a comemorar a conquista da Taça Latina e arranjar mais uns cobres e trouxe de lá um ponta de lança do mais alto calibre...

Venham mais histórias:
Pelo dedo de Lobo Antunes:
O que é que se pode acrescentar? Nada. Somente ver, apreciar e aprender:
Em movimento por favor:
Já não me lembro da última vez que demorei tanto tempo a fazer um vídeo. Todos os dias algo estava mal. Fiz mais de vinte versões mas algo não correspondia ao conhecimento que adquiri sobre José Águas. Ficou esta versão que espero que faça pelo menos a mínima justiça ao Homem e Jogador que ele foi.

Tanto para aprender hoje em dia...

Os meus agradecimentos: 

1. Helena Águas, que tem um espólio fotográfico maravilhoso do pai. Sem ela, nada disto teria acontecido. Aproveitem para visitar o blogue da sua autoria sobre o seu pai aqui, onde há mais histórias para conhecer.
2. BTV, pelo episódio do Vitórias E Património feito sobre José Águas.
3. Ao blogue Rolo Compressor vermelho, de onde retirei excelente inspiração e informação.

Qual a resposta à pergunta que inicia este artigo? Foram nove (salvo erro): Di Stéfano, Puskas, José Águas, Altafini, Müller, Van Basten, Kaká e Cristiano Ronaldo. Mas, caros leitores, se a pergunta for: Quantos jogadores venceram a Taça dos Campeões, sagraram-se os melhores marcadores da prova e ainda levantaram a Taça na qualidade de capitães numa só edição?

José Águas em 1961!
PS: Este post estará sempre sujeito a melhoramentos, o valor da pessoa em questão a isso obriga uma vez que este artigo é um gota de... Água no imenso mar que o Capitão Águas foi!

E Pluribus UNUM

14 comentários:

  1. Eu tenho o livro que a Helena Aguas escreveu sobre o Pai e e engracado que ele nem gostava muito de jogar futebol.Mas foi sem duvida um dos melhores de sempre e merecia mais reconhecimento por parte do clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida nonaslb... Memória curta quem sabe... Um mal do qual muita gente padece!

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  2. Parabéns por dar a conhecer mais uma parte da história do Grande SLB.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo, na secção Museu AMC, há muita história mais ou menos recente do Benfica.

      Não há muita gente interessada, sinal dos tempos penso eu.

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  3. João Davisson Correia26 de junho de 2015 às 21:56

    José Águas, o Zeca de minha infância. O HOMEM que não era apenas jogador de futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande jogador e ser humano.

      Muito pretenso jogador poderia aprender com ele. O vídeo é um bom manual de estudos ;)

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  4. O José Águas está sepultado em qual cemitério? Gostava muito de lhe prestar uma homenagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O corpo de José Águas, está sepultado no cemitério de Benfica.

      Que jogador que ele foi....

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta Minha Chama.

      Fui ao cemitério de Benfica várias vezes mas nunca encontrei a sepultura(?). Será que está "bem escondido"? Por acaso até encontrei o Jorge Maurício "Gullit" e Artur Correia por lá...

      Também não encontro informações/fotos na internet... Por exemplo, há bastante info do António Livramento mas do José Águas nada... :\

      Eliminar
    3. Caríssimo, entrei em contacto com a Helena Águas. Ela confirma que o corpo do pai está em descanso no cemitério de Benfica.

      A campa é simples, rasa, está perto de um dos muros e tem o nome de José Águas.

      Há mais histórias desta conversa mas não cabem aqui.

      Desde já o meu agradecimento pela questão que aqui deixou. Por via dessa questão, voltei aos velhos hábitos de investigação e ainda tive o bónus de falar com a Helena...

      Eliminar
    4. "Perto de um dos muros" é um bocado vago mas vou tentar mais uma vez... Se a Helena desse o número da campa (ou ossário?) seria muito mais fácil. Se tiveres mais alguma informação que seja útil agradecia que me enviasses um e-mail: rickenn@yahoo.com

      Abraço!

      Eliminar
    5. Assim que puder, envio um email com mais dados.

      Eliminar
  5. Minha Chama, encontrei a campa do José Águas.

    Pelos vistos está no mesmo local desde 2000... no meio doutras campas muito mais recentes... e que dão mais nas vistas. Achei um bocado "triste" a localização mas a família é que sabe! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... É como escrevi, a família decidiu fazer algo simples.

      Um grande abraço e saudações Benfiquistas.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo