domingo, 19 de abril de 2015

29ª J: CF Belenenses 0 S.L. Benfica 2

Por mais que me custe, tenho de citar o pelintra do vitinho (bou a Fátima porque não sei como é que consegui ser campeão) pereira: ADN do Benfica... E as suas mutações!
JJ puxa pelos jogadores e ontem, não estando as coisas a funcionar, deu para ver como sofre. O conceito do burro velho (não estou a chamar burro a JJ - é aquela expressão idiomática OK?) e da teimosia, assaltam-me a cabeça!

Em vez de estar a lixar o coração, tentando organizar a equipa constantemente com indicações, dá-me ideia que JJ poderia ter, há uns meses atrás - quando Enzo saiu, aproveitado para promover alterações tácticas mais simples para os jogos fora de casa.
Isto de planear substituições ao milímetro: Fejsa, por exemplo, ainda não tem ritmo de jogo e JJ sabendo que aquele jogo estava com mais intensidade e com o resultado inseguro, decidiu colocar o sérvio mais tarde esperando que a equipa aguentasse e que Samaris não visse amarelo... Não resulta lá muito bem! Atulhar o meio campo com jogadores mais centrais e deixar a equipa sem flanqueadores, também não ajuda nos equilíbrios e deixa a equipa presa de movimentos quando quer sair para o ataque. Se Pizzi e Samaris ainda não sabem ler o jogo com a facilidade, a rapidez e a precisão com que os seus antecessores o faziam; talvez valha a pena analisar a capacidade geral da equipa.
É que ontem, vendo o brasileiro Jonas a rematar duas vezes e a fazer dois golos, tornou-se evidente que o brasileiro deve ser o único ponta de lança mas também um dos pivots quando a equipa joga em terreno alheio. Só que há uns problemas. A procissão já não vai no adro, Talisca, Samaris e Pizzi não tiveram o tempo necessário para "crescer" ainda mais e nas alas só Maxi é que era gajo para rebentar com aquilo tudo.
E quanto eu gostava de ver Gaitan a fazer de nº 10 (grande passe para o segundo golo do Benfica). Ali no meio em vez de Lima... Mas quem é que iria para a esquerda? O Ola John não pode porque está preso ao lateral esquerdo e atravessa um momento mental fraco (mas assim que ele saiu acabaram-se os golos - irónico não?)... O ano passado era Rodrigo quem nivelava a equipa...

Em relação à partida, foi um jogo muito fraco. O Sport Lisboa e Benfica foi feliz no modo em como se adiantou no marcador (mas não tem culpa da aselhice dos outros) e depois fez aquilo que tão bem fazia a época passada mas ainda não faz lá muito bem este época quando joga fora de portas: Controlo de jogo mesmo sem posse de bola. A ganhar, recuou em demasia e ficou à espera de outro... Acontecimento. Tudo porque quis não sofrer golos. Afunilou-se muito jogo. Muitos passes mal executados nesse funil. Tudo porque só se atacava em segurança e isso não se consegue sem alguma amplitude nos flancos.
O esquema é o mesmo mas os jogadores são diferentes. Se são diferentes a estratégia tem de ser analisada e modificada (para mim) mas JJ não vai por aí. Daí aquela teimosia que não quer ser ensinada. É que os movimentos de Enzo, Rodrigo, Matic, Markovic, Cardozo, Siqueira, André Gomes e Garay eram fluidos com os de Sálvio, Lima, Gaitan, Fejsa, Amorim, Luisão, Sílvio, André Almeida...

Se cada jogador tem as suas características e não há clones, porque insistir num modelo que fora de casa simplesmente não resulta?
Ontem, a equipa já defendeu mais em bloco mas isso e as substituições, privaram-na de poder ter outros voos nas transições ofensivas. Para evitar males maiores, tivemos o imperador que apareceu duas ou três vezes mas foi essencial (assim se define um guarda-redes de topo)... O imperador e o Indiana provaram que são velhos mas estão mais frescos do que nunca para as aventuras...
O árbitro? Pobre árbitro e pobre de mim... Vá lá que não assinalou penálti em nenhum daqueles lances de pura beleza artística que é o desporto do mergulho para a relva... Proporcionados por um tal de sturgeon e um tal de meira. Mas Luisão e... Eliseu colocaram-se a jeito... Será que o Carlos Martins pediu ao árbitro para o ajudar a aquecer os pés? Foi tanta falta...

Agora é o porto. Que se trabalhe muito mas que alguns jogadores não cheguem ao jogo cansados...
PS: Epá, quase que me ia esquecendo de referir uma coisa importante... Lembrei-me mesmo agora, e as minhas sinceras desculpas pela omissão ;). O Sport Lisboa e Benfica tornou-se pela vigésima segunda vez, CAMPEÃO NACIONAL DE HÓQUEI EM PATINS:
Parabéns aos campeões. Muito obrigado Benfica!

E Pluribus UNUM

4 comentários:

  1. não existem "tácticas em casa e tácticas fora". muito menos "planos A e planos B". olhe-se ao real madrid, barcelona, chelsea, paris sg, etc etc. é sempre a mesma ´tactica e o mesmo plano - simplesmente, com nuances, diferenças de intensidade e tambem diferenças nos adversarios - e tambem diferentes momentos que forma fisica. isto nao tem a ver com ter europa ou nao ou com jogar 2 vezes por semana - mesmo quando so tens 1 jogo por semana, o planeamento fisico existe, esta feito desde a pre-temporada e obviamente sabe que existem picos de forma que atingem de forma muito semelhante o plantel.

    claro que com a amarelinha, corre-se que nem demonios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo muito bem dito mas as três derrotas do Benfica desta época têm tudo a ver com o que escreveste e com o que eu também escrevi.

      Não retiro uma vírgula e se o Benfica não tem ganho o jogo eras capaz de me dar alguma razão.

      Mais digo, isso de não haver "tácticas em casa e tácticas fora", é para clubes com planteis fortes e entrosados. O Benfica tem um plantel bom. Este plantel só necessita de um ou dois ajustes e de muito mais tempo a trabalhar junto. Depois JJ pode fazer o mesmo que fez durante duas épocas.

      PS: Eriksson 1991 versus JJ 2013. Como ganhou o sueco e perdeu JJ? Mais uma vez não retiro mérito a JJ. O Benfica agora anda a discutir até ao fim... O porto já não anda a passear!

      Eliminar
  2. Viste aquele ervado no Restelo, autêntica plantação de nabiças, seco e aos tufos, em a que a bola não rolava, saltitava?!
    Viste o Ola John constantemente com aquele ar de burro a olhar para o ar a ver se chove?!
    Repara, que ao referir isto, não estou a desculpar a fraca exibição colectiva.
    O certo é que somos a equipa com mais pontos e golos conseguidos a jogar fora....E sabes que as condições em que jogamos fora são do piorio para o nosso tipo de jogo.
    Vais ver no nosso tapete da Luz como vamos dar um ensaio aos corruptos!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo