domingo, 12 de abril de 2015

28ª J: S.L. Benfica 5 Académica 1

Bom jogo global do Sport Lisboa e Benfica. Só isso.
Nada euforias porque o que hoje aconteceu é que o Benfica (com a ajuda dos adeptos), apenas demonstrou a diferença abismal que possui em relação à académica. A académica, para piorar a sua vida, apresentou-se sem cerca de nove jogadores que habitualmente são opções principais pelo que o resultado final, que até peca por escasso, só traduz a tal diferença. O resultado final (especialmente pelo facto do quinto golo ter sido o último a ser marcado), vale pelo aumento da vontade de marcar golos o que pode ser um factor decisivo em jogos mais complicados.

Não. As palavras que escrevo não são um "deitar água na fervura". Não. As palavras que escrevo não retiram o mérito dos "nossos" jogadores em, a espaços, proporcionarem uma tarde bem passada. 

Não. As palavras que escrevo não tentam esconder a certa naturalidade com que o Benfica tem "desmontado" quase todas as muralhas que lhe têm aparecido, de forma superior e inequívoca.
As palavras que escrevo são para que eu, adepto do Benfica, mantenha os pés assentes na terra face ao que ainda está para vir. E pelo que se vai sabendo, pode não ser nada fácil. O porto não é a académica, é mais parecido com o braga, nacional e com o marítimo...

Primeiros 20 minutos muitíssimo bons. Face a 2 defesas laterais + 3 centrais e 1 trinco (6 pinos à frente da baliza numa espécie de 5-4-1), achei sinceramente espectacular a forma como o Benfica desmontou de forma ardilosa a defesa da académica no lance do primeiro golo.
Viram como os jogadores rodaram a bola para tirar o autocarro da frente da "garagem"? Muito bom.

Ontem foi mais difícil e o Benfica começou a ganhar a partida de modo diferente como habitualmente o faz: Com a zona "nobre" apinhada de adversários, os jogadores do Benfica tiveram de fazer o carrocel á procura da nesga sabendo que não poderiam falhar a primeira oportunidade. Ontem não houve aquele "show de bola" efectivo. Houve mais um compromisso global muito positivo.

Maxi desde a primeira parte que andava à busca do amarelo, será André Almeida a substitui-lo. André Almeida que, pelo jogo que fez e pelo plantel actual do Benfica, deveria... Deveria pois deveria. Houve outra segurança com o André que encaixa melhor no esquema de JJ porque ele não inventa. Não tem o pé canhão mas essa não é a função de um defesa esquerdo.

Fejsa regressou finalmente e ainda pode ser preponderante na reta final da época porque ele é um pêndulo perfeito para o esquema de JJ, assim como o foram Javi e Matic (Amorim também poderia ser mas as lesões). Fejsa vai ser muito útil o que não despromove Samaris. Jonathan entrou tarde demais mas deve ter cheirado o ambiente, o que é bom para lhe aguçar o apetite.
Sobre o árbitro, confesso que as imagens da BTV não me "deixaram" ver bem o lance do penálti sobre o Lima. Fiquei com a ideia de que houve ali falta por causa do movimento repentino do Lima e a forma como ele foi projectado para o relvado. O árbitro ainda me assustou quando deixou passar duas faltas bem à frente da baliza da académica. Mas o Benfica desmontou o adversário, o jogo fluiu sem grandes problemas...

Penso, sem exageros, que o Benfica está numa fase em termos defensivos que pode ser sumariada da seguinte forma: Cada tiro cada melro!

Esta questão de tiros e de melros é cabalmente ofuscada pelos tiros de metralhadora que a equipa ofensivamente dispara em quantidade assinalável. A águia tem sido relativamente boa caçadora e melros adversários a caír é o que não tem faltado.
O problema é que há sempre hipóteses de a caça adversária escassear. Nesse caso, é preferível afinar a mira e ajustar o radar. Apontar para cima e não para baixo, pois sem pés não se anda para a frente... Fica-se no mesmo sítio e com o avanço das jornadas acaba-se por se ficar para trás.
Os dois últimos golos que sofremos foram culpas individuais que contagiaram o resto da defesa. Penso que falta um regular de intensidade de jogo global a meio-campo. As duplas centrais formadas por Matic/Fejsa/Amorim/Enzo (e até os dois Andrés) eram muito boas a nivelar os ritmos.

As derrotas em paços e em vila do conde foram uma coisa geral e confrangedora (As 3 derrotas para o campeonato tem semelhanças que assustam: Começar a dar baile - Pensar que está no papo - Adversário que se esgana - Árbitro que ajuda... O marco ferreira esteve em duas delas...).

Em termos mais individuais, e já escrevi muito sobre Eliseu e Jardel, por isso siga para bingo. Não aponto o dedo ao Talisca porque penso que assim que se descobrir a sua posição, ele vai demonstrar ainda mais o excelente jogador que é (a posição oito foi a melhor onde o vi a jogar -  de trás para a frente). Mas convenhamos, a saída dele da equipa só trouxe benefícios. Uma equipa como o Benfica no campeonato português, necessita de equilíbrio total durante os noventa minutos... É a sua sina ter de estar acordado durante todas as frações de segundo que compõem um jogo de futebol.
Duas assistências... Mais segurança?
Não estou a apontar o dedo ao Ola John mas reparem no seguinte: O John entrou (aos 72 m) e esteve uns minutos no flanco direito: O Maxi viu amarelo (forçado por ele próprio bem sei - aos 79 m). Depois foi para a esquerda e o Benfica sofreu o golo (aos 81 m)...

Jonas e Lima. Dupla letal sem dúvida... Mas falham que se fartam... O Lima falhou o penálti em paços e o 1-2 em vila do conde... Com um nível de eficácia a 50%, tínhamos mais pontos e mais golos.

Gaitan e Sálvio. São os grandes artistas do nosso campeonato. Estão mais maduros mas ainda saem do jogo por instantes. O que peço é concentração durante 90 minutos por semana.
Em termos mais globais, penso que a razão destes abanões se confina à questão de harmonia entre sectores que ainda não está bem oleada como esteve durante dois anos consecutivos. Depois temos uma baixa de qualidade individual que não ajuda muito. Reparem que neste momento, eu só mudava dois jogadores: Siqueira/Sílvio e Garay mais nada. Isto quer dizer muito acerca da minha opinião sobre a equipa que se está a formar.

O mérito é de JJ. Pena que a sua teimosia possa deitar tudo por água a baixo, e vocês sabem do que eu estou a falar. As coisas são o que são e o segundo classificado está a três pontos.

PS1: Gifs dos últimos quatro golos foram retirados do EDB.

PS2: Houve casos no passeio do porto a vila do conde. Tentarei dar uma olhada durante a semana.

E Pluribus UNUM

2 comentários:

  1. O exemplo vem sempre de cima.
    – O público;
    – A Equipa (Jogadores/Treinador/Presidente)
    – A Catedral
    – O Futebol (Nota artística)
    – O resultado
    – Etc., etc., etc. .......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não consigo enquadrar-me neste seu ponto de vista Paulo... É verdade que acabei de almoçar ;)

      Quer elaborar?

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo