domingo, 5 de abril de 2015

27ª J: S.L. Benfica 3 Nacional 1

Pronto! Mais do mesmo... Construção de jogo ofensivo, a espaços, brilhante. Resultado feito seguido de um certo desleixo. Só com esta prova para disputar, impunha-se mais golos de modo a assustar mais quem ainda está para vir.
O baixar de ritmos ainda necessita de muita afinação. Quando o Talisca entrou, não se inseriu no esquema da equipa e provocou uns pequenos momentos de descompensação, que deram ao nacional as hipóteses (que nunca tinha tido durante o jogo) de apanhar o Sport Lisboa e Benfica em contra-pé. É quase gritante a quebra tremenda de ligações dentro da equipa, parece que a máquina se auto-desliga por instantes. Depois... Não é de todo capaz de voltar a ligar e deixa-se ir um pouco porque...

JJ faz o que nos habituou ao longo dos anos: As substituições habituais que quando a equipa necessita raramente dão o abanão. Substituições que neste momento são Talisca, Amorim e John! JJ mexe de modo errado, é a minha ideia. Esta altura da época com meio plantel ainda a assimilar novos "territórios", exige mais segurança nas mudanças. Para modificar a dupla atacante Lima-Jonas, é necessário que entre alguém com a mesmas características de modo a não haver falhas de comunicação tática. Talisca está cansado, dois anos sem férias... O cansaço leva a um decréscimo na velocidade de pensamento e de execução. Faz com que tenhamos dificuldade em nos "livrarmos" da bola mais cedo.
Boa exibição rapazes
Não havendo tal jogador (Talvez Derley), a entrada de Amorim em primeiro lugar para o lugar de Jonas, faria com que Pizzi se pudesse adiantar mais mas elevaria o meio-campo do Benfica a uma superioridade numérica que só lhe traria benefícios. Ao mesmo tempo preparava-se a entrada de Talisca para o lugar de Pizzi. Seguida da entrada de John para o lugar de Gaitan que entre lesões e castigos, ainda anda à procura de ritmos melhores... Se bem que a sabedoria está toda lá!

Depois, e eu sei que alguns não irão gostar do que vou escrever mas isso insere-se no modo em como vejo o futebol, há outro calcanhar de Aquiles. De quem é a culpa do golo que sofremos (um belíssimo golo por sinal)? Dou uma pista, é aquele jogador que sempre que joga Gaitan (Coentrão na selecção), beneficia do facto de que a qualidade do argentino assusta qualquer extremo, médio ou defesa lateral da equipa adversária...

Possui um pé canhão poderoso. Já marcou quatro golos (já ganhou jogos). Os dados referem que a segunda derrota no campeonato foi através dum penálti por si cometido. Os mesmos dados referem que foi Luisão quem cometeu a falta (mal assinalada) junto à linha lateral do lado esquerdo, que deu origem ao livre de onde resultou o penálti de Samaris na última jornada. Consigo vê-lo jogar mais adiantado porque no miolo, onde a luta é mais intensa, ele pode ser extremamente útil. Tem mais espaço à sua volta e não fica cego de um lado a movimentar-se como quando está colado à linha, além de que fica mais perto da baliza adversária...
Excelente exibição Rapazes
Perante tudo isto, lamento informar-vos que neste momento, há dois jogadores que podem desestabilizar as harmonias da equipa... Contra adversários de maior monta a coisa pode... Há também dois jogadores que necessitam de interiorizar mais as ideias de JJ. O resto, e porque houve Gaitan, foi bem visível durante uma hora de jogo! Muito bom, mas mesmo muito bom. Quando Gaitan perdeu gás...

Fico satisfeito com a resposta cabal da equipa. Permaneço apreensivo porque parece que é esta a resposta que a equipa dá sistematicamente após uma derrota. A minha apreensão não é com a resposta mas sim com a causa da resposta. É que ainda não há uma uniformidade na equação opções-exibição-resultado. Mais uma vez o digo: Eu não me esqueço da razia que o plantel levou em poucos meses.

A equipa deu um pequeno recital de bola no chão.
Movimentou-se de forma tão rápida mas precisa, que deu a ideia de estar a jogar contra uma equipa de divisões inferiores. Sendo assim, que culpa tenho eu de me ter desabituado a ver o Benfica a acabar em terceiro lugar, por oposição a este Benfica que luta até ao fim dos últimos seis anos?

JJ, proferiu as seguintes declarações: "É difícil estar-se todo o jogo à mesma velocidade. Sofremos um golo, precisávamos que os adeptos continuassem na mesma e tirando os "No Name", que ajudaram a calar os assobios, isso não aconteceu. Temos de apoiar em todas as situações. A equipa precisa do apoio dos adeptos sempre, não apenas quando está melhor".

Entendo-te JJ, mas não há maior apoio do que este apoio que as equipas do Benfica, qualquer que seja a modalidade, têm por parte dos adeptos.
Mais uma vez, deveria ter-se abstido de proferir declarações destas. É incrível como JJ cria as suas próprias areias movediças e se atira para o meio delas. Esta é uma de todas as situações JJ.

O xistra, depois da actuação dele no Funchal e das declarações do lopetegui, fiquei com a ideia de que não vinha à capital armar-se em esperto como gosta de se armar quando apanha o Benfica em jogos lá para o norte. Certo que o jogo foi fluido e não causou problemas. Será que xistra modificou o seu "adn"?

Assim como o Eliseu forçou o amarelo, o Samaris ou o Sálvio (só um deste dois) deveriam ter feito o mesmo!

Por imperativos desta "profissão" de blogger, devo-vos dizer que fui obrigado a ver 6 jogos do melhor plantel de Portugal. Vi muita coisa esquisita... Tem a ver com critérios! Estimados leitores, uma coisa vos garanto: Não jogam nem metade daquilo que este plantel do Sport Lisboa e Benfica já chegou a jogar esta época, e que jogou durante muitos minutos na tarde de ontem!
Mesmo tendo faltado mais golos, o que todos queríamos foi conseguido: Mais três pontos. Os outros que se desenrasquem com o seu super plantel, e os Benfiquistas que não se deixem levar naquele banho de futebol que demos ao nacional... Há ainda muito trabalho pela frente, a não ser que o porto dê ainda mais razão ao que acabei de escrever no início deste parágrafo na próxima segunda feira.

A diferença entre os dois planteis, de um ponto de vista mais alegórico, é que o plantel do porto não se olha ao espelho. O plantel do Benfica deveria olhar-se um pouco mais. Essa diferença reflete a qualidade de trabalho de JJ.

PS1: Sálvio... Pá, nem sei o que te diga! Duas assistências, Dois golos desperdiçados e aquela rosca absolutamente divina!
Espero que a tua falta de acutilância se deva em muito ao teu problema no braço. mas obrigado por aquele momento!

PS2: Jonas... Obrigado!
PS3: Lima, tens de dar ainda mais! Samaris, tens de apurar mais o passe sobre pressão. Pizzi, podes vir a ser, estás a ir no bom caminho mas ainda não és pelo que...

PS4: Todos os GIFS dos golos foram retirados do EDdB.

Antes de terminar... Mais uma vez:
E Pluribus UNUM

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Carlos as minhas desculpas mas carreguei porventura na função link errada.

      15 minutos horríveis da minha parte. Isso, pelo menos, significa que são palavras minhas.

      Saudações Gloriosas

      Mais uma vez as minhas desculpas pelo erro.

      Eliminar
  2. Por acaso preocupa-me os golos sofridos. Chegamos aqui em primeiro por ser a melhor defesa e não o melhor ataque... Temos de voltar a resolver esta questão até porque o Belenenses fora, corruptos em casa e guimarães fora exige a equipa de guerra da primeira volta e não o jogo de gala dos últimos encontros em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até porque os jogos porto e guimarães, serão jogos onde a concentração vai ter de estar muito afinada.

      Eliminar
  3. Na primeira hora ,esta equipa fez aquilo que se exige,ou seja, reduziu a pó a equipa adversária. E aquele golo do desempregado que veio do Valência valeu a ida ao estádio. Depois entramos na habitual fase em que o nosso treinador revela a sua falta de sagacidade para mexer na equipa.Só mais uma questão,porque é que o Silvio continua a ser desprezado pelo nosso técnico, já que é de longe melhor que o Eliseu?E já agora porque é que André Almeida só é usado como tapa buracos e Cristante também não é opção, pois penso que nesta fase da época seria muito mais útil dispor de todas as opções possíveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora cá está uma pergunta que ando a fazer há muitas semanas Alexandre!

      Tive uma conversa no FB sobre este assunto. Avancei com esta opinião, a qual passo a transcrever:

      O ritmo físico de um jogador versus o momento já avançado da época. Pode ser subjectivo porque a vontade também conta.

      "O André será a opção para a recepção à académica. Compreendo que Sílvio regressou tarde.

      Porque é que Fejsa e Jonathan Rodriguez têm andado a rodar na equipa B?

      Se acreditar na possibilidade de JJ lhes reconhecer valor e colocá-los a jogar na equipa B para uma hipotética utilização futura... Do meu ponto de vista, ele poderia ter feito o mesmo com o André e com o Sílvio. Sabendo que não o faz, e seguindo o raciocínio, vou estrapolar: Não há confiança, pelo menos imaginado os critérios de JJ, neles..."

      Eliminar
  4. por favor - deixem de ver futebol como se nao houvesse adversario. o nacional teve 2 remates perigosos no jogo todo. 1 deu golo, de longe da baliza.

    o adversario existe. e nenhuma equipa do mundo pode jogar 90 minutos em aceleracao, nenhuma. so talvez com a amarelinha lá de cima.

    quanto aos assobios - o JJ teve toda a razao. mas nao convem esquecer o que ele disse, a totalidade do que disse - ele criticou os assobios, mas tambem lembrou a importancia dos adeptos ao longo do ano e elogiou a reaccao da claque aos assobios.

    quanto à nossa qualidade defensiva - 14 golos à jornada 27. o ano passado a jornada 27 tinhamos 15 golos sofridos. e menos 12 marcados que este ano. e com garay, siqueira, markovic, enzo...

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo, os dados que apresenta são interessantes.

    O adversário, na minha óptica, é aquilo que o Benfica de JJ (desde há 6 anos) deixa que ele seja (anónimo, desde há 6 anos...). O raciocínio que apresento, está focado na falta de resultados nas substituições de JJ e em alguma falta de qualidade em alguns jogadores nas posições em que JJ os insere.

    Tivesse JJ outras opções mais conservadoras à primeira vista mas baseadas numa tentativa de sustentar a equipa e não entrar em ruptura com as ideias de jogo, o nacional nem cócegas tinha feito.

    Como não tenho tempo, e o anónimo até avançou com dados, quer fazer uma pesquisa sobre substituições que deram resultado?

    Como eu sou um treinador de bancada, ao observar algo que não concordo, emito a minha opinião. Opinião com base naquilo que eu percebo de futebol. Felizmente não faço disparos para o ar de pólvora seca. Apresento observações com base no meu modo de ver as coisas: O presente e o futuro.

    Com Eliseu e Jardel a titulares, vamos voltar a passar por dificuldades defensivas nas provas europeias. Atenção que eu escrevi dificuldades defensivas... Não escrevi que vamos ser goleados!

    Compreendo os dados que apresentou e a serem correctos, revelam uma certa injustiça não concorda? Comparar o quarteto Maxi, Luísão, Jardel e Eliseu ao quarteto Maxi, Luisão, Garay e Siqueira/Sílvio...

    Saudações Gloriosas!

    ResponderEliminar
  6. J.J. é bom treinador, talvez razoável, mas não é perfeito e sobretudo, é teimoso. Todas as equipas adversárias sabem que só aos 70 minutos é que faz substituições, ou seja, algumas vezes tarde, como se provou com o Rio Ave.
    Com 3-0 frente ao Nacional, era mais que sensato, entrarem jogadores frescos e motivados, além de pouparem amarelos. Com o Rio Ave e quando já perdia lá colocou o Ola John como salvador da pátria. Com o Paços foi o mesmo. O meio campo desapareceu e não mexeu na equipa. Claro que a equipa da época passada tinha mais soluções mas pensa em demasia no seu núcleo principal. O banco, para ele não conta, pois não tem confiança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Jorge,

      Tudo bem próximo do que eu já escrevi.

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  7. http://expresso.sapo.pt/arbitros-sem-dinheiro-nao-ha-liga-de-futebol=f918708

    cáestá a prova!!!!! todos os árbitros pedem escusa EXCEPTO OLEGÁRIO BENQUERENÇA!!!!!! ESSE ATÉ PAGA PARA APITAR ESTE JOGO E FAZER UM ÚLTIMO SERVICINHO AO PORTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PARTILHEM ESTA INFORMAÇÃO EM TODO O LADO, OLEGÁRIO NÃO PODE APITAR ESSE JOGO!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha avisado que o regresso dele era para alguma coisa...

      Já estou a tratar do assunto!

      Eliminar
  8. o CM de hoje (vale o que vale) dá o Sílvio como devolvido, deve ter a carreira arrumada.
    http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/futebol/detalhe/benfica_devolve_silvio.html
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opções... Podemos falar à vontade mas...

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo