quinta-feira, 5 de março de 2015

Remate Final

Até aparecerem dados novos, o assunto da data de fundação do clube de futebol do porto fica encerrado neste artigo aqui no AMC (primeiro artigo sobre este assunto aqui). Farto de mentiras que só aos fracos de inteligência ainda conseguem enganar:
Devem ser milhares, os adeptos portistas de memória curta: Antes não beneficiavas e eras mau. Agora ajudas já és bom...

Para me distair disto, decidi fazer um post com as sedes do Benfica (artigo anterior) e andava eu a investigar fotografias/factos quando deparei com fotografias de edifícios antigos retiradas de um blogue afecto ao tal clube do porto.

Gosto imenso de fotografias vintage e por isso fui dar uma olhada... E encontrei um artigo deveras interessante sobre este assunto de forma indirecta. A referida publicação, versa sobre um tal de Camilo Moniz que foi um dos primeiros futebolistas a vestir a camisola do referido clube:
Nessa publicação, o autor do blogue transcreve palavras do referido Camilo Moniz sobre José Monteiro e Costa - o verdadeiro fundador do f.c. porto:
Depois, continua o artigo escrevendo sobre Camilo Moniz, e como ele estava dentro do grupo do destino:
Embora já existissem dois clubes... O Cricket e o Boavista... Nada do outro!
Pensou em fundar um clube...

Por fim, cita as suas palavras sobre como foi o clube formado. Atentem:
Simples não é? Três anos depois da fundação do clube, é publicado este documento:
A primeira bandeira seria esta:
Respeitando a vontade dos associados conforme está descrito três fotografias atrás... Penso que não haverá muito mais para dizer...

Sinto, no entanto que devo prestar uma pequena homenagem a Camilo Moniz. Terá sido uma personagem importante na génese do clube que não merece ser ostracizado da história (tal como Monteiro e Costa), por causa da cortina de fumo putrefacto que quem actualmente dirige esse clube criou... Ficam aqui as imagens que validam a sua ligação ao clube:
Até na sua morte, as provas da verdadeira data de fundação do clube são concludentes:
Alguém conseguiu ler o nome de Nicolau d'Almeida? Alguém leu alguma data começada por 18 e qualquer coisa?

Um dos documentos apresentados como hipotética prova de que o porto terá sido fundado no século dezanove, é este:
Vejam a terminologia do clube: Foot-Ball, Foot Ball ou Football (como está no carimbo)? O texto original da carta, escreve a terminologia como Foot Ball. A tradução do historiador despista-se com hífen e sem hífen... O carimbo tem a designação parcial adoptada em 1906: Football Club do porto... Faltando o sociedade sportiva!
O documento parece ser verdadeiro, o carimbo (que é muito parecido com a sigla que aparece no topo da foto com os regulamentos do football) foi ali colocado à pressa quase cem anos depois... Parabéns!

Será Camilo Moniz uma invenção ou será o próximo a ser apagado? É que os dirigentes do porto são bons a apagar... Apagaram Monteiro e Costa, um tal de guiomar, o mesquita alves. Não há absolutamente nenhuma referência a qualquer ligação entre Nicolau d'Almeida e Monteiro e Costa... Essa ligação só existe em pretensos historiadores pagos para o pensar.

Historiadores que pensam que isto equivale a um título mundial.
Quando não era mais do que uma taça sem cerveja de uma marca de automóveis. Historiadores que se irão sempre esquecer deste ano.
Historiadores que irão virar a cabeça e ler o teleponto quando vêm isto:
Qualquer dia, já nem isto aconteceu porque a vergonha ainda aleija:
 
O fc porto actual, não merece os Homens que o criaram. Não quero fomentar ódios da parte dos benfiquistas para com os portistas, apenas desdém é que, e citando Alberto Miguéns: "Como se percebe ao longo da História de Portugal é preciso ter muita atenção ao que vem do lado do FCP. Geralmente é aldrabice. Por isso são "Andrades". Por isso são tão odiados, até na própria cidade do Porto! "Andrades" porque não tiveram problemas nos anos 30 em sacrificar o estádio do Ameal do SC Progresso, mesmo dele não beneficiando, mas tendo inveja, só para prejudicarem uma pequena colectividade portuense..."

PS1: O blogue de onde isto veio? AQUI.

PS2: Este blogue tem página no FB. Ontem fui lá colocar uma questão (sem palavrões mas com ironia)... Tanto não me responderam como apagaram a pergunta... E agora não tenho acesso à caixa de comentários...

E Pluribus UNUM

2 comentários:

  1. As coisas que desencanta.
    Muito muito bom, é lindo quando a máscara cai assim.
    Saudaçoes gloriosas e obrigado pela dedicação à verdade desportiva.
    vito g.

    ResponderEliminar
  2. Grande trabalho.Muito bom.Os meus parabéns.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo