domingo, 22 de março de 2015

26ª J: Rio Ave 2 S.L. Benfica 1

Parece que há vida no facebook. Naquele terreno fértil em ejaculações precoces, também se consegue ver um pouco se sexo tântrico. Sendo assim, o meu comentário/análise do jogo de ontem vai ter por base a troca fantástica de opiniões que tive o prazer de ter com alguns Benfiquistas na página do AMC.

As modificações são pequenas. vamos lá ver se faz sentido... De todos um, valha-nos isso:
Foi medíocre.

Há o efeito bola de neve nestes dias: Ela sai do treinador, passa pelos seus jogadores e acaba árbitro e adversários, que aproveitando a corrente de ar, embalam o tabogan e pimba! Uma derrota que acaba por ser bem merecida.

Mais de metade dos passes dos jogadores do Sport Lisboa e Benfica foram péssimos. Colocavam sempre o colega destinatário em cheque. O baixar dos níveis de pressão e a perda no confronto já eram mais do que evidentes antes do intervalo.

Posso ser entendido como retrógrado mas antes do intervalo o 4x3x3 do rio ave já tinha abafado o 4x4x2 (com nuances) do Benfica. Como isto já aconteceu noutros jogos, eu também já o tinha sentido anteriormente: Era reforçar o meio campo JJ! Isto é campeonato!

É repetitiva a falta de intervenção de JJ aos primeiros sinais de decréscimo de qualidade de jogo. Se contra outros adversários de mais baixa qualidade isso não se vê e escapa ao olhar das pessoas, frente a uma equipa que soube que iria ganhar mais do dobro do normal prémio de jogo e que tem muita qualidade, além de ter um bom treinador... Mudou alguma coisa entre o jogo contra os mercenários do braga para este?

Deve ter isso tudo isto ou então o mal em marcar cedo porque se levantar cedo dá saúde e faz crescer, no Benfica a coisa parece ser o contrário... Apanha-se a ganhar e não aproveita... Ontem, deixou-se andar e de quatro quase que sobrava só um!

Deste modo, penso que pode estar criado um certo estado de estagnação no plantel do Sport Lisboa e Benfica. O Benfica é um clube com duas épocas consecutivas de multi competição ao mais alto nível e com muita qualidade. A gestão de plantel melhorou do 2012/2013 para o 2013 2014, mas este ano é só campeonato (a TdL intercala com muito espaço de manobra). Deste modo, parece-me, haverá 40% de jogadores que sabem que estarão a ver jogos até Maio. 20% que sabem que serão segundas opções e os restantes 40% que serão titulares.

Depois de duas derrotas (intercaladas) muito similares, há que usar bisturi e ter olhos corajosos para ver o que está mal e agitar a equipa de modo a romper com uma certa apatia que se abate sobre os jogadores. Nesta perspectiva, a utilização de sangue novo poderia trazer muitos benefícios. Jogadores como Guedes e Rodríguez poderiam ter a sua oportunidade e se fossem devidamente mentalizados, iriam criar mais competitividade entre o plantel. Já nem falo em Sílvio e/ou André Almeida.

Por outro lado, convém frisar que Pizzi e Samaris estiveram muito sós no jogo de hoje... Se as movimentações ofensivas funcionaram no lance do golo de Sálvio (brilhante) elas não funcionaram durante o resto do jogo. Ambos são "novos" nestas andanças. As movimentações da equipa no jogo contra o braga ajudaram-nos muito e daí os elogios que se puderam ler por todo o lado. Mas a mim não me enganam. São verdes para isto e estão a crescer. O tempo vai diminuindo... Para todos!

Temos também a dupla Lima-Jonas. Não é a mesma coisa que foi a dupla Cardozo-Lima ou a dupla Lima-Rodrigo. Estas duas últimas tinham um meio-campo mais experimentado. Tinham uma defesa muito mais coesa. As harmonias do conjunto eram fáceis e fluídas. Com lesões e transferências, ficámos sem as segundas escolhas e tudo foi feito de raiz. Derley não é Cardozo mas Rodriguez tem um nível de explosão muito similar a Rodrigo...

O lado esquerdo só funcionou quando um dos avançados lá ia parar ou quando Ola John lá estava...

Tentar resumir tudo isto não é fácil. Fácil vai ser julgar a minha opinião. Aqui vai:
  • Talisca não acrescenta nada ao flanco esquerdo. É, para mim, um desperdício de tempo e de esforço. A qualidade de jogo do conjunto só perde. Ele teve uma arrancada na primeira parte porque fletiu para o centro do terreno.
  • Lima está a atravessar uma fase menos boa. É o melhor marcador. Fazendo contas, se ele tem concretizado metade das oportunidades que tem vindo a falhar, era capaz de estar a morder os tornozelos a quem lidera a lista de melhores marcadores.
  • Eliseu é esforçado mas não é lateral esquerdo. Há defesas goleadores mas Eliseu não é defesa. É o homem das bombas de longa distância mas é fraco no posicionamento defensivo. Obriga o meio campo e o extremo esquerdo a esforços mais intensos. Estas duas faces da mesma moeda são um caso bicudo.
  • Jardel é o melhor destes primeiros quatro jogadores. Tem vindo a conseguir manter um nível exibicional qualitativamente positivo. Infelizmente, ficámos mal habituados com quem o antecedeu.
  • Sálvio é volátil mas parece-me que está a atravessar uma fase de dormência. Como é que ele pode acordar?
Quanto ao rio-ave, tal como o paços de ferreira, o intervalo fez-lhes bem. Parece que beberam redbull! Correram mais na segunda parte... Chegaram de forma fortuita ao empate e fizeram pela vida... Como já escrevi, são uma equipa com qualidade. Receberam um incentivo. Não quiseram desperdiçá-lo. O Benfica também ajudou.

O Benfica e o árbitro que, como mais alguns, tem a escola proença. Muito ardilosa a arbitragem mas muito por culpa do Benfica de JJ. Condescendente com o rio ave e incisivo com o Benfica. Aquilo que o Benfica não permitiu a soares dias frente ao braga ou a jorge de sousa frente ao porto, já o permitiu a marco ferreira no jogo de ontem.

Não discuto a grande penalidade ou o cartão vermelho a Luisão. Discuto as faltas por assinalar em posição frontal à grande área do rio ave, as entradas ao osso dos jogadores do Benfica e a mão na bola dentro da grande área do rio ave. Foi assim que proença fez carreira, agarrando-se ao critério...
Agarrando-se também à comunicação social "amiga" (e sendo um verdadeiro árbitro lá fora)! A sportv mostrou muitas repetições dentro da área do Benfica... Discutiu-se muito lances entre Jardel e/ou Luísão frente aos avançados vilacondenses. Mas aqui não se discutiu nada:
Nem linhas houve... Mas repito, foi o Benfica que permitiu isto! E se me parece que a equipa se sentiu dormente, penso que JJ deve sofrer um abanão, ele que continua a não assumir os seus erros... Questionado sobre a importância da entrada de um jogador do rio-ave, JJ responde isto:

"Já conhecemos o jogo do Diego, já estávamos preparados para a entrada dele."

Puro contrassenso... Não estavam e JJ só mexeu na equipa quando já era tarde, o que lhe é habitual. Tal como em não assumir a derrota em seu nome. É elegante assumir o trabalho que se faz, qualquer que ele seja. Há uma certa arrogância em JJ, ele por vezes foge do desconhecido que mais não é do que as coisas não correrem como ele tão bem as planeia.

Afirma que Luísão é mal expulso porque Eliseu estava logo ali... Ali aonde?
Conversa fiada de quem perdeu e não consegue assumir caro JJ. De uma vez por todas, está na hora de parar de te meteres em alhadas próprias. JJ, toca mas é a trabalhar ainda mais como o sabes fazer.

Muitos afirmam que poderíamos ter levado mais um ou dois. Sendo verdade, também não é mentira que poderíamos ter ganho a partida. Por fim, e porque é também verdade, os jogadores do rio ave mereceram cada cêntimo que o porto do pdac lhes irá pagar...

Outra verdade é que o Benfica não está sozinho nestas coisas de pressão. Se é verdade que a caganeira parece só ter afectado um jogador do nacional:
Não é mentira que o segundo classificado não teve o estofo que também faltou ao Benfica. Por isso é que é relevante saber falar e quando o fazer.

E Pluribus UNUM! Ainda há vida, o tempo é que encurtou. Posso regozijar-me de sentir azia com as derrotas do Benfica enquanto adeptos de outros clubes a vêm sentido desde a 5ª jornada!
Não mereciam
PS: Para breve, um artigo sobre as expulsões dos adversários do Benfica.

E Pluribus UNUM

19 comentários:

  1. Na mouche. Provavelmente perdemos a Liga. Jogamos sem chama e querer. Aqueles atrasos sistemáticos para o Júlio Cesar, deu nisto. Culpa também do mestre da táctica que como habitualmente faz susbstituições aos 70 minutos. Foi o mesmo filme de Paços de Ferreira. Parabéns ao Rio Ave, pois aproveitou a sobranceria do SLB. Como se diz, para o ano há mais, se o JJ e jogadores oferecerem mais brindes. Prova-se mais uma vez, que JJ perante a pressão é um treinador limitado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo com o provavelmente perdemos a liga mas sim perdemos um ponto. O resto veremos.

      De resto, concordo com a sua opinião Jorge.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
    2. Matematicamente tudo é possível mas com esta atitude e desempenho, dá para duvidar. Oxalá esteja enganado.

      Eliminar
    3. Tomando quem joga e quem treina o Benfica por pessoas minimamente inteligentes, tudo leva a crer que a lição vai ser estudada...

      Mas é como tudo, estamos de fora e temos de aguardar.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
    4. Não perdemos um ponto, perdemos 3!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
  2. Oportunas as fotos dos lances "misteriosamente" ignoradas pela CS! Muito bem.

    Quanto ao jogo:
    Julgo que a equipa e relaxou um pouco após a concludente exibição da jornada anterior, e ainda mais após o golo; a equipa baixou a intensidade e, mais grave, os jogadores do Benfica, ao fugirem às determinadas marcações contrárias reduziram a coesão da equipa e destruindo linhas de passe. Daí as razões das muitas falhas de passes, e consequente redução do numero de lances ofensivos.

    Jorge Jesus, não esteve bem ao preferir Talisca em vez de Ola John, ao não reforçar o meio-campo a tempo e ao não substituir o Máxi quando este deixou de recuperar no terreno. Não aprendeu com o jogo do Paços; Jorge Jesus confunde convicção com teimosia; já sabemos, e desta vez foi fatal. Por partes:
    - Perante estas equipas é necessário abrir a frente de ataque. Talisca não é extremo nem é criativo; joga o chamado futebol direto onde tem grandes qualidades; força, controle de bola, verticalidade e remate expontâneo. Por isso, frequentemente, descaía para o eixo congestionando a zona, sem nunca utilizar a sua poderosa meia-distância e atrapalhando Pizzi que parece ter perdido a noção do seu espaço.
    - Assim sendo, a equipa insistiu no flanco direito desgantando Sálvio, que de vez em quando também fletia para o eixo para fugir à marcação cerrada, e Máxi que de tanto querer ajudar, aí a meio da 2ª parte, deixou de recuperar no terreno abrindo autoestradas para os avançados adversários. Este foi o "filme" do Paços! JJ não aprendeu; já sabemos como, por vezes, é teimoso.
    - Com a maior intensidade de jogo do Rio Ave na 2ª parte, o Benfica perdeu em definitivo o meio-campo - onde o adversário tinha sempre 4 a 6 jogadores -, e no entanto, mantinha dois pontas de lança na expectativa!, julgo que deveria ter reforçado o meio-campo, recuando um dos avançados ou substituindo um deles por um centro-campista puro; Ruben Amorim, que entrou tarde demais.
    - Finalmente; Marco Ferreira fez o que costuma fazer contra nós; quando pôde prejudicou-nos...e fez a diferença; perdoou pelo menos uma GP ao RA, perdoou a expulsão ao Ukra e exagerou na expulsão do Luisão, "decapitando" a equipa.

    Em resumo; défice de trabalho mental, défice de Treinador, défice de arbitragem e um Rio Ave à Pedro Martins. Era um joga para o fato de macaco.

    Agora, há que arregaçar as mangas, fechar o balneário e ganhar os restantes jogos; as qualidades continuam lá.

    Abraço





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente comentário António.

      Adoro discutir a especificidade do futebol. Não concordo com a sua opinião em relação à expulsão de Luisão. Foi correcta mas encapota o trabalho habilidoso que foi fazendo durante os 90 minutos. Infelizmente, o Benfica isso permitiu...

      Vem aí uma pausa para a selecção. Que a equipa se reúna, discuta o que se passa e enfrente o que resta do campeonato!

      Eliminar
  3. Porque que eu não me engano, se me enganasse mais vezes sobre o Benfica pois tinha mais alegrias????
    GondarSLB

    ResponderEliminar
  4. Olha, um acidente de percurso num dos jogos difíceis.

    Não percebo o porquê de estarmos a ter estas dificuldades quando a equipa tem a semana toda para preparar o jogo e quando isto coincidia sempre com as melhores alturas do Benfica do JJ. Mas esta pressão de merda nos merdia está a fazer mal à equipa. Não concordo que seja o JJ a falar e nós estamos a cometer o erro de entrar no jogo deles. E se bem que eu nem sempre concordo com a cena do silêncio, não posso concordar com a alteração de estratégia...

    Mas temos 3 pontos de vantagem, uma vantagem de 2-0 no confronto directo e temos 2 jogos difíceis: Guimarães e Porto... cabe ao Benfica continuar em silêncio e focar-se no seu trabalho. Gaitan estará de volta no próximo jogo e o filme será outro. Já os lá de cima podem continuar sem o Jackson e já terão o ar da champions para distrair.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que vai estar mais complicado para eles...

      O jogo frente ao nacional evidenciou isso! Estofo por estofo...

      Temos de seguir em frente, ver o que se fez mal, descansar neste intervalo e rebentar com o nacional!

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  5. O que mais irrita é que o campeonato já podia e devia estar no bolso. Depois dos avisos nos jogos com o Moreirense e o Arouca,o nosso treinador volta a borrar a pintura com mais um exemplo de como não se deve gerir um jogo onde os pontos valem ouro.Sem querer tirar valor a qualquer jogador,parece que nesta equipa jogam os afilhados do mestre da táctica,pois após o castigo de Gaitan apostei que quem o ia substituir era o
    Talisca. Mete um bocado de confusão a aposta continua em adaptações, se Gaitan estava castigado era de pôr Gonçalo Guedes,ou Nuno Santos,ou desviar em ultimo recurso Pizzi,entrando Cristante ou Amorim para o centro. Sempre ouvi dizer que no futebol o mais fácil é simplificar,mas o nosso treinador gosta de complicar para demonstrar que a ciência dele é que esta correta.De referir que a culpa não é só de Jesus,a atitude dos jogadores deixou muito a desejar ,e minha nossa,como é que o Lima me falha aquele golo.Mas as responsabilidades também têm que ser dirigidas ao Presidente,que de uma vez por todas tem que assumir que os objetivos passam primeiro pela rentabilização de jogadores,vindo as vitorias em segundo plano,pois com esta política de desbaratar planteis de uma época para a outra,só mesmo de vez em quando é que ganhamos para depois andar um ou dois anos a festejar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alexandre, as dividas (ou lá o que isso é) do Benfica foram de facto contraídas por LFV (no papel de presidente). Penso que se eram para ser pagas, o dinheiro tinha de vir de algum lado uma vez que o Benfica é uma mealheiro.

      Quer o sporting, quer o porto, foram capazes de renegociar a dívida deles porque são clubes fracos financeiramente...

      Este assunto financeiro, fez aquilo que fez à equipa de futebol principal do Benfica. Mascarar tudo isto com um "O Benfica é um clube cumpridor", resvala perigosamente para o querer enganar o sócio/adepto.

      Concordo com a ideia de simplificar Alexandre. Como escrevi no artigo, aparentemente o plantel entrou em estagnação... O treinador é teimoso (os tais afilhados)...

      Veremos a resposta.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  6. Subscrevo tudo excepto o penalty contra o Rio Ave.
    Boas analises também nos comentários ao post.

    Vejo o fcp a perder algum gás. Grande jogo com o Basileia, maus jogos com o Arouca e o Nacional. Não vejo ali o papão que muitos têm visto embora tenha feito três ou quatro jogos muito bons. Mas nós também os fazemos.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. J.P. coloquei as imagens daqueles lance na área do rio ave mais para mostrar o critério do árbitro. Não me parece que haja intenção dos defesas adversários em jogar ostensivamente as mão/braços à bola pelo que são lances causais.

      Mas... Samaris saltou à bola e foi a bola que foi de encontro ao seu braço. Foi uma questão de critério e sempre contra o Benfica. Posso dar outro exemplo: Ukra. Ele foi protegido. deveria ter ido para a rua antes de o jogo estar empatado.

      Em relação ao porto, não vejo que eles tenham o valor que se fala. É só por causa da inconstância exibicional do Benfica que eles ainda estão na corrida ao título.

      As exibições do Benfica frente ao guimarães, Marítimo e braga são diametralmente opostas às exibições frente ao paços e frente ao rio ave.

      Basta voltar a ler o que lopetegui disse acerca do jogo que o porto perdeu na madeira para saber que é tudo mentira. Colocaram o porto no pedestal. Isso foi bom para o ego mas em 90 minutos acontece muita coisa...

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
    2. Depois do Benfica 2 Braga 0, muita gente ficou maravilhada e falaram de dois ou três jogadores como sendo as novas coqueluches do Benfica.

      Eu não vi nada disso. Vi um bom jogo colectivo, coisa que não aconteceu no Sábado!

      Eliminar
  7. Resumindo:
    Por muito bom que JJ seja... é muito "cagão" porque a ganhar 1-0 limitou-se a não fazer nada para aumentar a vantagem... colocaram-se a jeito!
    Espero que não se repita pela 3ª vez a perda do campeonato nas ultimas jornadas...

    ResponderEliminar
  8. Não é para malhar sempre no ceguinho,mas a forma arrogante e egocêntrica do nosso treinador agir,já nos provocou bastantes dissabores,isto sem esquecer os méritos e as conquistas que conseguiu. Mas será lei que estejamos sempre a ver uma equipa como a nossa,onde alguma parte do onze titular é composta por jogadores adaptados a outras posições? Já estou mesmo a ver o filme,se perdemos o titulo lá virá a conversa que perdemos meia equipa titular,que temos que vender porque somos muito cumpridores e por ai fora.Uma das coisas,se calhar a mais importante,que aprendi a vangloriar neste Clube,era a procura dos títulos,das vitorias,de ser superior e melhor que os outros.Mas parece que os activos,os cash flow,os proveitos operacionais e essas merdas todas é que são prioritarios,passando os triunfos para um plano secundário.Mas se calhar eu é que estou contra a maré ou do lado errado da barricada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação à questão financeira, o caminho que o Benfica seguiu foi o que terá parecido melhor a LFV (e ao DSO). De facto suprimiu qualidade em doses industriais ao plantel. É LFV que terá de viver com isso.

      Por outro lado, há a uma vertente no trabalho de JJ que não deve ser esquecida: O facto de estarmos em primeiro lugar no campeonato e a disputar a final da TdL.

      Falar de JJ não é fácil. O que lhe aponto de forma incisiva é o mesmo que lhe aponto desde o dia em que este blogue nasceu. Provavelmente está na hora de publicar o meu post sobre JJ.

      Saudações Gloriosas Alexandre.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo