domingo, 15 de março de 2015

25ª J: S.L. Benfica 2 Braga 0

Houve uma altura em que pareceu fácil. O Benfica não deu aos jogadores do braga a mínima hipótese de eles ganharem um prémio de jogo três vezes superior ao que ganham. Tanta lábia e aquela montanha nem um rato pariu... Esta imagem resume o que o Benfica fez ao braga:
Obrigaram Júlio César a apanhar uma valente seca durante quase o jogo todo...

Perante este magnífico local de adoração,
60.222...
O Benfica fez uma primeira parte muito boa. Já foi mais evidente que os jogadores conhecem melhor as suas funções, sentem-se mais à vontade para mostrar as suas habilidades e, muito importante, já se conhecem melhor uns aos outros. As harmonias estão a melhorar e o braga não teve hipóteses na primeira parte. Tivesse existido mais precisão num passe e melhor pontaria num remate e o Benfica teria ido mais descansado para o intervalo.
E bem que o merecia pois de braga nada veio que me assustasse... Só os pitões e os cotovelos que tanto usaram nos "nossos" jogadores...

Na segunda parte... Bem, mais do mesmo! Há dois padrões de comportamento na equipa do Benfica quando esta vem do intervalo: Um para quando perde/empata, outro para quando está a ganhar. A semana passada, o arouca nem soube muito bem o que lhe aconteceu depois do intervalo mas ontem e já vimos isso contra o estoril, setúbal e outras equipas, o Benfica apresentou-se mais curto no início da segunda metade. Talvez mais expectante. Pessoalmente, não acho isso prudente.

Sei que a intensidade empregue nos primeiros quarenta e cinco minutos, tem um preço. Mas é para as duas equipas... O Benfica entrou a tentar controlar o jogo mas não o fez lá muito bem porque o braga, espertos, escolheram o lado esquerdo da defesa Benfiquista para tentar marcar. Eliseu é o elo menos forte e como eu estava a prever, foi alvo preferencial das investidas bracarenses.

Este... Estado de espírito, acabou por não causar mossa mas só um pouco de apreensão. O Benfica voltou a pressionar mais alto e dez minutos depois do reatamento, já tudo estava relativamente normalizado. Convém afirmar taxativamente: O braga falhou completamente. Só esperando ajudas divinas é que poderiam ter hipóteses.
Divino... Divino é o apoio dos adeptos!
Depois, aconteceu o que parece ser a sina do Benfica: Os adversários dão tiros nos próprios pés! E vamos em quatro tiros seguidos... 22ª jornada: Um caramelo chamou fdp ao árbitro. 23ª jornada: Outro caramelo cortou a bola com a mão depois de ceifar um jogador do Benfica. 24ª jornada: O último defesa resolve placar Lima sem mais ninguém entre ele e o guarda-redes. Ontem, o samurai de braga armou-se em ninja após ter cortado um lance de ataque com a mão.

Depois disto, já nada havia para fazer a não ser marcar golos de modo a precaver a equipa contra azares do destino. Felizmente o Benfica ainda marcou mais um golo (Eliseu à terceira tentativa),
baixou o ritmo de jogo e fez uns bons vinte minutos de treino.

Caros Benfiquistas, não comparem o jogo braga-porto com o de ontem. Não tem nada a ver. A semana passada, o braga retraiu-se mas ontem foi o Benfica que retraiu o braga... E já agora, convençam-me que braga e basileia não estão a mesmo nível...

Faltam agora nove jogos, o que dá vinte e sete pontos. Temos quatro de vantagem e assim irá ser até ao grande jogo... Grande jogo de parte a parte que poderia ter sido este mas que o Benfica não deixou porque manietou o adversário de tal maneira que eles nem bufaram.
Falta falar em asd, ele que me obrigou a fazer um mais do que um post em sua honra. Confesso que não me apanhou de surpresa. Ele está no modo de não assinala nada dentro das áreas... Como quase todos os árbitros quem vêm da af do porto.

Concordo plenamente com os amarelos mostrados a Jonas e a Gaitan. O brasileiro impediu uma jogada de ataque e o argentino tentou sacar um penálti. Também concordo com a sua decisão em não assinalar grande penalidade neste lance:
Vendo as imagens, Lima e o defesa do braga estavam tão próximos que o contacto da bola com o ante-braço do defesa bracarense era inevitável. Além de que ele tem o braço na projecção do corpo.

Noutro lance, já na segunda parte, para mim ficou uma grande penalidade por assinalar:
O jogador do braga usa o braço para mudar a trajectória da bola, o que impediu Sálvio de ficar com a bola em sua posse de modo a prosseguir a jogada de ataque. Em duas jornadas consecutivas, ficaram três grandes penalidades por assinalar a favor do Benfica... Falem em colinho!

Em termos disciplinares, o jogador danilo deve dar-se por satisfeito pois acabou a primeira parte sem ter ido para a rua... O caceteiro micael, conseguiu ir tomar banho sem um único amarelo depois de arrear como quis nos jogadores do Benfica... Depois de simular, que nem uma meretriz vaidosa, quedas e faltas atrás de faltas... Um case study com toda a certeza... E o amarelo a Samaris... A sério?

Falta escrever sobre a expulsão. Deixo-vos as imagens:
Não há dúvidas nenhumas. Há muita frustração por parte dos editores e dos comentadores, uma vez que as coisas são evidentes. O adepto do Benfica tem de ser resoluto. Deve ver com os seus olhos e não estar à espera que os outros lhe digam: "Com um a menos também eu ganhava". Quando isto acontecer, é relembrar que a época passada, com um jogador a menos, o Benfica apurou-se para as finais da TdP e da TdL... E a frustração dos mesmos frustrados foi/é igual à que eles sentem hoje.

Não foi grande arbitragem. O facto de o Benfica ter ganho não pode nem deve branquear isso!

O Benfica fez um jogo global de elevada qualidade. Gostava de escrever que os processos da equipa estão estabilizados a um nível já alto mas ainda não o posso fazer. Serão necessários mais jogos, mais trabalho e mais golos para o fazer... Já não falta muito! E não me venham criticar por escrever estas palavras. Entre 1994 e 2009, pouco Benfica vimos. Entre 2009 e 2015, tivemos períodos de grande fulgor futebolístico. É natural que me lembre dos banhos de bola que demos em tempos muito recentes mas eu não me esqueço que isso não se faz da noite para o dia.

Fazer parecer fácil, como frente ao estoril, segunda parte de arouca e ontem não é para todos. Ontem, nem demos hipóteses ao braga de tentar arranhar a nossa defesa, excepto no início da segunda parte em que quase deu a ideia de estarmos a jogar com um candidato ao terceiro lugar. Façamos o mesmo frente ao rio-ave que é o próximo candidato ao terceiro lugar. A equipa está em franca evolução mas não pode fraquejar. Um milímetro, é um metro para os nossos adversários.

PS: Nova definição para spanking:
Pedro Emanuel: «Vamos ao Dragão com o entusiasmo de sempre»

Apanhar dos azuis, é um prazer para aqueles rab... Lados!

PS: Qual a vossa opinião:

E Pluribus UNUM

8 comentários:

  1. A equipa fez um bom jogo. Penso que foi o melhor jogo do Samaris. Se o Gaitan e o Salvio estivessem inspirados, levavam uma pipa de golos. Foram só mais 3 pontos. Nada está ganho. Contra o Rio Ave, pede-se muita concentração e prego a fundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra o rio-ave vai ser mais do mesmo. O jogo do ano.

      Vão jogar como se fossem candidatos ao título... Certamente terão um prémio de jogo 3 vezes superior,,,,

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  2. Grande espetaculo, que orgulho em ser Benfiquista.
    Sobre as rotinas ainda não estarem no ponto, a pré-época serve para? JJ e a agenda da direção levam a isto (mas são outras conversas).
    9 finais, é assim que vamos encarar o restante campeonato porque o cerco está montado (desde o princípio).
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo certo, o tempo é o que é e agora o trabalho parece estar a ter resultado.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  3. Claramente o jogo mais completo em todas as vertentes que o Glorioso fez esta época. Ambiente arrepiante na nossa Catedral. O Benfica fez simplesmente aquilo que a qualidade dos jogadores ao seu dispor permite.Manietamos completamente as situações de jogo onde o Braga é mais forte,ou seja as rápidas transições para o contra ataque.Individualmente destaco o monstruoso jogo de Samaris,embora todos tiveram num plano muito alto de rendimento.E agora temos que manter esta atitude,empenho ,raça e sobretudo estarmos de olhos bem abertos para as estratégias manhosas que serão feitas a partir da suinicultura do Ladrão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Samaris demorou o tempo que teve que demorar a entrar "em jogo". IO grego não é bem um trinco mas é inteligente. Aprender novos costumes, nova língua e novo futebol não é para um dia. Samaris pode ainda fazer mais porque é capaz.... Tal como Pizzi!

      Aguardo que os índices anímicos de Gaitan e Sálvio voltem a subir.

      Como "eles" estão a ficar com menos hipóteses de reduzir a diferença de 4 pontos, mais um "daqueles" jogos está à nossa espera em vila-do-Conde.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  4. Deixo aqui um alerta para o que se passou no dragão onde também existiram casos que novamente foram disfarçados por uma sportv sempre a mostrar os lances do Arouca na grande área do porto a grande distância,um deles passado aos 76 minutos é só ver as imagens pois a sportv não as vai mostrar onde Alex Sandro faz penalti Existiram mais dois lances que passaram sem qualquer comentário ou repetição uma envolvendo Martins indi na área esse lance parte de um lançamento lateral que o treinador avisa o bandeirinha que foi mal lançado coisa que não aconteceu,foi um lance que adivinhei o desfecho.
    Não se entende novamente como Casemiro termina o jogo novamente.
    Também gostei de ver que o treinador do porto para além de falar latim também sabe falar castelhano que se perceba a dada altura fora da área técnica diz alto em bom som captado pelos microfones da sportv após um lance de jogo em relação a essa decisão arbitral - hijo puta madre- é só procurar o jogo antes que desapareça tudo.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo