sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

TdP 2014 2015: S.L. Benfica 1 braga 2

Frustrante.

Mas assim se definem os vencedores. Se por um lado demos um festival de ataque digno de figurar nos melhores compêndios sobre futebol... Por outro lado, a combinação de uma única exibição de sonho mais duas desconcentrações defensivas foram o suficiente para parar o tal tsunami.

A vida é isto. Merecemos inteiramente a vitória. Ola John, César e André Almeida merecem relembrar o que não fizeram para que essa derrota acontecesse naturalmente. Os três jogadores são jovens, têm muitas qualidades e devem rever e aprender para continuarem o seu caminho de ascensão no futebol. Isso irá torná-los mais efectivos.

O que dizer resumidamente da partida de ontem? Posso começar pelo braga que tem um par de bons jogadores e outros de qualidade média. Formam um conjunto bom mas sabem que o Benfica está vários patamares acima. Com isto em mente, jogaram na Catedral como clube que quer ganhar mas que não se pode expor em demasia. Se são bons no contra-ataque são fracos a defender por isso jogaram de forma compacta (vulgo autocarro) e deixaram-se estar à espera de presentes de natal.

Já o Benfica, apresentou-se com dinâmica mesmo com jogadores que tinham vindo de um esforço tremendo no passado Domingo. Foi um jogo quase de sentido único, excepto nos inícios de cada parte do jogo. Nesses dois períodos, o braga fez a mesma coisa: Baixo a defender para criar espaços no ataque, e lesto a atacar com a tática do pontapé para a frente.

Se o Benfica ainda teve concentração no primeiro período, essa esteve ausente no segundo, fruto talvez da vantagem conseguida com o golo de Jonas. Duas desconcentrações acabaram por penalizar uma exibição colectiva que mesmo assim foi muito boa. A última meia hora da partida foi um massacre.

Algumas considerações sobre alguns jogadores, aqueles que podem vir a ser o futuro:
Ola John: John ainda tem de passar pelo processo evolutivo que Gaitan passou. Tem de meter na cabeça que há opções de risco quando o seu colega de lateral lhe passa à frente. O segundo golo do braga, nasce de uma dessas más opções: John entrega mal a bola e desiste ali da jogada... Mas não é isso que mais sobressaiu da actuação de John, o holandês fez na minha opinião um jogo de ataque fabuloso. Fez o que quis dos laterais que lhe apareceram á frente mas não esteve tão bem na assistência final. Um regalo de extremo (ai se o Sálvio tivesses jogado) mas também um jogador com algo para a prender na arte da defesa.

Pizzi: Enorme entrega à partida. Jogador de toque e condução de bola fáceis. Excelente visão de jogo e pouco medo em arriscar no passe. O que lhe falta? Mais utilização, com confiança Pizzi poderá, repito poderá, ser uma caso sério. Essa falta de utilização nota-se na incorrecção em alguns passes curtos de transição.

Cristante: Já o escrevi... Gosto do italiano. Muito possante, muito bom tecnicamente e muito jovem. Se JJ acreditar nele... Vai utilizá-lo mais e iremos ver nascer um médio de elite que nos vai fazer relembrar outros grandes médios. Cristante poderá vir a ser um box-to-box fantástico.

César: Sendo Lisandro uma carta fora do baralho (porque é Jardel quem lhe está a tapar o lugar), César parece ser um substituto de Luisão. Altura e robustez semelhantes, conferem-lhe esse estatuto... Mas faltam-lhe os anos de experiência que Luisão tem, assim se compreende a bola à trave de jackson no passado Domingo e o golo do pardo na noite de ontem. Mas, e volto a afirmar mesmo não sabendo o que vai ser o futuro, César e Lisandro poderão vir a ser.

O resto dos jogadores esteve ao nível do que sabemos mas reservo umas palavras para dois jogadores: Maxi, o guerreiro de sempre. Enzo, o micael sabe quem tu és e se estás de partida... Agradeço-te pelo teu contributo ao Benfica.
Perante tudo o que aconteceu, é aqui que temos de ir buscar a força para o que resta.
JJ... Bem, vou ser sincero. Penso que atascou em demasia o ataque e as suas opções, excepto Pizzi, não surtiram algum efeito. Com o que se passou, grande kritciuk que se quiseres vais longe mas não nesse pardieiro, também não sei como poderia sacar um coelho da cartola. Talvez com UM PINHEIRO?

Colocar o César lá na frente pois pouco andava a fazer na defesa (pouco porque o braga desapareceu do ataque). Jonas, Lima e Derley foram pernas a mais para permitir espaços de finalização (o braga colocou quase seis jogadores para três do Benfica...). Mas agora é fácil...

O soares dias! Era o que eu desconfiava: Em primeiro lugar, estudou o jogo de braga. Em segundo, e face à tal da aliança estabilizadora que tanto se apregoa, fez o que jorge sousa também fez no passado Domingo: Marcar o que não dita desequilíbrios. Quero com isto dizer que não contem comigo para penáltis e expulsões. Marquem vocês os golos! Assim se compreende que não tenha expulso pardo por derrubar Jonas que ia isolado...
O pardo que marcou o segundo golo. Engraçado que a malta da sportv tenha dito: "Se é cartão tem que dar vemelho"... Opiniões claro.

A malta da sportv também tentou impingir um penálti na área do Sport Lisboa e Benfica por mão na bola de Jardel mas uma das repetições acabou por mostrar que não foi ele e sim um jogador do braga a tocar primeiro com o braço e depois Jardel a menos de um metro...
Vão mas é enganar outros. Secção 1 e 2: Onde bate a bola antes de ir bater no braço de Jardel?

A malta da sportv também poderia ter mostrado mais repetições do primeiro golo do braga. É que parece que éder desvia a bola com o braço conduzindo-a ao jogador do braga que depois marcou golo.
Espera aí... Olha, foi mesmo com a mão... Tirem as vossas conclusões!

Enzo... Dizem que merecia ter ido para a rua! Só um burro é que o pode afirmar. Tivesse Enzo visto cartão amarelo numa das suas investidas sobre o micael, teria tido outra atitude depois. Como soares dias não mostrou nada (e deveria claro), foi um regalo ver Enzo a arrear sem dó nem piedade num dos maiores caceteiros do futebol português.

Estamos fora do sonho que era o meu... Nosso! Mais um triplete para esfregar na cara de muita gente. Agora o sporting tem finalmente hipóteses de ganhar alguma coisa... A não ser que o pedreiro do salvador (mais uma vez a conspurcar aquela cadeira que acho que era de Eusébio da Silva Ferreira), vá pedir conselhos matrimoniais ao pdac.

PS1: Mas confesso que foi fantástico ver o futebol de ataque do Benfica.
PS2: O Hóquei em Patins do Benfica goleou o porto! Três sete.
Parabéns a esta enorme secção do "nosso" clube! Pena que haja sempre...
Mas lá de cima, tudo se espera.

E Pluribus UNUM

7 comentários:

  1. Mais uma vez eliminados por uma equipa do minho com um golo que envolve uma mão não assinalada? Eu já vi este filme em algum lado.

    Temos uma dobradinha para fazer. A jogar assim seremos campeões. E o Braga a jogar assim vai tirar pontos ao clube amigo... mas eles aí não irão jogar assim...

    ResponderEliminar
  2. O discurso de JJ motivou os jogadores do Braga. Perante um festival de ataque, por duas vezes foi "enrolado" pelo Sergio e contra factos, não existem argumentos. Fomos bem eliminados, pois não fomos competentes, falhando golos atrás de golos e sabendo que o Braga tem bons jogadores. O 2º golo é o paradigma do querer e da raça, perante a oferta dos encarnados. JJ é bom treinador mas comete os mesmos erros .Resta o Campeonato e a Taça da Liga e a juntar uma lista infindável de lesionados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comete os mesmos erros? Quais foram agora? A lesão de Enzo, Fejsa e Amorim? A lesão de Luisão? O facto dos jogadores terem interpretado mal o lance?

      Eliminar
    2. Penso que o JJ não deve nada a esta derrota... E eu sou suspeito de o afirmar porque já lhe arriei alguma vezes.

      Não sendo adivinho, ao intervalo afirmei que se fosse eu, com a saída de Enzo, teria guarnecido mais o meio campo... Mas agora é fácil falar.

      Opções são opções e como escrevi, se JJ errou foi em congestionar a frente da baliza do braga. Infelizmente, o Gaitan também não teve uma noite produtiva.

      O chato/complicado é que mesmo com os erros de soares dias, produzimos jogo ofensivo suficiente para marcar mais 3 ou 4 golos. Dito isto parece sempre difícil de acreditar que após uma derrota destas venha alguém (eu p.e.) escrever sobre os erros de arbitragem que se tivessem sido sancionados... Poderiam ter dado a vitória final ao Benfica

      Eliminar
  3. Tivemos tambem o azar de apanhar com um paspalho,que ontem deve ter feito o jogo da sua vida,foi uma daquelas exibições que estes montes de merda só fazem quando jogam contra nós.Soares Dias é daqueles arbitros ressabiados,quando apitam os nossos jogos,só demonstram o seu complexo de inferioridade.As abéculas que comentaram o jogo no canal do oliveirinha pareciam um trio de labregos,Miguel Prates tornou-se num subserviente,Pedro Henriques não passa de um idiota,cópia chapada daquilo que era como jogador e o camelo do Goulão é dos maiores anti Benfiquistas que parasita na nossa merda de comunicação social,assim uma espécie de Nuno Luz.Passado o jogo,e olhando friamente para a actual situação,se Jesus não ganha o campeonato,penso que as ultimas fichas de crédito de que dispõe iram todas ao ar.Para mim continuo sem compreender,como se anda a queimar um jogador como André Almeida a jogar a lateral,quando deveria ser ele a ocupar a posição do Fejsa,pondo Benito como defesa esquerdo.E parece que mais uma vez,a dupla maravilha que operou o milagre financeiro(Vieira e D.S.O.) voltaram a fazer mal as contas,pois parece que as tais necessidades de tesouraria nos obrigam a vender o nosso mais valioso jogador,Enzo Perez.A burrice e o populismo têm limites,sempre temos que mandar embora alguem fundamental a meio da epoca,foi assim com David Luiz,Matic e agora são os ursos do Valencia que deveram levar o Enzo.

    ResponderEliminar
  4. Acho que tens razão na análise tirando os lances claros que poderiam golear,os lances duvidosos,penso que o maior inimigo foram as palavras antes do jogo que motivaram o Braga,tiveram sorte mas agora quem fica com a razão? Também acho que devíamos ser mais pragmáticos na frente,para fazer uma jogada é preciso dar aqueles passes todos?era até perder o lance,o Benfica neste aspeto não foi esperto. Noutro campo e já no campeonato o campo inclinou de tal maneira que para desbloquear um jogo tem que se marcar um penalti do lago dos cisnes e deixar passar dois golos em fora do jogo,o outro penalti foi para estocar o Setúbal com um vermelho. Por falar em cartões parece que ficaram todos no bolso nas faltas que o porto fazia,Alex Sandro incrível como nem amarelo levou em mais de 7 faltar todas praticamente para amarelo e terminou o jogo,Danilo do outro lado a mesma coisa,indi teve igual a si mesmo com um penalti que a SporTV encobriu aos 50 e tal minutos num empurrão nem repetiram e nem falaram,esse mesmo jogador faz uma falta dura quando o jogador partia isolado e nada aconteceu...uma vergonha e ninguém diz nada porque andam todos numa campanha de má fé contra o nosso Benfica.

    ResponderEliminar
  5. Em complemento do que disse e bem, parece-me que julio cesar podia ter estado melhor no último golo. Uma saída de puto.
    Acho que pizzi ainda vai fazer esquecer o enzo, ai vai vai.
    Finalmente... alguém diga ao lfv que o MAXI É PARA FICAR ATÉ AO FIM!
    É dos jogadores que merece o ordenado ou mais, imo.
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo