quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

LC 6ª J: Sport Lisboa e Benfica 0 B. Leverkusen 0

E acabou a participação do Benfica nas provas europeias. Para o Outono do ano que vem haverá mais... Com mais e melhor preparação espero eu. Acabou e eu sinto-me aliviado porque às quintas-feiras, não terei de fazer deslocações a horas tardias para fora de casa. Ás quintas e às segundas...Que era isso que poderia acontecer...
O jogo deu em canal aberto pelo que não vale a pena escrever apuradamente sobre as incidências técnicas e tácticas da partida. O relevante é analisar as consequências do repto de JJ:
Sabendo que com a saída das competições europeias, o Benfica terá menos jogos a meio da semana, o que significa menos oportunidades para os menos utilizados, os jogadores escolhidos por JJ defrontaram com inusitada garra e vigor os "comprimidos" dos alemães.

Não quero saber se o bayer também jogou com muitas baixas em relação à sua equipa mais forte. O que ficou para lembrar é que parece confuso ver o Benfica eliminado de forma tão precoce depois do jogo de ontem na Catedral.

Essa eliminação deveu-se a três factores: JJ, jogadores e arbitragens. JJ é teimoso e disso não se livra. Os jogadores falham e isso é humano. Os árbitros erram mas quando erram para o mesmo lado (salvo o jogo de ontem), eu fico a pensar que quem mama e alimenta sistemas só tem a ganhar.
Estes três factores têm cada um o seu peso que não é idêntico. Para ser uma eliminação justa, não deveria ter dúvidas em relação à derrota na alemanha (por exemplo). Levámos um pequeno banho de bola e a perder por dois-zero, num goklpe de sorte e saer de Sálvio, fizémos o dois-um. Já com penáltis por assinalar a nosso favor, o árbitro e os seus comparsas assinalam um inexistente contra nós... Jogámos pouco? Sim. Fomos prejudicados? Fomos. A justiça generaliza-se mas os detalhes existem.

No entanto, mesmo não concordando com a justiça da eliminação, e como já escrevi, foi o melhor que aconteceu. Talvez daqui a sete meses não venhamos a voltar a testemunhar uma sangria no plantel...

O que interessa agora são os ganhos de ontem: Eu gostei do que me foi dado a ver. Houve erros e falhas, naturais por o Benfica ter apresentado um conjunto pouco rotinado. Houve alguns excessos individuais, falta de concentração mas foram coisas leves porque no final foi mesmo agradável. Todos deram o seu máximo para mostrar serviço, e mostrar serviço não se resume a marcar golos e a fazer dribles vistosos...
  • Benito: Nada mau! Esteve atento e tentou mostrar que também sabe atacar. Benito pode ser uma boa alternativa e, agora, parece-me que terá um bom futuro.
  • Lisandro e César: Novos e cheios de energia. Os alemães viram logo que ali não entravam com facilidade... Tinham de rematar de fora da grande-área. Boa exibição conjunta! Pode-se dizer que esta dupla, com uma aposta gradual, poderá um dia... Jardel que se ponha a pau!
  • Cristante: Ok, eu sou suspeito... Gosto do italiano. Ele demorou a entrar no jogo mas foi uma excelente âncora para o meio-campo. Ontem não teve a sorte de se poder adiantar mais e participar no jogo ofensivo mas demonstrou que a sua contratação terá sido muito feliz. Com a sua exibição ganhou o seguinte jogador:
  • Pizzi: Muito generoso no meio-campo. Esgalhou-se por todo o lado. Defendeu e atacou durante toda a partida. Pizzi é um bom centro-campista e o futuro está na sua atitude e "nas mãos" de quem o treina.
  • John: Quando foi assolado pela onda de "bunda mole", a sua exibição foi irritante. Quando lhe colocavam a bola à frente era ver os alemães aflitos. John necessita de eliminar os abusos e concentrar-se no que tem de bom. Se JJ se deixar de tretas e colocar Gaitan na posição de vagabundo... Sálvio na direita e John na esquerda...
  • Tiago: Ele quis. Mas os modos em como o quis é que não foram os melhores. isto é relevante porque é a cabeça que tem de decidir o que fazer e como o fazer. Pode ser-se artista, pode-se ter o dom mas há que decidir o caminho a tomar. Tiago está no lote daqueles que ainda tem de saber qual a melhor maneira de fazer render sua arte.
De Artur não há muito mais a acrescentar, esteve activamente concentrado. André Almeida, que teve a honra de ser capitão, também não (boa exibição). Derley batalhou o que é o habitual nele. Lima... Ai a minha vida a andar para trás! Depois de marcar um golo pleno de oportunidade frente ao belenenses, era de esperar que o brasileiro tivesse acordado! Mas não. Lima continua numa letargia, parece que a bola tem de fazer mais para entrar na baliza do que ele.

JJ fez mal em colocar Lima de início. Deveria ter colocado Nelson Oliveira que necessita de mostrar mais do que o brasileiro. O avançado português entrou com vontade mas sem tempo.

JJ fez mal em colocar Talisca. Deveria ter colocado Gonçalo Guedes que era um dos jogadores que o pessoal mais queria ver jogar na noite de ontem. Talisca está cansado e até se poderia ter aleijado, pouco acrescentou ao jogo. Se Guedes tivesse entrado... Provavelmente iria contagiar o jogo tal como aconteceu quando João Teixeira entrou. O puto entrou com fogo nos pés, correu mais do que seria necessário e ainda mandou toprak para a rua. Foi um momento tão bom como no jogo da TdL da passada época frente ao gil vicente. Ver os putos com alegria e vontade de vencer... Muito bom!

Faltou ver Sílvio. Mas é bom saber que ele está pronto a voltar e sabemos o quanto ele nos vai ser necessário. Se o Benito estiver a entrar no esquema de JJ, temos laterais para o resto da época. Temos centrais também. Esperem! Também temos médios... Será que, com mais trabalho e com muita vontade temos, AFINAL, plantel?
Pena é que não deu para fazer uma prestação europeia mais assimétrica com a qualidade do... Plantel.

Domingo... Ganhar!

PS: Parece que o zénit, tem muito bons jogadores, muitos contactos e... No entanto, continua a faltar-lhe algo!

E Pluribus UNUM

6 comentários:

  1. Continuo sem perceber como até ao momento não se corrigiu a eficácia e rapidez nos remates à baliza e porque se falham tantas passagens entre os nossos jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, pode ser pelo nervosismo e falta de entrosamento.

      Não se pode fazer tudo num dia, mas as coisas irão melhorar.

      Eliminar
  2. Tudo dito, só quero sublinhar o que referiu sobre os miúdos "Provavelmente iria contagiar o jogo tal como aconteceu quando João Teixeira entrou" e "Ver os putos com alegria e vontade de vencer... Muito bom!"
    Tiago Bebé ainda lhe falta carácter de jogador de equipa.
    JJ ainda tem muito que aprender, muito!
    O Zenit? os ex benfiquistas que joguem à vontade com aquele calor siberiano ;)
    Sábado é a doer, até porque Jorge Sousa vai arbitrar...
    Saudaçoes gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente... um gajo que pertenceu à claque de um dos clubes envolvidos apitar um jogo decisivo... só em portugal.

      Imaginem o que aconteceria se fosse ao contrário? Ou se fosse um antigo elemento de uma claque do Barcelona a apitar um Barcelona-Real Madrid... inacreditável como isto é normal mas marcarem bem um fora-de-jogo ao rio ave contra o Benfica é anormal...

      Eliminar
    2. Amanhã, se tiver tempo, dedico um post ao super jorge dragão!

      A pressão já está a ser feita e o gajo sabe. Com escrevi, amanhã tentarei aqui enviar-lhe um recadito. Há tanto para relembrar que dava para fazer um filme...

      Eliminar
  3. Aguarda-se essa publicação.
    Offtopic: a esta hora os lagartos já engolem a seco, eh eh, achavam-se os maiores?
    Vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo