quinta-feira, 12 de junho de 2014

Títulos e Troféus, Uma Grande Inconveniência!

É uma grande chatice esta conversa de títulos e troféus. É uma espécie de luta entre a paixão pelo clube e os arregimentados. Como tenho vindo a fazer, vou ao EDB verificar. E há uma diferença cabal entre o título e o troféu. Deste modo...
Pura aritmética, quando falamos no bolo total de títulos e troféus. Pena que o sporting e o belenenses tenham disputado a Taça Latina mas não tenham conseguido triunfar, se assim tivesse sido, a discussão era mais equilibrada e certamente não teríamos de levar com uma imprensa tão avençada...

A mais importante tal como a prova que lhe sucedeu...
A fifa tão dada a validações, não reconhece  a Taça Latina mas andava lá metida... Adiante.

O que me leva a fazer este post nem é a TL, mas sim a mentira da taça intercontinental/toyota cup. O que me intriga é que digam que este ou aquele se consideram campeões do mundo quando jamais o poderiam ser...

Pelo que foi possível apurar, existiram três taças intercontinentais (o termo intercontinental é-o por definição, entre continentes) diferentes na história do futebol de alta competição.

A que conhecemos e que acabou em 2004, que foi disputada entre os campeões da Europa e da América do Sul. Pelo que sei, o nome oficial dessa prova, jogo ou torneio, nunca foi Taça Intercontinental, mas sim Taça Europeia/Sulamericana. Este link até é prova da importância da dita taça para a conmebol: Nem aparece nos registos, mas se lá encontrarem alguma coisa digam! Quanto à uefa (e por mais que me custe publicar isto aqui), este link é prova cabal.

As outras duas disputas intercontinentais que existiram, foram uma tal copa inter-americana e uma copa afro-asiática de clubes.

Tudo isto, rebenta de imediato com a tese de campeões mundiais. Certo que o futebol europeu e o sul-americano são (e serão provavelmente sempre) os mais fortes e poderosos, mas daí até serem campeões do mundo ainda vai uma certa distância.

Neste link, está a lista oficial de quem é verdadeiramente campeão mundial de clubes...

A tal taça intercontinental, foi criada como uma mera disputa simbólica. Pelo que descobri, nos inícios da década de 1960,
a confederação da Ásia (AFC) e a da América do Norte e Central (CONCACAF) fizeram repetidos pedidos para participar na prova e assim criar um troféu mundial, mas a uefa e a conmebol recusaram. A fifa estava a marimbar-se...
Não sei porquê mas disseram não, pelo que nunca foi intenção deles de transformar o dito jogo em algo mais grandioso... Em algo mundial! Tudo jogos amistosos...
A imagem seguinte, se lerem com atenção, demonstra que a Taça Latina foi... Remodelada para se tornar na Taça dos Clubes campeões Europeus:
Também demonstra o cão que era a tal taça intercontinental...

Também a uefa e a conmenbol estavam pouco importadas com a utilidade do dito jogo:
Faziam-se uns convites e se o pessoal aceitasse... Tudo fino! Aliás, por causa da falta de vontade (dinheiro), escreveu-se em 1979 o seguinte texto:
Qual o valor então desta prova, assim como o valor... Digamos de uma supertaça portuguesa? Dinheiro... E porque não fama?
No site do real madrid, as suas conquistas desta prova estão referidas como copas intercontinentais... Nada de campeões do mundo... O Penarol idem... O Internazionale idem... O Racing idem... Milan... Bayern e Manchester United... Cup!

Curioso, e para quem ainda tem dúvidas, é o facto de que em 1978 o América do México, em 1980 o Pumas do México e em 2001 o Cruz Azul também do México (será que era por serem da américa central?), venceram a tal copa interamericana e com o título na mão, argumentaram/solicitaram serem eles os clubes representar o continente na tal da taça intercontinental. Mas ambos levaram um não rotundo... Foram os derrotados da américa do sul!
Ou seja, prova mundial de futebol tinha de ser organizada pela fifa...Para ser oficial e não simbólica! Tinha de ser abrangente ou mundial para dar graveto! A própria fifa assim o declara:
Artigo de 2007 aqui.

Artigo de 2012 aqui.

As diferenças entre os troféus, são disso exemplo:
Tal só aconteceu neste século (em 2000 e anualmente a partir de 2005) pelo que a dita intercontinental serve... Serve para o que bem entenderem! Mas bem sei o orgulho que sentiria se o Benfica de 60 tivesse derrotado o santos de Pelé.

Mas o que realmente chateia certo pessoal, e peço que não se esqueçam do post do EDB que referi lá em cima, é isto:
 Em contraste com isto:

Doze anos... Doze anos (51-63) que o tal do projecto Roquete não foi capaz de fazer render desde o início deste século até agora (sincero agradecimento mais uma vez ao EDB na pessoa do Alberto Miguéns)...
Depois das mentiras das datas, do doping, dos árbitros, do salazar, e outras por descobrir (mas que irão acabar por boiar), faltava um post sobre a mentira do campeão mundial (não me responsabilizo para onde irão ter neste link). No entanto, sinto muito que tenha de citar o Alberto Miguéns à força bruta, mas a realidade não me deixa outra alternativa...
"O Benfica (dirigentes indigentes) também é responsável porque eles não se interessam por estes "assuntos". Querem lá saber do número de títulos. Preferem ser fotografados com a Taça da Liga. As "outras" nem foram eles que as ganharam. Foi o Maurício? Merece uma homenagem! Que fazer com esta gente?"

Não ajudem a ajudar o Benfica não...
 
E Pluribus UNUM

4 comentários:

  1. Realmente temos um grande palmares! Mas concordo que nas ditas supertaças ealguns torneios em que se disputou em um jogo apenas, se escrevesse troféu e não titulo. De resto excelente posto como sempre :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As supertaças são isso mesmo: troféus...

      Saudações gloriosas Mr JooLeo

      Eliminar
  2. ADOREI E PARTILHEI! SLB SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico satisfeito pelo reconhecimento Lita.

      Saudações gloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo