quinta-feira, 15 de maio de 2014

LE 2013 2014 Final: Sevilha 0 SL Benfica 0 (4-2 agp)

E à décima final europeia soma-se a oitava derrota consecutiva! Se vamos olhar para o confronto de ontem na perspectiva dos nomes e história dos dois clubes, é mais do que certo que a coisa vai andar perto da vergonha. Mas se formos capazes de contextualizar o momento, a dor não se torna menos insuportável mas pelo menos poderemos andar de cara mais lavada e orgulhosos do clube que defendemos.
Não há muito a apontar a JJ... Digo-o porque tenho sido crítico (por definição) do seu trabalho. A crítica por definição, deve fazer acompanhar-se de uma boa dose de bom senso. No caso de JJ, notei uma evolução ao longo da época mas ontem à noite ele nada mais poderia ter feito... Talvez Cavaleiro ou Djuricic pudessem ter entrado mais cedo... Mas isso agora já não importa.


A questão das razões que estão por detrás desta não vitória até me parecem simples:

1º A falta de cinco (mais um) jogadores. Logo a começar por Sulejmani que arrancou dois amarelos e por causa disso teve de sair. Depois Sílvio, Fejsa, Perez, Sálvio e Markovic. Sem cinco titulares (seis com o Sérvio - e o Benfica tem 14 a 15 titulares), JJ perdeu opções (a última durante o jogo) daí o tipo de jogo que o Benfica fez: Um jogo menos fulgurante porque com a escassez de opções de banco, o factor físico tornou-se tremendamente importante.

2º O ânimo dos jogadores, o feeling com o qual eles encararam e ostentaram na partida. Pareceu-me curto, a tal chama não estava imensa. Teve fogachos e por via disso criaram-se oportunidades mas...

3º A arbitragem... Expulsão... Penálti... E Domingo há xistra, felizmente que Domingo há Perez, Sálvio e Markovic. Espero que continue a haver Oblak (não sofre golos)...
Estes três factores, da parte do Benfica, foram determinantes para que o Benfica não tivesse ganho a partida dentro dos cento e vinte minutos regulamentares.
Nestas condições, ponto 1º e 2º, as harmonias dentro e entre sectores foram menos vivas. Não se esqueçam que, e tentem lembrar-se isso antes de o criticar, o André Gomes chegou ao fim do jogo com 90+120 minutos e que André Almeida iria entrar mas não para a lateral... As tais harmonias até funcionaram algumas vezes, o que poderia ter sido suficiente (o sevilha só criou uma... UMA oportunidade clara de golo: Aos 100 minutos) mas há dias assim e a decisão caiu para a marca de penálti e aí sim, as coisas falharam.

Falharam porque Cardozo e Rodrigo optaram pela táctica do moutinho: pé-ante-pé antes de chutar a bola e porque o beto avançou no mínimo dois metros encurtando ângulos... Penso que a regra será que ele se pode mexer sobre a linha de golo! Mas aqueles três cromos a amarelo que estavam a olhar para lá nada viram.
E aqui entra o trio de arbitragem em jogo, algo a que já estamos habituados. É neste assunto que se pode dizer que: Pois, o Benfica criou mas não marcou e que não o faz arrisca-se a... Por isso não vale a pena falar da arbitragem pois a culpa é do Benfica! Tretas, o trabalho do trio de arbitragem faz parte do jogo. Logo a começar o carriço deveria ter visto um amarelo. Depois temos Sulejmani que leva a primeira (amarelo bem mostrado) mas à segunda...
À segunda, os sevilhanos suspiraram de alívio... Se a lance de Siqueira é amarelo, então este... E quase a terminar o jogo, quando o Benfica deu um valente apertão nos espanhois (coisa certamente arquitectada por JJ), e após falhanços... Eis que Gaitan é:
Por isso não digam que a culpa é só do Benfica e do beto. Benfiquistas, não se calem e esfreguem isto na cara aos que vos enxovalham com mentiras. Certo que os jogadores não tiveram engenho para finalizar as jogadas de perigo que criaram mas duas expulsões e um penálti...

No desempate por penalidades sim, o sevilha enviou bombas e até se pode questionar a escolha de Rodrigo que não tem hábitos de marcar penáltis mas isso é um fait-divers... A conquista da terceira fica para outra altura.

As palavras de JJ fazem cada vez mais sentido. É frustrante perder duas finais seguidas da Liga Europa, também se perdeu o Campeonato e a Taça no final da época passada. Há quem critique todos os atletas, técnicos e dirigentes se o Benfica perde competições muito cedo, há quem faça o mesmo se perde nas finais... Mas chegar lá ao fim é esquecido! O Benfica fez oito jogos para chegar à final de ontem! Teve de passar pelo inferno (Oito jogadores de campo frente à juventus) mas chegou à final. É campeão... tem mais um jogo final no domingo e isto não caiu do céu!

A única coisa que me perturba é a fogueira de vaidades que girou em torno desta final. Mas até compreendo! Vieira teve de levar muitos cromos a Turim - Não falo dos dirigentes do clube nem de antigos jogadores... se bem que foram alguns que... Numa altura em que muito se anda a fazer fora do olhar das pessoas, é de bom senso levar todos aqueles patos à festa (excepção para António Costa  e Nuno C. Lobo). Pode ser que esses patos deixem de fazer companhia às duas/três galinholas lá da capoeira deles.

E Pluribus UNUM

PS1: Maldição? Deixei de acreditar nisso e todos os benfiquistas com dois palmos de testa devem ler o que está aqui e começar a acreditar também. Acreditar e a partilhar a informação, é incompreensível que só se leia em letras garrafais a palavra maldição.

PS2: Sobre a final da TdL, poderei escrever brevemente.

6 comentários:

  1. Para mim é verdade que:
    - Fomos prejudicados pela arbitragem;
    - A equipa não carburou como de costume por falta de determinados jogadores, por acusar pressão e por jogar algo diferente do que nos acostumou durante a época (precipitação e correria em vez de posse de bola para desgastar o adversário);
    - JJ não conseguiu gerir psicológicamente o plantel, por ter optado por Almeida em detrimento de Cavaleiro (na substituição forçada) ou por ter lançado Cavaleiro a 2m do fim.
    Bem, ir a penalidades é uma lotaria não se pode culpar jogadores (ainda que Cardozo pudesse ter fuzilado com é costume) e Oblack esteve quase quase lá e os árbitros também lá estiveram (a ver não sei o quê), maldições à parte o que é importante é recuperar para a Taça de PT, conseguir a dobradinha será fruto de uma época excelente porque estamos todos com o SLB SEMPRE.
    Ganhar tudo não é fácil e para o ano devemos continuar a lutar contra tudo e todos.
    força Benfica
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe sempre a pouco e a frustração é muita vito g. Especialmente porque eles não valem muito e foram ajudados...

      Eliminar
  2. Concordo com a análise. Pessoalmente são 11 finais e 9 perdidas. Sim, conto, com a final dos “putos”. Não sei se há maldição, mas parece que somos sempre bafejados pelo infortúnio. Penso, e não percebo de futebol, que o Cardozo não deveria sequer ter entrado, pois nesta época foi sempre um corpo estranho, sem ritmo e confiança., e o SLB assim joga com 10. Praticamente marcava penalties e livres em força, e agora resolve rematar em estilo. A diferença é que o Sevilha mostrou como se marcam penalties: em força e colocado. A arbitragem ajudou também. Contudo uma palavra final: Obrigado Benfica. Orgulho-me de fazeres parte da minha vida..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que o Cardozo não devesse ter entrado mas não por "nesta época foi sempre um corpo estranho, sem ritmo e confiança", relembro que antes de se lesionar Tacuara e matic foram o motor do benfica colocando-o na frente da liga.
      vito g.

      Eliminar
    2. 11 finais... Tinha-me esquecido da Taça Latina!

      Mas sobre esse assunto, vou escrever brevemente que é para terminar com as paneleirices.

      Eliminar
  3. ainda queria dizer que a direção devia acelerar a fundo para amarrar o Oblak ao glorioso, o gajo é craque, espero que não seja envolvido em negociatas.
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo