quarta-feira, 28 de maio de 2014

Chuta a Bola Pá 2

E cá está o volume 2!

Com jogadores muito conhecidos de um passado longínquo e também de um passado recente... E já são poucos os que chutaram bolas em tempos mais distantes que ainda permanecem entre nós… Este volume compreende uma volta do tempo que começa num momento bem próximo da criação do nosso clube, e termina na presente época. Alguns momentos estão ainda bem frescos na memória dos Benfiquistas, e na dos portugueses porque não... E na memória de pessoas que ainda vêm o futebol como espectáculo misterioso mas empolgante.

Se por aqui irão desfilar ases que jamais irão sair da memória de quem segue o clube, também temos uns duques e uns ternos que por uma razão ou por outra e/ou num capitulo qualquer do seu percurso, fizeram-nos exasperar. No entanto, quer fossem ases ou duques, pelo menos sabiam que tinham de alçar a perna e dar com o pé na bola... Com o pé ou com a cabeça!

Ao longo de cento eu um chutos/cabeceamentos... Ou tentativas, iremos homenagear os cento e um golos que o Sport Lisboa e Benfica marcou em jogos oficiais, ao longo da época de 2013 2014. De certo modo, também vamos poder aprender um pouco da arte e da postura que, quer para bem quer para mal, nos irão proporcionar uns minutos agradáveis. Alguns com a bola a chegar ao pé/cabeça e outros com ela já em andamento para a baliza.
Let the game begin

Vamos ao desfilar de imortais como Marcolino Bragança, Álvaro Gaspar, Cosme Damião, Alberto Rio, António Pinho, Vitor Silva, Pedro Silva, Valadas, Espírito Santo, Rogério "Pipi" ou Francisco Ferreira. Este é o período que compreende a janela temporal que vai desde o momento da criação até à altura pré conquista do mundo!
Avançam agora José Águas (que já esteve antes), Cavém, Eusébio, Torres, Coluna, José Augusto, Praia, Artur Jorge,Jaime Graça, Vitor Martins, Vitor Baptista, Toni, Jordão, Moínhos, Chalana, João Alves, Reinaldo, Pietra e Humberto. São os anos 60 e 70.
Dos anos oitenta já há muita gente que se irá lembrar de Rui Águas, Wando, Chiquinho, Dito, Magnusson, Pacheco, Valdo, Thern e por aí.
Dos anos noventa, década que marca um período mais decadente (no mínimo) do Benfica, há no entanto nomes como Isaías, Schwarz, Vitor Paneira, glenn Helder, Brian Deane, Poborsky e Ronaldo.
Da primeira década do século vinte e um, a memória já está mais clara e fresca pelo que João Tomás, Van Hooijdonk, Feher, Simão, Karadas, Mantorras, Sokota, Miccolli, Nuno Gomes e Rui Costa estão ainda muito presentes.
   
Os nomes que se seguem, pertencem aos primeiros quatro anos da segunda década do presente século, não são novidade para ninguém...
PS1: As datas apuradas são o mais correcto que foi possível. Claro que podem existir gralhas mas os primeiros cinquenta anos do Benfica são muito a preto e branco pelo que podem haver discrepâncias. Se alguém, factualmente, conseguir ajudar sempre que observar uma data incorreta... Já sabem o que fazer!

PS2: A maior parte das fotografias foram encontradas na Internet. A edição foi feita pelo AMC. Esta publicação visa preservar a cultura do Benfica através do tempo, para quem é colecionador... Toca a guardá-las e publicadas por esse universo que é a Internet.

PS3: Há, claro, agradecimentos a fazer: Helena Águas, o blogue EDB e o Forum Serbenfiquista... O meu sincero agradecimento pelas fotos por vós publicadas. Um especial agradecimento à Helena que tem um "cofre visual" cheio de cultura não só Benfiquista! O resto foi uma busca de meses até ao acabar da época.

PS4: Gosto particularmente do último pontapé. Parece que consigo ver o tadeia, o lobo, o silva e muitos outros dentro daquela bola a gritar: "tirem-nos daqui! Este foi um grande golo de JJ!

PS5: Os nomes exactos? Hmm, é fazer o download das fotografias e guardar as mesma com o nome que lá está...

E Pluribus UNUM

4 comentários:

  1. Isto é espetacular,tantas fotos de imortais do nosso clube.No meu caso,as minhas memorias do nosso Glorioso são a partir do meio da decada de 80,e apesar de ter vivido aquele periodo terrivel de 1996 a 2004 em que nada ganhamos,nessa altura o sentimento que tinha pelo clube permaneceu intacto.Como uma vez referiu o grande Mats Magnusson,uma vez Benfiquista,Benfiquista para sempre.Claro que também adorava ter visto jogar ao vivo nomes como Eusébio,Coluna,Germano,Simões,Jaime Graça,José ÁguasRogério Pipi,Vitor Baptista e muitos outros.Mas nestes anos em que tenho acompanhado o nosso clube já me dou por satisfeito por ter visto autenticas pérolas,que são tantas que estaria aqui horas só a escrever os seus nomes.Como eu compreendo a raiva,o ódio e o complexo de inferioridade que os outros têm em relação a nós.

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está Alexandre.

    Isto é, para mim, cultura. Deve ser difundida especialmente ao mais novos que devem saber o que está para trás na criação deste gigante...

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso post, um OBRIGADO!
    Divino para qualquer Benfiquista poder ver.
    (Só para nós: naquela foto de 1949-1950 já se nota a cultura arruaceira a emergir...)

    Saudações gloriosas a todos benfiquistas e descanso eterno para os nossos gigantes que já partiram e que torcem pelo clube.
    vito g.

    ResponderEliminar
  4. Ai a foto do grande Izaias em 92-93 a fazer a finta do rabo de cavalo ao caceteiro couto.Nessa maravilhosa tarde de 4ª feira onde tudo começou com a apresentação do Futre ao lado dos imortais Jorge de Brito e Eusebio e prosseguiu com uma vitoria por 2-0 sobre o putedo das antas.Ou então a foto do tal tosco chamado Deane a atropelar a arára do marco aurelio nos 4-1 no antigo w.c..Mas para finalizar no meio de muitas e boas memorias destaco a foto do genial Valdo,para essa só existe uma palavra para a definir, pura Classe.Tantos e tantos jogadores de classe ke envergaram o Manto Sagrádo.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo